Questões de Biologia - ENEM 2015

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 16
Questão 46
2015BiologiaQuímica

(ENEM - 2015) Hipoxia ou mal das alturas consiste na diminuio de oxignio (O2) no sangue arterial do organismo. Por essa razo, muitos atletas apresentam mal-estar (dores de cabea, tontura, falta de ar etc.) ao praticarem atividade fsica em altitudes elevadas. Nessas condies, ocorrer uma diminuio na concentrao de hemoglobina oxigenada (HbO2)em equilbrio no sangue, conforme a relao: A alterao da concentrao de hemoglobina oxigenada no sangue ocorre por causa do(a):

Questão 47
2015Biologia

(ENEM - 2015) A indstria txtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das guas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma srie de problemas no ecossistema aqutico. Considerando esse escurecimento das guas, o impacto negativo inicial que ocorre o(a)

Questão 54
2015Biologia

(ENEM - 2015) Um importante princpio da biologia, relacionado transmisso de caracterese embriognese humana, foi quebrado com a descoberta do microquimerismo fetal.Microquimerismo o nome dado ao fenmeno biolgico referente a uma pequena populaode clulas ou DNA presente em um indivduo, mas derivada de um organismo geneticamentedistinto. Investigando-se a presena do cromossomo Y, foi revelado que diversos tecidos demulheres continham clulas masculinas. A anlise do histrico mdico revelou uma correlaoextremamente curiosa: apenas as mulheres que antes tiveram filhos homens apresentarammicroquimerismo masculino. Essa correlao levou interpretao de que existe uma trocanatural entre clulas do feto e maternas durante a gravidez. MUOTRI, A. Voc no s voc: carregamos clulas maternas na maioria de nossos rgos. Disponvel em: http://g1.globo.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado). O princpio contestado com essa descoberta, relacionado ao desenvolvimento do corpohumano, o de que:

Questão 56
2015Biologia

(ENEM - 2015) Algumas raas de ces domsticos no conseguem copular entre si devido grande diferena em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva no ocasiona a formao de novas espcies (especiao). Essa especiao no ocorre devido ao(a):

Questão 61
2015Biologia

(Enem 2015) O nitrognio essencial para a vida e o maior reservatrio global desse elemento, na forma de N2 a atmosfera. Os principais responsveis por sua incorporao na matria orgnica so microrganismos fixadores de N2, que ocorrem de forma livre que ocorrem de forma livre ou simbiontes com plantas. ADUAN, R. E. et al. Os grandes ciclos biogeoqumicos do planeta. Planaltina: Embrapa, 2004 (adaptado). Animais garantem suas necessidades metablicas desse elemento pela

Questão 67
2015Biologia

(ENEM - 2015) Durante uma expedio, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem gua e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivduos teve um crscimo em um dos seus processos funcionais. Nessa situao o sistema excretor dos estudantes

Questão 69
2015Biologia

(Enem 2015) Normalmente, as clulas do organismo humano realizam a respirao aerbica, na qual o consumo de uma molcula de glicose gera 38 clulas de ATP. Contudo, em condies anaerbicas, o consumo de uma molculade glicose pelas clulas capaz de gerar apenas duas molculas de ATP. Qual curva representa o perfil de consumo de glicose para manuteno da homeostase de uma clula que inicialmente est em uma condio anaerbica e submetida a um aumento gradual da concentraode oxignio?

Questão 72
2015Biologia

(ENEM - 2015) Tanto a febre amarela quanto a dengue so doenas causadas por vrus do grupo dos arbovrus, pertencentes ao gnero Flavivirus, existindo quatro sorotipos para o vrus causador da dengue. A transmisso de ambas acontece por meio da picada de mosquitos, como o Aedes aegypti. Entretanto, embora compartilhem essas caractersticas, hoje somente existe vacina, no Brasil, para a febre amarela e nenhuma vacina efetiva para a dengue. MINISTRIO DA SADE. Fundao Nacional de Sade. Dengue: Instrues para pessoal de combate ao vetor. Manual de Normas Tcnicas. Disponvel em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 7 ago. 2012 (adaptado). Esse fato pode ser atribudo

Questão 74
2015Biologia

(ENEM - 2015) A palavra biotecnologia surgiu no sculo XX, o cientista Herbert Boyer introduziu a informao responsvel pela fabricao da insulina humana em uma bactria, para que ela passasse a produzir a substncia. Disponvel em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado). As bactrias modificadas por Herbert Boyer passaram a produzir insulina humana porque receberam

Questão 78
2015Biologia

(Enem 2015) A definio de queimadura bem ampla, porm, basicamente, a leso causada pela ao direta ou indireta produzida pela transferncia de calor para o corpo. A sua manifestao varia desde bolhas (flictenas) at formas mais graves, capazes de desencadear respostas sistmicas proporcionais gravidade da leso e sua respectiva extenso. Muitas vezes, os primeiros socorros prestados vtima, ao invs de ajudar, acabam agravando ainda mais a situao do paciente. Disponvel em: www.bombeiros-bm.rs.gov.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado). Ao se deparar com um indivduo que sofreu queimadura com formao de flictena, o procedimento de primeiros socorros que deve ser realizado antes de encaminhar o paciente ao hospital

Questão 83
2015Biologia

(ENEM - 2015) Os anfbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre. Apesar disso, a sobrevivncia do grupo ainda permanece restrita a ambientes midos ou aquticos, devido manuteno de algumas caractersticas fisiolgicas relacionadas gua. Uma das caractersticas a que o texto se refere a

Questão 87
2015Biologia

(ENEM - 2015) O formato das clulas de organismos pluricelulares extremamente variado. Existem clulas discoides, como o caso das hemcias, as que lembram uma estrela, como os neurnios, e ainda algumas alongadas, como as musculares. Em um mesmo organismo, a diferenciao dessas clulas ocorre por:

Questão 89
2015Biologia

(ENEM - 2015) Euphorbia mili uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil econhecida como coroa-de-cristo. O estudo qumico do ltex dessa espcie forneceu o maispotente produto natural moluscicida, a miliamina L. MOREIRA. C. P. s.; ZANI. C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do ltex deSynadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento doconstituinte majoritrio. Revista Eletrnica de Farmcia. n. 3, 2010 (adaptado). O uso desse ltex em gua infestada por hospedeiros intermedirios tem potencial para atuarno controle da:

Questão
2015Biologia

(ENEM 2015) Muitos estudos de síntese e endereçamento de proteínas utilizamaminoácidos marcados radioativamente para acompanhar as proteínas, desde fases iniciais desua produção até seu destino final. Esses ensaios foram muito empregados para estudo ecaracterização de células secretoras. Após esses ensaios de radioatividade, qual gráfico representa a evolução temporal daprodução de proteínas e sua localização em uma célula secretora?

Questão
2015Biologia

(Enem 2015) Entre os anos de 1028 e 1038, Alhazen (lbn al-Haytham: 965-1040 d.C.) escreveu sua principal obra, o Livro da Óptica, que, com base em experimentos, explicava o funcionamento da visão e outros aspectos da ótica, por exemplo, o funcionamento da câmara escura. O livro foi traduzido e incorporado aos conhecimentos científicos ocidentais pelos europeus. Na figura, retirada dessa obra, é representada a imagem invertida de edificações em tecido utilizado como anteparo. Se fizermos uma analogia entre a ilustração e o olho humano, o tecido corresponde ao(à)

1-15 de 16
NOVIDADES
Kuadro