Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - ENEM 2015 | Gabarito e resoluções

1-15 de 16chevron right center
Questão 1
2015BiologiaQuímica

(ENEM - 2015) Hipoxia ou mal das alturas consiste na diminuio de oxignio (O2) no sangue arterial do organismo. Por essa razo, muitos atletas apresentam mal-estar (dores de cabea, tontura, falta de ar etc.) ao praticarem atividade fsica em altitudes elevadas. Nessas condies, ocorrer uma diminuio na concentrao de hemoglobina oxigenada (HbO2)em equilbrio no sangue, conforme a relao: A alterao da concentrao de hemoglobina oxigenada no sangue ocorre por causa do(a):

Questão 2
2015Biologia

(ENEM - 2015) A indstria txtil utiliza grande quantidade de corantes no processo de tingimento dos tecidos. O escurecimento das guas dos rios causado pelo despejo desses corantes pode desencadear uma srie de problemas no ecossistema aqutico. Considerando esse escurecimento das guas, o impacto negativo inicial que ocorre o(a)

Questão 3
2015Biologia

(ENEM 2015) Muitos estudos de sntese e endereamento de protenas utilizamaminocidos marcados radioativamente para acompanhar as protenas, desde fases iniciais desua produo at seu destino final. Esses ensaios foram muito empregados para estudo ecaracterizao de clulas secretoras. Aps esses ensaios de radioatividade, qual grfico representa a evoluo temporal daproduo de protenas e sua localizao em uma clula secretora?

Questão 9
2015Biologia

(ENEM - 2015) Um importante princpio da biologia, relacionado transmisso de caracterese embriognese humana, foi quebrado com a descoberta do microquimerismo fetal.Microquimerismo o nome dado ao fenmeno biolgico referente a uma pequena populaode clulas ou DNA presente em um indivduo, mas derivada de um organismo geneticamentedistinto. Investigando-se a presena do cromossomo Y, foi revelado que diversos tecidos demulheres continham clulas masculinas. A anlise do histrico mdico revelou uma correlaoextremamente curiosa: apenas as mulheres que antes tiveram filhos homens apresentarammicroquimerismo masculino. Essa correlao levou interpretao de que existe uma trocanatural entre clulas do feto e maternas durante a gravidez. MUOTRI, A. Voc no s voc: carregamos clulas maternas na maioria de nossos rgos. Disponvel em: http://g1.globo.com. Acesso em: 4 dez. 2012 (adaptado). O princpio contestado com essa descoberta, relacionado ao desenvolvimento do corpohumano, o de que:

Questão 11
2015Biologia

(Enem 2015) Algumas raças de cães domésticos não conseguem copular entre si devido à grande diferença em seus tamanhos corporais. Ainda assim, tal dificuldade reprodutiva não ocasiona a formação de novas espécies (especiação). Essa especiação não ocorre devido ao(a)

Questão 16
2015Biologia

(Enem 2015) O nitrognio essencial para a vida e o maior reservatrio global desse elemento, na forma de N2 a atmosfera. Os principais responsveis por sua incorporao na matria orgnica so microrganismos fixadores de N2, que ocorrem de forma livreou simbiontes com plantas. ADUAN, R. E. et al. Os grandes ciclos biogeoqumicos do planeta. Planaltina: Embrapa, 2004 (adaptado). Animais garantem suas necessidades metablicas desse elemento pela

Questão 21
2015Biologia

(ENEM-2015) A cariotipagem um mtodo que analisa clulas de um indivduo para determinar seu padro cromossmico. Essa tcnica consiste na montagem fotogrfica, em sequncia, dos pares de cromossomos e permite identificar um indivduo normal (46, XX ou 46, XY) ou com alguma alterao cromossmica. A investigao do caritipo de uma criana do sexo masculino, com alteraes morfolgicas e comprometimento cognitivo, verificou que ela apresentava frmula cariotpica 47, XY, +18. A alterao cromossmica da criana pode ser classificada como:

Questão 22
2015Biologia

(ENEM - 2015) Durante uma expedio, um grupo de estudantes perdeu-se de seu guia. Ao longo do dia em que esse grupo estava perdido, sem gua e debaixo de sol, os estudantes passaram a sentir cada vez mais sede. Consequentemente, o sistema excretor desses indivduos teve um acrscimo em um dos seus processos funcionais. Nessa situao o sistema excretor dos estudantes

Questão 24
2015Biologia

(Enem 2015) Normalmente, as clulas do organismo humano realizam a respirao aerbica, na qual o consumo de uma molcula de glicose gera 38 clulas de ATP. Contudo, em condies anaerbicas, o consumo de uma molculade glicose pelas clulas capaz de gerar apenas duas molculas de ATP. Qual curva representa o perfil de consumo de glicose para manuteno da homeostase de uma clula que inicialmente est em uma condio anaerbica e submetida a um aumento gradual da concentraode oxignio?

Questão 27
2015Biologia

(ENEM - 2015) Tanto a febre amarela quanto a dengue so doenas causadas por vrus do grupo dos arbovrus, pertencentes ao gnero Flavivirus, existindo quatro sorotipos para o vrus causador da dengue. A transmisso de ambas acontece por meio da picada de mosquitos, como o Aedes aegypti. Entretanto, embora compartilhem essas caractersticas, hoje somente existe vacina, no Brasil, para a febre amarela e nenhuma vacina efetiva para a dengue. MINISTRIO DA SADE. Fundao Nacional de Sade. Dengue: Instrues para pessoal de combate ao vetor. Manual de Normas Tcnicas. Disponvel em: http://portal.saude.gov.br. Acesso em: 7 ago. 2012 (adaptado). Esse fato pode ser atribudo

Questão 29
2015Biologia

(ENEM - 2015) A palavra biotecnologia surgiu no sculo XX, o cientista Herbert Boyer introduziu a informao responsvel pela fabricao da insulina humana em uma bactria, para que ela passasse a produzir a substncia. Disponvel em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 28 jul. 2012 (adaptado). As bactrias modificadas por Herbert Boyer passaram a produzir insulina humana porque receberam

Questão 38
2015Biologia

(ENEM - 2015) Os anfbios representam o primeiro grupo de vertebrados que, evolutivamente, conquistou o ambiente terrestre. Apesar disso, a sobrevivncia do grupo ainda permanece restrita a ambientes midos ou aquticos, devido manuteno de algumas caractersticas fisiolgicas relacionadas gua. Uma das caractersticas a que o texto se refere a

Questão 40
2015BiologiaFísica

(ENEM-2015) Entre os anos de 1028 e 1038, Alhazen (Ibn al-Haytham; 965-1040 d.C.) escreveu sua principal obra, o Livro da ptica, que, com base em experimentos, explicava o funcionamento da viso e outros aspectos da tica, por exemplo, o funcionamento da cmara escura. O livro foi traduzido e incorporado aos conhecimentos cientficos ocidentais pelos europeus. Na figura, retirada dessa obra, representada a imagem invertida de edificaes em um tecido utilizado como anteparo. Se fizermos uma analogia entre a ilustrao e o olho humano, o tecido corresponde ao()

Questão 42
2015Biologia

(ENEM - 2015) O formato das clulas de organismos pluricelulares extremamente variado. Existem clulas discoides, como o caso das hemcias, as que lembram uma estrela, como os neurnios, e ainda algumas alongadas, como as musculares. Em um mesmo organismo, a diferenciao dessas clulas ocorre por:

Questão 44
2015Biologia

(ENEM - 2015) Euphorbia mili uma planta ornamental amplamente disseminada no Brasil econhecida como coroa-de-cristo. O estudo qumico do ltex dessa espcie forneceu o maispotente produto natural moluscicida, a miliamina L. MOREIRA. C. P. s.; ZANI. C. L.; ALVES, T. M. A. Atividade moluscicida do ltex deSynadenium carinatum boiss. (Euphorbiaceae) sobre Biomphalaria glabrata e isolamento doconstituinte majoritrio. Revista Eletrnica de Farmcia. n. 3, 2010 (adaptado). O uso desse ltex em gua infestada por hospedeiros intermedirios tem potencial para atuarno controle da:

1-15 de 16chevron right center