Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ENEM 2015 | Gabarito e resoluções

1-15 de 16chevron right center
Questão 1
2015BiologiaQuímica

(ENEM - 2015) Hipoxia ou mal das alturas consiste na diminuio de oxignio (O2) no sangue arterial do organismo. Por essa razo, muitos atletas apresentam mal-estar (dores de cabea, tontura, falta de ar etc.) ao praticarem atividade fsica em altitudes elevadas. Nessas condies, ocorrer uma diminuio na concentrao de hemoglobina oxigenada (HbO2)em equilbrio no sangue, conforme a relao: A alterao da concentrao de hemoglobina oxigenada no sangue ocorre por causa do(a):

Questão 6
2015Química

(ENEM - 2015) Um grupo de pesquisadores desenvolveu um mtodo simples, barato e eficaz de remoo de petrleocontaminante na gua, que utiliza um plstico produzido a partir do lquido da castanha-de-caju (LCC). A composio qumica do LCC muito parecida com a do petrleo e suas molculas, por suas caractersticas, interagem formando agregados com o petrleo. Para retirar os agregados da gua, os pesquisadores misturam ao LCC nanopartculas magnticas. KIFFER, D. Novo mtodo para remoo de petrleo usa leo de mamona e castanha-de-caju. Disponvel em: www.faperj.br. Acesso em: 31 jul. 2012 (adaptado). Essa tcnica considera dois processos de separao de misturas, sendo eles, respectivamente,

Questão 7
2015Química

(ENEM - 2015) A soda custica pode ser usada no desentupimento de encanamentos domsticos e tem, em sua composio, o hidrxido de sdio como principal componente, alm de algumas impurezas. A soda normalmente comercializada na forma slida, mas que apresenta aspecto derretido quando exposta ao ar por certo perodo. O fenmeno de derretimento decorre da

Questão 10
2015Química

(ENEM - 2015) A hidroponia pode ser definida como uma tcnica de produo de vegetais sem necessariamente a presena de solo. Uma das formas de implementao manter as plantas com suas razes suspensas em meio lquido, de onde retiram os nutrientes essenciais. Suponha que um produtor de rcula hidropnica precise ajustar a concentrao de on nitrato (NO3)para 0,009 mol/L em um tanque de 5.000 litros e, para tanto, tem em mos uma soluo comercial nutritiva de nitrato de clcio 90 g/L. As massas molares dos elementos N,O e Ca so iguais a 14 g/mol, 16 g/mol e 40 g/mol, respectivamente. Qual o valor mais prximo do volume da soluo nutritiva, em litros, que o produtor deve adicionar ao tanque?

Questão 13
2015Química

(ENEM - 2015) Alimentos em conserva so frequentemente armazenados em latas metlicas seladas, fabricadas com um material chamado folha de flandres, que consiste de uma chapa de ao revestida com uma fina camada de estanho, metal brilhante e de difcil oxidao. comum que a superfcie interna seja ainda revestida por uma camada de verniz base de epxi, embora tambm existam latas sem esse revestimento, apresentando uma camada de estanho mais espessa. SANTANA. V. M. S. A leitura e a qumica das substncias. Cadernos PDE. Ivaipor Secretaria de Estado da Educao do Paran (SEED); Universidade Estadual de Londrina, 2010 (adaptado). Comprar uma lata de conserva amassada no supermercado desaconselhvel porque o amassado pode

Questão 14
2015Química

(ENEM - 2015) Uma forma de organizao de um sistema biolgico a presena de sinais diversos utilizados pelos indivduos para se comunicarem. No caso das abelhas da espcie Apis mellifera, os sinais utilizados podem ser feromnios. Para sarem e voltarem de suas colmeias, usam um feromnio que indica a trilha percorrida por elas (Composto A). Quando pressentem o perigo, expelem um feromnio de alarme (Composto B), que serve de sinal para um combate coletivo. O que diferencia cada um desses sinais utilizados pelas abelhas so as estruturas e funes orgnicas dos feromnios. As funes orgnicas que caracterizam os feromnios de trilha e de alarme so, respectivamente,

Questão 15
2015Química

(ENEM -2015) O permanganato de potssio (KMnO4) um agente oxidante forte muito empregado tanto em nvel laboratorial quanto industrial. Na oxidao de alcenos de cadeia normal, como o 1-fenil-1-propeno, ilustrado na figura, o KMnO4 utilizado para a produo de cidos carboxlicos. Os produtos obtidos na oxidao do alceno representado, em soluo aquosa de KMnO4, so:

Questão 26
2015Química

(ENEM -2015) Vrios cidos so utilizados em indstrias que descartam seus efluentes nos corpos dgua, como rios e lagos, podendo afetar o equilbrio ambiental. Para neutralizar a acidez, o sal carbonato de clcio pode ser adicionado ao efluente, em quantidades apropriadas, pois produz bicarbonato, que neutraliza a gua. As equaes envolvidas no processo so apresentadas: I. CaCO3 (s) + CO2 (g) + H2O (ℓ) Ca2+ + 2 HCO3- (aq) II. HCO3-(aq) H+(aq) + CO32-(aq) K1 = 3,0 10-11 III. CaCO3 (s) Ca2+(aq) + CO32-(aq) K2 = 6,0 10-9 IV. CO2 (g) + H2O(ℓ) H+(aq) + HCO3-(aq) K3 = 2,5 10-7 Com base nos valores das constantes de equilbrio das reaes II, III e IV a 25 C, qual o valor numrico da constante de equilbrio da reao I?

Questão 28
2015Química

(ENEM -2015) A bomba reduz neutros e neutrinos, e abana-se com o leque da reao em cadeia. ANDRADE C. D. Poesia completa e prosa. Rio de Janeiro. Aguilar, 1973 (fragmento). Nesse fragmento de poema, o autor refere-se bomba atmica de urnio. Essa reao dita em cadeia porque na

Questão 31
2015Química

(ENEM -2015) Para proteger estruturas de ao da corroso, a indstria utiliza uma tcnica chamada galvanizao. Um metal bastante utilizado nesse processo o zinco, que pode ser obtido a partir de um minrio denominado esfalerita (ZnS), de pureza 75%. Considere que a converso do minrio em zinco metlico tem rendimento de 80% nesta sequncia de equaes qumicas: 2 ZnS + 3 O2 2 ZnO + 2 SO2 ZnO + CO Zn + CO2 Considere as massas molares: ZnS (97 g.mol-1); O2 (32 g.mol-1); ZnO (81 g.mol-1); SO2 (64 g.mol-1); CO (28 g.mol-1); CO2 (44 g.mol-1); e Zn (65 g.mol-1). Que valor mais prximo de massa de zinco metlico, em quilogramas, ser produzido a partir de 100 kg de esfalerita?

Questão 35
2015Química

(ENEM - 2015) Pesticidas so substncias utilizadas para promover o controle de pragas. No entanto,aps sua aplicao em ambientes abertos, alguns pesticidas organoclorados so arrastados pela gua atlagos e rios e, ao passar pelas guelras dos peixes, podem difundir-se para seus tecidos lipdicos e l seacumularem. A caracterstica desses compostos, responsvel pelo processo descrito no texto, o(a)

Questão 36
2015Química

(ENEM - 2015) A calda bordalesa uma alternativa empregada no combate a doenas que afetam folhas de plantas. Sua produo consiste na mistura de uma soluo aquosa de sulfato de cobre(II), CuSO4, com xido de clcio, CaO, e sua aplicao s deve ser realizada se estiver levemente bsica. A avaliao rudimentar da basicidade dessa soluo realizada pela adio de trs gotas sobre uma faca de ferro limpa. Aps trs minutos, caso surja uma mancha avermelhada no local da aplicao, afirma-se que a calda bordalesa ainda no est com a basicidade necessria. O quadro apresenta os valores de potenciais padro de reduo (E0) para algumas semirreaes de reduo. MOTTA, I. S. Calda bordalesa: utilidades e preparo. Dourados: Embrapa, 2008 (adaptado). A equao qumica que representa a reao de formao da mancha avermelhada :

Questão 37
2015Química

(ENEM - 2015) Em um experimento, colocou-se gua at a metade da capacidade de um frasco de vidro e, em seguida, adicionaram-se trs gotas de soluo alcolica de fenolftalena. Adicionou-se bicarbonato de sdio comercial, em pequenas quantidades, at que a soluo se tornasse rosa. Dentro do frasco, acendeu-se um palito de fsforo, o qual foi apagado assim que a cabea terminou de queimar. Imediatamente, o frasco foi tampado. Em seguida, agitou-se o frasco tampado e observou-se o desaparecimento da cor rosa. MATEUS, A. L. Qumica na cabea. Belo Horizonte: UFMG, 2001 (adaptado). A explicao para o desaparecimento da cor rosa que, com a combusto do palito de fsforo, ocorreu o(a)

Questão 39
2015Química

(ENEM - 2015) O aproveitamento de resduos florestais vem se tornando cada dia mais atrativo, pois eles so uma fonte renovvel de energia. A figura representa a queima de um bioleo extrado do resduo de madeira, sendo H1 a variao de entalpia devido queima de 1g desse bio-leo, resultando em gs carbnico e gua lquida, e H2 a variao de entalpia envolvida na converso de 1g de gua no estado gasoso para o estado lquido. A variao de entalpia, em kJ, para a queima de 5g desse bio-leo resultando em CO2 (gasoso) e H2O (gasoso) :

Questão 45
2015Química

(ENEM - 2015) A qumica verde permite o desenvolvimento tecnolgico com danos reduzidos ao meio ambiente, e encontrar rotas limpas tem sido um grande desafio. Considere duas rotas diferentes utilizadas para a obteno de cido adpico, um insumo muito importante para a indstria txtil e de plastificantes. Que fator contribui positivamente para que a segunda rota de sntese seja verde em comparao primeira?

1-15 de 16chevron right center