Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - ENEM 2016 | Gabarito e resoluções

1-15 de 33chevron right center
Questão 3
2016BiologiaQuímica

(ENEM - 2016) A coleta das fezes dos animais domsticos em sacolas plsticas e o seu descarte em lixeiras convencionais podem criar condies de degradao que geram produtos prejudiciais ao meio ambiente (Figura 1). Figura 1 A Figura 2 ilustra o Projeto Park Spark, desenvolvido em Cambridge, MA (EUA), em que as fezes dos animais domsticos so recolhidas em sacolas biodegradveis e jogadas em um biodigestor instalado em parques pblicos; e os produtos so utilizados em equipamentos no prprio parque. Figura 2 Uma inovao desse projeto possibilitar o(a)

Questão 8
2016BiologiaQuímica

(ENEM -2016) O esquema representa, de maneira simplificada, o processo de produo de etanol utilizando milho como matria-prima. A etapa de hidrlise na produo de etanol a partir do milho fundamental para que

Questão 11
2016Biologia

(ENEM - 2016) As protenas de uma clula eucaritica possuem peptdeos sinais, que sosequncias de aminocidos responsveis pelo seu endereamento para as diferentesorganelas, de acordo com suas funes. Um pesquisadordesenvolveu uma nanopartculacapaz de carregar protenas para dentro de tipos celulares especficos. Agora ele quer saber seuma nanopartcula carregada com uma protena bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro capazde exercer sua atividade em uma clula cancerosa, podendo cortar o aporte energtico edestruir essas clulas. Ao escolher essa protena bloqueadora para carregar as nanopartculas, o pesquisador develevar em conta um peptdeo sinal de endereamento para qual organela?

Questão 16
2016Biologia

(ENEM - 2016) Um pesquisador investigou o papel da predao por peixes na densidade e tamanho das presas, como possvel controle de populaes de espcies exticas em costes rochosos. No experimento colocou uma tela sobre uma rea da comunidade, impedindo o acesso dos peixes ao alimento, e comparou o resultado com uma rea adjacente na qual os peixes tinham acesso livre. O quadro apresenta os resultados encontrados aps 15 dias de experimento. O pesquisador concluiu corretamente que os peixes controlam a densidade dos(as)

Questão 17
2016Biologia

(ENEM -2016) Ao percorrer o trajeto de uma cadeia alimentar, o carbono, elemento essencial e majoritrio da matria orgnica que compe os indivduos, ora se encontra em sua forma inorgnica, ora se encontra em sua forma orgnica. Em uma cadeia alimentar composta por fitoplncton, zooplncton, moluscos, crustceos e peixes ocorre a transio desse elemento da forma inorgnica para a orgnica. Em qual grupo de organismos ocorre essa transio?

Questão 20
2016Biologia

(ENEM - 2016) A formao de cogulos sanguneos em veias e artrias um dos fatoresresponsveis pela ocorrncia de doenas cardiovasculares, como varizes, infarto e acidentesvasculares cerebrais. A preveno e o tratamento dessas doenas podem ser feitos comdrogas anticoagulantes. A indstria farmacutica estimula a pesquisa de toxinas animais comessa propriedade. Considerando as adaptaes relacionadas aos hbitos alimentares, os animais adequados aopropsito dessas pesquisas so os(as)

Questão 24
2016Biologia

(ENEM - 2016) Recentemente um estudo feito em campos de trigo mostrou que nveis elevados de dixido de carbono na atmosfera prejudicam a absoro de nitrato pelas plantas. Consequentemente, a qualidade nutricional desses alimentos pode diminuir medida que os nveis de dixido de carbono na atmosfera atingirem as estimativas para as prximas dcadas. BLOOM, A.J. et al. Nitrate assimilation is inhibited by elevated CO2 in field-grown wheat. Nature Climate Change, n. 4, abr. 2014 (adaptado). Nesse contexto, a qualidade nutricional do gro de trigo ser modificada primariamente pela reduo de

Questão 26
2016Biologia

(ENEM - 2016) A vegetao apresenta adaptaes ao ambiente, como plantas arbreas e arbustivas com razes que se expandem horizontalmente, permitindo forte ancoragem no substrato lamacento; razes que se expandem verticalmente, por causa da baixa oxigenao do substrato; folhas que tm glndulas para eliminar o excesso de sais; folhas que podem apresentar cutcula espessa para reduzir a perda de gua por evaporao. As caractersticas descritas referem-se a plantas adaptadas ao bioma:

Questão 28
2016Biologia

(ENEM -2016)Os ecossistemas degradados por intensa atividade agrcola apresentam, geralmente, diminuio de sua diversidade e perda de sua estabilidade. Nesse contexto, o uso integrado de rvores aos sistemas agrcolas (sistemas agroflorestais) podem cumprir papel inovadorao buscar a acelerao do processo sucessional e, ao mesmo tempo, uma produo escalonada e diversificada. Disponvel em: saf.cnpgc.embrapa.br. Acesso em: 21 jan. 2012 (adaptado). Essa uma estratgia de conciliao entre recuperao ambiental e produo agrcola, pois

Questão 30
2016Biologia

(ENEM 2016) A figura ilustra o movimento da seiva xilmica em uma planta. Mesmo que essa planta viesse a sofrer ao contnua do vento e sua copa crescesse voltada para baixo, essa seiva continuaria naturalmente seu percurso. O que garante o transporte dessa seiva a

Questão 34
2016Biologia

(ENEM- 2016) Vrios mtodos so empregados para preveno de infeces por microrganismos. Dois desses mtodos utilizam microrganismos vivos e so eles: as vacinas atenuadas, constitudas por patgenos avirulentos, e os probiticos que contm bactrias benficas. Na figura so apresentados cinco diferentes mecanismos de excluso de patgenos pela ao dos probiticos no intestino de um animal. Qual mecanismo de ao desses probiticos promove um efeito similar ao da vacina?

Questão 35
2016BiologiaQuímica

(ENEM - 2016)O Painel Intergovernamental de Mudanas Climticas (na sigla em ingls, IPCC) prev que nas prximas dcadas o planeta passar por mudanas climticas e prope estratgias de mitigao e adaptao a elas. As estratgias de mitigao so direcionadas causa dessas mudanas, procurando reduzir a concentrao de gases de efeito estufa na atmosfera. As estratgias de adaptao, por sua vez, so direcionadas aos efeitos dessas mudanas, procurando preparar os sistemas humanos s mudanas climticas j em andamento, de modo a reduzir seus efeitos negativos. IPCC, 2014. Climate Change 2014: synthesis report. Disponvel em: http://ar5-syr.ipcc.ch. Acesso em: 22 out. 2015 (adaptado). Considerando as informaes do texto, qual ao representa uma estratgia de adaptao?

Questão 38
2016Biologia

(ENEM - 2016) O Brasil possui um grande nmero de espcies distintas entre animais, vegetais e microrganismos envoltos em uma imensa complexidade e distribudos em uma grande variedade de ecossistemas. SANDES. A. R. R.; BLASI. G. Biodiversidade e diversidade qumica e gentica. Disponvel em: http://novastecnologias.com.br. Acesso em: 22 set. 2015 (adaptado). O incremento da variabilidade ocorre em razo da permuta gentica, a qual propicia a troca de segmentos entre cromtides no irms na meiose. Essa troca de segmentos determinante na

Questão 42
2016Biologia

(ENEM - 2016)Portadores de diabetes insipidus reclamam da confuso feita pelos profissionais da sade quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo est associado aos nveis ou ao da insulina, o segundo no est ligado deficincia desse hormnio. O diabetes insipidus caracterizado por um distrbio na produo ou no funcionamento do hormnio antidiurtico (na sigla em ingls, ADH), secretado pela neuro-hipfisepara controlar a reabsoro de gua pelos tbulos renais. Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual um sintoma clssico de um paciente acometido por diabetes insipidus?

Questão 45
2016Biologia

(ENEM - 2016) Apesar da grande diversidade biolgica, a hiptese de que a vida na Terra tenha tido uma nica origem comum aceita pela comunidade cientfica. Uma evidncia que apoia essa hiptese a observao de processos biolgicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes. Um exemplo de tal processo o(a)

1-15 de 33chevron right center