Questões de Biologia - ENEM 2016

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 52
Questão
2016Biologia

(ENEM 2016) As proteínas de uma célula eucariótica possuem peptídeos sinais, que sãosequências de aminoácidos responsáveis pelo seu endereçamento para as diferentesorganelas, de acordo com suas funções. Um pesquisador desenvolveu uma nanopartículacapaz de carregar proteínas para dentro de tipos celulares específicos. Agora ele quer saber seuma nanopartícula carregada com uma proteína bloqueadora do ciclo de Krebs in vitro é capazde exercer sua atividade em uma célula cancerosa, podendo cortar o aporte energético edestruir essas células. Ao escolher essa proteína bloqueadora para carregar as nanopartículas, o pesquisador develevar em conta um peptídeo sinal de endereçamento para qual organela?

Questão
2016Biologia

(Enem 2016) Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidência que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes. Um exemplo de tal processo é o(a)

Questão
2016Biologia

(ENEM 2016) Em um hospital, acidentalmente, uma funcionária ficou exposta a altaquantidade de radiação liberada por um aparelho de raios X em funcionamento.Posteriormente, ela engravidou e seu filho nasceu com grave anemia. Foi verificado que acriança apresentava a doença devido à exposição anterior da mãe à radiação.O que justifica, nesse caso, o aparecimento da anemia na criança?

Questão
2016Biologia

(ENEM 2016) Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais. Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?

Questão
2016Biologia

(ENEM 2016) Em uma aula de biologia sobre formação vegetal brasileira, a professora destacou que, em uma região, a flora convive com condições ambientais curiosas. As características dessas plantas não estão relacionadas com a falta de água, mas com as condições do solo, que é pobre em sais minerais, ácido e rico em alumínio. Além disso, essas plantas possuem adaptações ao fogo. As características adaptativas das plantas que correspondem à região destacada pela professora são:

Questão
2016Biologia

(Enem 2016) Recentemente um estudo feito em campos de trigo mostrou que níveis elevados de dióxido de carbono na atmosfera prejudicam a absorção de nitrato pelas plantas. Consequentemente, a qualidade nutricional desses alimentos pode diminuir à medida que os níveis de dióxido de carbono na atmosfera atingirem as estimativas para as próximas décadas. BLOOM, A.J. et al. Nitrate assimilation is inhibited by elevated CO2 in field-grown wheat. Nature Climate Change, n. 4, abr. 2014 (adaptado). Nesse contexto, a qualidade nutricional do grão de trigo será modificada primariamente pela redução de

Questão
2016Biologia

(ENEM 2016) Vários métodos são empregados para prevenção de infecções por microrganismos. Dois desses métodos utilizam microrganismos vivos e são eles: as vacinas atenuadas, constituídas por patógenos avirulentos, e os probióticos que contêm bactérias benéficas. Na figura são apresentados cinco diferentes mecanismos de exclusão de patógenos pela ação dos probióticos no intestino de um animal. Qual mecanismo de ação desses probióticos promove um efeito similar ao da vacina?

Questão
2016Biologia

(ENEM 2016) A formação de coágulos sanguíneos em veias e artérias é um dos fatoresresponsáveis pela ocorrência de doenças cardiovasculares, como varizes, infarto e acidentesvasculares cerebrais. A prevenção e o tratamento dessas doenças podem ser feitos comdrogas anticoagulantes. A indústria farmacêutica estimula a pesquisa de toxinas animais comessa propriedade. Considerando as adaptações relacionadas aos hábitos alimentares, os animais adequados aopropósito dessas pesquisas são os(as)

Questão
2016Biologia

(ENEM 2 aplicação/2016) Suponha que uma doença desconhecida esteja dizimando um rebanho bovino de uma cidade e alguns veterinários tenham conseguido isolar o agente causador da doença, verificando que se trata de um ser unicelular e procarionte. Para combater a doença, os veterinários devem administrar, nos bovinos contaminados,

Questão
2016Biologia

(Enem 2016) Portadores de diabetes insipidus reclamam da confusão feita pelos profissionais da saúde quanto aos dois tipos de diabetes: mellitus e insipidus. Enquanto o primeiro tipo está associado aos níveis ou à ação da insulina, o segundo não está ligado à deficiência desse hormônio. O diabetes insipidus é caracterizado por um distúrbio na produção ou no funcionamento do hormônio antidiurético (na sigla em inglês, ADH), secretado pela neuro-hipófise para controlar a reabsorção de água pelos túbulos renais. Tendo em vista o papel funcional do ADH, qual é um sintoma clássico de um paciente acometido por diabetes insipidus?

Questão
2016Biologia

(Enem PPL 2016) Para verificar a eficácia do teste de DNA na determinação de paternidade, cinco voluntários, dentre eles o pai biológico de um garoto, cederam amostras biológicas para a realização desse teste. A figura mostra o resultado obtido após a identificação dos fragmentos de DNA de cada um deles. Após a análise das bandas de DNA, pode-se concluir que o pai biológico do garoto é o

Questão
2016Biologia

(Enem 2016) Apesar da grande diversidade biológica, a hipótese de que a vida na Terra tenha tido uma única origem comum é aceita pela comunidade científica. Uma evidência que apoia essa hipótese é a observação de processos biológicos comuns a todos os seres vivos atualmente existentes. Um exemplo de tal processo é o(a)

Questão
2016Biologia

(Enem PPL 2016) Nem sempre é seguro colocar vírus inteiros numa vacina. Alguns são tão perigosos que os cientistas preferem usar só um de seus genes aquele que fabrica o antígeno, proteína que é reconhecida pelas células de defesa. Uma dessas vacinas de alta tecnologia é a anti-hepatite B. Um gene do vírus é emendado ao DNA de um fungo inofensivo, que passa, então, a produzir uma substância que é injetada no corpo humano. Vírus: guerra silenciosa. Superinteressante, n. 143, ago. 1999 (adaptado). A função dessa substância, produzida pelo fungo, no organismo humano é

Questão
2016Biologia

(Enem PPL 2016) Para o consumidor, é praticamente impossível identificar a diferença entre a sacola biodegradável e a comum, feita de polietileno derivado do petróleo. Alguns governos municipais já exigem que os supermercados ofereçam sacolas biodegradáveis em substituição às sacolas comuns. Disponível em: http://epocanegocios.globo.com. Acesso em: 1 ago. 2012. A atitude tomada pelos governos municipais deve-se ao(à)

Questão
2016Biologia

(Enem 2016)       Os ecossistemas degradados por intensa atividade agrícola apresentam, geralmente, diminuição de sua diversidade e perda de sua estabilidade. Nesse contexto, o uso integrado de árvores aos sistemas agrícolas (sistemas agroflorestais) pode cumprir um papel inovador ao buscar a aceleração do processo sucessional e, ao mesmo tempo, uma produção escalonada e diversificada. Disponível em: saf.cnpgc.embrapa.br. Acesso em: 21 jan. 2012 (adaptado). Essa é uma estratégia de conciliação entre recuperação ambiental e produção agrícola, pois

NOVIDADES
Kuadro