Questões de Física - ENEM 2017

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-13 de 13
Questão 99
2017Física

(ENEM 2017) Em uma coliso frontal entre dois automveis, a fora que o cinto de segurana exerce sobre o trax e abdmen do motorista pode causar leses graves nos rgos internos. Pensando na segurana do seu produto, um fabricante de automveis realizou testes em cinco modelos diferentes de cinto. Os testes simularam uma coliso de 0,30 segundo de durao, e os bonecos que representavam os ocupantes foram equipados com acelermetros. Esse equipamento registra o mdulo da desacelerao do boneco em funo do tempo. Os parmetros como massa dos bonecos, dimenses dos cintos e velocidade imediatamente antes e aps o impacto foram os mesmos para todos os testes. O resultado final obtido est no grfico de acelerao por tempo. Qual modelo de cinto oferece menor risco de leso interna ao motorista?

Questão 105
2017Física

(ENEM 2017) A figura mostra o funcionamento de uma estao hbrida de gerao de eletricidade movida a energia elica e biogs. Essa estao possibilita que a energia gerada no parque elico seja armazenada na forma de gs hidrognio, usado no fornecimento de energia para a rede eltrica comum e para abastecer clulas a combustvel. Mesmo com ausncia de ventos por curtos perodos, essa estao continua abastecendo a cidade onde est instalada, pois o(a)

Questão 131
2017Física

(ENEM 2017) Um motorista que atende a uma chamada de celular levado desateno, aumentando a possibilidade de acidentes ocorrerem em razo do aumento de seu tempo de reao. Considere dois motoristas, o primeiro atento e o segundo utilizando o celular enquanto dirige. Eles aceleram seus carros inicialmente a 1,00 m/s2 . Em resposta a uma emergncia, freiam com uma desacelerao igual a 5,00 m/s2.O motorista atento aciona o freio velocidade de 14,0 m/s, enquanto o desatento, em situao anloga, leva 1,00 segundo a mais para iniciar a frenagem. Que distncia o motorista desatento percorre a mais do que o motorista atento, at a parada total dos carros?

Questão
2017Física

(Enem 2017) A epilação a laser (popularmente conhecida como depilação a laser) consiste na aplicação de uma fonte de luz para aquecer e causar uma lesão localizada e controlada nos folículos capilares. Para evitar que outros tecidos sejam danificados, selecionam-se comprimentos de onda que são absorvidos pela melanina presente nos pelos, mas que não afetam a oxi-hemoglobina do sangue e a água dos tecidos da região em que o tratamento será aplicado. A figura mostra como é a absorção de diferentes comprimentos de onda pela melanina, oxi-hemoglobina e água. Qual é o comprimento de onda, em ideal para a epilação a laser?

Questão
2017Física

(Enem 2017) Em uma linha de transmissão de informações por fibra óptica, quando um sinal diminui sua intensidade para valores inferiores a este precisa ser retransmitido. No entanto, intensidades superiores a não podem ser transmitidas adequadamente. A figura apresenta como se dá a perda de sinal (perda óptica) para diferentes comprimentos de onda para certo tipo de fibra óptica. Qual é a máxima distância, em que um sinal pode ser enviado nessa fibra sem ser necessária uma retransmissão?

Questão
2017Física

(Enem 2017) O trombone de Quincke é um dispositivo experimental utilizado para demonstrar o fenômeno da interferência de ondas sonoras. Uma fonte emite ondas sonoras de determinada frequência na entrada do dispositivo. Essas ondas se dividem pelos dois caminhos e e se encontram no ponto a saída do dispositivo, onde se posiciona um detector. O trajeto ADC pode ser aumentado pelo deslocamento dessa parte do dispositivo. Com o trajeto igual ao capta-se um som muito intenso na saída. Entretanto, aumentando-se gradativamente o trajeto até que ele fique como mostrado na figura, a intensidade do som na saída fica praticamente nula. Desta forma, conhecida a velocidade do som (320 m/s) no interior do tubo é possível determinar o valor da frequência do som produzido pela fonte. O valor da frequência, em hertz, do som produzido pela fonte sonora é

Questão
2017Física

(Enem 2017) Para demonstrar o processo de transformação de energia mecânica em elétrica, um estudante constrói um pequeno gerador utilizando: - um fio de cobre de diâmetro D enrolado em N espiras circulares de área A; - dois ímãs que criam no espaço entre eles um campo magnético uniforme de intensidade B; e - um sistema de engrenagens que lhe permite girar as espiras em torno de um eixo com uma frequência f. Ao fazer o gerador funcionar, o estudante obteve uma tensão máxima Ve uma corrente de curto-circuito i. Para dobrar o valor da tensão máxima V do gerador mantendo constante o valor da corrente de curto i o estudante deve dobrar o(a)

Questão
2017Física

(ENEM- 2017) A figura mostra como e a emisso de radiao eletromagntica para cinco tipos de lmpada: haleto metlico, tungstnio, mercrio, xnon e LED (diodo emissor de luz). As reas marcadas em cinza so proporcionais a intensidade da energia liberada pela lmpada. As linhas pontilhadas mostram a sensibilidade do olho humano aos diferentes comprimentos de onda. UV e IV so as regies do ultravioleta e do infravermelho, respectivamente. Um arquiteto deseja iluminar uma sala usando uma lmpada que produza boa iluminao, mas que no aquea o ambiente. Disponvel em: http://zeiss-campus.magnet.fsu.edu. Acesso em: 8 maio 2017 (adaptado). Qual tipo de lmpada melhor atende ao desejo do arquiteto?

Questão
2017Física

(Enem 2017) Dispositivos eletrônicos que utilizam materiais de baixo custo, como polímeros semicondutores, têm sido desenvolvidos para monitorar a concentração de amônia (gás tóxico e incolor) em granjas avícolas. A polianilina é um polímero semicondutor que tem o valor de sua resistência elétrica nominal quadruplicado quando exposta a altas concentrações de amônia. Na ausência de amônia, a polianilina se comporta como um resistor ôhmico e a sua resposta elétrica é mostrada no gráfico. O valor da resistência elétrica da polianilina na presença de altas concentrações de amônia, em ohm, é igual a

Questão
2017Física

(Enem 2017) Fusível é um dispositivo de proteção contra sobrecorrente em circuitos. Quando a corrente que passa por esse componente elétrico é maior que sua máxima corrente nominal, o fusível queima. Dessa forma, evita que a corrente elevada danifique os aparelhos do circuito. Suponha que o circuito elétrico mostrado seja alimentado por uma fonte de tensão e que o fusível suporte uma corrente nominal de Qual é o máximo valor da tensão para que o fusível não queime?

Questão
2017Física

(Enem 2017) Em algumas residências, cercas eletrificadas são utilizadas com o objetivo de afastar possíveis invasores. Uma cerca eletrificada funciona com uma diferença de potencial elétrico de aproximadamente 10 000 V .Para que não seja letal, a corrente que pode ser transmitida através de uma pessoa não deve ser maior do que 0,01 A .Já a resistência elétrica corporal entre as mãos e os pés de uma pessoa é da ordem de 1000 Para que a corrente não seja letal a uma pessoa que toca a cerca eletrificada, o gerador de tensão deve possuir uma resistência interna que, em relação à do corpo humano, é

Questão
2017Física

(Enem 2017) No manual fornecido pelo fabricante de uma ducha elétrica de 220V é apresentado um gráfico com a variação da temperatura da água em função da vazão para três condições (morno, quente e superquente). Na condição superquente, a potência dissipada é de 6.500 W. Considere o calor específico da água igual a 4.200 J/(kg ) e densidade da água igual a 1 kg/L. Com base nas informações dadas, a potência na condição morno corresponde a que fração da potência na condição superquente?

Questão
2017Física

(Enem 2017) O brinquedo pula-pula (cama elástica) é composto por uma lona circular flexível horizontal presa por molas à sua borda. As crianças brincam pulando sobre ela, alterando e alternando suas formas de energia. Ao pular verticalmente, desprezando o atrito com o ar e os movimentos de rotação do corpo enquanto salta, uma criança realiza um movimento periódico vertical em torno da posição de equilíbrio da lona passando pelos pontos de máxima e de mínima altura, e respectivamente. Esquematicamente, o esboço do gráfico da energia cinética da criança em função de sua posição vertical na situação descrita é:

1-13 de 13
NOVIDADES
Kuadro