Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Física - ENEM 2018 | Gabarito e resoluções

1-14 de 14
Questão 7
2018Física

(ENEM -2018) A tecnologia de comunicao da etiqueta RFID (chamada de etiqueta inteligente) usada h anos para rastrear gado, vages de trem, bagagem area e carros nos pedgios. Um modelo mais barato dessas etiquetas pode funcionar sem baterias e constitudo por trs componentes: um microprocessador de silcio; uma bobina de metal, feita de cobre ou alumnio, que enrolada em um padro circular; e um encapsulador, que um material de vidro ou polmero envolvendo o microprocessador e a bobina. Na presena de um campo de radiofrequncia gerado pelo leitor, a etiqueta transmite sinais. A distncia de leitura determinada pelo tamanho da bobina e pela potncia da onda de rdio emitida pelo leitor. Disponvel em: http://eletronicos.hsw.uol.com.br. Acesso em: 27 fev. 2012 (adaptado). A etiqueta funciona sem pilhas porque o campo

Questão 13
2018Física

(ENEM -2018) O sonorizador um dispositivo fsico implantado sobre a superfcie de uma rodovia de modo que provoque uma trepidao e rudo quando da passagem de um veculo sobre ele, alertando para uma situao atpica frente, como obras, pedgios ou travessia de pedestres. Ao passar sobre os sonorizadores, a suspenso do veculo sofre vibraes que produzem ondas sonoras, resultando em um barulho peculiar. Considere um veculo que passe com velocidade constante igual a 108km/h sobre um sonorizador cujas faixas so separadas por uma distncia de 8cm. Disponvel em: www.denatran.gov.br Acesso em: 2 set. 2015 (adaptado). A frequncia da vibrao do automvel percebida pelo condutor durante a passagem nesse sonorizador mais prxima de

Questão 14
2018Física

(ENEM -2018) As pessoas que utilizam objetos cujo princpio de funcionamento o mesmo do das alavancas aplicam uma fora, chamada de fora potente, em um dado ponto da barra, para superar ou equilibrar uma segunda fora, chamada de resistente, em outro ponto da barra. Por causa das diferentes distncias entre os pontos de aplicao das foras, potente e resistente, os seus efeitos tambm so diferentes. A figura mostra alguns exemplos desses objetos. Em qual dos objetos a fora potente maior que a fora resistente?

Questão 18
2018Física

(ENEM -2018) Ao pesquisar um resistor feito de um novo tipo de material, um cientista observou o comportamento mostrado no grfico tenso versus corrente. Aps a anlise do grfico, ele concluiu que a tenso em funo da corrente dada pela equao V = 10 i + i . O grfico da resistncia eltrica (R) do resistor em funo da corrente (i)

Questão 22
2018Física

(ENEM -2018) Muitos smartphones e tablets no precisam mais de teclas, uma vez que todos os comandos podem ser dados ao se pressionar a prpria tela. Inicialmente essa tecnologia foi proporcionada por meio das telas resistivas, formadas basicamente por duas camadas de material condutor transparente que no se encostam at que algum as pressione, modificando a resistncia total do circuito de acordo com o ponto onde ocorre o toque. A imagem uma simplificao do circuito formado pelas placas, em que A e B representam pontos onde o circuito pode ser fechado por meio do toque. Qual a resistncia equivalente no circuito provocada por um toque que fecha o circuito no ponto A?

Questão 25
2018Física

(ENEM -2018) Alguns peixes, como poraqu, a enguia-eltrica da Amaznia, podem produzir uma corrente eltrica quando se encontram em perigo. Um porque de 1 metro de comprimento, em perigo, produz uma corrente em torno de 2 ampres e uma voltagem de 600 volts. O quadro apresenta a potncia aproximada de equipamentos eltricos. Equipamento eltrico Potncia aproximada (watt) Exaustor 150 Computador 300 Aspirador de p 600 Churrasqueira eltrica 1200 Secadora de roupas 3600 O equipamento eltrico que tem potncia similar quela produzida por esse peixe em perigo o (a)

Questão 28
2018FísicaQuímica

(ENEM -2018) Alguns materiais slidos so compostos por tomos que interagem entre si formando ligaes que podem ser covalentes, inicas ou metlicas. A figura apresenta a energia em um slido cristalino. Analisando essa figura, observa-se que na temperatura de zero Kelvin, a distncia de equilbrio da ligao entre os tomos (R0) corresponde ao valor mnimo de energia potencial. Acima dessa temperatura, a energia trmica fornecida aos tomos aumenta sua energia cintica e faz com que eles oscilem em torno de uma posio de equilbrio mdia (crculos cheios), que diferente para cada temperatura. A distncia de ligao pode variar sobre toda a extenso das linhas horizontais, identificadas com o valor da temperatura, de T1a T4( temperaturas crescentes). O deslocamento observado na distncia mdia revela o fenmeno da

Questão 30
2018Física

(ENEM -2018) Nos manuais de instalao de equipamentos de som h o alerta aos usurios para que observem a correta polaridade dos fios ao realizarem as conexes das caixas de som. As figuras ilustram o esquema de conexo das caixas de som de um equipamento de som mono, no qual os alto-falantes emitem as mesmas ondas. No primeiro caso, a ligao obedece s especificaes do fabricante e no segundo mostra uma ligao na qual a polaridade est invertida. O que ocorre com os alto-falantes E e D se forem conectados de acordo com o segundo esquema ?

Questão 32
2018Física

(ENEM -2018) Visando a melhoria esttica de um veculo, o vendedor de uma loja sugere ao consumidor que ele troque as rodas de seu automvel de aro 15 polegadas para aro 17 polegadas, o que corresponde a um dimetro maior do conjunto roda e pneu. Duas consequncias provocadas por essa troca de aro so:

Questão 35
2018Física

(ENEM -2018) A figura representa um prisma ptico, constitudo de um material transparente, cujo ndice de refrao crescente com a frequncia da luz que sobre ele incide. Um feixe luminoso, composto por luzes vermelha, azul e verde, incide na face A, emerge na face B e, aps ser refletido por um espelho, incide num filme para fotografia colorida, revelando trs pontos. Observando os pontos luminosos revelados no filme, de baixo para cima, constatam-se as seguintes cores:

Questão 38
2018Física

(ENEM -2018) Em desenhos animados comum vermos a personagem tentando impulsionar um barco soprando ar contra a vela para compensar a falta de vento. Algumas vezes usam o prprio flego. foles ou ventiladores. Estudantes de um laboratrio didtico resolveram investigar essa possibilidade. Para isso, usaram dois pequenos carros de plstico, A e B,instalaram sobre estes pequenas ventoinhas e fixaram verticalmente uma cartolina de curvatura parablica para desempenhar uma funo anloga vela de um barco. No carro B inverteu-se o sentido da ventoinha e manteve-se a vela, a fim de manter as caractersticas fsicas do barco, massa e formato da cartolina. As figuras representam os carros produzidos. A montagem do carro A busca simular a situao dos desenhos animados, pois a ventoinha est direcionada para a vela. Com os carros orientados de acordo com as figuras, os estudantes ligaram as ventoinhas, aguardaram o fluxo de ar ficar permanente e determinaram os mdulos das velocidades mdias dos carros A (VA) e B (VB) para o mesmo intervalo de tempo. A respeito das intensidades das velocidades mdias e do sentido de movimento do carro A, os estudantes observaram que:

Questão 39
2018Física

(ENEM -2018) Muitos primatas, incluindo ns humanos, possuem viso tricromtica: tm trs pigmentos visuais na retina sensveis luz de uma determinada faixa de comprimentos de onda. Informalmente, embora os pigmentos em si no possuam cor. estes so conhecidos como pigmentos azul. verde e vermelho e esto associados cor que causa grande excitao (ativao). A sensao que temos ao observar um objeto colorido decorre da ativao relativa dos trs pigmentos. Ou seja, se estimulssemos a retina com uma luz na faixa de 530 nm (retngulo I no grfico), no excitaramos o pigmento azul. o pigmento -verde seria ativado ao mximo e o vermelho seria ativado em aproximadamente 75%, e isso nos daria a sensao de ver uma cor amarelada. J uma luz na faixa de comprimento de onda de 600 nm (retngulo II) estimularia o pigmento verde um pouco e o vermelho em cerca de 75%, e isso nos daria a sensao de ver laranja-avermelhado. No entanto, h caractersticas genticas presentes em alguns indivduos, conhecidas coletivamente como Daltonismo,em que um ou mais pigmentos no funcionam perfeitamente. Disponvel em: www.comprehensivephysiology.com. Acesso em: 3 de ago. 2012 (adaptado) Caso estimulssemos a retina de um indivduo com essa caracterstica, que no possusse o pigmento conhecido como verde, com as luzes de 530 nm e 600 nm na mesma intensidade luminosa, esse indivduo seria incapaz de:

Questão 41
2018Física

(ENEM -2018) Um projetista deseja construir um brinquedo que lance um pequeno cubo ao longo de um trilho horizontal, e o dispositivo precisa oferecer a opo de mudar a velocidade de lanamento. Para isso, ele utiliza uma mola e um tolho onde o atrito pode ser desprezado, conforme a figura. Para que a velocidade de lanamento do cubo seja aumentada quatro vezes, o projetista deve

Questão 44
2018Física

(ENEM -2018) Talvez voc jtenha bebido suco usando dois canudinhos iguais. Entretanto, pode-se verificar que, se colocar umcanudo imerso no suco e outro do lado de fora do liquido. fazendo a sucosimultaneamente em ambos, voc tem dificuldade em bebe-lo. Essa dificuldade ocorre porque o(a)

1-14 de 14