Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - ENEM 2018 | Gabarito e resoluções

1-15 de 17chevron right center
Questão 1
2018Geografia

(ENEM - 2018) No Segundo Congresso Internacional de Cincias Geogrficas, em 1875, a que compareceram o presidente da Repblica, o governador de Paris e o presidente da Assembleia, o discurso inaugural do almirante La Roucire-Le Noury exps a atitude predominante no encontro: Cavalheiros, a Providncia nos ditou a obrigao de conhecer e conquistar a terra. Essa ordem suprema um dos deveres imperiosos inscritos em nossas inteligncias e nossas atividades. A geografia, essa cincia que inspira to bela devoo e em cujo nome foram sacrificadas tantas vtimas, tornou-se a filosofia da terra. SAID, E. Cultura e poltica. So Paulo; Cia das Letras, 1995. No contexto histrico apresentado, a exaltao da cincia geogrfica decorre do seu uso para o(a)

Questão 8
2018GeografiaSociologia

(ENEM -2018) Foi-se o tempo em que era possvel mostrar um mundo econmico organizado em camadas bem definidas, onde grandes centros urbanos se ligavam, por si prprios, a economias adjacentes lentas, com o ritmo muito mais rpido do comrcio e das finanas de longo alcance. Hoje tudo ocorre como se essas camadas sobrepostas estivessem mescladas e interpermeadas. Interdependncias de curto e longo alcance no podem mais ser separadas umas das outras. BRENNER, N. A globalizao como reterritorializao. Cadernos Metrpole. n. 24, jul.-dez. 2010 (adaptado). A maior complexidade dos espaos urbanos contemporneos ressaltada no texto explica-se pela

Questão 15
2018Geografia

(ENEM - 2018) Em Beirute, no Lbano, quando perguntado sobre onde se encontram os refugiados srios, a resposta do homem imediata: em todos os lugares e em lugar nenhum. Andando ao acaso, no raro ver , sob um prdio ou num canto de calada, ao abrigo do vento, uma famlia refugiada em volta de uma refeio frugal posta sobre jornais como se fossem guardanapos. Tambm se v de vez em quando uma tenda com a sigla ACNUR (Alto Comissariado das Naes Unidas para Refugiados), erguida em um dos raros terrenos vagos da capital. JABER, H. Quem realmente acolhe os refugiados? Le Monde Diplomatique Brasil, out. 2015 (adaptado). O cenrio descrito aponta para uma crise humanitria que explicada pelo processo de

Questão 17
2018HistóriaGeografia

(ENEM - 2018) A situao demogrfica de Israel muito particular. Desde 1967, a esquerda sionista afirma que Israel deveria se desfazer rapidamente da Cisjordnia e da Faixa de Gaza, argumentando a partir de uma lgica demogrfica aparentemente inexorvel. Devido taxa de nascimento rabe ser muito mais elevada, a anexao dos territrios palestinos, formal ou informal, acarretaria dentro de uma ou duas geraes uma maioria rabe entre o rio e o mar. DEMANT, P. Israel: a crise prxima. Histria, n. 2. jul.-dez. 2014. A preocupao apresentada no texto revela um aspecto da conduo poltica desse Estado identificado ao()

Questão 20
2018Geografia

(ENEM - 2018) Os portos sempre foram respostas ao comrcio praticado em grande volume, que se d via martima, lacustre e fluvial, e sofreram adaptaes, ou modernizaes, de acordo com um conjunto de fatores que vo desde a sua localizao privilegiada frente a extensas hinterlndias, passando por sua conectividade com modernas redes de transportes que garantam acessibilidade, associados, no atual momento, tecnologia que os transformam em pontas de lana de uma economia globalizada que comprime o tempo em nome da produtividade e da competitividade. ROCHA NETO.JM;CRAVIDO.F.D Portos no contexto do meio tcnico. Mercator, n.2. maio-ago. 2014(adaptado) Uma mudana que permitiu aos portos adequarem-se s novas necessidades comerciais apontadas no texto foi a

Questão 30
2018Geografia

(ENEM - 2018) Os pases industriais adotaram uma concepo diferente das relaes familiares e do lugar da fecundidade na vida familiar e social. A preocupao de garantir uma transmisso integral das vantagens econmicas e sociais adquiridas tem como resultado uma ao voluntria de limitao do nmero de nascimentos. GEORGE, P. Panorama do mundo atual. So Paulo. Difuso Europeia do Livro, 1968 (adaptado) Em meados do sculo XX, o fenmeno social descrito contribuiu para o processo europeu de

Questão 31
2018QuímicaGeografia

(ENEM -2018) O manejo adequado do solo possibilita a manuteno de sua fertilidade medida que as trocas de nutrientes entre matria orgnica, gua, solo e o ar so mantidas para garantir a produo. Algumas espcies inicas de alumnio so txicas, no s para a planta, mas para muitos organismos como as bactrias responsveis pelas transformaes no ciclo do nitrognio. O alumnio danifica as membranas das clulas das razes e restringe a expanso de suas paredes, com isso, a planta no cresce adequadamente. Para promover benefcios para a produo agrcola, recomendada a remediao do solo utilizando calcrio (CaCo3). BRANDY, N, C; WEIL, R.R Elementos da natureza e propriedades dos solos. Porto Alegre: Bookman, 2013(adaptado). Essa remediao promove no solo o(a)

Questão 36
2018GeografiaSociologia

(ENEM - 2018) TEXTO I As fronteiras ao mesmo tempo que se separam, unem a articulam, por elas passando discursos de legitimao da ordem social tanto quanto do conflito. CUNHA, L. Terras lusitanas e gentes dos brasis: a nao e seu retrato literrio. Revista Cincias Sociais, n. 2, 2009. TEXTO II As ltimas barreiras ao livre movimento de dinheiro e das mercadorias e informao que rendem dinheiro andam de mos dadas com a presso para cavar novos fossos e erigir novas muralhas que barrem o movimento daqueles que em consequncia perdem, fsica ou espiritualmente, suas razes. BAUMAN, Z. Globalizao: as consequncias humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar; 1999. A ressignificao contempornea de ideia de fronteira compreende a

Questão 37
2018Geografia

(ENEM -2018) TEXTO I H mais de duas dcadas, os cientistas e ambientalistas tm alertado para o fato de a gua doce ser um recurso escasso em nosso planeta. Desde o comeo de 2014, o Sudeste do Brasil adquiriu uma clara percepo dessa realidade em funo da seca. TEXTO II Dinmicas atmosfricas no Brasil Elementos relevantes ao transporte de umidade na Amrica do Sul a leste dos Andes pelos Jatos de Baixos Nveis (JBN), Frentes Frias (FF) e transporte de umidade do Atlntico Sul, assim como a presena da Zona de Convergncia do Atlntico Sul (ZCAS), para um vero normal e para o vero seco de 2014. A representa o centro da anomalia de alta presso atmosfrica. De acordo com as informaes apresentadas, a seca de 2014, no Sudeste, teve como causa natural o(a)

Questão 48
2018Geografia

(ENEM -2018) A dinmica hidrolgica expressa no grfico demonstra que o processo de urbanizao promove a

Questão 50
2018Geografia

(ENEM - 2018) A presuno de que a superfcie das chapadas e chapades representa uma velha peneplancie corroborada pelo fato de que ela coberta por acumulaes superficiais, tais como massas de areia, camadas de cascalhos e seixos e pela ocorrncia generalizada de concrees ferruginosas que formam uma crosta latertica, denominada canga. WEIBEL,L.. Disponvel em http://blibioteca.ibge.gov.br Acesso em: 8 jul, 2015 (adaptado). Qual tipo climtico favorece o processo de alterao do solo descrito no texto?

Questão 71
2018Geografia

(ENEM - 2018) Trajetria de ciclones tropicais Qual caracterstica do meio fsico condio necessria para a distribuio espacial do fenmeno representado?

Questão 73
2018Geografia

(ENEM - 2018) Considerando as diferenas entre extrativismo vegetal e silvicultura, a variao das curvas do grfico foi influenciada pela tendncia de:

Questão 78
2018Geografia

(ENEM - 2018) A agricultura ecolgica e a produo orgnica de alimentos esto ganhando relevncia em diferentes partes do mundo. No campo brasileiro, tambm acontece o mesmo. Impulsionado especialmente pela expanso da demanda de alimentos saudveis, o setor cresce a cada ano, embora permanea relativamente marginalizado na agenda de prioridades da poltica agrcola praticada no pas. AQUINO, J. R.; GAZOLLA, M.; SCHNEIDER, S. In. SAMBUICHI, R. H. R. et al. (org.). A poltica nacional de agroecologia e produo orgnica no Brasil: uma trajetria de luta pelo desenvolvimento rural sustentvel. Braslia: Ipes, 2017 (adaptado). Que tipo de interveno do poder pblico no espao rural capaz de reduzir a marginalizao produtiva apresentada no texto?

Questão 80
2018Geografia

(ENEM - 2018) TEXTO I Quando um exrcito atravessa montanhas, florestas, zonas de precipcios, ou marcha ao longo de desfiladeiros, alagadios ou pntanos, ou qualquer outro terreno onde a deslocao rdua, est em terreno difcil. O terreno onde apertado e a sua sada tortuosa e onde uma pequena fora inimiga pode atacar a minha, embora maior, cercado. TZU, S. A arte da guerra. So Paulo: Martin Claret, 2001. TEXTO II O objetivo principal era encontrar e matar Osama Bin Laden. Onde ele se esconde? No podemos esquecer a dificuldade de ocupao do pas, que possui um relevo montanhoso, cheio de cavernas, onde fica fcil, para quem est acostumado com esse relevo, esconder-se. OLIVEIRA, M. G.; SANTOS, M. S, sia: uma viso histrica, poltica e econmica do continente, Rio de Janeiro: E-Papers, 2009 (adaptado). As situaes apresentadas atestam a importncia da relao entre a topografia e o (a)

1-15 de 17chevron right center