Questões de Geografia - ENEM

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 425
Questão 49
2019Geografia

(ENEM 2019) Questão 49 Brasil, Alemanha, Japão e Índia pedem reforma do Conselho de Segurança Os representantes do G4 (Brasil, Alemanha, Índia e Japão) reiteraram hoje (26) a defesa pela ampliação do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) durante reunião em Nova York (Estados Unidos). Em declaração conjunta, de dez itens, os chanceleres destacaram que o órgão, no formato em que está, com apenas cinco membros permanentes e dez rotativos, não reflete o século 21. A reforma do Conselho de Segurança é essencial para enfrentar os desafios complexos de hoje. Como aspirantes a novos membros permanentes de um conselho reformado, os ministros reiteraram seu compromisso de trabalhar para fortalecer o funcionamento da ONU e da ordem multilateral global, bem como seu apoio às respectivas candidaturas, afirma a declaração conjunta. Disponível em: http://agenciabrasil.ebc.com.br. Acesso em: 7 dez. 2018 (adaptado). Os países mencionados no texto justificam sua pretensão com base na seguinte característica comum:

Questão 50
2019HistóriaGeografiaSociologia

(ENEM 2019) Tratava-se agora de construir um ritmo novo. Para tanto, era necessário convocar todas as forças vivas da Nação, todos os homens que, com vontade de trabalhar e confiança no futuro, pudessem erguer, num tempo novo, um novo Tempo. E, à grande convocação que conclamava o povo para a gigantesca tarefa, começaram a chegar de todos os cantos da imensa pátria os trabalhadores: os homens simples e quietos, com pés de raiz, rostos de couro e mãos de pedra, e no calcanho, em carro de boi, em lobo de burro, em paus-de-arara, por todas as fomas possíveis e imagináveis, em sua mudez cheia de esperança, muitas vezes deixando para trás mulheres e filho a aguarda suas promessas de melhores dias; foram chegando de tantos povoados, tantas cidades cujos nomes pareciam cantar saudades ais seus ouvidos, dentro dos antigos ritmos da imensa pátria... Terra de sol, Terra de Luz... Brasil! Brasil! Brasília! MORAES, V.; JOBIM, A.C. Brasília, sinfonia da alvorada. III - A chegada dos candangos. Disponível em www.viniciusdemoraes.com.br. Acesso em : 14 ago. 2012 (Adaptado). No texto, a narrativa produzida sobe a construção de Brasília articula os elementos políticos e socioeconômicos indicados, respectivamente, em:

Questão 51
2019Geografia

(ENEM 2019) Saudado por centenas de militantes de movimentos sociais de quarenta países, o papa Francisco encerrou no dia 09/07/2015 o 2 Encontro Mundial dos Movimentos Populares, em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia. Segundo ele, a globalização da esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres, deve substituir esta globalização da exclusão e da indiferença. Disponível em: http://cartamaior.com.br. Acesso em: 15 jul. 2015 (adaptado). No texto há uma crítica ao seguinte aspecto do mundo globalizado:

Questão 54
2019Geografia

(Enem 2019) A divisão política do mundo como apresentada na imagem seria possível caso o planeta fosse marcado pela estabilidade do(a):

Questão 56
2019Geografia

(ENEM 2019) Ouve o barulho do rio, meu filho Deixa esse som te embalar As folhas que caem no rio, meu filho Terminam nas águas do mar Quando amanhã por acaso faltar Uma alegria no seu coração Lembra o som dessas águas de lá Faz desse rio a sua oração. MONTE, M. et. al. O rio. In: Infinito Particular. Rio de Janeiro: Sony; Universal Music 2006 (fragmento). O atrativo ecoturístico não é somente o banho de cachoeira, sentar e caminhar pela praia, cavalgar, mas conhecer a biodiversidade, às vezes supostamente em extinção. Observar baleias, nadar com golfinho, tocar em corais, sair ao encontro de dezenas de jacarés em seu hábitat natural são símbolos que fascinam um ecoturista. A natureza é transformada em espetáculo diferente da vida urbana moderna. SANTANA, P. V. Ecoturismo: uma indústria sem chaminé? São Paulo: Labur Edições, 2008. São identificadas nos textos, respectivamente, as seguintes posturas em relação à natureza:

Questão 62
2019Geografia

(ENEM - 2019)A reestruturação global da indústria, condicionada pelas estratégias de gestão global da cadeia de valor dos grandes grupos transnacionais, promoveu um forte deslocamento do processo produtivo, até mesmo de plantas industriais inteiras, e redirecionou os fluxos de produção e de investimento. Entretanto, o aumento da participação dos países em desenvolvimento no produto global deu-se de forma bastante assimétrica quando se compara o dinamismo dos países do leste asiático com o dos demais países, sobretudo os latino-americanos, no período 1980-2000. SARTI, F.; HIRATUKA, C. Indústria mundial: mudanças etendências recentes. Campinas: Unicamp, n. 186, dez. 2010. A dinâmica de transformação da geografia das indústrias descrita expõe a complementaridade entre dispersão espacial e:

Questão 63
2019Geografia

(ENEM - 2019) Falta imagem No hemisfério Sul, a sequência latitudinal dos desertos representada na imagem sofre uma interrupção no Brasil devido à seguinte razão:

Questão 65
2019Geografia

(ENEM 2019) Questão 65 Localizado a 160 km da cidade de Porto Velho (capital do estado de Rondônia), nos limites da Reserva Extrativista Jaci-Paraná e Terra Indígena Karipunas, o povoado de União Bandeirantes surgiu em 2000 a partir de movimentos de camponeses, madeireiros, pecuaristas e grileiros que, à revelia do ordenamento territorial e diante da passividade governamental, demarcaram e invadiram terras na área rural fundando a vila. Atualmente, constitui-se na região de maior produção agrícola e leiteira do município de Porto Velho, fornecendo, inclusive, alimentos para a Hidrelétrica de Jirau. SILVA, R. G. C. Amazônia globalizada - o exemplo de Rondônia. Confins, n. 23, 2015 (adaptado). A dinâmica de ocupação territorial descrita foi decorrente da

Questão 76
2019Geografia

(ENEM-2019)O bônus demográfico é caracterizado pelo período em que, por causa da redução do número de filhos por mulher, a estrutura populacional fica favorável ao crescimento econômico. Isso acontece porque há proporcionalmente menos crianças na população, e o percentual de idosos ainda não é alto. GOIS, A. O Globo, 5 abr. 2015 (adaptado). A ação estatal que contribui para o aproveitamento do bônus demográfico é o estímulo à

Questão 77
2019Geografia

(ENEM-2019) Os moradores de Utiqiagvik passaram dois meses quase totalmente na escuridão Os habitantes desta pequena cidade no Alasca - o estado dos Estados Unidos mais ao norte - já estão acostumados a longas noites sem ver a luz do dia. Em 18 de novembro de 2018, seus pouco mais de 4 mil habitantes viram o último pôr do sol do ano. A oportunidade seguinte para ver a luz do dia ocorreu no dia 23 de janeiro de 2019, às 13 h 04 min (horário local). Disponível em: www.bbc.com. Acesso em: 16 maio 2019 (adaptado). O fenômeno descrito está relacionado ao fato de a cidade citada ter uma posição geográfica condicionada pela

Questão 78
2019Geografia

(ENEM-2019) A fome não é um problema técnico, pois ela não se deve à falta de alimentos, isso porque a fome convive houve com as condições materiais para resolvê-la. PORTO-GONÇALVES, C. W. Geografia da riqueza, fome e meio ambiente. In: OLIVEIRA, A. U.; MARQUES, M. I. M. (Org). O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004 (adaptado) O texto demonstra que o problema alimentar apresentado tem uma dimensão política por estar associado ao(à)

Questão 79
2019Geografia

(ENEM 2019) A pegada ecológica gigante que estamos a deixar no planeta está a transformá-lo de tal forma que os especialistas consideram que já entramos numa nova época geológica, o Antropoceno. E muitos defendem que, se não travarmos a crise ambiental, mais rapidamente transformaremos a Terra em Vênus do que iremos a Marte. A expressão Antropoceno é atribuída ao químico e prêmio Nobel Paul Crutzen, que a propôs durante uma conferência em 2000, ao mesmo tempo que anunciou o fim do Holoceno a época geológica em que os seres humanos se encontram há cerca de 12 mil anos, segundo a União Internacional das Ciências Geológicas (UICG), a entidade que define as unidades de tempo geológicas. SILVA. R. D. Antropoceno: e se formos os últimos seres vivos a alterar a Terra? Disponível em: www.publico.pt Acesso em: 5 dez. 2017 (adaptado). A concepção apresentada considera a existência de uma nova época geológica concebida a partir da capacidade de influência humana nos processos:

Questão 80
2019Geografia

(ENEM 2019) Disponível em: www.ibge.gov.br. Acesso em: 11 dez. 2018 (adaptado). A geração de imagens por meio da tecnologia ilustrada depende da variação do(a):

Questão 82
2019Geografia

(ENEM-2019) O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) está investigando o extermínio de abelhas por intoxicação por agrotóxicos em colmeias de São Paulo e Minas Gerais. Os estudos com inseticidas do tipo neonicotinoides devem estar concluídos no primeiro semestre de 2015. Trata-se de um problema de escala mundial, presente, inclusive, em países do chamado primeiro mundo, e que traz, como consequência grave ameaça aos seres vivos do planeta, inclusive ao homem. IBAMA, Polinizadores em risco de extinção são ameaça à vida do ser humano. Disponível em : www.mma.gov.br Acesso em: 10 MAR. 2014 Qual solução para o problema apresentado garante a produtividade da agricultura moderna?

Questão 46
2018Geografia

(Enem 2018 Dia 1) Os pontos sempre foram respostas ao comércio praticado em grande volume, que se dá via marítima, lacustre e fluvial, e sofreram adaptações, ou modernizações, de acordo com um conjunto de fatores que vão desde a sua localização privilegiada frente a extensas hinterlândias, passando por sua conectividade com modernas redes de transportes que garantam acessibilidade, associados, no atual momento, à tecnologia que os transformam em pontas de lança de uma economia globalizada que comprime o tempo em nome da produtividade e da competitividade. ROCHA NETO.JM;CRAVIDÃO.F.D Portos no contexto do meio técnico. Mercator, n.2. maio-ago. 2014(adaptado) Uma mudança que permitiu aos portos adequarem-se às novas necessidades comerciais apontadas no texto foi a

NOVIDADES
Kuadro