Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - ESPCEX 2011 | Gabarito e resoluções

1-15 de 15
Questão 1
2011Geografia

(EsPCEx - 2011) Em 27 de fevereiro de 2010, o Chile sofreu um terremoto de 8.8 graus na Escala Richter. Esse pas encontra-se em uma extensa faixa da Costa Oeste da Amrica do Sul. A causa desse e de outros terremotos deve-se ao fato do Chile estar situado:

Questão 2
2011Geografia

(EsPCEx - 2011) As bases das seguintes instituies econmicas multilaterais: o Fundo Monetrio Internacional (FMI), que surgiu como fonte de emprstimos de curto prazo para pases em crise financeira, e o Banco Internacional para a Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD), que tinha como funo original financiar os programas de reconstruo da Europa Ocidental e do Japo, foram lanadas na Conferncia

Questão 3
2011Geografia

(EsPCEx - 2011) (...) uma populao jovem e numerosa, em virtude de elevadas taxas de natalidade, no causa, mas consequncia do subdesenvolvimento. (...) Foi constatado que quanto maior a escolaridade da mulher, menor o nmero de filhos e a taxa de mortalidade infantil. http://www.brasilescola.com. Consulta em 05/04/2010. O trecho acima reflete aspectos defendidos pela teoria

Questão 4
2011Geografia

(EsPCEx - 2011) Nas reas urbanas, em mdia, a precipitao anual 5% superior e o nmero de dias de chuva 10% maior do que nas reas rurais adjacentes. Alm disso, as chuvas torrenciais so mais comuns nas cidades. (Magnoli Araujo, 2004, p.176). O fenmeno descrito acima deve-se a alguns fatores comuns s grandes cidades, dentre os quais pode ser citado:

Questão 5
2011Geografia

(EsPCEx - 2011) ... Os pases emergentes hoje produzem 44% das manufaturas do planeta, ante 66% nos pases ricos. Mas o Brasil vem perdendo espao. O Pas representava 10% de toda a produo industrial das economias em desenvolvimento h 15 anos, em 1995. Dez anos depois, caiu para 7,2%. (Jornal o Estado de So Paulo, 20/04/2010) Dentre as razes que tm limitado um maior crescimento da participao dos produtos industrializados brasileiros no comrcio mundial, podemos destacar: I. O elevado custo de deslocamento dos produtos para exportao, por conta de carncias nas reas de infraestrutura e logstica. II. Com exceo de alguns produtos industriais, o componente tecnolgico das exportaes brasileiras muito baixo, acarretando contnua queda no valor mdio da tonelada exportada. III. A cotao da moeda brasileira, fortemente desvalorizada em relao ao dlar, torna nossos produtos pouco competitivos no comrcio mundial. IV. O fato de o Brasil concentrar seu intercmbio externo majoritariamente com os EUA, seu maior parceiro comercial na atualidade, limita, em muito, a participao de seus produtos em outros mercados. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

Questão 6
2011Geografia

(EsPCEx - 2011) Sobre as florestas pluviais tropicais podemos afirmar que

Questão 7
2011Geografia

(EsPCEx - 2011) Uma das principais dificuldades que alguns pases perifricos ou semi-perifricos, como o Brasil, encontram no mercado mundial de produtos agrcolas

Questão 8
2011Geografia

(EsPCEx - 2011) Sobre as reservas e a utilizao dos recursos hdricos no Brasil e no Mundo, podemos afirmar que: I. A gua doce dos rios e dos lagos de todo o planeta responsvel pela maior parte da gua doce da Terra. II. No mundo inteiro, mais de 1,5 bilho de pessoas dependem principalmente da gua de reservas subterrneas para suprir suas necessidades bsicas. III. Apesar de grande parte do Estado de So Paulo situar-se sobre o Aqufero Guarani, o sistema de abastecimento do Estado no utiliza fontes subterrneas. IV. As calotas polares e as geleiras so as mais importantes, em termos quantitativos, reservas de gua doce de nosso planeta. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

Questão 9
2011Geografia

(EsPCEx - 2011) Sobre as fontes de energia e poluio ambiental, podemos afirmar que: I. As usinas hidreltricas utilizam um recurso natural renovvel, portanto no provocam impactos ambientais que causam, por exemplo, prejuzos flora e fauna. II. Uma importante vantagem da produo de energia nuclear a de que suas usinas, mantendo seu funcionamento normal, no lanam partculas poluentes na atmosfera. III. A queima de combustveis fsseis, como o carvo mineral, provoca a chuva cida, polui o ar e destri vegetao, dentre outros impactos. IV. A energia elica uma fonte de energia ilimitada nos lugares que apresentam as condies adequadas, mas emite poluentes no ar durante a operao. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

Questão 10
2011Geografia

(EsPCEx - 2011) Com relao ao Mercado Comum do Sul (Mercosul), podemos afirmar que: I. A aproximao geopoltica entre Brasil e Argentina, que representou uma ruptura com a tradio de rivalidade das relaes entre esses dois pases, foi fator determinante para o seu surgimento. II. O Tratado de Assuno, em 1991, o constituiu formal e juridicamente e contou, alm do Brasil e da Argentina, com a participao do Paraguai e do Chile como pases-membros do novo Bloco. III. A Zona de Livre Comrcio estabelecida entre os pases-membros implica na adoo de uma Tarifa Externa Comum (TEC) pelos seus integrantes. IV. No h soberania compartilhada, de modo que cada Estado conserva a prerrogativa de impedir a adoo de decises com as quais no concorda. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

Questão 11
2011Geografia

(EsPCEx - 2011) Assinale a alternativa que apresenta um significativo acontecimento que, a partir de 1998, provocou uma mudana no campo da pesquisa e extrao de petrleo e de gs natural no territrio brasileiro.

Questão 12
2011Geografia

(EsPCEx - 2011) Assinale a alternativa que apresenta somente cidades que, no ano de 2000, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE), foram classificadas como metrpoles nacionais.

Questão 13
2011Geografia

(EsPCEx - 2011) Sobre o mercado de trabalho e a estrutura ocupacional no Brasil, podemos afirmar que: I- na distribuio setorial da Populao Economicamente Ativa por regies, o Sudeste e o Centro-Oeste apresentam os maiores percentuais no setor primrio. A importncia regional da agropecuria ajuda a explicar esse fato. II- o setor secundrio o mais heterogneo de todos em funo da grande diversidade de suas atividades. Nele, a construo civil a atividade que apresenta nveis gerais de qualificao da mo-de-obra mais elevados. III- entre as principais atividades do setor tercirio, podemos destacar os servios, o comrcio e a administrao pblica. Este setor rene trabalhadores de nveis de qualificao e salrio muito diversos. IV- de uma maneira geral, os setores de trabalho urbano pagam salrios mais elevados. A maior qualificao da fora de trabalho empregada na indstria, no comrcio e nos servios um importante fator para que isto ocorra.

Questão 14
2011Geografia

(EsPCEx - 2011) O processo de urbanizao geral mas no regionalmente uniforme. Do ponto de vista regional, registram-se fortes diferenas no ritmo da transferncia da populao do meio rural para o meio urbano. (Magnoli Araujo, 2005, p.184). Sobre a urbanizao brasileira podemos afirmar que: I. Graas a sua grande dinmica industrial, a Regio Sul a segunda mais urbanizada do Pas. II. As regies que apresentam os menores nveis de urbanizao so a Centro-Oeste e a Norte. III. A urbanizao do Centro-Oeste acentuou-se na segunda metade do sculo passado, com a elevada concentrao fundiria e com a mecanizao da agricultura da soja. IV. As desigualdades no ritmo da urbanizao entre as regies brasileiras refletem as disparidades econmicas regionais e a insero diferenciada de cada regio na economia nacional. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

Questão 15
2011Geografia

(EsPCEx - 2011) Sobre os indicadores socioeconmicos podemos afirmar que: I. O IDH do Brasil no reflete as condies de vida vigentes no Pas como um todo, em virtude de este apresentar fortes desigualdades regionais. II. O PIB per capita , por si s, um dado suficiente para se avaliar as condies socioeconmicas de um pas. III. Tanto a taxa de analfabetismo como o nvel de instruo possuem estreita relao com o rendimento (renda) da populao. IV. O clculo do IDH baseia-se em trs indicadores socioeconmicos: a expectativa de vida, o nvel de instruo e a taxa de mortalidade infantil. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas:

1-15 de 15