Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - ESPCEX 2012 | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão 1
2012Geografia

(EsPCEx - 2012) Sobre escala cartogrfica, leia as afirmativas abaixo: Existem dois tipos de escala cartogrfica: a numrica e a geogrfica; Na escala 1:5.000, podemos visualizar mais detalhes do que na escala 1:500.000, portanto a primeira mais adequada para representar grandes superfcies terrestres, como, por exemplo, uma regio ou pas; Em um mapa de escala 1:2.000.000, a distncia grfica de3 cmentre dois pontos, emlinha reta, corresponde a uma distncia real de 60 km; A escala 1:500, muito utilizada na construo de plantas urbanas, maior do que a escala 1:1.000.000, que utilizada, por exemplo, para representar um continente ou mesmo o Mundo. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 2
2012Geografia

(EsPCEx - 2012) Com relao s regies metropolitanas (RM) no Brasil, leia as afirmativas abaixo: I de acordo com o estudo Regies de Influncia das Cidades 2007, publicado pelo IBGE, So Paulo a nica RM a receber a denominao de Grande Metrpole Nacional; II a criao de uma regio metropolitana caracterizada pela conurbao de, no mnimo, duas metrpoles entre si; III a regio metropolitana resultante da necessidade da elaborao de solues integradas para os servios pblicos que escapam competncia poltica das prefeituras municipais que a compem; IV a Constituio de 1988 delegou aos municpios o poder de legislar sobre a criao de RM, por isso, na dcada de 1990, foram criadas diversas novas RM.

Questão 3
2012Geografia

(EsPCEx - 2012) Sobre a produo, o consumo e as reservas de petrleo no Mundo, leia as afirmativas abaixo: I. A Arbia Saudita um dospases que detm as maiores reservas em barris de petrleo e o maior produtor mundial; II. Os Estados Unidos apesar de figurarem entrem os maiores produtores, so muito dependentes da importao de petrleo; III. A Venezuela figura entre os pases com as maiores reservas, porm no faz parte dos grandes produtores e necessita importar esse produto; IV. A Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo (OPEP) responsvel por mais da metade da produo mundial e tem como importantes integrantes a Federao Russa e os Estados Unidos. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 4
2012Geografia

(EsPCEx - 2012) Assinale a alternativa que apresenta caractersticas da dinmica populacional de um pas quando este conclui a sua transio demogrfica.

Questão 5
2012Geografia

(EsPCEx - 2012) Com relao demografia e suas migraes internacionais no final do sculo XX e no incio do sculo XXI, assinale a nica alternativa correta.

Questão 6
2012Geografia

(EsPCEx - 2012) Sobre o desenvolvimento industrial dos Estados Unidos, leia as afirmativas abaixo: I. O sudeste iniciou o processo industrial do Pas impulsionado pelos importantes centros comerciais e bancrios daquela regio e pela mo de obra imigrante de origem europeia; II. Com o fim da guerra civil, o eixo industrial se deslocou do sudeste para o nordeste do Pas, impulsionando o crescimento de importantes centros urbanos como o de Nova York; III. No nordeste e na regio dos Grandes Lagos, desenvolveram-se as indstrias de bens de produo, baseadas no carvo e no minrio de ferro, e nasceu a indstria automobilstica; IV. Aps a Segunda Guerra Mundial, o sul e o oeste do Pas passaram a receber crescentes investimentos industriais tambm atrados pelos campos petrolferos do Golfo do Mxico e da Califrnia. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 7
2012Geografia

(EsPCEx - 2012) Sobre a urbanizao mundial no final do sculo XX e incio do sculo XXI, leia as afirmativas abaixo: I. O Canad e o Brasil, em funo da grande extenso territorial, possuem baixos nveis de urbanizao; II. A maior parte dos pases do continente africano apresenta nveis de urbanizao abaixo de 60%; III. Por apresentar um nmero elevado de grandes cidades, a maioria dos pases do sul e do sudeste asitico apresenta nveis de urbanizao tambm elevados, acima de 80%; IV. A maioria dos pases sul-americanos possui nveis de urbanizao acima de 50%. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 8
2012Geografia

(EsPCEx - 2012) Sobre a agricultura familiar no Brasil, pode-se afirmar que

Questão 9
2012Geografia

(EsPCEx - 2012) Nos ltimos anos, o Brasil tem realizado um enorme esforo no sentido de ampliar sua participao no comrcio internacional, buscando superar os elevados custos de deslocamento que dificultam a chegada dos seus produtos aos mercados externos. Dentre as principais propostas de ao da atual poltica de transporte no Pas, pode-se destacar

Questão 10
2012Geografia

(EsPCEx - 2012) Sobre domnios naturais e clima, leia as afirmativas abaixo: I. A vegetao mediterrnea apresenta espcies xerfilas e se adapta ao clima caracterizado por veres quentes e secos, sendo tpica do norte da Europa e da frica; II. A tundra uma vegetao tpica das reas polares, onde as temperaturas podem chegar a 35 oC. A reproduo rpida se limita aos meses da primavera e do vero; III. As florestas equatoriais possuem vegetao perene e latifoliada adaptada ao clima de elevadas temperaturas e umidade e com pouca amplitude trmica anual; IV. A vegetao desrtica, caracterizada pela grande quantidade de herbceas e de arbustos, como nas savanas, adaptada ao clima desrtico, que possui baixa amplitude trmica diria. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 11
2012Geografia

(EsPCEx - 2012) A agricultura hoje o maior negcio do pas. (...) Apenas [em 2005], a cadeia do agronegcio gerou um Produto Interno Bruto de 534 bilhes de reais. (Faria, 2006 in: Terra, Arajo e Guimares, 2009). A atual expanso da agricultura e do agronegcio no Brasil deve-se, entre outros fatores ao()

Questão 12
2012Geografia

(EsPCEx - 2012) Sobre os principais efeitos do fenmeno El Nio nas diferentes regies do Brasil, pode-se afirmar que

1-12 de 12