Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ESPCEX 2012 | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão 1
2012Química

(EsPCEx - 2012) Dada a seguinte equao inica de oxidorreduo da reao, usualmente utilizada em etapas de snteses qumicas, envolvendo o on dicromato(Cr2O72-)e o cido oxlico (H2C2O4): Cr2O72- + H2C2O4 + H+ Cr3+ + CO2 + H2O Considerando a equao acima e o balanceamento de equaes qumicas por oxidorreduo, a soma total dos coeficientes mnimos e inteiros obtidos das espcies envolvidas e a substncia que atua como agente redutor so, respectivamente,

Questão 2
2012Química

(EsPCEx - 2012) Duas cubas eletrolticas distintas, uma contendo eletrodos de nquel (Ni) e soluo aquosa de NiSO4 e outra contendo eletrodos de prata (Ag) e soluo aquosa de AgNO3, esto ligadas em srie, conforme mostra a figura a seguir. Esse conjunto de cubas em srie ligado a uma bateria durante um certo intervalo de tempo, sendo observado um incremento de 54 g de massa de prata em um dos eletrodos de prata. Desse modo, o incremento da massa de nquel em um dos eletrodos de nquel de Dados: Constante de Faraday = 96500 Coulombs/mol de eltrons; Massa molar do nquel = 59 g/mol; Massa molar da prata = 108 g/mol.

Questão 3
2012Química

(EsPCEx - 2012) Considere as semirreaes com os seus respectivos potenciais-padro de reduo dados nesta tabela: Baseando-se nos dados fornecidos, so feitas as seguintes afirmaes: I o melhor agente redutor apresentado na tabela a prata; II a reao Zn2+(aq)+ Cu0(s) Zn0(s)+ Cu2+(aq)no espontnea; III pode-se estocar, por tempo indeterminado, uma soluo de nitrato de nquel II, em um recipiente revestido de zinco, sem danific-lo, pois no haver reao entre a soluo estocada e o revestimento de zinco do recipiente; IV a fora eletromotriz de uma pilha eletroqumica formada por chumbo e magnsio 2,24 V; V uma pilha eletroqumica montada com eletrodos de cobre e prata possui a equao global: 2 Ag+(aq)+Cu0(s)2 Ag(s)+ Cu2+(aq). Das afirmaes acima, esto corretas apenas:

Questão 4
2012Química

(EsPCEx - 2012) Considere a seguinte reao qumica em equilbrio num sistema fechado a uma temperatura constante: 1H2O(g)+ 1C(s)+ 31,4 kcal1CO(g)+ 1H2(g) A respeito dessa reao, so feitas as seguintes afirmaes: I. A reao direta trata-se de um processo exotrmico; II. O denominador da expresso da constante de equilbrio em termos de concentrao molar (KC) igual a [H2O].[C] III. Se for adicionado mais monxido de carbono (CO(g)) ao meio reacional, o equilbrio ser deslocado para a esquerda, no sentido dos reagentes; IV. O aumento na presso total sobre esse sistema no provoca deslocamento de equilbrio. Das afirmaes feitas, utilizando os dados acima, est(o) correta(s):

Questão 5
2012Química

(EsPCEx - 2012) A tabela abaixo cria uma vinculao de uma ordem com a frmula estrutural do composto orgnico, bem como o seu uso ou caracterstica: Ordem Composto Orgnico Uso ou Caracterstica 1 Produo de Desinfetantes e Medicamentos 2 Conservante 3 Essncia de Ma 4 Componente do Vinagre 5 Matria-Prima para Produo de Plstico A alternativa correta que relaciona a ordem com o grupo funcional de cada composto orgnico :

Questão 6
2012Química

(EsPCEx - 2012) Um istopo radioativo de Urnio-238 (92U238) , de nmero atmico 92e nmero de massa 238, emite uma partcula alfa, transformando-se num tomo X, o qualemite uma partcula beta, produzindo um tomo Z, que por sua vez emite uma partcula beta,transformando-se num tomo M. Um estudante analisando essas situaes faz as seguintesobservaes: I. Os tomos X e Z so isbaros; II. O tomo M istopo do Urnio-238; III. O tomo Z possui 143 nutrons; IV. O tomo X possui 90 prtons. Das observaes feitas, utilizando os dados acima, esto corretas:

Questão 7
2012Química

(EsPCEx - 2012) Assinale a alternativa correta: Dados: Nmeros atmicos: H (Z = 1); C (Z = 6); O (Z = 8)

Questão 8
2012Química

(EsPCEx - 2012) O etino, tambm conhecido como acetileno, um alcino muito importante na Qumica. Esse composto possui vrias aplicaes, dentre elas o uso como gs de maarico oxiacetilnico, cuja chama azul atinge temperaturas em torno de 3000 C. A produo industrial do gs etino est representada, abaixo, em trs etapas, conforme as equaes balanceadas: Considerando as etapas citadas e admitindo que o rendimento de cada etapa da obteno do gs etino por esse mtodo de 100%, ento a massa de carbonato de clcio (CaCO3(s))necessria para produzir 5,2 gdo gs etino (C2H2(g)) Dados: Elemento Qumico H (Hidrognio) C (Carbono) O (Oxignio) Ca (Clcio) Massa Atmica 1 u 12u 16 u 40 u

Questão 9
2012Química

(EsPCEx - 2012) Uma amostra de 5 g de hidrxido de sdio (NaOH) impuro foidissolvida em gua suficiente para formar 1L de soluo. Uma alquota de 10 mL dessa soluo aquosa consumiu, numa titulao, 20 mL de soluoaquosa de cido clordrico (HC) de concentrao igual 0,05 Admitindo-se que as impurezas do NaOH no reagiram com nenhuma substncia presente nomeio reacional, o grau de pureza, em porcentagem, de NaOH na amostra Dados: Elemento Qumico Na (Sdio) H (Hidrognio) O (Oxignio) C (Cloro) Massa Atmica 23 u 1 u 16 u 35,5 u

Questão 10
2012Química

(EsPCEx - 2012) Considere os seguintes xidos: I. MgO II. CO III. CO2 IV. CrO3 V. Na2O Os xidos que, quando dissolvidos em gua pura, reagem produzindo bases so

Questão 11
2012Química

(EsPCEx - 2012) So dadas as seguintes afirmativas: I. Joseph J. Thomson, em seu modelo atmico, descrevia o tomo como uma estrutura na quala carga positiva permanecia no centro, constituindo o ncleo, enquanto as cargas negativasgiravam em torno desse ncleo; II. Um tomo, no estado fundamental, que possui 20 eltrons na sua eletrosfera, ao perder doiseltrons, gerar um ction bivalente correspondente, com configurao eletrnica segundoo diagrama de Linus Pauling igual a 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 ; III. A afinidade eletrnica (eletroafinidade) aumenta conforme o raio atmico diminui. Dessaforma, devido ao seu menor raio atmico, o oxignio (Z=8) possui maior afinidade eletrnicado que o enxofre (Z=16), ambos pertencentes mesma famlia da Tabela Peridica; IV. O raio de um on negativo (nion) sempre menor que o raio do tomo que lhe deu origem. Das afirmaes feitas, utilizando os dados acima, esto corretas apenas:

Questão 12
2012Química

(EsPCEx - 2012) A gua oxigenada ou soluo aquosa de perxido de hidrognio (H2O2) uma espcie bastante utilizada no dia a dia na desinfeco de lentes de contato e ferimentos. A sua decomposio produz oxignio gasoso e pode ser acelerada por alguns fatores como o incremento da temperatura e a adio de catalisadores. Um estudo experimental da cintica da reao de decomposio da gua oxigenada foi realizado alterando-se fatores como a temperatura e o emprego de catalisadores, seguindo as condies experimentais listadas na tabela a seguir: Condio Experimental Tempo de Durao da Reao no Experimento (t) Temperatura (C) Catalisador 1 t1 60 ausente 2 t2 75 ausente 3 t3 90 presente 4 t4 90 ausente Analisando os dados fornecidos, assinale a alternativa correta que indica a ordem crescente dos tempos de durao dos experimentos.

1-12 de 12