Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - ESPCEX 2013 | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão 21
2013Geografia

(EsPCEx - 2013)O Brasil o dcimo pas que mais investe em energia limpa no mundo, segundo o relatrio Who is winning the Clean Energy Race (Quem est ganhando a corrida da energia limpa, em traduo livre). () Os dados, que no incluem energia nuclear, mostram gastos de 8 bilhes de dlares pelo Pas, no setor em 2011, contra os 6,9 bilhes do ano anterior. (http://www.contacapital.com.br, consultado em 22/11/2012). Sobre as fontes de energia limpa utilizadas em nosso Pas, podemos afirmar que I) so assim chamadas pois trata-se de fontes de energia no poluentes, no emissoras de carbono, alm de renovveis. II) por ser um pas privilegiado em termos de radiao solar, a participao da energia solar na matriz energtica brasileira a maior dentre as fontes de energia renovveis utilizadas. III) apesar do elevado custo de instalao, a energia elica uma fonte de energia limpa a custo zero que, no Brasil, utilizada principalmente para bombeamento de gua na irrigao. IV) embora a biomassa proveniente da cana seja considerada uma fonte de energia limpa, sua utilizao como fonte de energia vem se reduzindo, uma vez que as queimadas durante a colheita da cana-de-acar geram grande poluio do ar. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 22
2013Geografia

(EsPCEx - 2013) ... o povoamento do territrio brasileiro se fez baseado na formao de reas de atrao e reas de repulso de populao. E, na atualidade, a distribuio espacial da populao tambm obedece a essa dinmica. (ADAS, 2004, p. 300) Sobre as caractersticas do fenmeno migratrio no territrio brasileiro podemos afirmar: I. assim como o Nordeste, na dcada de 1950, o Centro-Oeste e a Amaznia, a partir da dcada de 1990, tambm passam a ser considerados reas de repulso populacional. II. na dcada de 1990, com a reativao de alguns setores da economia nordestina, como o turismo e a instalao de diversas empresas, estabeleceu-se um fluxo de retorno de populao para o Nordeste. III. observa-se que a participao da populao migrante na populao local tem maior expresso nas regies de fronteira agropecuria, onde a expanso da produo agrcola tem gerado o aumento do emprego e da renda. IV. segundo o IBGE, em So Paulo, o aumento do saldo migratrio, registrado entre 1991 e 2000, revela que ocorreu aumento no fluxo de entrada de migrantes e significativa diminuio das sadas do estado. V. tendncias mais recentes da mobilidade da populao no Brasil apontam para o aumento das migraes intrarregionais e dos fluxos urbano-urbano. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 23
2013Geografia

(EsPCEx - 2013) A seleo brasileira de futebol, vinda de Berlim (15E de Greenwich), precisa chegar cidade do Rio de Janeiro (45W de Greenwich) s 13h do dia 25/10/2013, horrio local. Considere que o avio far o percurso leste-oeste e que o tempo de voo contnuo ser de 10 (dez) horas. Para que a seleo chegue ao Rio de Janeiro, no horrio predeterminado, o voo dever partir de Berlim s __________ do dia _________ . Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas acima.

Questão 24
2013Geografia

(EsPCEx - 2013) Sobre as vias de circulao e suas interferncias, no espao econmico dos pases, pode-se afirmar que: I. apesar da tendncia de forte crescimento do modal rodovirio em pases de dimenses continentais, as ferrovias continuam a deslocar parcela significativa das cargas. II. os elevados custos de deslocamento por via area fazem com que o volume e o valor monetrio das mercadorias transportadas sejam desprezveis em relao ao transportado pelos demais modais de transporte. III. a fim de aumentar a velocidade e reduzir os custos de deslocamento, observa-se que os sistemas de transporte modernos caracterizam-se pela complementariedade entre os diferentes modais de transporte. IV. a rugosidade espacial representada por ferrovias arcaicas, que do acesso aos portos de um pas, reduz o poder de consumo de sua populao. V. a opo do governo brasileiro pelo transporte rodovirio justifica-se pelo fato de as ferrovias e hidrovias serem lentas e inadequadas para o transporte de cargas a longas distncias. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 25
2013Geografia

(EsPCEx - 2013) A frica desafia a lei da transio demogrfica. (Mundo Geografia e Poltica Internacional, Ano II, n 5, p.9, apud MAGNOLI ARAJO, 2005, p.143). A falta de investimentos nos pases da frica subsaariana tem acarretado grande atraso no processo de transio demogrfica desses pases. Esse atraso caracterizado pela(s)

Questão 26
2013Geografia

(EsPCEx - 2013) Apesar de excees como as metrpoles de So Francisco, Los Angeles e Dallas, (...) o ritmo frentico da urbanizao e o aparecimento de novas megacidades nas ltimas dcadas so fenmenos caractersticos do mundo subdesenvolvido (MAGNOLI ARAJO, 2004, p.170). Sobre o acelerado crescimento das cidades nos pases subdesenvolvidos, podemos afirmar que I) a urbanizao desses pases repete o processo vivido pela Europa, pois o crescimento de suas grandes cidades tem sido to rpido quanto foi o das cidades europeias. II) as novas megacidades nesses pases crescem principalmente sobre a base da expanso dos empregos no Setor Tercirio. III) o processo de urbanizao gerou uma complexa hierarquia urbana, nesses pases, na qual as metrpoles convivem com uma rede densa de cidades mdias, que concentra a maior parte da populao urbana. IV) o acelerado crescimento das megacidades gerou, nesses pases, o chamado dficit habitacional, o qual figura como um dos mais graves problemas caractersticos das metrpoles. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 27
2013Geografia

(EsPCEx - 2013) Segundo o IBGE, em 2007, o nvel de urbanizao brasileira j era de 83,5%, ndice superior ao da maior parte dos pases europeus. Alguns estudiosos acreditam que o Brasil apresenta, na verdade, nvel de urbanizao menor do que revelam as estatsticas do IBGE. De acordo com os estudiosos, essa elevada urbanizao apontada pelas estatsticas deve-se ao fato de a legislao do Pas considerar como urbanas as localidades que

Questão 28
2013Geografia

(EsPCEx - 2013) A partir do conhecimento das diferentes formaes geolgicas do territrio brasileiro, possvel deduzir a ocorrncia de determinadas riquezas minerais. Na rea I, hachurada no mapa esquemtico das formaes geolgicas brasileiras a seguir, verifica-se a presena de jazidas de

Questão 29
2013Geografia

(EsPCEx - 2013) No passado, a fumaa das chamins servia para distinguir os pases desenvolvidos dos pases subdesenvolvidos. (MAGNOLI ARAJO, 2004, p.126). At a dcada de 1930, eram considerados pases desenvolvidos aqueles cuja economia estivesse fundamentada na produo industrial e pases subdesenvolvidos aqueles em que a economia estivesse assentada na agricultura ou explorao mineral. Atualmente, com algumas excees, no panorama global, funciona como importante critrio para separar os pases desenvolvidos dos subdesenvolvidos o

Questão 30
2013Geografia

(EsPCEx - 2013)Imagens mostram que 57% da rea original desse domnio morfoclimtico brasileiro j esto desmatados. Sua biodiversidade tambm est ameaada, fato que o aponta como um dos dois hotspots (MYERS, 1988, apud TERRA; ARAJO; GUIMARAES, 2009, p.186) identificados no Pas. A utilizao de tecnologias modernas para corrigir os solos cidos possibilitou a intensificao da produo agrcola, o que vem acelerando a devastao desse domnio. O texto acima refere-se ao domnio morfoclimtico do(a)

Questão 31
2013Geografia

(EsPCEx - 2013) A centralizao de capitais proporcionou aos conglomerados um novo poder o de ultrapassar as fronteiras nacionais. Dispersando as atividades produtivas pelos mais diversos pases, as transnacionais aproveitam-se das diferenas entre eles para auferir maiores lucros. (MAGNOLI ARAJO, 2004, p.90). Depois da Segunda Guerra Mundial, inmeras reas localizadas em pases subdesenvolvidos receberam unidades industriais dos pases desenvolvidos. Esse deslocamento industrial para o Brasil, principalmente, entre 1968 e 1973, acarretou

Questão 32
2013Geografia

(EsPCEx - 2013)A acelerao dos fluxos de informao propiciada pelas inovaes no meio tecnocientficoinformacional tem repercutido em toda a vida social e econmica e, consequentemente, na organizao do espao geogrfico mundial. Dentre essas repercusses, podemos destacar

1-12 de 12