Questões e gabarito - ESPCEX 2014

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 108
Questão
2014Português

(Espcex (Aman) 2014) Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas da frase:Este é o autor ________ obra tenho simpatia e ________ gosto muito.

Questão
2014Geografia

(Espcex (Aman) 2014) ... o povoamento do território brasileiro se fez baseado na formação de áreas de atração e áreas de repulsão de população. E, na atualidade, a distribuição espacial da população também obedece a essa dinâmica. (ADAS, 2004, p. 300) Sobre as características do fenômeno migratório no território brasileiro podemos afirmar: I. assim como o Nordeste, na década de 1950, o Centro-Oeste e a Amazônia, a partir da década de 1990, também passam a ser considerados áreas de repulsão populacional. II. na década de 1990, com a reativação de alguns setores da economia nordestina, como o turismo e a instalação de diversas empresas, estabeleceu-se um fluxo de retorno de população para o Nordeste. III. observa-se que a participação da população migrante na população local tem maior expressão nas regiões de fronteira agropecuária, onde a expansão da produção agrícola tem gerado o aumento do emprego e da renda. IV. segundo o IBGE, em São Paulo, o aumento do saldo migratório, registrado entre 1991 e 2000, revela que ocorreu aumento no fluxo de entrada de migrantes e significativa diminuição das saídas do estado. V. tendências mais recentes da mobilidade da população no Brasil apontam para o aumento das migrações intrarregionais e dos fluxos urbano-urbano. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

Questão
2014Português

(Espcex (Aman) 2014) No fragmento: A designação gótico, na literatura, associa-se ao universo cadente..., a expressão na literatura está separada por vírgulas porque se trata de um(a)

Questão
2014Matemática

De todos os números complexos z que satisfazem a condição, existe um número complexoque fica mais próximo da origem. A parte real desse número complexoé igual a:

Questão
2014Química

(Espcex (Aman) 2014) Considerando a equação não balanceada da reação de combustãodo gás butanodescrita por C4H10(g) + O2 (g) CO2 (g) + H2O (g), a 1 atm e 25 (condições padrão) e ocomportamento desses como gases ideais, o volume de gás carbônico produzido pelacombustão completa do conteúdo de uma botija de gás contendo 174,0 g de butano é: Dados: Massas Atômicas: C = 12 u; O = 16 u e H = 1 u; Volume molar nas condições padrão:24,5 L/mol.

Questão
2014Química

(Espcex (Aman) 2014) O besouro bombardeiro (Brachynus creptans) possui uma arma química extremamente poderosa. Quando necessário, ele gera uma reação química em seu abdômen, liberando uma substância denominada de p-benzoquinona (ou 1,4-benzoquinona) na forma de um líquido quente e irritante, com emissão de um ruído semelhante a uma pequena explosão, dando origem ao seu nome peculiar. Acerca dessa substância química, são feitas as seguintes afirmativas: I. O nome oficial, segundo a União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), da pbenzoquinona é ciclohexa-2,5-dien-1,4-diona. II. Sua fórmula molecular é C6H4O2. III. Ela pertence à função fenol. Das afirmativas feitas está(ão) correta(s) apenas:

Questão
2014Química

(Espcex (Aman) 2014)Baseado no texto a seguir responda à questão. Reações conhecidas pelo nome de Termita são comumente utilizadas em granadas incendiárias para destruição de artefatos, como peças de morteiro, por atingir temperaturas altíssimas devido à intensa quantidade de calor liberada e por produzir ferro metálico na alma das peças, inutilizando-as. Uma reação de Termita muito comum envolve a mistura entrealumínio metálico e óxido de ferro III, na proporção adequada, e gera como produtos o ferro metálico e o óxido de alumínio, além de calor, conforme mostra a equação da reação: 2 A(s) + Fe2O3(s)2 Fe(s) + A2O3(s) + calor Reação de Termita Dados: Massas atômicas: A= 27 u; Fe = 56 u e O = 16 u Entalpia Padrão de Formação: H0f A2O3 = -1675,7 kJmol-1;H0f Fe2O3 = - 824,2 kJmol-1; H0f A0 = 0 kJmol-1;H0f Fe0 = 0 kJmol-1  Considerando a equação de reação de Termita apresentada e os valores de entalpia (calor) padrão das substâncias componentes da mistura, a variação de entalpia da reação de Termita é

Questão
2014Matemática

(Espcex (Aman) 2014) Considere um prisma regular reto de base hexagonal tal que a razão entre a aresta da base e a aresta lateral é . Aumentando-se a aresta da base em 2 cm e mantendo-se a aresta lateral, o volume do prisma ficará aumentado de 108 cm3 . O volume do prisma original é

Questão
2014História

(Espcex (Aman) 2014) Leia os dois textos abaixo: TEXTO I Em 1873, Bismarck instaurou a Liga dos Três Imperadores, da qual faziam parte a Alemanha, a Áustria-Hungria e a Rússia. Entretanto, as divergências entre a Rússia e a Áustria com relação à região dos Bálcãs, ocasionadas pelo fato de a Rússia apoiar as minorias eslavas da região, desejosas de independência, acabou com essa aliança em 1878. Em 1882, o Segundo Reich une-se ao Império Austro-Húngaro e à Itália. (VICENTINO, 2007, modificado) TEXTO II Somente na última década do Século XIX, a França começou a sair do seu isolamento internacional, conseguindo estabelecer um pacto militar com a Rússia em 1894. No início doséculo XX, também a Inglaterra se aproximou da França, formando uma Aliança que fundia os interesses comuns dos dois países no plano internacional. Em 1907, a Rússia se aliou à França e à Inglaterra. (VICENTINO, 2007, modificado) Os dois textos descrevem a formação de blocos, antecedendo a Primeira Guerra Mundial. Os textos I e II narram, respectivamente, a formação da

Questão
2014Física

(Espcex (Aman) 2014) Um portão maciço e homogêneo de 1,60 m de largura e 1,80 m decomprimento, pesando 800 N, está fixado em um muro por meio das dobradiças A, situada a0,10 m abaixo do topo do portão, e B, situada a 0,10 m de sua parte inferior.A distância entreas dobradiças é de 160 m, conforme o desenho abaixo. Elas têm peso e dimensões desprezíveis, e cada dobradiça suporta uma força cujo módulo dacomponente vertical é metade do peso do portão. Considerando que o portão está em equilíbrio, e que o seu centro de gravidade está localizadoem seu centro geométrico, o módulo da componente horizontal da força em cada dobradiça Ae B vale, respectivamente:

Questão
2014História

(Espcex (Aman) 2014) O feudalismo foi a forma de organização política, social e econômica dominante na Europa Ocidental durante a Idade Média. (AZEVEDO SERIACOPI, 2007) Abaixo estão redigidas algumas afirmações: I. Os servos da gleba viviam sob o domínio dos senhores feudais. II. Declínio das atividades rurais e fortalecimento das atividades comerciais urbanas. III. Sociedade rigidamente hierarquizada, mas com grande mobilidade entre as classes. IV. Poder político fragmentado entre senhores feudais e o rei. V. Grandes senhores de terras e alto clero ocupavam o topo da sociedade. Assinale a alternativa que lista unicamente características do feudalismo.

Questão
2014Inglês

Leia o texto a seguir e responda as questões 45, 46 e 47. Another title to this article could be

Questão
2014História

(Espcex (Aman) 2014) O século XVIII registrou profundas transformações na maneira de governar de diversos dirigentes: - Frederico II, da Prússia, aboliu as torturas aplicadas aos presos em seu país [...] incentivou as letras, as artes e as ciências [...] e dirigiu pessoalmente a reforma de Berlim, capital da Prússia na época. (BOULOS JR, 2011) - O Marquês de Pombal, principal ministro do rei D. José I [...] valendo-se de seu enorme poder, decretou a emancipação dos indígenas na América portuguesa, a abolição da escravidão africana e a fundação da Imprensa Régia, em Portugal (BOULOS JR, 2011). - José II, da Áustria, adotou a tolerância religiosa, mas manteve intocados o militarismo e a servidão. (BOULOS JR, 2011) - Catarina II, da Rússia, mandou construir escolas, fundou hospitais, dirigiu a reforma da capital (São Petersburgo) e combateu a corrupção nos meios civis e religiosos. (BOULOS JR, 2011) Sobre os dirigentes acima mencionados e seus governos, pode-se afirmar que

Questão
2014Geografia

(Espcex (Aman) 2014) A centralização de capitais proporcionou aos conglomerados um novo poder o de ultrapassar as fronteiras nacionais. Dispersando as atividades produtivas pelos mais diversos países, as transnacionais aproveitam-se das diferenças entre eles para auferir maiores lucros. (MAGNOLI ARAÚJO, 2004, p.90). Depois da Segunda Guerra Mundial, inúmeras áreas localizadas em países subdesenvolvidos receberam unidades industriais dos países desenvolvidos. Esse deslocamento industrial para o Brasil, principalmente, entre 1968 e 1973, acarretou

Questão
2014História

(Espcex (Aman) 2014)Durante o governo Vargas (1930-1945), surgiram no Brasil duas agremiações políticas, a Aliança Nacional Libertadora (ANL) e a Ação Integralista Brasileira (AIB). Leia as afirmações abaixo. I. A ANL era de tendência fascista e a AIB tinha tendência socialista. II. Ambas defendiam a moratória (não pagamento da dívida externa), a nacionalização das empresas estrangeiras e o combate aos latifúndios. III. O líder da AIB era Plínio Salgado. IV. Argumentando a existência de um Plano Cohen, o governo Vargas ordenou a dissolução do Congresso Nacional. V. Em novembro de 1935, a ANL fracassou na tentativa de tomar o poder através de um golpe (Intentona Comunista). Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas.

NOVIDADES
Kuadro