Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - ESPCEX 2014 | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão 1
2014Geografia

(EsPCEx - 2014) Relatrios da ONU alertam que se o padro de consumo no mudar, em 2025, 1.8 bilho de pessoas estaro vivendo em regies com absoluta escassez de gua, e dois teros da populao do mundo poder estar vivendo sob condies de estresse hdrico. redeglobo.globo.com/globoecologia/noticia/2013/05/mundoenfrenta.crise-de-agua-doce Sobre os fatores relacionados crise de abastecimento de gua potvel no mundo, podemos afirmar que I. embora a gua doce disponvel no mundo ultrapasse largamente as necessidades de consumo atuais, a crise da gua uma realidade no planeta. II. em muitos pases, as reservas de gua subterrneas renovam-se em velocidade menor que a retirada de gua, provocando a secagem de poos e um efeito de subsidncia (rebaixamento) bastante pronunciado em suas reas urbanas, que compromete a estrutura das construes e dos monumentos histricos. III. a construo de barragens em rios compartilhados por diferentes pases, viabilizando projetos de irrigao e beneficiando as atividades agrcolas, tem contribudo para a reduo do estresse hdrico entre esses pases. IV. o Aqufero Guarani uma importante reserva estratgica de recursos hdricos para o Centro- Sul do Brasil, a qual ainda no est sendo explorada, haja vista as abundantes chuvas que alimentam os rios, os quais, por si s, garantem o abastecimento da regio mais dinmica do Pas. V. entre os diversos usos da gua, o uso industrial o que apresenta as maiores taxas de desperdcio em termos globais. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas:

Questão 2
2014Geografia

(EsPCEx - 2014) Sobre o comrcio agrcola mundial, podemos afirmar que, I. atualmente, o Japo e o Egito esto entre os maiores importadores mundiais de cereais. II. ao contrrio da Unio Europeia, dos Estados Unidos e da China, o Brasil exibe elevado saldo positivo na sua balana comercial de produtos agrcolas. III. na ltima dcada, o aumento dos investimentos no agronegcio e a difuso dos organismos geneticamente modificados (OGM) na agricultura fizeram com que o comrcio mundial de produtos agrcolas superasse em valor o comrcio mundial de manufaturados. IV. graas Organizao Mundial do Comrcio (OMC), que em 2002 ps fim poltica de subsdios agrcolas concedida pelos pases desenvolvidos aos seus agricultores, pases como o Brasil e a Argentina tm obtido maior destaque no comrcio mundial de produtos agrcolas. V. devido aos elevados custos do transporte de carga no Brasil, a soja brasileira vem perdendo paulatinamente posio de destaque dentre os grandes exportadores mundiais desse produto. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 3
2014Geografia

(EsPCEx - 2014) Sobre um mapa com escala de 1: 500.000, o comandante de uma tropa demarca uma rea a ser conquistada em solo inimigo. Essa rea demarcada apresenta o formato de um quadrado com 8 cmde lado. A rea demarcada, a ser conquistada, mede na realidade

Questão 4
2014Geografia

(EsPCEx - 2014) Sob o impacto da modernizao econmica e da integrao nacional, o Brasil passou de um pas agroexportador e rural a um pas urbano e industrial. Um processo vertiginoso de urbanizao revolucionou [...] a sociedade brasileira em apenas meio sculo. Mas esse um processo regionalmente desigual []. MAGNOLI, Demtrio. Geografia para o Ensino Mdio. 2 ed. So Paulo: Atual, 2012, p. 264. As desigualdades no ritmo da urbanizao regional do Brasil evidenciam-se I. na configurao geral das redes de transporte, a qual se apresenta mais densa e articulada nas regies mais povoadas e economicamente mais dinmicas, como as do Sudeste e do Sul do Pas. II. na configurao de suas redes urbanas, as quais se apresentam menos integradas nas regies Norte e Centro-Oeste, e so caracterizadas por um pequeno nmero de metrpoles e um grande nmero de cidades mdias com a funo de capitais regionais. III. nas fortes diferenas no ritmo de transferncia da populao do meio rural para o meio urbano, destacando-se a regio Nordeste que, devido ao intenso xodo rural sofrido, conheceu uma rpida trajetria de urbanizao. IV. nos diferentes nveis de investimentos de capital realizados tanto pelo Estado como por empresas nacionais e transnacionais, que, selecionando um nmero reduzido de cidades no Pas, acabaram determinando um processo de metropolizao mais acentuado na regio Centro-Sul. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 5
2014Geografia

(EsPCEx - 2014) Logo aps a Segunda Guerra Mundial, a estrutura econmica regional norte-americana sofreu um profundo rearranjo resultante da perda de dinamismo industrial do Manufacturing Belt. Os novos investimentos promoveram concentrao de indstrias no Oeste e no Sul dos Estados Unidos. Entre os fatores que contriburam para o redirecionamento dos investimentos para o Oeste e para o Sul dos Estados Unidos, nesse perodo, podemos destacar I. a limitada disponibilidade de ferro e carvo mineral nas jazidas da regio do Manufacturing Belt, minerais estes indispensveis indstria siderrgica. II. o interesse comercial pela bacia do Pacfico, haja vista a reconstruo econmica do Japo nesse perodo. III. a produo crescente de petrleo no Golfo do Mxico. IV. a grande disponibilidade de matria-prima pesada nessas novas regies, fundamental para a expanso da indstria de alta tecnologia, fortemente dependente de tais fontes. V. a possibilidade de reduo dos custos com a fora de trabalho, uma vez que as novas empresas estariam distantes dos sindicatos operrios do Manufacturing Belt. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 6
2014Geografia

(EsPCEx - 2014) Sobre a matriz energtica brasileira podemos afirmar que I. embora os combustveis fsseis tenham importante participao na matriz energtica brasileira, o Pas apresenta relativo equilbrio no uso de fontes renovveis e no renovveis de energia. II. atualmente, tomados em conjunto, o setor industrial e o setor residencial so responsveis por cerca de 70% do consumo energtico total do Pas. III. a biomassa e o gs natural esto entre as principais fontes na gerao de energia trmica convencional, porm o diesel (derivado do petrleo) continua sendo a principal fonte de gerao eltrica em usinas trmicas no Pas. IV. a descoberta do pr-sal contribuiu para a autossuficincia brasileira em petrleo e interrompeu polticas de diversificao da matriz energtica, tais como a retomada do programa de centrais nucleares e os investimentos em gerao elica no Pas. V. a fim de amenizar os impactos ambientais, o projeto aprovado para a construo da Usina Hidreltrica de Belo Monte (PA) a definiu como uma usina a fio dgua, o que acarretar grandes variaes em sua capacidade de produo entre a estao das cheias e a das vazantes. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 7
2014Geografia

(EsPCEx - 2014) Em 1989, o coeficiente de Gini atingiu no Brasil um pico de 0,636. Depois disso, apresentou redues quase constantes, registrando 0,543 em 2009. O coeficiente de Gini um importante indicador socioeconmico que revela em um pas o grau de

Questão 8
2014Geografia

(EsPCEx - 2014) Em 2003 foi criado o termo BRIC, uma sigla indicando o Brasil, a Rssia, a ndia e a China, respectivamente, como pases que estariam destinados a ingressar no seleto grupo das principais economias mundiais, devido fora de seus recursos naturais, humanos e estratgicos. Sobre os parceiros do Brasil nesse bloco, correto afirmar que I. embora a Rssia tenha perdido importncia econmica no cenrio mundial, apresenta-se como uma estratgica fornecedora de petrleo e gs natural para os pases europeus. II. enquanto na China o setor secundrio responde por quase metade do PIB do Pas; na ndia o setor tercirio que se destaca, respondendo por mais da metade do seu PIB. III. a competitividade da economia chinesa est fortemente relacionada vasta reserva de mo de obra barata, ao seu enorme mercado consumidor potencial e s reformas polticas democrticas promovidas pelo Partido Comunista, sem as quais seria invivel a atuao do grande capital. IV. enquanto o milagre chins articulou-se em torno da produo manufatureira intensiva em mo de obra, a ndia se destaca na globalizao atravs dos setores de biotecnologia e de tecnologias da informao, os quais demandam quantidade relativamente pequena de trabalhadores de alta qualificao. V. em virtude das rgidas polticas de controle de natalidade, tanto a China como a ndia j apresentam taxas de crescimento natural prximas a zero, o que implicar necessariamente um rpido processo de expanso da populao idosa em ambos os pases. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 9
2014Geografia

(EsPCEx - 2014) Sobre o comrcio exterior brasileiro, podemos afirmar que I- no comrcio mundial, o Brasil possui hoje a condio de Global Trader, estando, portanto, comprometido com os princpios do multilateralismo e do liberalismo no comrcio mundial. II- a partir da metade da dcada de 1990, com o aumento da participao de produtos bsicos e semimanufaturados na pauta de exportaes brasileira, a participao do Brasil nos fluxos comerciais globais deu um salto para mais de 3% do total mundial. III- enquanto na pauta de exportaes brasileiras para a Unio Europeia e sia predominam produtos primrios e semimanufaturados, os pases do NAFTA (Acordo de Livre Comrcio da Amrica do Norte) e da Amrica do Sul absorvem, principalmente, produtos manufaturados do Brasil. IV- a reduo das metas de crescimento da economia chinesa fato positivo para a economia brasileira, pois tende a abrir um espao ainda maior para nossas exportaes de produtos bsicos. V- o Mercosul responde por cerca de 40% das exportaes brasileiras, o que revela a forte dependncia comercial do Pas em relao ao bloco e justifica o aumento dos investimentos privados brasileiros nos pases do Mercosul. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 10
2014Geografia

(EsPCEx - 2014) Segundo Melhem Adas (2004), com a venda de produtos a preos mais baixos que o custo de produo, a Unio Europeia foi uma das responsveis pela regresso da agricultura de produtos alimentares bsicos da frica Subsaariana, conduzindo esses pases a uma situao crtica de insegurana alimentar ou de dependncia de importao. A essa prtica econmica chamamos especificamente de

Questão 11
2014Geografia

(EsPCEx - 2014) Nas ltimas dcadas do sculo XX, o nmero de migrantes internacionais aumentou de forma significativa [] por causa das disparidades econmicas entre os pases. TERRA, L; ARAJO, R; GUIMARES, R. Conexes- Estudos de Geografia Geral. 1.ed. So Paulo: Moderna, 2009, p. 327. Sobre as migraes no contexto da globalizao podemos afirmar que I. a globalizao tem facilitado as migraes, devido tanto reduo do custo dos transportes quanto expanso dos meios de comunicao. II. embora os EUA e o ncleo mais prspero da Unio Europeia sejam s duas maiores zonas de atrao de fluxos migratrios do mundo, pases situados no Oriente Mdio so os que possuem maior percentagem de imigrantes na populao. III. a crescente necessidade de mo de obra imigrante por parte da Austrlia tem levado esse Pas a estimular a imigrao atravs de polticas imigratrias menos seletivas. IV. no Mxico, o recebimento de remessas financeiras de seus milhares de emigrados constitui uma das maiores fontes de divisas do Pas. V. as restries cada vez mais rgidas impostas pelos pases desenvolvidos imigrao clandestina, aliada constante vigilncia de suas fronteiras, tm impedido o crescimento do nmero de imigrantes ilegais no mundo. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas.

Questão 12
2014Geografia

(EsPCEx - 2014) Observe o climograma de uma cidade brasileira e considere as afirmativas relacionadas a este. I. O clima representado denominado equatorial, em cuja rea est presente uma vegetao do tipo hidrfila e latifoliada, caracterstica da Floresta Equatorial. II. Refere-se a um clima sob forte influncia da massa Polar atlntica (mPa) e que apresenta uma significativa amplitude trmica anual. III. Trata-se de um clima subtropical mido, com precipitaes ao longo de todo o ano, sem ocorrncia de estao seca. IV. Nas reas em que esse clima predomina, observam-se precipitaes que ultrapassam os 2.200mm, o que, aliado s altas temperaturas, favorece o processo de lixiviao e a consequente laterizao do solo. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto corretas:

1-12 de 12