Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ESPCEX 2014 | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão 1
2014Química

(EsPCEx - 2014) O fosgnio um gs extremamente venenoso, tendo sido usado em combates durante a Primeira Guerra Mundial como agente qumico de guerra. assim chamado porque foi primeiro preparado pela ao da luz do sol em uma mistura dos gases monxido de carbono (CO)e cloro (Cl2)conforme a equao balanceada da reao descrita a seguir: CO(g) + Cl2(g) COCl2(g) Em um reator foram dispostos 560g de monxido de carbono e 355g de cloro. Admitindo-se a reao entre o monxido de carbono e o cloro com rendimento de 100% da reao e as limitaes de reagentes, a massa de fosgnio produzida de Dados: - massas atmicas: C = 12u; Cl = 35,5u O = 16u;

Questão 2
2014Química

(EsPCEx - 2014) O fosgnio um gs extremamente venenoso, tendo sido usado em combates durante a Primeira Guerra Mundial como agente qumico de guerra. assim chamado porque foi primeiro preparado pela ao da luz do sol em uma mistura dos gases monxido de carbono (CO) e cloro 2 (C2 ), conforme a equao balanceada da reao descrita a seguir: CO(g) + C2(g) COC2(g) . Considerando os dados termoqumicos empricos de energia de ligao das espcies, a entalpia da reao de sntese do fosgnio Dados:

Questão 3
2014Química

(EsPCEx - 2014) As substncias oznio dixido (O3) ;dixido de carbono (CO2) ; dixido de enxofre (SO2) ;gua (H2O) e cianeto de hidrognio (HCN) so exemplos que representam molculas triatmicas. Dentre elas, as que apresentam geometria molecular linear so, apenas, Dados:

Questão 4
2014Química

(EsPCEx - 2014) Um tomo neutro do elemento qumico genrico A, ao perder 2eltrons forma um ction bivalente, contendo 36 eltrons. O nmero atmico deste tomo A

Questão 5
2014Química

(EsPCEx - 2014) O cobre uma substncia que possui elevado potencial de reduo e no seu estado metlico sofre pouco em termos de oxidao frente a cidos, no sendo oxidado pela maioria deles. Todavia, ele oxidado na presena de cido ntrico, conforme mostra a equao no balanceada de uma das possveis reaes: Cu(s) + HNO3(aq) Cu(NO3)2(aq) + NO(g) + H2O() Aps o balanceamento da equao com os coeficientes estequiomtricos (menores nmeros inteiros) a soma destes coeficientes ser igual a

Questão 6
2014Química

(EsPCEx - 2014) A Aspirina foi um dos primeiros medicamentos sintticos desenvolvido e ainda um dos frmacos mais consumidos no mundo. Contm como princpio ativo o cido Acetilsaliclico (AAS), um analgsico e antipirtico, de frmula estrutural plana simplificada mostrada abaixo: Considerando a frmula estrutural plana simplificada do AAS, a alternativa que apresenta corretamente a frmula molecular do composto e os grupos funcionais orgnicos presentes na estrutura :

Questão 7
2014Química

(EsPCEx - 2014) A meia vida do radioistopo cobre-64 (29Cu64) de apenas 12,8horas, pois ele sofre decaimento se transformando em zinco, conforme a representao 29Cu64 30Z64 + -10 Considerando uma amostra inicial de 128 mg de cobre-64, aps 76,8 horas, a massa restantedesse radioistopo ser de:

Questão 8
2014Química

(EsPCEx - 2014) Na indstria de alimentos, para se evitar que a massa de pes e biscoitos fique com aspecto amarelado, utiliza-se como aditivo, um cido orgnico fraco monoprtico, o propanoico. Considerando a constante de ionizao do cido propanoico igual a 1,0 10-5e as condies de temperatura e presso de 25C e 1 atm, o pH aproximado de uma soluo de concentrao 0,001 mol L-1desse cido

Questão 9
2014Química

(EsPCEx - 2014) Uma amostra de acar exposta ao oxignio do ar pode demorar muito tempo para reagir. Entretanto, em nosso organismo, o acar consumido em poucos segundos quando entra em contato com o oxignio. Tal fato se deve presena de enzimas que agem sobre as molculas do acar, criando estruturas que reagem mais facilmente com o oxignio.... Adaptado de Usberco e Salvador, Qumica, vol 2, FTD, SP, pg 377, 2009. Baseado no texto acima, a alternativa que justifica corretamente a ao qumica dessas enzimas :

Questão 10
2014Química

(EsPCEx - 2014) O suor humano praticamente inodoro, contudo algumas bactrias que vivem na superfcie da pele degradam derivados proteicos produzindo normalmente substncias cidas, responsveis pelo odor desagradvel do suor. Dentre os produtos de degradao que podem gerar cheiro azedo e de rano, tm-se os cidos comumente denominados de actico, butrico e lctico, cujas estruturas so mostradas a seguir. Com relao a estas substncias citadas, so feitas as afirmativas abaixo. I. cido Actico a nomenclatura usual do composto que, segundo a nomenclatura oficial da Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada (IUPAC), denominado de cido metanoico. II. As substncias apresentadas possuem na estrutura grupos que caracterizam a funo qumica cido carboxlico. III. O motivo de o cido lctico apresentar maior ponto de fuso que o cido butrico pode ser atribudo aos fatos de o cido lctico ter maior massa molecular e de ser capaz de estabelecer maior nmero de fortes interaes intermoleculares. Dados: - massas atmicas: C = 12u; H = 1u; O = 16u Das afirmativas apresentadas est(o) correta(s)

Questão 11
2014Química

(EsPCEx - 2014) O cido clordrico (HC) reage com alguns metais. Ao reagir com o magnsio metlico (Mg0), forma como produtos um gs inflamvel/explosivo e um sal. Os nomes destes produtos formados so, respectivamente:

Questão 12
2014Química

(EsPCEx - 2014) Uma pilha de zinco e prata pode ser montada com eletrodos de zinco e prata e representada, segundo a Unio Internacional de Qumica Pura e Aplicada (IUPAC), pela notao Zn(s) / Zn2+(aq) 1 mol L-1 / / Ag+(aq)1 mol L-1 / Ag(s). As equaes que representam as semirreaes de cada espcie e os respectivos potenciais padro de reduo (25C e 1 atm) so apresentadas a seguir. Zn+2(aq) + 2e- Zn(s) E0 =-0,76 V Ag+(aq) + 1e- Ag(s) E0 = +0,80 V Com base nas informaes apresentadas so feitas as afirmativas abaixo. I. No eletrodo de zinco ocorre o processo qumico de oxidao. II. O ctodo da pilha ser o eletrodo de prata. III. Ocorre o desgaste da placa de zinco devido ao processo qumico de reduo do zinco. IV. O sentido espontneo do processo ser Zn+2 + 2 Ag0 Zn0 + 2 Ag+ V. Entre os eletrodos de zinco e prata existe uma diferena de potencial padro de 1,56 V. Esto corretas apenas as afirmativas

1-12 de 12