Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - ESPCEX 2016 | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão 1
2016Geografia

(EsPCEx - 2016) Em 1540 a.C., o filsofo grego Xenfanes encontrou conchas marinhas nos cumes de montanhas e pensou que elas poderiam ter estado no fundo do mar em algum momento, sendo posteriormente soerguidas. Ele tinha razo: foras do interior da Terra movimentam a crosta terrestre, criam novos relevos ou modificam sua estrutura e fisionomia [...]. Terra, Lygia; Arajo, Regina; Guimares, Raul.Conexes: estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2015, p. 313. Essas novas formas de relevo criadas so constantemente modificadas sob a ao da gua e do ar, por exemplo. Assim, sobre a dinmica do relevo terrestre e a atuao dos agentes internos e externos do relevo, pode-se afirmar que I. a presena da Dorsal Mesoatlntica, grande cadeia de montanhas submersa no Oceano Atlntico, ajuda a explicar a pouca probabilidade de ocorrerem tsunamis na costa brasileira, uma vez que esta fruto no da coliso, mas do afastamento entre placas tectnicas. II. no terremoto ocorrido no Japo, em 2011, a poro nordeste do Pas foi a mais atingida, por ser a mais prxima ao epicentro do maremoto, isto , por estar mais prxima ao local da superfcie onde se manifestou o maremoto. III. os movimentos orogenticos, ao atingirem as rochas com maior plasticidade, da crosta terrestre, so os responsveis, por exemplo, pela formao de grandes dobramentos modernos, como os Alpes e os Andes. IV. a formao de grandes deltas como o do rio Nilo e a formao de grandes plancies aluviais, favorveis atividade agrcola, como a do rio Ganges, esto associadas, principalmente, eroso pluvial. V. a presena de solos pedregosos nas regies desrticas est relacionada, principalmente, ao predominante do intemperismo qumico nas rochas dessa regio. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 2
2016Geografia

(EsPCEx - 2016) Considere as seguintes afirmativas sobre impactos ambientais em trs grandes domnios morfoclimticos brasileiros: I. Possui uma formao vegetal muito densa, com grande biodiversidade. Possui o maior nmero de espcies ameaadas do Brasil devido, dentre outros, explorao madeireira, s monoculturas de exportao e expanso urbana. Devido ao intenso desmatamento de suas encostas, so intensos os processos erosivos e frequentes os deslizamentos de terra nesse domnio morfoclimtico. II. Nas bordas desse domnio, caracterizado pelo relevo de plancies, depresses e baixos planaltos, localiza-se a maior parte do chamado arco do desmatamento, uma rea cujas atividades econmicas, ligadas extrao madeireira e abertura de novas reas para a agricultura e pecuria, vm acarretando intenso processo de queimada, desflorestamento e intensificao dos processos erosivos. III. Esse domnio tem sofrido o maior dos impactos ambientais no contexto brasileiro com a expanso da monocultura canavieira e da soja. Embora tenha sido declarado como um dos principais hotspots brasileiros, 57% de sua rea original j esto desmatados, e se o ritmo do desmatamento de sua vegetao no diminuir, at 2030 essa formao poder ter desaparecido. As afirmativas acima referem-se, respectivamente, aos domnios morfoclimticos

Questão 3
2016Geografia

(EsPCEx - 2016) Sobre a projeo cartogrfica utilizada na produo do mapa abaixo, correto afirmar que se refere a uma projeo

Questão 4
2016Geografia

(EsPCEx - 2016) A escala indica a proporo em que um mapa foi traado, em relao ao objeto real, e varia de acordo com as finalidades desse mapa. Sobre as escalasutilizadas nos mais diferentes tipos de mapas, podemos afirmar que em um mapa com escala de 1: 25.000.000, a distncia de8 cm no mapa corresponde distncia real de2.500 km. uma escala de1:1.000.000 considerada uma escala grande e muito utilizada para obter, em um mapa, informaes bem detalhadas de um dado lugar. quanto maior a escala de um mapa, menor ser a rea que ele representa, e menos evidente ser a projeo cartogrfica utilizada na confeco do mapa. a escala grfica pode ser apresentada em diferentes unidades de medida e a escala numrica, quando estiver com a unidade de medida omitida, estar em centmetros. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 5
2016Geografia

(Espcex - 2016) Os deslocamentos de populao conhecidos como migraes podem ser gerados por necessidades internas dos prprios grupos populacionais ou por fatores externos a eles. Geralmente esto vinculados a um contexto socioeconmico global ou a um contexto nacional ou regional, ou podem estar ligados a causas econmicas, razes polticas, tnicas ou religiosas [...]. Terra, Lygia; Arajo, Regina; Guimares, Raul.Conexes: estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2015, p. 90. Sobre os deslocamentos internacionais de populao, pode-se afirmar que I. diversos fatores podem motivar as migraes, mas, atualmente, so os conflitos religiosos os maiores responsveis pelos movimentos migratrios no mundo. II. pases como Catar e Kuait, no Oriente Mdio, desde a dcada de 1970, transformaram-se numa zona de forte atrao migratria, principalmente de imigrantes de outros pases asiticos, para trabalharem nos campos de petrleo e em reas como a construo civil, comrcio e transportes. III. as baixas taxas de fecundidade, abaixo do nvel necessrio para reposio populacional, e a necessidade de mo de obra no qualificada nos pases europeus tm posto fim s polticas migratrias restritivas nesse continente. IV. os EUA so o pas com o maior nmero de imigrantes internacionais, atrados pelas possibilidades de emprego; por outro lado, dos pases asiticos a maior parte dos emigrantes que deixa seus pases em busca de melhores condies de vida. V. uma das vantagens dos imigrantes em situao irregular que conseguem desfrutar dos servios de sade e educao do pas de destino, como qualquer cidado. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 6
2016Geografia

(EsPCEx - 2016) Embora a maioria dos brasileiros viva na cidade em que nasceu, o volume de migrantes internos enorme, especialmente entre a populao economicamente ativa (PEA). Sobre as migraes internas brasileiras, pode-se afirmar que I. a maior dinmica industrial da Regio Sudeste, em relao s demais, provocou, segundo os ltimos censos demogrficos, o aumento das migraes inter-regionais e uma significativa reduo dos movimentos intrarregionais. II. na dcada de 2000, as chamadas cidades mdias, com at 500 mil habitantes, especialmente as da Regio Centro-Oeste, apresentaram crescimento populacional muito mais vigoroso do que as grandes cidades, tornando-se grande polo de atrao populacional. III. a partir da dcada de 1990, a Regio Metropolitana de So Paulo registrou xodo migratrio por conta das chamadas migraes de retorno, contudo o Estado de So Paulo ainda apresenta saldo migratrio positivo. IV. a expanso da fronteira agrcola e do agronegcio na Regio Sul faz desta a regio com o maior percentual de residentes no nascidos em seu interior. V. as migraes pendulares dirias nas metrpoles ocorrem entre o ncleo urbano central e os ncleos situados no seu entorno, fisicamente integrados entre si, o que no possvel ocorrer entre ncleos que esto apenas funcionalmente integrados. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 7
2016Geografia

(EsPCEx - 2016) Observe a tabela abaixo, que mostra a evoluo das taxas de fecundidade no Brasil: Dentre os reflexos dessa realidade, na demografia brasileira, pode-se destacar a reduo I. da populao brasileira, em termos absolutos, a partir de 2010. II. da proporo de jovens no conjunto da populao brasileira. III. da taxa de natalidade e o aumento da mortalidade infantil. IV. do crescimento vegetativo. V. das taxas de reposio populacional, que, atualmente, j se apresentam abaixo do nvel de reposio. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 8
2016Geografia

(EsPCEx - 2016) O sistema de transporte um elemento determinante da competitividade das mercadorias produzidas por um pas nos mercados internos e externos, uma vez que os custos de transporte incidem sobre os custos das matrias-primas e dos produtos finais. Sobre os diferentes modais de transporte no Brasil, pode-se afirmar que I. o modal hidrovirio o que apresenta o menor consumo de combustvel por tonelada transportada, contudo a implantao de hidrovias no Pas envolve obras civis de forte impacto ambiental e de elevado custo. II. em virtude do predomnio do modal rodovirio no transporte de carga e da sua maior flexibilidade nos percursos, a poltica de transporte brasileira continua, quase que exclusivamente, baseada na expanso e modernizao das rodovias. III. no que se refere ao modal ferrovirio, a Ferronorte um empreendimento que visa facilitar o escoamento da produo agrcola do Mato Grosso e Rondnia, tanto pelos portos de So Paulo como pelos da Regio Norte do Pas. IV. a implantao e a expanso das redes intermodais, principalmente no que diz respeito conexo de infraestruturas entre os diferentes modais de transporte, ampliaro a fluidez dos fluxos de bens e de pessoas, ao mesmo tempo que contribuiro para a desconcentrao das atividades econmicas no Pas. V. o transporte areo de carga suplanta o transporte de passageiro em termos de importncia para a aviao comercial no Brasil e no mundo, haja vista o significativo valor monetrio das mercadorias que circulam pelas vias areas. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 9
2016Geografia

(EsPCEx - 2016) A China tem se tornado uma das maiores potncias mundiais. considerada uma economia emergente, tanto pelo peso de sua economia quanto pela forte influncia que exerce no cenrio regional e global. A expanso da indstria tem sido um dos principais fatores do crescimento da economia desse pas. Sobre a economia chinesa, podemos afirmar que I. a indstria pesada ainda permanece sob o controle estatal chins e concentra-se, predominantemente, nas provncias da Manchria, no nordeste do Pas, a qual dispe de vastas reservas de carvo mineral e minrio de ferro. II. a indstria de alta tecnologia expandiu-se rapidamente no Pas, o que o tornou um dos maiores exportadores do mundo de produtos ligados tecnologia da informao. Entretanto, a China no controla a maior parte das tecnologias mais valiosas dos produtos que fabrica, pois tais componentes so fabricados no exterior. III. o dinamismo econmico da regio litornea da China vem se difundindo em direo ao cinturo agrcola do interior. Tal fato tem propiciado um maior equilbrio do PIB per capita entre a China martima e a China interior. IV. atualmente, com o envelhecimento da populao e com o desenvolvimento tecnolgico do setor industrial, a mo de obra tem encarecido e levado indstrias a se transferirem para o interior do Pas, em busca de mo de obra mais barata. V. a China no foi autorizada a participar da Organizao Mundial do Comrcio (OMC), pelo tratamento dado aos direitos individuais e liberdades civis de sua populao; dessa forma, o Pas no obedece s regras do comrcio internacional, mantendo elevados subsdios agricultura e altas taxas de importao. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 10
2016Geografia

(EsPCEx - 2016) A frica libertou-se do jugo colonial, mas ainda no conseguiu erguer Estados nacionais verdadeiros. Esse o desafio poltico que as sociedades africanas enfrentam atualmente. Sua superao condio indispensvel para a estabilidade poltica e o desenvolvimento econmico. [...]. Magnoli, Demtrio. Geografia para o Ensino Mdio, 2012, p. 652-653, grifo nosso. As dificuldades que muitos pases africanos enfrentam para se constiturem em Estados nacionais verdadeiros, esto relacionadas s secas prolongadas e s inundaes, que, por si s, j explicam as frequentes crises de abastecimento alimentar, que desencadeiam crises polticas e econmicas e solapam o Estado nacional. incapacidade que o governo de diversos pases tem em tributar o conjunto da sociedade, e, em certos casos, dificuldade de controlar de fato as vastas regies do territrio do pas, por estarem sob o domnio de milcias armadas local que ignoram o poder central. influncia do neocolonialismo, que, em muitos casos, grandes potncias, ainda exercem sobre Estados africanos, por meio da ajuda financeira, da cooperao militar e, sobretudo, por meio de tratados especiais de comrcio, que desfavorecem a economia nacional. incapacidade dos nativos africanos de respeitarem as diferenas etnorreligiosas entre si e de se autogovernarem sem a presena poltica dos colonizadores europeus, apesar da existncia, atualmente, de um pas capaz de assumir o papel de liderana poltica no continente, como o caso de Angola. ao descompasso entre as territorialidades produzidas pela colonizao e as territorialidades locais no contexto interno dos pases africanos, que definiu fronteiras que no necessariamente mantm relao com a distribuio tnica ou lingustica de suas populaes. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 11
2016Geografia

(EsPCEx - 2016) A queima do petrleo, do carvo e, em menor escala, do gs natural, libera gases poluentes na atmosfera, entre eles o dixido de carbono que intensifica a ao do efeito estufa. Diante desse fato, a busca de alternativas energticas renovveis e de padres de consumo compatveis com o desenvolvimento sustentvel tem feito parte do rol dos grandes desafios do nosso tempo. Sobre as fontes renovveis na matriz energtica brasileira, podemos afirmar que I. o Brasil apresenta um setor de energia mais sustentvel, do ponto de vista ambiental, do que a maioria dos pases do mundo, considerando a significativa participao das fontes renovveis em sua matriz energtica. II. a poltica energtica do Pas, definida no Plano Decenal de Energia (2011), prev a ampliao do uso do potencial eltrico dos rios da Regio Norte, especialmente os da Bacia Amaznica, no obstante os diversos problemas socioambientais relacionados implantao de uma grande usina hidreltrica. III. a crescente utilizao de biocombustveis na matriz energtica brasileira, alm de reduzir a emisso de gases que geram o efeito estufa, tem a vantagem de contribuir para o controle do desmatamento. IV. apesar de o etanol apresentar vantagens em relao aos combustveis fsseis, nas ltimas dcadas a produo de cana-de-acar e de lcool vem diminuindo no Pas, em funo da queda do consumo desse combustvel e dos fortes impactos ambientais provocados no plantio e colheita da cana. V. a energia elica uma fonte renovvel em expanso no Brasil, mas possui elevado custo de instalao. Embora o Nordeste seja a regio que apresenta um dos maiores potenciais elicos do Pas, em Osrio, no Rio Grande do Sul, que se localiza o maior parque elico nacional. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 12
2016Geografia

(EsPCEx - 2016) No que diz respeito ao Brasil e seu relacionamento com as instituies internacionais, correto afirmar que

1-12 de 12