Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - ESPCEX 2017 | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão 4
2017Geografia

(EsPCEx - 2017) No Brasil observa-se ntido processo de transio demogrfica, especialmente nas duas ltimas dcadas, cujos censos demogrficos realizados pelo IBGE revelam I. aumento da taxa de mortalidade infantil associado carncia dos servios pblicos essenciais no Pas. II. estreitamento do corpo da pirmide etria como resultado da significativa reduo do nmero de jovens. III. o ingresso do Brasil no perodo de passagem da chamada janela demogrfica devido ao significativo aumento percentual da populao em idade ativa no Pas. IV. aumento do nmero de bitos associado ao crescimento absoluto da populao e ao aumento da participao percentual de idosos no conjunto total dela. V. reduo da fecundidade, para nvel inferior ao preconizado pela Organizao das Naes Unidas como taxa de reposio da populao, e aumento da esperana de vida da populao. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 8
2017Geografia

(EsPCEx - 2017) Na dcada de 1990, a abertura da economia brasileira concorrncia internacional trouxe uma nova configurao economia nordestina, buscando conectar a Regio Nordeste aos fluxos de investimentos globalizados e ao mercado mundial. Nessa nova configurao, observa-se que ocorreu I. um redirecionamento dos investimentos para o setor de indstrias de base, com produo destinada exportao, incentivados pelos baixos custos da fora de trabalho da Regio. II. um engajamento dos governos estaduais nordestinos em diversificar os focos de incentivo ao capital para os mais diferentes setores da economia, contudo no mais com a finalidade de atender s necessidades do mercado do Sudeste, mas ao mercado externo. III. o surgimento de enclaves econmicos modernos na agropecuria no oeste baiano e no sul do Maranho e do Piau, onde forte a presena das culturas mecanizadas de soja, milho, arroz e feijo, associadas ao fluxo migratrio de agricultores do sul do Pas. IV. a execuo de reformas estruturais no meio rural, como a reforma agrria, a qual suprimiu a hegemonia dos grandes proprietrios de terra no Serto e contribuiu para a reduo da pobreza na Regio. V. a diversificao dos focos dos incentivos econmicos, direcionados tambm para o setor de servios no qual o turismo recebeu prioridade atravs da implementao de empreendimentos hoteleiros. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 10
2017Geografia

(EsPCEx - 2017) A Unio Europeia (UE) atrai muitos imigrantes, principalmente a poro mais rica do bloco. Imigrantes vindos das ex-colnias europeias, em especial da frica e da sia, procuram se estabelecer em suas antigas metrpoles. [] Tambm significativa a imigrao dos pases mais pobres do Leste Europeu para a poro mais rica da Unio Europeia. Terra, L; Arajo, R.; Guimares, R. Conexes: Estudos de Geografia Geral e do Brasil, 3 ed, So Paulo: Moderna, 2015, p.92. Sobre a questo imigratria na Europa, especialmente na Unio Europeia (UE), podemos afirmar que I- o Espao Schengen, constitudo, dentre outros, por todos os pases que compem a UE, foi implantado por um acordo, em 1985, e prev o fim do controle das fronteiras e a livre circulao de pessoas entre os pases membros. II- a livre circulao de pessoas entre os pases da UE tem se mostrado um problema, por isso os pases membros tentam impedir qualquer fluxo imigratrio, uma vez que quem consegue entrar em um dos pases do bloco pode circular livremente pelos demais. III- em virtude da imigrao magrebina, uma das principais comunidades muulmanas na UE encontra-se na Frana e sua presena funciona como pretexto para campanhas polticas de cunho xenofbico. IV- do ponto de vista econmico, o fluxo de imigrantes tem impactos positivos, pois ameniza o processo de envelhecimento da populao e fornece mo de obra barata para a maioria das funes rejeitadas pelos europeus. V- os fluxos imigratrios tm grande impacto demogrfico na UE, visto que a maior parte do crescimento populacional do bloco no decorre do crescimento vegetativo, mas sim dos saldos migratrios. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 11
2017Geografia

(EsPCEx - 2017) Sabe-se que o poder global dos Estados Unidos da Amrica (EUA) multidimensional, expressando-se, por exemplo, nos campos econmico, financeiro e cultural. Contudo, de todas as dimenses do poder, merecem especial destaque os campos geopoltico e militar. Quanto a estes ltimos, no que diz respeito distribuio e ao do poder militar norte-americano pelo globo, no incio do sculo XXI, podemos afirmar que I. em pases europeus da Organizao do Tratado do Atlntico Norte (Otan), como o caso da Alemanha, da Gr-Bretanha e da Itlia, situam-se grandes bases do Exrcito, da Marinha e da Fora Area norte-americana. II. na Europa e na sia/Pacfico, como reflexo da Guerra Fria, esto as duas principais concentraes de foras dos Estados Unidos no exterior. III. o Japo e o Vietn se destacam como principais aliados da orla oriental asitica, onde se situam grandes bases do Exrcito, da Marinha, da Fora Area e dos fuzileiros navais dos EUA. IV. a guerra ao terror, proposta no governo George W. Bush, traduziu-se, para o Oriente Mdio, no envolvimento dos EUA em dois grandes conflitos regionais, um no Iraque e outro na Sria. V. o Hawa, estado norte-americano de alm-mar, e a ilha de Diego Garcia funcionam como importantes centros de operaes, respectivamente, nos oceanos Pacfico e ndico. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão 12
2017Geografia

(EsPCEx - 2017) Observe os climogramas a seguir: Considerando as caractersticas climticas evidenciadas em cada climograma, podemos afirmar que I. o climograma 1 refere-se a uma cidade situada no hemisfrio Sul. II. a amplitude trmica registrada no climograma 2 maior que a registrada no climograma 1. III. o vero mais chuvoso do que o inverno nos dois climogramas. IV. o climograma 1 refere-se a uma cidade com caractersticas de clima tropical tpico e climograma 2 a uma cidade de clima tropical litorneo. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão
2017Geografia

(EsPCEx - 2017) Desenvolvimento sustentvel refere-se a um modelo de desenvolvimento econmico que busca conciliar o crescimento da economia com a conservao do meio ambiente, e, ao mesmo tempo, melhorar as condies de vida da populao mundial, sobretudo da parcela mais pobre. Terra, L.; Arajo, R. Geografia: estudos de Geografia Geral e do Brasil. 3 ed. So Paulo: Moderna, 2015, p. 411 Na perspectiva do desenvolvimento sustentvel, a principal ameaa ao ambiente global o (a)

Questão
2017Geografia

(EsPCEx - 2017) Exterior prximo - assim que o governo russo encara os demais Estados da CEI (Comunidade de Estados Independentes). Adaptado de: MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Mdio. 1. ed. So Paulo: Atual, 2012, p.562. Ao utilizar tal expresso, a Rssia caracteriza bem sua esfera de influncia poltica no continente asitico. Dentre os fatores que explicam a influncia russa sobre o seu Exterior Prximo, podemos destacar o(a) I. grande dependncia das economias dos pases da CEI em relao ao mercado russo, destino de grande parte das exportaes desses pases. II. tratado de segurana coletiva assinado pelos pases da CEI, que, em vigor desde 1994, probe seus integrantes de participarem de alianas militares externas. III. controle sobre a soberania poltica e econmica desses pases e de suas reservas energticas situadas em pontos estratgicos para a economia russa. IV. identidade cultural e religiosa entre a Rssia e os demais Estados da CEI, aliada ao fato de ser a lngua russa o idioma mais falado em todo o Exterior Prximo. V. considervel dependncia de praticamente todas as ex-repblicas soviticas da importao de produtos da indstria russa. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

Questão
2017Geografia

(EsPCEx - 2017) Os jogos da prxima Copa do Mundo, na Rssia, que se iniciarem s 20 horas na cidade de Moscou, situada trs horas adiantadas em relao hora de Greenwich, iniciar-se-o a que horas na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos da Amrica, situada no fuso 118 de longitude oeste?

Questão
2017Geografia

(EsPCEx - 2017) Leia os relatos a seguir: Ao final da reunio ministerial daOrganizao Mundial do Comrcio (OMC), em julho de 2008, a sensao foi de desalento, como fica evidente nas palavras do Ministro das Relaes Exteriores, Celso Amorim: uma pena, pois para qualquer observador externo [] seria inacreditvel que, depois do progresso alcanado, ns no conseguimos chegar a uma concluso. Adaptado de: Sene , E.; Moreira, J.C. - Geografia Geral e do Brasil: espao geogrfico e globalizao. 2 ed. 2v. So Paulo: Scipione, 2012, p. 230. Mike Froman, o representante do governo dos Estados Unidos para assuntos de comrcio internacional, escreveu um artigo publicado ontem pelo jornal Financial Times que a agenda do desenvolvimento da Rodada de Doha, iniciada 14 anos atrs, deveria ser substituda, porque ela simplesmente no produziu resultados. www1.folhauol.com.br/mercado/2015/12/ 1719245_negociaes.da.rodadadoha. O fracasso atribudo por Celso Amorim e Mike Froman s sucessivas negociaes acerca do comrcio internacional de commodities e de bens industrializados deveu-se, principalmente, ao fato de que

Questão
2017Geografia

(EsPCEx - 2017) Na Serra do Mar, na regio Sudeste do Brasil, durante o vero, ocorrem deslizamentos de terra, causando prejuzos e perdas humanas. Esses deslizamentos, em grande medida, so desencadeados por intensas chuvas __________________, que decorrem do movimento ascensional forado da umidade ocenica, oriunda da massa de ar _______________, pelas escarpas litorneas. Ao atingir elevadas altitudes, essa massa de ar perde temperatura, provocando condensao do vapor e consequente precipitao. Assinale a alternativa cujos termos completam correta e respectivamente as lacunas acima:

Questão
2017Geografia

(EsPCEx - 2017) Em uma competio de corrida de orientao, ou simplesmente orientao esporte em que o atleta, geralmente com um mapa e uma bssola, precisa se deslocar no terreno, passando por alguns pontos de controle, e chegar ao final em menor tempo , dentre os pontos que os participantes devero encontrar, dois deles (Ponto A e Ponto B) possuem as seguintes coordenadas: Aps atingirem o Ponto A, os grupos devero seguir para o Ponto B e, para tanto seguiro na direo

Questão
2017Geografia

(EsPCEx - 2017) A indstria aparece na Amaznia sob a forma de enclaves, estabelecidos a partir de incentivos federais ou para explorar recursos minerais. MAGNOLI, D. Geografia para o Ensino Mdio. 1ed. So Paulo: Atual, 2012, p. 310. Entre os enclaves industriais na Amaznia, destaca-se a Zona Franca de Manaus (ZFM), criada em 1967, sob a superviso da Superintendncia da Zona Franca de Manaus (Suframa). Sobre a ZFM, pode-se afirmar que I. a implantao da ZFM consistiu numa estratgia geopoltica, cuja principal meta era reforar o poder nacional na considerada regio de fronteira. II. os capitais dominantes so transnacionais e praticamente no se utilizam matrias-primas ou insumos regionais na produo industrial nessa rea. III. a balana comercial da ZFM positiva no intercmbio com o mercado externo, haja vista que, com a iseno de impostos sobre a exportao, suas mercadorias destinam-se, prioritariamente, a esse mercado. IV. na dcada de 1990, a poltica de abertura da economia nacional, com a reduo das tarifas de importao, foi muito positiva para a ZFM, pois ampliou as vendas para o mercado interno e propiciou o aumento do nmero de empregos diretos e indiretos no polo industrial amaznico. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.

1-12 de 12