Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - ESPCEX 2017 | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão 1
2017História

(EsPCEx- 2017)No incio do sculo XIV, a China era a maior potncia mundial e empenhava-se intensamente na expanso martima e comercial, chegando ndia, quase um sculo antes de Cabral. Os chineses estiveram no sul da frica Oriental e no Mar Vermelho, enquanto os portugueses mal iniciavam sua explorao na costa norte da frica. Entretanto, antes de 1440, a expanso martima chinesa estagnou. Aponte, dentre as opes abaixo, aquela que apresenta a causa para o sucesso da explorao martima portuguesa.

Questão 2
2017História

(EsPCEx - 2017) No incio do sculo XVIII, a concorrncia das Antilhas fez com que o preo do acar brasileiro casse no mercado europeu. Os proprietrios de engenho, em Pernambuco, para minimizar os efeitos desta crise, recorreram a emprstimos junto aos comerciantes da Vila de Recife. Esta situao gerou um forte antagonismo entre estas partes, que se acirrou quando D. Joo V emancipou politicamente Recife, deixando esta de ser vinculada a Olinda. Tal fato desobrigou os comerciantes de Recife do recolhimento de impostos a favor de Olinda. O conflito que eclodiu em funo do acima relatado foi a:

Questão 3
2017História

(EsPCEx- 2017) O territrio brasileiro , atualmente, bem maior do que as terras atribudas a Portugal pelo Tratado de Tordesilhas. A expanso da colnia ocorreu graas ao de bandeirantes, missionrios, militares e pecuaristas que ocuparam as vastides pouco exploradas das reas de ambos os lados da linha de Tordesilhas. O tratado em que a Frana renuncia s terras que ocupava na margem esquerda do rio Amazonas e aceita o rio Oiapoque como limite entre a colnia portuguesa e a Guiana Francesa o:

Questão 4
2017História

(EsPCEx- 2017) No incio da Era Moderna, a Igreja Catlica foi abalada por uma srie de acontecimentos que levaram a significativas mudanas internas e ao surgimento de novas religies na Europa. Entre as ideias dos principais reformadores e contra - reformadores, podemos encontrar a(o): I. Criao do Index. II. Predestinao. III. Criao da Companhia de Jesus. IV. Uso da lngua inglesa. V. A Bblia como fonte de f e livre exame. VI. Extino da hierarquia eclesistica. Assinale, abaixo, a alternativa que apresenta ideias relacionadas com a Igreja Calvinista.

Questão 5
2017História

(EsPCEx- 2017) Tendo subido os degraus da democracia, Hitler jogou a escada fora. Blainey, Geofrei em Uma Breve Histria da Sculo XX. De 1919 a 1933, a Alemanha viveu sob o signo da Repblica de Weimar, primeira experincia democrtica da histria alem. Junto com a Repblica de Weimar, nasceu o Partido Nazista, que pregava, entre outras coisas: a existncia da raa ariana; o nacionalismo exacerbado; o totalitarismo; e o anticomunismo. Em 1932, o Partido Nazista conquistou, democraticamente, 230 cadeiras no Parlamento, e Hitler foi nomeado Chanceler. A partir da, houve uma espiral totalitarista que resultou na 2 Guerra Mundial. Aponte, dentre as alternativas abaixo, aquela que explica a ascenso democrtica dos Nazistas ao poder.

Questão 6
2017História

(EsPCEx- 2017) ... Caxias tinha viso certa de que pacificar um esforo por costurar... de concesses recprocas, de vontade sincera, tudo voltado para a conciliao... Neto, Jonas Correia em Revista Militar / Edio comemorativa do Bicentenrio de Caxias, 2003, pg 9 O fragmento de texto acima ressalta uma das caractersticas marcantes de Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, evidenciada durante sua carreira militar: ser um pacificador. Das rebelies listadas abaixo, ocorridas no Brasil durante os 1 e 2 Reinados, as que tiveram participao efetiva de Caxias foram a

Questão 7
2017História

(EsPCEx- 2017) As ideias iluministas comearam a circular no Brasil na segunda metade do sculo XVIII. Elas refletiram-se em vrios campos da atividade e do conhecimento humano. Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que apresenta um filsofo deste perodo, cujo pensamento incentivou, de forma relevante, a Inconfidncia Mineira.

Questão 8
2017História

(EsPCEx- 2017) Pouco depois da 1 Guerra Mundial, em 28 de abril de 1919, os membros da Conferncia de Paz de Versalhes aprovaram a criao da Liga das Naes, atendendo a uma proposta do presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson. Aponte, nas alternativas abaixo, o pas que no participou da Liga das Naes, com o respectivo motivo.

Questão 9
2017História

(EsPCEx- 2017) O barrete frgio ou barrete da liberdade, constante da imagem acima, uma espcie de touca ou carapua, originariamente utilizada pelos moradores da Frgia (antiga regio da sia Menor, onde hoje est situada a Turquia). Foi adotado, na cor vermelha, pelos republicanos franceses que lutaram pela tomada e queda da Bastilha em 1789, que culminou com a instalao da Primeira Repblica Francesa em 1793. As ideias a seguir tambm esto relacionadas com a Revoluo Francesa. I. Perodo do Terror II. Segundo Estado III. Primeiro Estado IV. Jacobinos V. Girondinos VI. Comit de Salvao Pblica Assinale a alternativa que apresenta as ideias relacionadas Revoluo Francesa e que estejam ligadas imagem acima.

Questão 10
2017História

(EsPCEx- 2017) Aps a 2 Guerra Mundial, iniciou-se um perodo de fortes tenses polticas que duraram at 1989, conhecido como Guerra Fria. Durante esse perodo, diversos conflitos foram travados, realando a disputa entre o comunismo e o capitalismo. Dentre esses conflitos, o de maior durao, que representou uma sria derrota militar para o capitalismo, foi a

Questão 11
2017História

(EsPCEx- 2017) O Estado Novo foi um perodo da chamada Era Vargas, em que o presidente tinha os mais amplos poderes. Das alternativas abaixo, aponte aquela que corresponde a um evento ocorrido durante o Estado Novo.

Questão 12
2017História

(EsPCEx- 2017) O conflito ocorrido no final do Sculo XIX, caracterizado pelo carter messinico (religioso) e de contestao social, foi a

1-12 de 12