Questões e gabarito - ESPCEX 2019

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 103
Questão
2019Física

(EsPCEx 2019) Com relação às ondas, são feitas as seguintes afirmações I. As ondas mecânicas propagam-se somente em meios materiais. II. As ondas eletromagnéticas propagam-se somente no vácuo. III. As micro-ondas são ondas que se propagam somente em meios materiais. Das afirmações acima está(ão) correta(s) apenas a(s)

Questão
2019História

(Espcex (Aman))A partir de 1764, o governo inglês adotou medidas que aumentaram a arrecadação fiscal e restringiram a autonomia das 13 colônias norte-americanas. Nas alternativas abaixo, assinale a medida que provocou o protesto dos representantes da 13 colônias que realizaram o Primeiro Congresso da Filadélfia.

Questão
2019GeografiaInglês

(Espcex-2019) O Brasil possui destaque mundial na exportação de minérios. Os minérios de ferro, manganês e a bauxita, importantes matérias-primas para as indústrias siderúrgicas e metalúrgicas, estão entre as principais commodities do Pais. A seguir estão numeradas no mapa algumas das mais importantes áreas de extração mineral no Brasil. Assinale a alternativa que expressa a correta relação entre o minério e a sua localização no território brasileiro.

Questão
2019História

No período do Renascimento, ocorreram mudanças significativas na produção cultural europeia. Considerando: I- o desenvolvimento da Teoria do Heliocentrismo II- o desenvolvimento da imprensa III- a estratificação da sociedade IV- a ação dos mecenas Assinale abaixo o item que apresenta os aspectos que influenciaram o aumento da produção cultura renascentista, assim como da sua qualidade.

Questão
2019Português

(ESPCEX 2019) De acordo com o texto, o Plano Nacional para o setor de saneamento tem sua gênese no

Questão
2019Geografia

(Espcex (Aman) 2019) No atual estágio de desenvolvimento do capitalismo mundial, no qual se globalizam não só os mercados, mas também a produção, a palavra de ordem é competitividade. O modelo de produção flexível que vem sendo adotado pelas empresas traz significativos reflexos não apenas nas formas de organização produtiva, mas também nas relações de trabalho e nas políticas econômicas dos países. Dentre esses reflexos podem-se destacar: I. o apelo das indústrias pela intervenção do Estado na economia, sem interferir nas empresas privadas, de modo a criar condições para a melhoria do padrão de vida da população e, por conseguinte, fomentar o consumo. II. a implementação gradual da economia de escala em substituição à economia de escopo, visando a reduzir o custo de produção a partir da fabricação de itens padronizados e em grande quantidade. III. a implementação do just-in-time, método de organização da produção que visa a eliminar ou reduzir drasticamente os estoques de insumos, reduzindo custos e postos de trabalho e disponibilizando capital para novos investimentos. IV. a disseminação, em diversos países desenvolvidos, de propostas de flexibilização da legislação trabalhista, com a redução dos salários e dos benefícios sociais, acarretando, em consequência, o enfraquecimento do movimento sindical. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

Questão
2019Geografia

(Espcex (Aman) 2019) Desde o início da década de 1980, a China tem sido a economia que mais cresce no mundo, a uma taxa média de 10% ao ano []. Como consequência desse impressionante crescimento, entre 1980 e 2010 o PIB chinês aumentou 2.810% e se tornou o segundo maior do planeta. SENE, Eustáquio MOREIRA, J.C. Geografia Geral e do Brasil: Espaço Geográfico e Globalização (2). 2 ed. São Paulo: Moderna, 2012, p.199. Dentre os fatores associados a esse avanço econômico podem-se destacar: I. a presença de enormes reservas de minérios e combustíveis fósseis no subsolo chinês que concede ao País autossuficiência em termos de matéria-prima e fontes de energia e o caracteriza como grande exportador mundial de petróleo. II. o modelo de economia planificada que, promovendo crescimento econômico com equilibrada distribuição de renda, amplia o mercado consumidor interno chinês, um dos mais gigantescos do mundo, e elimina as desigualdades sociais. III. a liberalização econômica e os baixos custos da mão de obra, principal fator de competitividade da indústria chinesa, têm sido fundamentais para o crescimento econômico do País. IV. o esforço chinês em atrair indústrias intensivas em capital para as chamadas zonas de desenvolvimento econômico e tecnológico, fazendo com que nas últimas décadas o País esteja entre os maiores receptores de investimentos produtivos do mundo. Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.

Questão
2019Inglês

50- Titulo omitido propositadamente German explosives experts defused a massive Second World War bomb in the financialcapital of Frankfurt on Sunday after tens of thousands of people evacuated their homes. About 60,000 people were ordered to leave in what was Germanys biggest evacuation since the war, with more than 1,000 emergency service workers helping to clear the area around the bomb, which was discovered on a budding site last week. Police set up cordons around the evacuation area, which covered a radais of just under a mile (1.5km), as residents dragged suitcases with them and many families left by bicycle. The fire service said the evacuation of two hospitals, including premature babies and patients in intensive care, had been completed and they were helping about 500 elderly people to leave residences and care homes. More than 2,000 tonnes of live bombs and munitions are found each year in Germany, even uncial-buildings. In July, a kindergarten was evacuated after teachers discovered an unexploded Second World: War bomb on a shelf among some toys. British and American warplanes pummelled Germany with 1.5 million tonnes of bombs that killed 600,000 people. Officials estimate that 15% of the bombs failed to explode. Frankfurt police said they rang every doorbell and used helicopters with heat-sensing cameras to make sure nobody was left behind before they began defusing the bomb on Sunday. According to the text, choose the alternative that correctly substitutes was left behind in the sentence ...to make sure nobody was left behind before they began... (paragraph 5).

Questão
2019História

Durante o período conhecido por União Ibérica, ocorreu o Embargo Espanhol ao comércio das colônias portuguesas com os holandeses. Isto motivou a Holanda a atacar o Nordeste brasileiro com a finalidade de romper o embargo e reativar as rotas comerciais entre o Brasil e a Europa. É fato relacionado à primeira investida dos holandeses no Brasil, ocorrida em 08 de maio de 1624, a (o)(s)

Questão
2019História

O início do período republicano no Brasil foi marcado por uma série de conflitos que culminaram com a revolução de 1930, que levou Getúlio Vargas ao poder. Abaixo estão listados atos e fatos relacionados a nossa história. I- Modelo econômico agroexportador. II- Comissão Verificadora de Poderes. III- Possibilidade do Presidente nomear Interventores estaduais. IV- Criação da Consolidação das Leis Trabalhistas. Assinale a opção que apresenta elementos relacionados à Primeira República

Questão
2019Geografia

Questão
2019Geografia

Questão
2019Geografia

Questão
2019História

(Espcex (Aman) 2019) Em 1834, numa tentativa de harmonizar as diversas forças em conflito no País, grupos políticos, como o dos moderados, promoveram uma reforma na Constituição do Império, mediante a promulgação do Ato Adicional. Observe os enunciados abaixo. I. Criação do Conselho de Estado. II. Criação das Assembleias Legislativas provinciais. III. A regência deixava de ser trina para se tornar una. IV. Fundação do Clube da Maioridade. Assinale a opção em as afirmativas estão relacionadas ao Ato Adicional.

Questão
2019História

Procurando colocar em prática a política de solidariedade esboçada no Congresso de Viena, AlexandreI propôs, em 1815, a criação de uma organização militarizada, denominada Santa Aliança entre as monarquias europeias tradicionais e cristãs. Participaram da Santa aliança o

NOVIDADES
Kuadro