Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - ESPCEX 2019 | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão 1
2019Geografia

(ESPCEX 2019)Brexit uma abreviao para British exit (sada britnica, na traduo literal, para o portugus). Esse o termo mais comumente usado quando se refere deciso do Reino Unido de deixar a Unio Europeia. Considerando a composio do Reino Unido, escolha aquela que melhor expressa a representao cartogrfica o Brexit dentre as alternativas abaixo:

Questão 3
2019Geografia

(ESPCEX 2019) A figura a seguir representa as placas tectnicas que compem a crosta terrestre. O movimento dessas placas est indicado por setas. Na Figura esto plotados alguns pontos geogrficos (de I a V) Considerando as consequncias advindas da deriva dos continentes (dinmica tectnica) e a localizao geogrfica dos pontos I a V, assinale a afirmativa correta.

Questão 4
2019Geografia

(ESPCEX 2019) Irregular distribuio dos recursos hdricos, uso compartilhado de bacias hidrogrficas, ineficientes sistemas de tratamento, desmatamento, construo de barragens, despejo de lixo, diversidade climtica, expanso da urbanizao, presso demogrfica, gerao de energia, projetos de irrigao, dentro outros, so fatores que potencializam o estresse hdrico e originam situaes hidroconflitivas. Sobre esse ltimo termo, considere as seguintes afirmaes: I - Um exemplo de situao hidroconflitiva o caso da construo de barragens para projetos de irrigao na bacia do rio Nilo pelo governo Sudans, o que tem provocado tenses com o vizinho Egito. II - O Brasil, por dispor de uma regio extremamente rica em recursos hdricos, no tem registrado problemas dessa natureza com seus vizinhos ao longo de sua histria republicana. III - O Rio Gandes atravessa quase todo o territrio de Bangladesh antes de se abrir no largo delta, em territrio indiano. A construo de barragens a montante, pelo primeiro, tem provado desavenas entre esses dois pases. IV - No conflito entre israelenses e palestinos, h um importante componente hdrico, evidenciado pela posse e controle das escassas fontes existentes na regio. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Questão 5
2019Geografia

(ESPCEX 2019) Numa sala de aula, um professor de Geografia apresentou o seguinte texto aos seus alunos: Quase todo mundo conhece algum que tem certeza de que o pouso da Apolo 11 na lua, assim como os pequenos grandes passos de Neil Armstrong foram uma farsa. So pessoas que garantem que tudo foi uma produo de Hollywood (...). Agora mesmo estamos diante de gente que garante que a Terra, diferentemente de todos os outros planetas e satlite do nosso sistema solar, na verdade plana. So os terraplanistas (...). Mas tem gente pior que os terraplanistas. Por exemplo, a sociedade que acredita - e divulga - que a Terra oca. E habitada. L estariam vikings, nazistas e at uma raa superior que viveria num lugar chamado Agharta, iluminado por um sol interior. Fonte: Paulo Pestana. A fico na vida real. Jornal Correio Braziliense, 27 de janeiro de 2019. Aps a leitura, o professor pediu aos seus alunos que, com base em evidncias, cientficas, refutassem a ideia de que a Terra oca. Trs alunos apresentaram seus argumentos: Joo:Essa ideia de que a Terra oca um absurdo do ponto de vista da Cincia. Por meio de sismgrafos, possvel medir a velocidade de propagao das ondas no interior da Terra. Esses estudos revelam que o interior do Planeta formado por diversas camadas, com densidade e composio de materiais variados. Carlos:Impossvel! As evidncias cientficas deixam claro que a maior parte do interior da Terra composta por uma mistura Nquel e Ferro em estado lquido, onde a temperatura mdia est acima de 5.000C. Jos:Como a Terra poderia ser oca se j sabemos que os terremotos e os vulces, por exemplo, originam-se da presso exercida pelo magma encontrado na astenosfera? Considerando a estrutura da Terra, pode-se afirmar que so plausveis apenas os argumentos apresentados por:

Questão 6
2019Geografia

. (EsPCEx-2019) A figura abaixo uma representao dos principais climas que atuam no Brasil. Considere os seguintes climogramas. Eles representam as mdias anuais de temperatura e pluviosidade de trs cidades brasileiras entre os anos de 1961-1990. Considerando as caractersticas climticas brasileiras, pode-se afirmar que:

Questão 7
2019Geografia

(ESPCEX - 2019) China e ndia so dois gigantes que possuem inmeras semelhanas, como, por exemplo, o fato de serem os pases mais populosos do mundo e fazerem parte dos chamados BRICS. Apesar disso, guardam inmeras caractersticas que os diferenciam entre si. Sobre as diferenas entre esses dois gigantes, podemos citar os fatos de que, enquanto: I - a ndia baseia sua matriz energtica no petrleo e na energia nuclear, a China prioriza o gs natural e o carvo mineral. II - a China implantou um rgido programa de controle de natalidade, a ndia no tem demonstrado a mesma preocupao ao longo das ltimas dcadas. III - a China dispe de uma maior diversidade cultural, a ndia possui uma cultura milenar, o que lhe garante maior homogeneidade tnica e ligustica. IV- o modelo econmico chins privilegiou a produo industrial, a ndia est se convertendo numa economia de servios, na qual se destacam setores como tecnologia da informao e biotecnologia. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Questão 8
2019Geografia

(EsPCEx -2019) Desde os primitivos rabiscos em uma placa de argila ou em pelede animais at a difuso maciade aplicativos de localizao e de navegao em smartphones,o uso de mapas uma necessidade vital para o homem. Sobre esse assunto, considere as seguintes alternativas: I - Diferentemente dos meridianos, que possuem sempre o mesmo dimetro, os crculos que representam os paralelos diminuem de tamanho medida que se afastam do Equador em direo aos polos. II - A escalas podem ser grficas ou numricas. As representaes em escala pequena mostram reas pequenas e com muitos detalhes. III - A distoro (de reas, formas ou de distncias) pode ser eliminada quando as projees afilticas so empregadas na confeco de um mapa. IV - Anamorfose uma forma de representao cartogrfica utilizada em mapas temticos na qual as reas dos pases, estados ou regies so mostradas proporcionalmente importncia de sua participao no fenmeno representado. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima

Questão 9
2019Geografia

(ESPCEX 2019) inequvoca a influncia do clima sobre as mais variadas atividades humanas, na diferenciao da paisagem e na biogeografia. Analise as afirmativas abaixo: I - A clula tropical (tambm chamada clula de Hadley) responsvel pela transferncia de calor e umidade entre as latitudes equatoriais e subtropicais. Nela podem-se identificar os ventos alsios e os contra-alsios. II - O El Nio uma anomalia climtica com desdobramentos globais. Na costa ocidental da Amrica do Sul, o fenmeno provoca a elevao da temperatura da gua do mar e, consequentemente, um aumento da atividade pesqueira no litoral peruano. III - No Sul e Sudeste da sia, a agricultura tradicional muito influenciada pelo regime das mones, cujo mecanismo bsico de alternncia de centros de presso semelhante ao que regula as brisas marinhas e terrestres, ressalvadas e durao e as respectivas escalas de abrangncia. IV - O clima mediterrneo, tpico do sul da Europa, das extremidade norte e sul da frica, de parte do litoral chileno e californiano e da poro meridional da Austrlia, apresenta duas estaes bem distintas: um vero quente e chuvoso e um inverno frio e seco. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Questão 10
2019Geografia

(ESPCEX - 2019) O deslocamento de pessoas entre pases, regies, cidades etc. um fenmeno antigo, amplo e complexo, pois envolve as mais variadas classes sociais, culturas e religies. SENE, Eustquio MOREIRA, J.C. - Geografia Geral e do Brasil: Espao Geogrfico e Globalizao (3). 2 ed. S Paulo: Moderna, 2012. Sobre os fluxos migratrios contemporneos, considere as seguintes afirmaes: I - Em termos quantitativos, a maior parte dos deslocamentos humanos se refere sada de migrantes dos pases pobres e emergentes em direo aos desenvolvidos. II - Na ltima dcada, a Amrica Latina e o Caribe contriburam com o maior contingente de emigrantes, seguidos pela frica setentrional. III - Pases do Oriente Mdio, como Catar, Emirados rabes Unidos, Arbia Saudita e Kuwait recebem muitos migrantes oriundos do sul da sia (Paquisto, ndia e Filipinas). IV - A drenagem de crebros um grande problema para os pases de origem desses fluxos, pois afeta a sua capacidade tecnolgica, compremetendo o seu desenvolvimento. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Questão 11
2019Geografia

(EsPCEx- 2019) Segundo o gegrafo Aziz AbSber, existem grandes extenses do territrio brasileiro em que vrios elementos naturais (clima, vegetao, relevo, hidrografia e solo) interagem de forma singular, caracterizando uma unidade paisagstica: so os chamados domnios morfoclimticos. Entre eles ocorrem faixas de transio. I - A exuberncia da Floresta Amaznica contrasta com a pobreza de grande parte de seus solos, geralmente, cidos, intemperizados e de baixa fertilidade. II - Tipicamente associado Campanha Gacha, os campos apresentam um relevo com suaves ondulaes, cobertas principalmente por gramneas. Neste domnio, h um preocupante processo de desertificao advindo de anomalias climticas observadas nas ltimas dcadas. III - O Cerrado, adaptado alternncia do clima tropical, ocupa mais de 3 milhes de km e apresenta solos pobres. uma formao tipicamente latifoliada que, dentre outras caractersticas, perde as folhas durante o perodo de seca. IV - A Mata dos Cocais uma faixa de transio situada entre os domnios da Floresta Amaznica, do Cerrado e da Caatinga. Predominam as palmeiras, com destaque para o babau, a carnaba e o buriti. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Questão 12
2019Geografia

(ESPCEX 2019) O mundo moderno um voraz consumidor de energia. Atender a essa demanda, pressionada cada vez mais pelas economias emergentes, bem como observar as exigncias de um mercado balizado pelo paradigma da eficincia, so desafios incontornveis. Sobre as caractersticas e a participao das diversas fontes de energia, considere as seguintes afirmativas: I - O drstico aumento do preo do petrleo causado pelas crises internacionais de 1973 e 1979/1980 teve um duplo efeito: viabilizou sua extrao em locais de difcil acesso(Sibria, Alasca e plataformas continentais) e estimulou a pesquisa de fontes alternativas. II - Impulsionado pelas polticas de reduo das emisses de CO adotadas pela China, o gs natural j , desde 2010, a segunda fonte de energia mais utilizada no mundo. III - Fontes de energia como o etanol e o biodiesel despontam atualmente como excelentes alternativas, pois apresentam os seguintes benefcios: poluem menos que os combustveis fsseis, geram vrios empregos no campo e dinamizam a economia por conta de seu efetivo multiplicador. IV - Isenta de impactos ambientais, a energia elica vem conquistando cada vez mais espao na matriz energtica de pases como China, EUA, Alemanha, Espanha e ndia. V - Pases como Frana, Ucrnia, Japo e Coria do Sul continuam a ter nas usinas nucleares uma importante fonte de energia, mesmo com problemas relacionados destinao dos seus rejeitos, presso da opinio pblica e aos altos custos de construo e manuteno. Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas, dentre as listadas acima.

Questão 24
2019Geografia

(ESPCEX - 2019) Recentemente o governo brasileiro resolveu abolir o horrio de vero, uma medida que tinha por finalidade economizar energia no perodo do ano em que a maior parte do territrio nacional recebe mais luminosidade natural ao longo do dia. A durao dessa luminosidade varia de acordo com a localidade, dependendo da latitude e da estao do ano. O grfico abaixo apresenta a durao mdia de luminosidade natural em trs localidades (I, II E III) ao longo de um perodo do ano. Considerando as caractersticas geogrficas do territrio brasileiro, possvel concluir que as localidades I, II, e III podem representar, respectivamente,

1-12 de 12