Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - ESPCEX 2019 | Gabarito e resoluções

1-12 de 12
Questão 1
2019História

(ESpCEx - 2019) O Mundo Feudal baseava-se em uma sociedade rigidamente hierarquizada, na qual os indivduos encontravam-se subordinados uns aos outros por laos de dependncia pessoal. Havia uma grande massa de camponeses preso as terra, que viviam sob o domnio de senhores feudais e que se dividiam em dois grupos com caractersticas particulares:

Questão 2
2019História

(EsPCEx -2019) Que monarca francs representou o ponto culminante do Absolutismo em seu pas e cujo ministro, Colbert, lanou as bases do Mercantilismo, no perodo de 1643 a 1715

Questão 3
2019História

(EsPCEx - 2019) Muitos europeus acreditavam que, em direo ao sul, o mar seria habitado por monstros e estaria sempre em chamas. Se arriscam cruzar oceano Atlntico, poca conhecido como mar Tenebroso, iriam se deparar com o fim do mundo. Mesmo assim, os portugueses se lanaram s Grandes Navegaes, no final do sculo XV. Considerando: I - A Tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos; II - A Criao da Companhia das ndias Ocidentais; III - A existncia de um poder centralizador e de um Estado unificado; IV - A descoberta da imensa mina de prata em Potos pelos lusitanos; V - A inveno da bssola pelos portugueses na Escola de Sagres. Assinale abaixo a alternativa que apresenta as causas que levaram expanso Martima Portuguesa.

Questão 4
2019História

(EsPCEx - 2019) No comeo do sculo XVI, interessado em construir a baslica de So Pedro, em Roma, o Papa Leo X negociou com o banqueiro Jacob Fgger a venda das indulgncias, que garantiriam o perdo dos pecados queles fiis que as comprassem. Esse abuso do poder exercido pelo Papa causou profunda revolta em um monge do Sacro Imprio Romano-Germnico chamado:

Questão 5
2019História

(EsPCEx - 2019) Na segunda metade do sculo XVIII, durante a administrao do marqus de Pombal (1750 a 1777), foram adotados medidas que objetivavam tornar mais gil e eficiente a administrao da colnia portuguesa do Brasil, dentre as quais se destaca:

Questão 6
2019História

(EsPCEx - 2019) Assim como os fenmenos fsicos - diziam os iluministas -, as relaes entre os indivduos so regidas pelas leis da natureza. Os pensadores iluministas podem ser divididos em dois grupos: os filsofos e os economistas. Respectivamente, so representantes desses dois grupos:

Questão 7
2019História

(EsPCEx- 2019) A industrializao da segunda metade do sculo XVIII, particularmente na Inglaterra, iniciou-se com a mecanizao do setor txtil, cuja produo tinha amplos mercados nas colnias inglesas.Qual tratado abriu as portas das colnias portuguesas para as manufaturas inglesas?

Questão 8
2019História

(EsPCEx - 2019) Embora estivessem subordinada s leis inglesas, as Treze Colnias norte-americanas gozava de certa autonomia no que dizia respeito aos assuntos internos. No sculo XVIII, as relaes entre as Colnias e Londres se deterioraram pouco a pouco, Os conflitos se acirraram em 1773, levando o Parlamento britnico a aprovar medidas restritivas em relao Assembleia de Massachusetts, nas Treze Colnias, que foram denominadas como:

Questão 9
2019História

(EsPCEx - 2019) Ideias republicanas estavam presentes entre os brasileiros h tempos. No sculo XVIII, inspiraram movimentos contra o domnio portugus. Em 1870, um grupo de polticos lanou, no Rio de Janeiro, o Manifesto Republicano. Os seguintes episdios, ocorridos na segunda metade do sculo XIX, abalaram o Imprio Brasileiro. Considerando os seguintes fatos: I - Questo MIlitar. II - Questo de Fronteiras. III - Questo Religiosa. IV - Questo da Cisplatina. V - Questo Abolicionista. Assinale abaixo a alternativa em que todas as proposies esto corretas no que se refere s questes que contriburam para o fim do perodo Imperial Brasileiro.

Questão 10
2019História

(EsPCEx - 2019) O ano de 1930 foi difcil para os cafeicultores brasileiros. De acordo com o historiador Boris Fausto, o volume de vendas do caf caiu mais de 35% naquele ano. O motivo fundamental para a queda nas exportaes do produto foi a crise mundial do capitalismo. A principal causa dessa crise mundial foi

Questão 11
2019História

(EsPCEx - 2019) Se, por um lado, a Guerra Fria significou a inexistncia de um conflito direto entre as superpotncias, por outro, a disputa entre elas por reas de influncia em todo o mundo deu-se de forma intensa. Uma conferncia internacional, que reuniu 29 naes africanas e asiticas, em 1955, teve a inteno de ser uma alternativa bipolarizao mundial entre os Estados Unidos e Unio Sovitica. Esta conferncia foi realizada em

Questão 12
2019História

(EsPCEx - 2019) Em 1985, a inflao brasileira chegou a 235% ao ano. Para corrigir essa situao, o governo Sarney anunciou, em fevereiro do ano seguinte, um plano de estabilizao econmica, conhecido como Plano Cruzado. Observe as afirmativas abaixo. I - Instituio da moeda chamada Real; II - Congelamento de preos: III - Gatilho salarial, determinado que os salrios seriam reajustados sempre que a inflao chegasse a 20% ao ms; IV - Substituio da moeda corrente no pas o cruzeiro, pelo cruzeiro novo; V - Introduo da Unidade Real de Valor (URV) Assinale a alternativa em que todas as afirmativas esto relacionadas ao plano econmico

1-12 de 12