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Questões de Português - FAMERP | Gabarito e resoluções

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Questão
2020Português

(FAMERP - 2020) Considere a tirinhaGarfield, de Jim Davis. O pronome este, no terceiro quadrinho,

Questão
2018Português

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia um trecho do ensaio de Modesto Carone para responder à(s) questão(ões). É fato sabido que a trajetória de João Cabral começa num surrealismo despojado da escrita automática, passa pelo ardor da construção e da lucidez, discute a pureza e a decantação da poesia antilírica e, descartando a desconfiança (então em moda) quanto à possibilidade de dizer o mundo e os seus conflitos, assume, de Morte e vida severina em diante, o lado sujo da miséria do Nordeste. (Modesto Carone. Severinos e comendadores. In: Roberto Schwarz (org). Os pobres na literatura brasileira, 1983.) Conforme o comentário de Modesto Carone, João Cabral

Questão
2018Português

TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia um trecho do ensaio de Antonio Candido para responder à(s) questão(ões). Na extraordinária obra-prima Grande sertão: veredas há de tudo para quem souber ler, e nela tudo é forte, belo, impecavelmente realizado. Cada um poderá abordá-la a seu gosto, conforme o seu ofício; mas em cada aspecto aparecerá o traço fundamental do autor: a absoluta confiança na liberdade de inventar. Numa literatura de imaginação vasqueira, onde a maioria costeia o documento bruto, é deslumbrante essa navegação no mar alto, esse jorro de imaginação criadora na linguagem, na composição, no enredo, na psicologia. (Antonio Candido. Tese e antítese, 1971.) Em mas em cada aspecto aparecerá o traço fundamental do autor (1 parágrafo), a expressão em destaque exerce a mesma função sintática da expressão destacada em:

Questão
2017Português

(FAMERP - 2017) H em Berlim uma casa que nunca fecha. Aquela noite que no termina jamais pode de fato comear a qualquer momento do dia, s sete da manh ou ainda s dez. L todos os tempos se estendem e noite e dia se transformam em outra coisa. Naquela imensa boate que pretende expandir o seu plano de existncia, seu tempo infinito, sobre a vida e a cidade, construda em uma antiga fbrica uma antiga usina de energia nazista , todo tipo de figura da noite se encontra, em uma festa fantstica alucinada que deseja no terminar jamais. luz da vida 1tecno avanada, as ideias tradicionais de dia e de noite se revelam mais frgeis, bem mais inslitas do que a vida cotidiana sob o regime da produo nos leva a crer. Para alguns, o mundo do dia se tornar definitivamente vazio e apenas a noite excitada e veloz vai concentrar em si o valor do que vivo. Naquela boate, como em muitas outras, tudo se encerra apenas quando o efeito prolongado e sistemtico da droga se encerra. Como uma pausa para respirar, s vezes tendo passado muitos dias entre uma jornada de diverso e sua suspenso momentnea. Para muitos, apenas pelo tempo mnimo da reposio das foras at a prxima jornada, extenuante, sem fim, pela poltica imaginria da noite. E, ainda mais. Para outros tantos, o prprio efeito da droga sob a pulsao infinita da msica eletrnica, experincia programtica e enfeitiada, no deveria se encerrar jamais: estes estariam destinados ao projeto de dissoluo na pulsao sem eu da msica tecno, seja a dissoluo do esprito, em uma infantilizao sem fim para os embates materiais da vida, seja a dissoluo do corpo, ambos igualmente reais. De fato, aps uma noite de vida tecno, forte a experincia radical de vazio que se torna o esprito do dia. A energia foi imensamente gasta noite. Foi devastada, tornando o dia vazio de objeto, porm vivo. Vivo no vazio, muito bem articulado busca pelo excedente absoluto de mais tarde, noite. A msica do tempo infinito, 2012. Adaptado. 1tecno: estilo de msica eletrnica. H em Berlim uma casa que nunca fecha. (1 pargrafo) No perodo em que est inserida, a orao destacada tem valor e funo, respectivamente, de

Questão
2017Português

(Famerp 2017) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO: Leia o trecho do romance O cortiço, de Aluísio Azevedo, para responder à(s) questão(ões) a seguir. Junto dela pôs-se a trabalhar a Leocádia, mulher de um ferreiro chamado Bruno, portuguesa pequena e socada, de carnes duras, com uma fama terrível de leviana entre suas vizinhas. Seguia-se a Paula, uma cabocla velha, meio idiota, a quem respeitavam todos pelas virtudes de que só ela dispunha para benzer erisipelas e cortar febres por meio de rezas e feitiçarias. Era extremamente feia, grossa, triste, com olhos desvairados, dentes cortados à navalha, formando ponta, como dentes de cão, cabelos lisos, escorridos e ainda retintos apesar da idade. Chamavam-lhe Bruxa. Depois seguiam-se a Marciana e mais a sua filha Florinda. A primeira, mulata antiga, muito séria e asseada em exagero: a sua casa estava sempre úmida das consecutivas lavagens. Em lhe apanhando o mau humor punha-se logo a espanar, a varrer febrilmente, e, quando a raiva era grande, corria a buscar um balde de água e descarregava-o com fúria pelo chão da sala. A filha tinha quinze anos, a pele de um moreno quente, beiços sensuais, bonitos dentes, olhos luxuriosos de macaca. Toda ela estava a pedir homem, mas sustentava ainda a sua virgindade e não cedia, nem à mão de Deus Padre, aos rogos de João Romão, que a desejava apanhar a troco de pequenas concessões na medida e no peso das compras que Florinda fazia diariamente à venda. O cortiço, 2007. Uma relação correta entre o trecho apresentado e o movimento literário em que O cortiço está inserido é:

Questão
2015Português

(FAMERP - 2015) Leia o texto de Machado de Assis para responder questo. Uma noite destas, vindo da cidade para o Engenho Novo, encontrei num trem da Central um rapaz aqui do bairro, que eu conheo de vista e de chapu. Cumprimentou-me, sentou- -se ao p de mim, falou da lua e dos ministros, e acabou recitando-me versos. A viagem era curta, e os versos pode ser que no fossem inteiramente maus. Sucedeu, porm, que, como eu estava cansado, fechei os olhos trs ou quatro vezes; tanto bastou para que ele interrompesse a leitura e metesse os versos no bolso. Continue, disse eu acordando. J acabei, murmurou ele. So muito bonitos. Vi-lhe fazer um gesto para tir-los outra vez do bolso, mas no passou do gesto; estava amuado. No dia seguinte entrou a dizer de mim nomes feios, e acabou alcunhando-meDom Casmurro. Os vizinhos, que no gostam dos meus hbitos reclusos e calados, deram curso alcunha, que afinal pegou. Nem por isso me zanguei. [...] No consultes dicionrios.Casmurrono est aqui no sentido que eles lhe do, mas no que lhe ps o vulgo de homem calado e metido consigo.Domveio por ironia, para atribuir-me fumos de fidalgo. Tudo por estar cochilando! Tambm no achei melhor ttulo para a minha narrao; se no tiver outro daqui at o fim do livro, vai este mesmo. O meu poeta do trem ficar sabendo que no lhe guardo rancor. E com pequeno esforo, sendo o ttulo seu, poder cuidar que a obra sua. H livros que apenas tero isso dos seus autores; alguns nem tanto. (Dom Casmurro, 2008.) um rapaz aqui do bairro, que eu conheo de vista e de chapu. Nessa frase, so associados dois substantivos semanticamente dspares: vista e chapu. A quebra de paralelismo semntico provoca um curioso efeito de estilo. Entre as frases, retiradas de outro romance de Machado de Assis, a que produz efeito de estilo semelhante :

Questão
2007Português

(FAMERP - 2017) Leia o trecho do romance O cortio, de Alusio Azevedo, para responder (s) questo(es) a seguir. Junto dela ps-se a trabalhar a Leocdia, mulher de um ferreiro chamado Bruno, portuguesa pequena e socada, de carnes duras, com uma fama terrvel de leviana entre suas vizinhas. Seguia-se a Paula, uma cabocla velha, meio idiota, a quem respeitavam todos pelas virtudes de que s ela dispunha para benzer erisipelas e cortar febres por meio de rezas e feitiarias. Era extremamente feia, grossa, triste, com olhos desvairados, dentes cortados navalha, formando ponta, como dentes de co, cabelos lisos, escorridos e ainda retintos apesar da idade. Chamavam-lhe Bruxa. Depois seguiam-se a Marciana e mais a sua filha Florinda. A primeira, mulata antiga, muito sria e asseada em exagero: a sua casa estava sempre mida das consecutivas lavagens. Em lhe apanhando o mau humor punha-se logo a espanar, a varrer febrilmente, e, quando a raiva era grande, corria a buscar um balde de gua e descarregava-o com fria pelo cho da sala. A filha tinha quinze anos, a pele de um moreno quente, beios sensuais, bonitos dentes, olhos luxuriosos de macaca. Toda ela estava a pedir homem, mas sustentava ainda a sua virgindade e no cedia, nem mo de Deus Padre, aos rogos de Joo Romo, que a desejava apanhar a troco de pequenas concesses na medida e no peso das compras que Florinda fazia diariamente venda. O cortio, 2007. correto afirmar que o narrador do texto assemelha-se a

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