Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Português - FGV | Gabarito e resoluções

1-15 de 66chevron right center
Questão
2021FilosofiaPortuguês

(FGV - 2021) O conhecido filsofo Schopenhauer disse certa vez: Observei que o carter de quase todos os homens parece particularmente adaptado a uma certa idade da vida, de modo que nela apresenta-se de forma mais proveitosa. Alguns so jovens amveis, e depois isso passa, outros, homens enrgicos e ativos, dos quais a idade rouba todos os valores. Muitos se apresentam mais favoravelmente na velhice, quando so mais indulgentes por serem mais experientes e serenos. Tratando-se de um texto argumentativo, a observao correta :

Questão
2019Português

(FGV - 2019) Leia o texto para responder questo. O sertanejo, assoberbado de reveses, dobra-se, afinal. Passa, certo dia, sua porta, a primeira turma de retirantes. V-a, assombrado, atravessar o terreiro, miseranda, desaparecendo adiante numa nuvem de poeira, na curva do caminho... No outro dia, outra. E outras. o serto que se esvazia. No resiste mais. Amatula-se num daqueles bandos, que l se vo caminho em fora, debruando de ossadas as veredas, e l se vai ele no xodo penosssimo para a costa, para as serras distantes, para quaisquer lugares onde o no mate o elemento primordial da vida. Atinge-os. Salva-se. Passam-se meses. Acaba-se o flagelo. Ei-lo de volta. Vence-o saudade do serto. Remigra. E torna feliz, revigorado, cantando; esquecido de infortnios, buscando as mesmas horas passageiras da ventura perdidia e instvel, os mesmos dias longos de transes e provaes demoradas. (Euclides da Cunha. Os Sertes) Assinale a alternativa que atende norma-padro de colocao pronominal.

Questão
2019Português

(FGV - 2019) ...que vm transformando as comunicaes em todo o mundo. Nessa frase do texto 1, empregou-se corretamente o artigo definido aps o pronome indefinido todo; a frase abaixo em que esse emprego tambm est correto :

Questão
2019Português

(FGV - 2019) Leia o texto para responder questo. A marca de dez anos da falncia do banco americano Lehman Brothers, evento catalisador da crise financeira que ento se espalhava pelo mundo, suscita oportuno debate a respeito de seu legado e da capacidade da economia global para lidar com novos choques. Do lado positivo, o sistema bancrio se mostra mais slido do que antes. Regulao apertada e maior exigncia de capital para o funcionamento das instituies reduzem o risco de novo colapso. Mas a sombra da crise continua a se projetar, mesmo uma dcada depois, quando se tem em conta que a maioria dos 24 pases onde houve problemas ainda no retornou tendncia anterior de crescimento da renda, segundo o Fundo Monetrio Internacional (FMI). De modo geral, mesmo nos pases ricos, governos em situao financeira mais frgil tero menos espao para atuar num novo socorro ao setor privado. Mesmo a estabilidade bancria duramente conquistada pode se mostrar algo ilusria, afinal, na medida em que inovaes tecnolgicas e a entrada de inditos participantes no mercado trazem desafios novos para a regulao. O prognstico de cooperao internacional numa eventual nova crise tampouco se mostra animador. Se em 2009 houve alinhamento no mbito do G20, com participao dos pases em desenvolvimento, o momento atual distinto. A competio geopoltica entre EUA e China um dos fatores a dificultar uma ao coordenada. J o Brasil, dez anos depois, ainda se apresenta incapaz de retomar a expanso econmica sustentada. Ao prximo governo, que no pode contar com os ventos favorveis do quadro externo, s restar a opo de estabilizar sua dvida e recuperar a confiana domstica. (Editorial. Folha de S.Paulo. 10.09.2018. Adaptado) Assinale a alternativa que atende norma-padro de concordncia verbal.

Questão
2018Português

(FGV - 2018) Leia o texto para responder questo. Basta ligar a TV ou abrir uma revista para ver quanto a publicidade obcecada pelosmillennials, a gerao que tem entre 20 e 34 anos. Os atores so jovens, usam barba, andam de bicicleta, lambreta ou Kombi. Os filmes so editados com cortes bruscos, e a trilha sonora recheada de bandashipsters. A obsesso to grande que os resultados chegam a formar uma caricatura dos jovens. Enquanto isso, a gerao X, que tem de fato poder e dinheiro e influencia o consumo de outras geraes, v-se sub-representada. No mximo, as pessoas que tm entre 35 e 54 anos so representadas... com barbas e andando de bicicleta, lambreta ou Kombi. Duas pesquisas inditas comprovam este fato: a publicidade no est conversando com seu melhor pblico. (Exame, 02.08.2017) No trecho Os atores so jovens, usam barba, andam de bicicleta, lambreta ou Kombi., usam-se as vrgulas para separar

Questão
2018Português

(FGV 2018 - adaptada) Intercmbio de alimentos A chegada dos europeus Amrica foi o comeo de uma das transformaes mais revolucionrias nos hbitos alimentares dos seres humanos. Nos primeiros anos da conquista, os espanhis resistiram a comer produtos nativos americanos, por isso trouxeram consigo plantas e animais de sua terra natal. Todavia, os espanhis enviavam Europa todos os alimentos exticos que os nativos lhes ofereciam para, de alguma forma, apaziguar a Coroa pelas dificuldades que tinham de encontrar os to desejados metais preciosos. Progressivamente, por meio dessa troca entre Amrica e Europa, a flora e a fauna de ambos os continentes foram modificadas, pois diversas plantas e animais adaptaram-se aos novos climas. Com isso, a dieta dos habitantes das duas regies foi enriquecida. Renato Mocelline/Rosiane de Camargo, Histria em debate. So Paulo: Editora do Brasil, p. 72. Sobre a composio do texto, possvel afirmar que

Questão
2017Português

(FGV) preciso levar em conta questes econmicas e sociais; se juntssemos os adjetivos sublinhados em forma de adjetivo composto, a forma correta, no contexto, seria:

Questão
2016Português

(FGV/SP - 2016) Leia o texto para responder questo Na virada do sculo, chegou o euro. Na prtica, era como se o marco alemo mudasse de nome para euro e passasse a suprir o resto do continente (a maior parte dele, pelo menos). Parecia bom para todas as partes. Os governos dos pases menos pibados passariam a receber os impostos dos seus cidados em euros, uma moeda garantida pelo PIB alemo. Impostos servem para pagar as dvidas dos governos alm da lagosta dos governantes. E agora os contribuintes pagavam em euros. Resultado: o mercado passou a emprestar para os pases bagunados da Europa a juros baixssimos. A choveu euro na periferia da Europa. A economia ali cresceu como nunca, mas os governantes gastaram como sempre. Alm disso, no perceberam que seus pases eram pequenos demais para suportar o peso de uma moeda forte. Com os PIBs dos europobres caindo, a arrecadao deles diminuiu. Menos arrecadao, mais problemas para pagar dvidas. A tome mais dinheiro emprestado para ir rolando a pendura, s que agora a juros menos fofos. (Superinteressante, agosto de 2015. Adaptado) De acordo com a norma-padro, assinale a alternativa correta quanto regncia e ao uso ou no do acento indicativo da crase.

Questão
2016Português

(Fgvrj 2016) Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém do negócio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado, e que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o quê, uma certa Maria da hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia rechonchuda e bonitota. O Leonardo, fazendo-se-lhe justiça, não era nesse tempo de sua mocidade mal-apessoado, e sobretudo era maganão. Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos. Manuel Antônio de Almeida, Memórias de um Sargento de Milícias. No excerto, narram-se as circunstâncias em que travaram conhecimento Leonardo (Pataca) e Maria (da hortaliça), a bordo do navio que, procedente de Portugal, iria desembarcá-los no Rio de Janeiro. Considere as seguintes afirmações referentes ao excerto: I. A narrativa é isenta de traços idealizantes, seja no que se refere às personagens, seja no que se refere a suas relações amorosas. II. O ângulo de representação privilegiado pelo romancista é o da comicidade e do humor. III. A vivacidade da cena figurada no excerto deve-se à presença de um narrador-personagem, que participa da ação. Está correto o que se afirma em

Questão
2016Português

(FGV - RJ - 2016) Sua histria tem pouca coisa de notvel. Fora Leonardo algibebe em Lisboa, sua ptria; aborrecera-se porm do negcio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, no se sabe por proteo de quem, alcanou o emprego de que o vemos empossado, e que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, no sei fazer o qu, uma certa Maria da hortalia, quitandeira das praas de Lisboa, saloia rechonchuda e bonitota. O Leonardo, fazendo-se-lhe justia, no era nesse tempo de sua mocidade mal-apessoado, e sobretudo era magano. Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distrado por junto dela, e com o ferrado sapato assentou-lhe uma valente pisadela no p direito. A Maria, como se j esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe tambm em ar de disfarce um tremendo belisco nas costas da mo esquerda. Era isto uma declarao em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e belisco, com a diferena de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes to extremosos e familiares, que pareciam s-lo de muitos anos. Manuel Antnio de Almeida, Memrias de um Sargento de Milcias. Embora de fato pertenam ao Romantismo, as Memrias de um sargento de milcias no apresentam as caractersticas mais tpicas e notrias desse movimento. No entanto, analisando-se o trecho aqui reproduzido, verifica-se que nele se apresenta claramente o seguinte trao do Romantismo:

Questão
2016Português

(FGV/RJ - 2016) Nesses excertos, Dirceu apresenta a Marlia alguns dos argumentos com que pretende convenc-la a despos-lo, bem como lhe sugere uma imagem de sua vida conjugal futura. [4] Eu, Marlia, no sou algum vaqueiro, que viva de guardar alheio gado, de tosco trato, de expresses grosseiro, dos frios gelos e dos sis queimado. Tenho prprio casal (1) e nele assisto (2) ; d-me vinho, legume, fruta, azeite; das brancas ovelhinhas tiro o leite, e mais as finas ls, de que me visto. Graas, Marlia bela, graas minha estrela! (...) [5] Tu no vers, Marlia, cem cativos tirarem o cascalho e a rica terra, ou dos cercos dos rios caudalosos, ou da minada serra. No vers separar ao hbil negro do pesado esmeril a grossa areia, e j brilharem os granetes de oiro no fundo da bateia (3). (...) No vers enrolar negros pacotes das secas folhas do cheiroso fumo; nem espremer entre as dentadas rodas da doce cana o sumo. Vers em cima da espaosa mesa altos volumes (4) de enredados feitos; ver-me-s folhear os grandes livros, e decidir os pleitos. Enquanto revolver os meus consultos, tu me fars gostosa companhia, lendo os fastos da sbia, mestra Histria, e os cantos da poesia. Toms A. Gonzaga, Marlia de Dirceu. Glossrio: (1) casal: pequena propriedade rural. (2) assisto: resido, moro. (3) bateia: utenslio empregado no garimpo; espcie de gamela. (4) altos volumes: referncia a processos judiciais, pois o poeta era magistrado. Considerando-se o teor dos argumentos e das imagens a presentes, pode-se concluir corretamente que

Questão
2016Português

(FGV/RJ - 2016) [4] Eu, Marlia, no sou algum vaqueiro, que viva de guardar alheio gado, de tosco trato, de expresses grosseiro, dos frios gelos e dos sis queimado. Tenho prprio 1casal e nele 2assisto; d-me vinho, legume, fruta, azeite; das brancas ovelhinhas tiro o leite, e mais as finas ls, de que me visto. Graas, Marlia bela, graas minha estrela! (...) [5] Tu no vers, Marlia, cem cativos tirarem o cascalho e a rica terra, ou dos cercos dos rios caudalosos, ou da minada serra. No vers separar ao hbil negro do pesado esmeril a grossa areia, e j brilharem os granetes de oiro no fundo da 3bateia. (...) No vers enrolar negros pacotes das secas folhas do cheiroso fumo; nem espremer entre as dentadas rodas da doce cana o sumo. Vers em cima da espaosa mesa 4altos volumes de enredados feitos; ver-me-s folhear os grandes livros, e decidir os pleitos. Enquanto revolver os meus consultos, tu me fars gostosa companhia, lendo os fastos da sbia, mestra Histria, e os cantos da poesia. Toms A. Gonzaga, Marlia de Dirceu. Glossrio: 1casal: pequena propriedade rural. 2assisto: resido, moro. 3bateia: utenslio empregado no garimpo; espcie de gamela. 4altos volumes: referncia a processos judiciais, pois o poeta era magistrado. O excerto contm versos que atestam, de modo enftico, que, no Brasil, o Arcadismo, tambm chamado de Neoclassicismo,

Questão
2015Português

(Fgvrj 2015) Catar Feijão 1 Catar feijão se limita com escrever: joga-se os grãos na água do alguidar e as palavras na folha de papel; e depois, joga-se fora o que boiar. Certo, toda palavra boiará no papel, água congelada, por chumbo seu verbo: pois para catar esse feijão, soprar nele, e jogar fora o leve e oco, palha e eco. 2 Ora, nesse catar feijão entra um risco: o de que entre os grãos pesados entre um grão qualquer, pedra ou indigesto, um grão imastigável, de quebrar dente. Certo não, quando ao catar palavras: a pedra dá à frase seu grão mais vivo: obstrui a leitura fluviante, flutual, açula a atenção, isca-a como o risco. João Cabral de Melo Neto, A educação pela pedra. Considere as seguintes afirmações relativas ao poema de Cabral de Melo: I. O ideal de economia verbal, preconizado no poema, assemelha-se ao ideal estilístico do Graciliano Ramos de Vidas secas, também este sequioso de restringir-se ao essencial. II. O recurso ao grão imastigável, de quebrar dente e à pedra [que] dá à frase seu grão mais vivo, com o sentido que lhe dá Cabral de Melo, encontra-se presente no próprio poema que a reivindica. III. A ideia de se produzir uma obstrução da leitura como algo positivo participa do objetivo de se romper com os autoritarismos da percepção desígnio frequente na literatura moderna, inclusive em autores estilisticamente muito diferentes de Cabral, como é o caso de Guimarães Rosa. Está correto o que se afirma em:

Questão
2015Português

(Fgvrj/2015) Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte. Suposto o uso vulgar seja começar pelo nascimento, duas considerações me levaram a adotar diferente método: a primeira é que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor, para quem a campa foi outro berço; a segunda é que o escrito ficaria assim mais galante e mais novo. Moisés, que também contou a sua morte, não a pôs no introito, mas no cabo: diferença radical entre este livro e o Pentateuco. Dito isto, expirei às duas horas da tarde de uma sexta-feira do mês de agosto de 1869, na minha bela chácara de Catumbi. Tinha uns sessenta e quatro anos, rijos e prósperos, era solteiro, possuía cerca de trezentos contos e fui acompanhado ao cemitério por onze amigos. Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas. Ao configurar as Memórias póstumas de Brás Cubas como narrativa em primeira pessoa, conforme se verifica no trecho, Machado de Assis

Questão
2015Português

(Fgvrj 2015) Argumento (Paulinho da Viola) Tá legal Eu aceito o argumento Mas não me altere o samba tanto assim Olha que a rapaziada está sentindo a falta De um cavaco, de um pandeiro Ou de um tamborim. Sem preconceito Ou mania de passado Sem querer ficar do lado De quem não quer navegar Faça como um velho marinheiro Que durante o nevoeiro Leva o barco devagar.Argu No verso Mas não me altere o samba tanto assim, o pronome me nãoexerce função sintática alguma. Segundo a gramática da língua portuguesa, trata-se de umrecurso expressivo de que se serve a pessoa que fala para mostrar que está vivamenteinteressada no cumprimento da exortação feita. Constitui uso mais comum na linguagemcoloquial. Nas citações abaixo, todas extraídas de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado deAssis, esse recurso ocorre em:

1-15 de 66chevron right center