Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - FUVEST 1993 | Gabarito e resoluções

1-3 de 3
Questão
1993Química

(Fuvest 1993) Holanda quer deixar de ser um País Baixo.   (Da Reuter.) Cientistas estão pesquisando a viabilidade de se elevar o litoral holandês - que é muito baixo e há séculos vem sendo ameaçado por enchentes - através da injeção de substâncias químicas na terra.Os pesquisadores acreditam poder elevar o litoral injetando ácido sulfúrico numa camada de rocha calcária 1,5 km abaixo da superfície. A reação química resultante produziria gipsita, que ocupa o dobro do espaço do calcário e que empurra a superfície terrestre para cima.                                                                                                                                                                                          (Notícia publicada na "Folha de São Paulo", outubro de 1992.) Sabendo que a gipsita é CaSO4 hidratado e que o calcário é CaCO3, a reação citada produz também

Questão
1993Química

(FUVEST - 1993) Molibdato de amnio usado como fonte de molibdnio para o crescimento das plantas. Sabendo que este elemento, de smbolo Mo, pertence a mesma famlia do crmio, Cr, e que a frmula do on cromato (CrO4)2-, a frmula do molibdato de amnio :

Questão
1993Química

(Fuvest 1993) Hidrocarbonetos e éteres já estão sendo usados como gases propelentes no lugar do triclorofluorocarbono (freon) em desodorantes e outros produtos de "spray". Assinale a alternativa que contém, respectivamente, um hidrocarboneto, um éter e freon.

1-3 de 3