Questões e gabarito - FUVEST 1998

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 39
Questão
1998Física

(Fuvest - 1998) Trs pequenas esferas carregadas com cargas de mesmo mdulo, sendo A positiva e B e C negativas, esto presas nos vrtices de um tringulo equiltero. No instante em que elas so soltas simultaneamente, a direo e o sentido de suas aceleraes sero mais bem representados pelo esquema:

Questão
1998Matemática

(Fuvest 1998) Sabendo que nesse mês as três montadoras venderam 7.000 dos 10.000 carros produzidos, o valor de x é

Questão
1998Física

(Fuvest 1998) Deseja-se medir a pressão interna P em um grande tanque de gás. Paraisto, utiliza-se como manômetro um sistema formado por um cilindro e um pistão de área A,preso a uma mola de constante elástica k. A mola está no seu estado natural (sem tensão)quando o pistão encosta na base do cilindro, e tem comprimento L0 (fig1 - registro R fechado).Abrindo-se o registro R, o gás empurra o pistão, comprimindo a mola, que fica comcomprimento L (fig 2 - registro R aberto). A pressão ambiente vale P0 e é aplicada no lado externo do pistão. O sistema é mantido àtemperatura ambiente durante todo o processo. O valor da pressão absoluta P no tanque vale:

Questão
1998Matemática

(Fuvest 1998) Sabe-se que a média aritmética de 5 números inteiros distintos, estritamente positivos, é 16. O maior valor que um desses inteiros pode assumir é

Questão
1998Física

(Fuvest 1998) Uma criança montada em um velocípede se desloca em trajetória retilínea, com velocidade constante em relação ao chão. A roda dianteira descreve uma volta completa em um segundo. O raio da roda dianteira vale 24 cm e o das traseiras 16 cm. Podemos afirmar que as rodas traseiras do velocípede completam uma volta em, aproximadamente;

Questão
1998Matemática

(Fuvest 1998) A sequência an é uma P.A. estritamente crescente, de termos positivos. Então, a sequência bn= 3an, n 1, é uma

Questão
1998Português

(Fuvest 1998) Oh! eu quero viver, beber perfumes Na flor silvestre, que embalsama os ares; Ver minhalma adejar pelo infinito, Qual branca vela namplidão dos mares. No seio da mulher há tanto aroma... Nos seus beijos de fogo há tanta vida... - Árabe errante, vou dormir à tarde À sombra fresca da palmeira erguida. Nesta estrofe de Mocidade e Morte, de Castro Alves, reúnem-se, como numa espécie de súmula, vários dos temas e aspectos mais característicos de sua poesia. São eles:

Questão
1998Português

(Fuvest 1998) Considere as seguintes afirmações sobre o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente: I. O auto atinge seu clímax na cena do Fidalgo, personagem que reúne em si os vícios das diferentes categorias sociais anteriormente representadas. II. A descontinuidade das cenas é coerente com o caráter didático do auto, pois facilita o distanciamento do espectador. III. A caricatura dos tipos sociais presentes no auto não é gratuita nem artificial, mas resulta da acentuação de traços típicos. Está correto apenas o que se afirma em:

Questão
1998Química

(Fuvest 1998) A decomposição térmica por aquecimento gradual e contínuo (ao ar) doacetato de manganês (II) tetraidratado, sólido, ocorre em duas etapas: Na temperatura de 130 oC. Na temperatura de 350 oC. Certa massa do sal hidratado é aquecida nessas condições. Qual dos gráficos adianterepresenta o que ocorre com a massa (m) da fase sólida com o aumento da temperatura (t)?

Questão
1998Química

(Fuvest 1998) A decomposio trmica por aquecimento gradual e contnuo (ao ar) doacetato de mangans (II) tetraidratado, slido, ocorre em duas etapas: Na temperatura de 130oC. Na temperatura de 350oC. Certa massa do sal hidratado aquecida nessas condies. Qual dos grficos abaixo representa o que ocorre com a massa (m) da fase slida com o aumento da temperatura ()

Questão
1998Química

(Fuvest 1998) Pode-se conceituar energia de ligação química como sendo a variação de entalpia (∆H) que ocorre na quebra de 1 mol de uma dada ligação. Assim, na reação representada pela equação: NH3(g) N(g) + 3H(g); ∆H = 1170 kJ/mol NH3 são quebrados 3 mols de ligação N-H, sendo, portanto, a energia de ligação N-H igual a 390 kJ/mol. Sabendo-se que na decomposição: N2H4(g) 2N(g) + 4H(g); ∆H = 1720 kJ/mol N2H4, são quebrados ligações N-N e N-H, qual o valor, em kJ/mol, da energia de ligação N-N ?

Questão
1998Química

(Fuvest 1998) Há exatos 100 anos, J.J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico,

Questão
1998Português

(Fuvest 1998) Os dados sobre a educação dos brasileiros revelados pelo minicenso do IBGE permitem várias leituras - todas elas acusando uma tendência positiva, apesar de alguns números absolutos causarem preocupação. Ainda há perto de 2 milhões e meio de crianças sem escolas no País, não tanto, tudo leva a crer, por deficiência da rede física. De fato, pode ler-se no censo que, embora esteja longe da ideal, a expansão quantitativa das escolas já permite ao governo redirecionar investimentos para a expansão qualitativa do ensino. (O Estado de S. Paulo, 10/08/97, A3) Conclui-se corretamente do texto que

Questão
1998Matemática

(Fuvest 1998) Qual das afirmações a seguir é verdadeira?

Questão
1998Física

(Fuvest 1998) Três pequenas esferas carregadas com cargas de mesmo módulo, sendo Apositiva e B e C negativas, estão presas nos vértices de um triângulo equilátero. No instanteem que elas são soltas, simultaneamente, a direção e o sentido de suas acelerações serãomelhor representados pelo esquema:

NOVIDADES
Kuadro