Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - FUVEST 2001 | Gabarito e resoluções

1-15 de 30chevron right center
Questão 1
2001História

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 1) No antigo Egito e na Mesopotmia, assim como nos demais lugares onde foi inventada, a escrita esteve vinculada ao poder estatal. Este, por sua vez, dependeu de um certo tipo de economia para surgir e se desenvolver. Considerando as afirmaes acima, explique as relaes entre: a) escrita e Estado; b) Estado e economia.

Questão 2
2001História

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 2) Antes de o luteranismo e calvinismo surgirem, no sculo XVI, e romperem com a unidade do cristianismo no ocidente, houve, na Baixa Idade Mdia, movimentos herticos importantes, como o dos ctaros e dos hussitas, que a Igreja Catlica conseguiu reprimir e controlar. Explique: a) como a Igreja Catlica conseguiu dominar as heresias medievais? b) por que o luteranismo e o calvinismo tiveram xito?

Questão 3
2001História

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 3) Em suma, a combinao de eficincia tcnica e convico mstica, submetidas ambas expanso comercial e ao poder poltico foi a caracterstica (...) da conquista espanhola na Amrica. David A. Brading, Orbe indiano. Com base no texto, estabelea as relaes entre: a) avanos tecnolgicos e expanso comercial; b) poder poltico da Coroa Espanhola e Igreja Catlica.

Questão 4
2001História

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 4) (...) e em lugar de ouro, de prata e de outros bens que servem de moeda em outras regies, aqui a moeda feita de pessoas, que no so nem ouro, nem tecidos, mas sim criaturas. E a ns a vergonha e a de nossos predecessores, de termos, em nossa simplicidade, aberto a porta a tantos males (...) Garcia II, rei do Congo, sculo XVII Comente os acontecimentos a que se refere o rei africano e como esto relacionados colnia brasileira.

Questão 5
2001História

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 5) Seria mais correto chamarmos o Iluminismo de ideologia revolucionria... Pois o Iluminismo implicava a abolio da ordem poltica e social vigente na maior parte da Europa Eric J. Hobsbawm. A Era das Revolues, 1789-1848. Descreva a ordem poltica e social que o Iluminismo criticava e pretendia destruir.

Questão 6
2001História

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 6) Sobre a Guerra do Paraguai (1864-1870), fundamentalmente desencadeada por razes geopolticas regionais, responda: a) quais as divergncias e alianas polticas existentes entre os pases nela envolvidos? b) Qual o seu resultado em termos de poder estratgico regional?

Questão 7
2001História

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 7) As fbricas devoram a vida humana desde os sete anos de idade. Sobre as mulheres pesam, de ordinrio, trabalhos to rduos quanto os dos homens; no percebem seno salrios reduzidos. Equiparam-se aos adultos, para o trabalho, os menores de quatorze e doze anos... O horrio, geralmente, nivela sexos e idades, entre os extremos habituais de nove a dez horas cotidianas de canseira. Rui Barbosa, A questo social e poltica no Brasil, 1919. a) Indique os principais problemas sociais apontados pelo texto; b) relacione-os com as idias, reivindicaes e formas de luta dos operrios, na dcada de 1910, em So Paulo.

Questão 8
2001História

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 8) A crise de 1929 foi muito mais do que um crash financeiro, do que uma quebra generalizada das bolsas de valores. Foi uma crise profunda do prprio capitalismo. a) Por que houve a crise? b) Como repercutiu no Brasil?

Questão 9
2001História

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 9) A era de paz e cooperao, que muitos esperavam se seguiria vitria dos aliados na Segunda Guerra Mundial, no resistiu at o final dos anos de 1940, tendo sido substituda pela guerra fria, entre as grandes potncias, e por guerras quentes localizadas. Considerando a guerra fria, a) explique as divergncias fundamentais entre as grandes potncias; b) relacione a guerra fria com um conflito de guerra quente.

Questão 10
2001História

(FUVEST - 2001 - 2a fase - Questo 10) As fotos acima evidenciam relaes entre poltica e futebol. Observando-as, a) responda quais as diferenas polticas entre os dois momentos indicados; b) compare a forma de atuao poltica dos jogadores em ambos os casos.

Questão 61
2001História

(FUVEST - 2001 - 1a fase) Em verdade maravilhoso refletir sobre a grandeza que Atenas alcanou no espao de cem anos depois de se livrar da tirania... Mas acima de tudo ainda mais maravilhoso observar a grandeza a que Roma chegou depois de se livrar de seus reis. (Maquiavel, Discursos sobre a primeira dcada de Tito Lvio). Nessa afirmao, o autor

Questão 62
2001História

(FUVEST - 2001 - 1a fase) A economia da Europa ocidental, durante o longo intervalo entre a crise do escravismo, no sculo III, e a cristalizao do feudalismo, no sculo IX, foi marcada pela

Questão 63
2001História

(FUVEST - 2001 - 1a fase) ...o desejo de dar uma forma e um estilo ao sentimento no exclusivo da arte e da literatura; desenvolve-se tambm na prpria vida: nas conversas da corte, nos jogos, nos desportos... Se, por conseguinte, a vida pede literatura os motivos e as formas, a literatura, afinal, no faz mais do que copiar a vida. (Johan Huizinga, O Declnio da Idade Mdia). Na Idade Mdia essa relao entre literatura e vida foi exercida principalmente pela

Questão 64
2001História

(FUVEST - 2001 -1a fase) praticamente impossvel treinar todos os sditos de um [Estado] nas artes da guerra e ao mesmo tempo mant-los obedientes s leis e aos magistrados. (Jean Bodin, terico do absolutismo, em 1578). Essa afirmao revela que a razo principal de as monarquias europeias recorrerem ao recrutamento de mercenrios estrangeiros, em grande escala, devia-se necessidade de

Questão 65
2001História

(FUVEST - 2001 - 1a fase) Nas Revolues Francesa (1789), Mexicana (1910), Russa (1917) e Chinesa (1949), h um elemento comum a todas. Trata-se da

1-15 de 30chevron right center