Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - FUVEST 2003 | Gabarito e resoluções

1-15 de 22chevron right center
Questão 1
2003Geografia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )Leia o roteiro de viagem. Partiremos da cidade de (I), importante centro industrial do pas, para (II), localizada num vale que foi ocupado pela cafeicultura, no sculo XIX, e que atualmente se destaca no setor aeroespacial. Na manh seguinte, visitaremos (III), importante cidade no Imprio, encravada em uma bela serra, na qual pernoitaremos. Depois viajaremos por uma regio planltica at chegarmos a (IV), Patrimnio da Humanidade, apesar dos problemas de degradao urbana que ameaam a perda desse ttulo. De l, seguiremos para (V), exemplo de metrpole planejada no Brasil. Por fim, rumaremos em direo sudoeste, chegando ao planalto ocidental onde veremos importantes reas agrcolas at chegarmos a (VI) que, alm de abrigar um destacado campus universitrio, est na borda do aqfero Guarani. Esse ser o ltimo ponto de visitao antes de retornarmos ao ponto de partida. a) Localize e enumere corretamente no mapa da folha de respostas as cidades referidas no texto com algarismos romanos de I a VI. b) Discorra sobre duas caractersticas do processo de ocupao da regio do planalto ocidental onde se situa o importante centro universitrio.

Questão 2
2003Geografia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )A explorao dos recursos naturais ocupa posio de destaque na Regio Norte do pas. Aponte e explique uma caracterstica da minerao de ferro relacionada a) atividade econmica. b) aos impactos ambientais que acarreta.

Questão 3
2003Geografia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )Leia a letra da msica Mano na porta do bar: Voc viu aquele mano na porta do bar, Ultimamente andei ouvindo ele reclamar Que a sua falta de dinheiro era problema, Que a sua vida pacata j no vale a pena, Queria ter um carro confortvel, Queria ser um cara mais notado . Tudo bem, at a nada posso dizer, Um cara de destaque tambm quero ser (...) A lei da selva, consumir necessrio; Compre mais, compre mais, Supere seu adversrio. O seu status depende da tragdia de algum. isso, capitalismo selvagem. Mano Brown. CD Racionais MCs. Faixa 3, Zimbabwe, So Paulo, s/d. a) Qual a crtica expressa em relao sociedade atual? b) Relacione a letra da msica a um aspecto do cotidiano da periferia urbana das metrpoles brasileiras. Discorra sobre esse aspecto.

Questão 4
2003Geografia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )Observe o grfico: a) Qual setor teve pior desempenho, entre 1997 e 2000, na reduo da emisso de gases que afetam a camada de oznio? Explique. b) Por que o Brasil reduziu as emisses de gases que destrem a camada de oznio?

Questão 5
2003Geografia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )Justifique a seguinte afirmao: A questo fundiria no Brasil encontra suas origens no passado e no na falta de terras.

Questão 6
2003Geografia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )O Parque Nacional da Serra da Capivara foi declarado Patrimnio da Humanidade pela ocorrncia dos mais antigos registros da presena humana na Amrica. Apresenta sua maior rea em um domnio morfoclimtico e reas que indicam a presena de outro domnio morfoclimtico: a) Identifique o domnio morfoclimtico predominante no Parque Nacional da Serra da Capivara e analise suas principais caractersticas climticas e hidrogrficas. b) Na rea do Parque, encontram-se planaltos, morros e plancies, com predomnio de rochas sedimentares. Explique a formao desse tipo de rocha, dando pelo menos um exemplo de rocha sedimentar.

Questão 7
2003Geografia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )Observe o mapa:: a) Identifique os fenmenos representados no mapa e complete a legenda na folha ao lado. b) Discorra sobre o contedo de cada legenda. .

Questão 8
2003Geografia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )Aponte e analise duas causas para a elevada perda de solo em ambientes agrcolas no mundo tropical mido.

Questão 9
2003Geografia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )Analise o mapa: a) Por que Israel recebeu um grande volume de investimentos militares dos Estados Unidos neste perodo? b) Aponte e explique uma caracterstica atual das relaes entre os Estados Unidos e Israel

Questão 10
2003Geografia

(FUVEST - 2003 - 2 FASE )a) Discorra sobre duas caractersticas que demonstram o potencial de influncia da Unio Europia no mundo contemporneo. b) Cite e explique duas dificuldades para insero da Unio Europia como potncia militar no sistema internacional.

Questão 41
2003Geografia

(FUVEST - 2003 - 1a Fase)Os famosos Lenis Maranhenses apresentam

Questão 42
2003Geografia

(FUVEST - 2003 - 1a Fase)Sabendo-se que a integrao entre setores da economia caracteriza os complexos agroindustriais e que a produo brasileira de milho recuou 13,28% na safra 2001/02, assinale a alternativa correta.

Questão 43
2003Geografia

(FUVEST - 2003 - 1a Fase)O DIEESE descreveu o perfil de um trabalhador de determinado setor da economia, que oferece cerca de 5.000.000 de empregos. Homens; com baixo nvel de escolaridade; idade mdia entre 35 e 38 anos; que no contribuem para a previdncia social; atuam, com freqncia por conta prpria; cumprem longas jornadas de trabalho; migrantes; com percentual de trabalhadores negros superior ao encontrado na fora de trabalho como um todo e com baixo nvel de rendimentos. Fonte: Estudo Setorial, 2002. Identifique o setor de atividade correspondente ao perfil do trabalhador descrito:

Questão 44
2003Geografia

(FUVEST -2003 - 1a Fase) A seguir tem-se descrio de caractersticas das fases da industrializao paulista. Relacioneas fotos I, II e III aos estabelecimentos industriais tpicos de cada fase. 1. Extensas reas para estoque de matrias-primas e produtos. 2. Diminuio do emprego industrial e flexibilizao do trabalho. 3. Incio da industrializao na cidade. 4. Acentuada industrializao da regio metropolitana. 5. Auge da disperso territorial das indstrias. 6. Uso predominante do transporte ferrovirio.

Questão 45
2003Geografia

(FUVEST - 2003 - 1a Fase) Associando-se as tabelas, est correto afirmar que

1-15 de 22chevron right center