Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - FUVEST 2005 | Gabarito e resoluções

1-15 de 22chevron right center
Questão 1
2005Biologia

(FUVEST - 2005 - 2FASE)Os esquemas representam cortes transversais de regies jovens de uma raiz e de um caule de uma planta angiosperma. Alguns tecidos esto identificados por um nmero e pelo nome, enquanto outros esto indicados apenas por nmeros. Com base nesses esquemas, indique o nmero correspondente ao tecido a) responsvel pela conduo da seiva bruta. b) responsvel pela conduo da seiva elaborada. c) constitudo principalmente por clulas mortas, das quais restaram apenas as paredes celulares. d) responsvel pela formao dos plos absorventes da raiz.

Questão 2
2005Biologia

(FUVEST - 2005 - 2FASE)Considere o corao dos vertebrados. a) Que caracterstica do corao dos mamferos impede a mistura do sangue venoso e arterial? b) Que outros vertebrados possuem corao com essa estrutura? c) Por quais cmaras cardacas o sangue desses animais passa desde que sai dos pulmes at seu retorno a esses mesmos rgos?

Questão 3
2005Biologia

(FUVEST - 2005 - 2FASE)A seguir so mostradas duas propostas de rvores filogenticas (I e II) para diversos grupos de animais invertebrados e fotos de animais (a, b, c), pertencentes a alguns desses grupos. a) Indique em qual das rvores os animais das fotos a e b so mais proximamente aparentados sob o ponto de vista evolutivo. Justifique sua resposta. b) Cite um outro animal includo no grupo taxonmico, mostrado nas rvores, ao qual pertence o animal da foto c. c) Quanto ao modo de respirao, qual dos trs animais (a, b, c) apresenta menor adaptao vida em terra firme? Por qu?

Questão 4
2005Biologia

(FUVEST - 2005 - 2FASE) As bactrias podem vencer a barreira da pele, por exemplo num ferimento, e entrar em nosso corpo. O sistema imunitrio age para combat-las. a) Nesse combate, uma reao inicial inespecfica efetuada por clulas do sangue. Indique o processo que leva destruio do patgeno bem como as clulas que o realizam. b) Indique a reao de combate que especfica para cada agente infeccioso e as clulas diretamente responsveis por esse tipo de resposta.

Questão 5
2005Biologia

(FUVEST - 2005 - 2FASE)Uma clula somtica, em incio de intrfase, com quantidade de DNA nuclear igual a X, foi colocada em cultura para multiplicar-se. Considere que todas as clulas resultantes se duplicaram sincronicamente e que no houve morte celular. a) Indique a quantidade total de DNA nuclear ao final da 1, da 2 e da 3 divises mitticas. b) Indique a quantidade de DNA por clula na fase inicial de cada mitose.

Questão 6
2005Biologia

(FUVEST - 2005 - 2FASE)Foram realizados cruzamentos entre uma linhagem pura de plantas de ervilha com flores prpuras e gros de plen longos e outra linhagem pura, com flores vermelhas e gros de plen redondos. Todas as plantas produzidas tinham flores prpuras e gros de plen longos. Cruzando-se essas plantas heterozigticas com plantas da linhagem pura de flores vermelhas e gros de plen redondos, foram obtidas 160 plantas: 62 com flores prpuras e gros de plen longos, 66 com flores vermelhas e gros de plen redondos, 17 com flores prpuras e gros de plen redondos, 15 com flores vermelhas e gros de plen longos. Essas freqncias fenotpicas obtidas no esto de acordo com o esperado, considerando-se a Segunda Lei de Mendel (Lei da Segregao Independente). a) De acordo com a Segunda Lei de Mendel, quais so as freqncias esperadas para os fentipos? b) Explique a razo das diferenas entre as freqncias esperadas e as observadas.

Questão 7
2005Biologia

(FUVEST - 2005 - 2FASE)O grfico abaixo indica a transpirao de uma rvore, num ambiente em que a temperatura permaneceu em torno dos 20o C, num ciclo de 24 horas. a) Em que perodo (A, B, C ou D) a absoro de gua, pela planta, a menor? b) Em que perodo ocorre a abertura mxima dos estmatos? c) Como a concentrao de gs carbnico afeta a abertura dos estmatos? d) Como a luminosidade afeta a abertura dos estmatos?

Questão 8
2005Biologia

(FUVEST - 2005 - 2FASE) Num campo, vivem gafanhotos que se alimentam de plantas e servem de alimento para passarinhos. Estes so predados por gavies. Essas quatro populaes se mantiveram em nmeros estveis nas ltimas geraes. a) Qual o nvel trfico de cada uma dessas populaes? b) Explique de que modo a populao de plantas poder ser afetada se muitos gavies imigrarem para esse campo. c) Qual a trajetria dos tomos de carbono que constituem as protenas dos gavies desde sua origem inorgnica? d) Qual o papel das bactrias na introduo do nitrognio nessa cadeia alimentar?

Questão 9
2005Biologia

(FUVEST - 2005 - 2FASE)Abaixo est representada a seqncia dos 13 primeiros pares de nucleotdios da regio codificadora de um gene. A primeira trinca de pares de bases nitrogenadas esquerda, destacada em negrito, corresponde ao aminocido metionina. A tabela a seguir mostra alguns cdons do RNA mensageiro e os aminocidos codificados por cada um deles. a) Escreva a seqncia de bases nitrogenadas do RNA mensageiro, transcrito a partir desse segmento de DNA. b) Utilizando a tabela de cdigo gentico fornecida, indique a seqncia dos trs aminocidos seguintes metionina, no polipeptdio codificado por esse gene. c) Qual seria a seqncia dos trs primeiros aminocidos de um polipeptdio codificado por um alelo mutante desse gene, originado pela perda do sexto par de nucleotdios (ou seja, a deleo do par de bases T=A)?

Questão 10
2005Biologia

(FUVEST - 2005 - 2FASE)Devido ao aparecimento de uma barreira geogrfica, duas populaes de uma mesma espcie ficaram isoladas por milhares de anos, tornando-se morfologicamente distintas. a) Explique sucintamente como as duas populaes podem ter-se tornado morfologicamente distintas no decorrer do tempo. b) No caso de as duas populaes voltarem a entrar em contato, pelo desaparecimento da barreira geogrfica, o que indicaria que houve especiao?

Questão 89
2005Biologia

(FUVEST - 2005 - 1 FASE)O esquema representa o sistema digestrio humano e os nmeros indicam alguns dos seus componentes. O local onde se inicia a digesto enzimtica das gorduras que ingerimos como alimento est identificado pelo nmero

Questão 90
2005Biologia

(FUVEST - 2005 - 1 FASE)O grfico mostra os nveis de glicose no sangue de duas pessoas (A e B), nas cinco horas seguintes, aps elas terem ingerido tipos e quantidades semelhantes de alimento. A pessoa A portadora de um distrbio hormonal que se manifesta, em geral, aps os 40 anos de idade. A pessoa B saudvel. Qual das alternativas indica o hormnio alterado e a glndula produtora desse hormnio?

Questão 91
2005Biologia

(FUVEST - 2005 - 1 FASE) Quando afirmamos que o metabolismo da clula controlado pelo ncleocelular, isso significa que:

Questão 92
2005Biologia

(FUVEST - 2005 - 1 FASE)No incio do desenvolvimento, todo embrio humano tem estruturas que podem se diferenciar tanto no sistema reprodutor masculino quanto no feminino. Um gene do cromossomo Y, denominado SRY (sigla de sexdetermining region Y), induz a formao dos testculos. Hormnios produzidos pelos testculos atuam no embrio, induzindo a diferenciao das outras estruturas do sistema reprodutor masculino e, portanto, o fentipo masculino. Suponha que um vulo tenha sido fecundado por um espermatozide portador de um cromossomo Y com uma mutao que inativa completamente o gene SRY. Com base nas informaes contidas no pargrafo anterior, pode-se prever que o zigoto

Questão 93
2005Biologia

(FUVEST - 2005 - 1 FASE)No heredograma, os quadrados cheios representam meninos afetados por uma doena gentica. Se a doena for condicionada por um par de alelos recessivos localizados em cromossomos autossmicos, as probabilidades de o pai (A) e de a me (B) do menino (C) serem portadores desse alelo so, respectivamente, (I) e (II). Caso a anomalia seja condicionada por um alelo recessivo ligado ao cromossomo X, num segmento sem homologia com o cromossomo Y, as probabilidades de o pai e de a me serem portadores desse alelo so, respectivamente, (III) e (IV). Assinale a alternativa que mostra as porcentagens que preenchem corretamente os espaos I, II, III e IV.

1-15 de 22chevron right center