Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - FUVEST 2005 | Gabarito e resoluções

1-15 de 22chevron right center
Questão 1
2005Geografia

(FUVEST - 2005 - 2FASE)Nas ltimas dcadas, em Davos, na Sua, vem ocorrendo anualmente um dos mais importantes eventos sobre a economia mundial. Participam dele especialistas, empresrios e governantes que se dedicam a discusso e proposio de metas econmico-financeiras para o planeta. No final da dcada de 1990, diversas entidades no-governamentais de vrios pases associaram-se para se contrapor s resolues de Davos, criando um outro tipo de evento global, que tambm vem sendo realizado anualmente desde 2001. a) Identifique os eventos citados. b) Caracterize o evento de contraposio mencionado quanto a seus objetivos e participantes.

Questão 2
2005Geografia

(FUVEST - 2005 - 2FASE) a) Identifique o relevo submarino, apontado pela flecha negra, na ilustrao. b) Explique sua formao, considerando a dinmica da crosta terrestre.

Questão 3
2005Geografia

(FUVEST - 2005 - 2FASE) Em setembro de 2004, a tomada de uma escola em Osstia do Norte, na cidade de Beslan, por terroristas tchetchenos, e a violenta reao russa provocaram centenas de mortes e feridos alm de uma grande indignao mundial. Explique o conflito da Tchetchnia, contextualizando geograficamente seu territrio (aspectos fsicos e scioeconmicos).

Questão 4
2005Geografia

(FUVEST - 2005 - 2FASE)A base de dados climatolgicos e os modelos de previso meteorolgica atualmente existentes podem ser considerados conhecimentos com valor geopoltico e econmico para naes e corporaes. a) Explique como possvel, hoje, realizar previses meteorolgicas com alto nvel de preciso. b) Explique a importncia dessas previses para naes e corporaes.

Questão 5
2005Geografia

(FUVEST - 2005 - 2FASE) Observe a figura e leia a frase: O Brasil e a China acabam de ficar mais prximos. a) Explique as caractersticas econmicas da China atual. b) Quais os interesses do Brasil em se aproximar da China?

Questão 6
2005Geografia

(FUVEST - 2005 - 2FASE)Trata-se de um conjunto de atividades econmicas que inclui a produo do campo em que a biotecnologia tem um papel fundamental. Tambm esto compreendidas atividades nas quais matrias-primas animais e vegetais so transformadas em produtos de maior valor agregado. a) Identifique o assunto central do texto e cite duas localidades e dois produtos brasileiros em que a situao descrita se aplica. b) Faa uma anlise crtica do uso da biotecnologia nesse processo quanto a conseqncias ambientais e sociais.

Questão 7
2005Geografia

(FUVEST - 2005 - 2FASE)Portos secos so recintos alfandegados de uso pblico, situados em zona secundria, nas quais so executadas operaes de movimentao, armazenagem e despacho aduaneiro de mercadorias e de bagagens, sob responsabilidade da Secretaria da Receita Federal. Seu funcionamento tem permitido a interiorizao desses servios no pas, antes realizados principalmente em portos e aeroportos. Fonte: Adapt. Receita Federal, 2004. a) Cite duas caractersticas geogrficas do centro-oeste brasileiro que justifiquem a criao de um porto seco. b) Explique.

Questão 8
2005Geografia

(FUVEST - 2005 - 2FASE)Observe os mapas: a) Descreva o avano do desmatamento no perodo de 1950-2000, destacando as atividades econmicas predominantes. b) Analise a participao do estado nesse processo, utilizando-se de exemplos.

Questão 9
2005Geografia

(FUVEST - 2005 - 2FASE) Observe o mapa do Brasil: Domnios Morfoclimticos a) Identifique o domnio morfoclimtico apontado no mapa. b) Apresente duas de suas caractersticas que, associadas ocupao no estado de So Paulo, desencadearam degradao ambiental. Explique.

Questão 10
2005Geografia

(FUVEST - 2005 - 2FASE)Observe os mapas do municpio de So Paulo. a) Associe as informaes dos mapas A e B. b) Associe as informaes dos mapas B e C. Explique.

Questão 45
2005Geografia

(FUVEST - 2005 - 1 FASE)A representao ao lado circulou na rede mundial de computadores em 2003. Ela caracteriza o mundo segundo a viso.

Questão 46
2005Geografia

(FUVEST - 2005 - 1 FASE)Leia os itens abaixo. Assinale a alternativa que destaca corretamente recursos naturais importantes para o fortalecimento da economia do Canad no sculo XX.

Questão 47
2005Geografia

(FUVEST - 2005 - 1 FASE) Indicadores Sociais A anlise do grfico permite afirmar que a Amrica Latina apresenta

Questão 48
2005Geografia

(FUVEST - 2005 - 1 FASE)A diversidade de vegetao que acontece em cada um dos sistemas indicados no mapa se d principalmente em relao s diferenas de

Questão 49
2005Geografia

(FUVEST - 2005 - 1 FASE)Observe o mapa Com base no mapa, assinale a alternativa correta

1-15 de 22chevron right center