Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - FUVEST 2005 | Gabarito e resoluções

1-15 de 22chevron right center
Questão 1
2005História

(FUVEST - 2005 - 2FASE) Karl Marx afirmou mais de uma vez que, na antiguidade romana, era o Estado que sustentava o proletariado e no este quele, como ocorre na modernidade. Com base nessa afirmao, explique: a) Como o Estado romano sustentava o proletariado? b) Por que possvel sustentar que a derrota do programa de reforma agrria dos irmos Graco abriu caminho para tal poltica?

Questão 2
2005História

(FUVEST - 2005 - 2FASE)Curiosamente, apesar das limitaes impostas por uma base material e tcnica rudimentar, a Europa medieval tardia (sculos XII a XV) vivenciou, pelo menos no plano da religio e do ensino nas universidades, uma unidade to ou mais intensa do que a da atual Unio Europia, alicerada na complexa economia capitalista. Em face disso, indique: a) Como foi possvel, naquela poca, diante da precariedade das comunicaes e da base material, ocorrer essa integrao? b) As principais caractersticas das universidades medievais.

Questão 3
2005História

(FUVEST - 2005 - 2FASE)O pano ou tecido deste Reino... interessa tanto ao soberano quanto ao sdito, ao nobre e ao plebeu, at mesmo a toda profisso, condio e espcie de homem desta nao. Thomas Middleton, 1622. a) Por que a produo txtil inglesa interessava ao rei, nobreza e aos plebeus? b) Qual a importncia da produo txtil para a futura Revoluo Industrial inglesa?

Questão 4
2005História

(FUVEST - 2005 - 2FASE) A mais extravagante idia que possa germinar no crebro de um poltico acreditar que basta a um povo entrar de mo armada num pas estrangeiro para lhe fazer adotar as suas leis e a sua Constituio. Ningum estima os missionrios armados, e o primeiro conselho que a natureza e a prudncia do repeli-los como inimigos. Robespierre, janeiro de 1792. a) Por que a ocupao da Espanha pelo exrcito napolenico, em 1806, tornou o texto proftico? b) H no momento atual alguma situao qual o texto pode ser referido? Por qu?

Questão 5
2005História

(FUVEST - 2005 - 2FASE)Neste incio de sculo XXI, o Japo ainda possui a economia mais avanada da sia e, embora produza energia nuclear, no dispe nem de armas atmicas, nem de foras armadas considerveis, ao passo que a ndia e a China, com economias mais atrasadas possuem armas nucleares e grandes exrcitos. Indique os processos e/ou acontecimentos histricos cruciais que, nas dcadas de 40 e 50 do sculo passado, estiveram na origem do a) poder econmico, mas no militar, do Japo. b) poder militar, maior do que o econmico, da ndia e da China.

Questão 6
2005História

(FUVEST - 2005 - 2FASE)De puramente defensiva, tal qual era, em sua origem, a doutrina Monroe, graas extenso do poder norte-americano e s transformaes sucessivas do esprito nacional, converteu-se em verdadeira arma de combate sob a liderana de Teodoro Roosevelt Barral-Montferrat, 1909. a) Qual a proposta da doutrina Monroe? b) Explique a razo pela qual a doutrina se converteu em arma de combate sob a liderana de Teodoro Roosevelt. Exemplifique.

Questão 7
2005História

(FUVEST - 2005 - 2FASE)Com relao ao povoamento e colonizao da regio norte do Brasil, nos sculos XVII e XVIII, explique: a) As particularidades da administrao poltica e religiosa da regio. b) A importncia da explorao econmica dessa regio para a Metrpole.

Questão 8
2005História

(FUVEST - 2005 - 2FASE)Este comrcio de carne humana , pois, um cancro que corri as entranhas do Brasil ... Acabese de uma vez o infame trfico de escravatura africana... Torno a dizer, porm, que eu no desejo ver abolida de repente a escravido; tal acontecimento traria consigo grandes males. Para emancipar escravos, sem prejuzo da sociedade, cumpre faz-los primeiramente dignos da liberdade: cumpre que sejamos forados pela razo e pela lei a convert-los gradualmente de vis escravos em homens livres e ativos. Jos Bonifcio, 1823. a) Qual a posio do autor com relao escravido no Brasil? b) Essas idias esto relacionadas ao contexto scio-econmico brasileiro? Por qu?

Questão 9
2005História

(FUVEST - 2005 - 2FASE)... o que avulta entre os fatores da revoluo de 1930 o sentimento regionalista, na luta pelo equilbrio das foras entre os estados federados. Minas Gerais, aliando-se ao Rio Grande do Sul, combatia a hegemonia paulista, que a candidatura do Sr. Jlio Prestes asseguraria por mais quatro anos. Barbosa Lima Sobrinho, A verdade sobre a revoluo de outubro 1930 (1933). a) Explique a questo do regionalismo poltico no perodo que antecedeu 1930. b) Apresente a situao poltica de So Paulo na federao, depois da tomada do poder, por Getlio Vargas, em 1930.

Questão 10
2005História

(FUVEST - 2005 - 2FASE) Esta fotografia mostra So Paulo, em 1950. Observe-a e responda: a) Que smbolos da modernidade nela aparecem? b) Por que So Paulo, a exemplo de outras cidades brasileiras, cresceu tanto a partir da dcada de 1950?

Questão 33
2005História

(FUVEST - 2005 - 1 FASE)Vendo Slon [que] a cidade se dividia pelas disputas entre faces e que alguns cidados, por apatia, estavam prontos a aceitar qualquer resultado, fez aprovar uma lei especfica contra eles, obrigando-os, se no quisessem perder seus direitos de cidados, a escolher um dos partidos. Aristteles, em A Constituio de Atenas A lei visava

Questão 34
2005História

(FUVEST - 2005 - 1 FASE) Na representao que a sociedade feudal, da Europa Ocidental, deixou de si mesma (em textos e em outros documentos no escritos),

Questão 35
2005História

(FUVEST - 2005 - 1 FASE) Depois que a Bblia foi traduzida para o ingls, todo homem, ou melhor, todo rapaz e toda rapariga, capaz de ler o ingls, convenceram-se de que falavam com Deus onipotente e que entendiam o que Ele dizia. Esse comentrio de Thomas Hobbes (1588-1679)

Questão 36
2005História

(FUVEST - 2005 - 1 FASE)A Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, votada pela Assemblia Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, visava

Questão 37
2005História

(FUVEST - 2005 - 1 FASE) ... velhos poloneses de bigodes nietzschianos e jovens com caras de filme sovitico, alemes de cabea raspada, argelinos, italianos... ingleses mais pitorescos do que todos os outros, franceses parecidos com Maurice Thorez ou com Maurice Chevalier... Estavam aproximando-se das casernas e comearam a cantar: e, pela primeira vez no mundo, os homens de todas as naes misturadas em formao de combate cantavam a Internacional. O texto, extrado do romance A Esperana (1937), de Andr Malraux,

1-15 de 22chevron right center