Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - FUVEST 2006 | Gabarito e resoluções

1-15 de 23chevron right center
Questão 1
2006Biologia

(FUVEST - 2006)O esquema abaixo representa as principais relaes alimentares entre espcies que vivem num lago de uma regio equatorial. Com relao a esse ambiente: a) Indique os consumidores primrios. b) Dentre os consumidores, indique quais ocupam um nico nvel trfico. c) Explique como o aumento das populaes das aves pode impactar as populaes de mosquitos.

Questão 2
2006Biologia

(FUVEST - 2006) a) O cncer uma doena gentica, mas na grande maioria dos casos no herdado. Justifique essa afirmao. b) Uma das preocupaes com a destruio da camada de oznio da atmosfera o aumento da incidncia de cncer de pele. Explique a relao que existe entre a destruio da camada de oznio e o aumento da incidncia desse cncer.

Questão 3
2006Biologia

(FUVEST - 2006)O esquema esquerda mostra um corao humano em corte. direita, o grfico mostra a variao da presso sangnea no ventrculo esquerdo durante um ciclo cardaco, que dura cerca de 0,7 segundo. a) Em qual das etapas do ciclo cardaco, indicadas pelas letras de A a O, ocorre o fechamento das valvas atrioventriculares ? b) Os ventrculos direito e esquerdo possuem volume interno similar e ejetam o mesmo volume de sangue a cada contrao. No entanto, a parede ventricular esquerda cerca de 4 vezes mais espessa do que a direita. Como se explica essa diferena em funo do trabalho realizado pelos ventrculos?

Questão 4
2006Biologia

(FUVEST - 2006) Uma colnia de bactrias em que todos os indivduos se originaram de uma nica clula era incapaz de metabolizar lactose. Durante vrias geraes, essas bactrias foram cultivadas em meio que continha glicose e lactose. Dessa cultura, foram retiradas duas amostras com quantidades iguais de clulas, que foram transferidas para novos meios de cultura: o meio A continha apenas glicose e o meio B apenas lactose, como nicas fontes de carbono. O grfico abaixo mostra as curvas de crescimento bacteriano nas culturas A e B. a) Como surgiram as bactrias capazes de sobreviver na cultura B? b) D a razo para a diferena entre as curvas A e B no intervalo X.

Questão 5
2006Biologia

(FUVEST - 2006)A polinizao um evento essencial para a produo de frutos nas plantas. Em algumas espcies, no entanto, pode haver formao de frutos na ausncia de polinizao, se as flores forem pulverizadas com certos hormnios vegetais. a) Que parte da flor estimulada pelos hormnios a se desenvolver em fruto? b) Qual a diferena entre um fruto gerado pela aplicao de hormnios, sem que haja polinizao, e um fruto resultante da polinizao?

Questão 6
2006Biologia

(FUVEST - 2006)O grfico a seguir mostra, em unidades arbitrrias, as quantidades de gs carbnico (CO2) liberadas e absorvidas por uma planta em diferentes intensidades luminosas. Indique as faixas de intensidades luminosas (I, II, III) em que a) ocorre aumento da quantidade de matria orgnica na planta. Justifique. b) a planta absorve gs oxignio do ambiente. Justifique.

Questão 7
2006Biologia

(FUVEST - 2006)Os portadores do vrus HIV, agente causador da aids (sndrome da imunodeficincia adquirida), so tratados com os chamados coquetis antivirais, que combinam drogas inibidoras da transcriptase reversa com drogas inibidoras de proteases. a) Por que a transcriptase reversa essencial para que o vrus HIV se multiplique? b) Como o vrus HIV causa a imunodeficincia em humanos?

Questão 8
2006Biologia

(FUVEST - 2006)Trs grupos de sapos foram mantidos em trs temperaturas diferentes: 5C, 15C e 25C. O grfico abaixo foi construdo a partir das medidas das quantidades de gases trocados entre os animais e o ambiente em cada uma dessas temperaturas. a) Nos sapos, os papis relativos da pele e dos pulmes na respirao mudam durante o ano. Justifique essa afirmao, com base nos dados do grfico. b) Um sapo inalou gs oxignio radioativo. Qual ser a primeira substncia, diferente de gs oxignio, a ser identificada nas mitocndrias das clulas desse sapo?

Questão 10
2006Biologia

(FUVEST - 2006)No desenho abaixo, esto representados dois cromossomos de uma clula que resultou da 1 diviso da meiose de um indivduo heterozigtico AaBb. Esquematize esses cromossomos, com os genes mencionados, a) no final da interfase da clula que originou a clula do desenho. b) nas clulas resultantes da 2 diviso meitica da clula do desenho. c) em todas as clulas resultantes da meiose que originou a clula do desenho.

Questão 89
2006Biologia

(FUVEST - 2006 - 1 FASE ) Assinale a alternativa que indica os compartimentos celulares em que ocorrem a sntese de RNA e a sntese de protenas, em animais e em bactrias.

Questão 90
2006Biologia

(FUVEST - 2006 - 1 FASE )Um indivduo heterozigtico em dois locos: AaBb. Um espermatcito desse indivduo sofre meiose. Simultaneamente, uma clula sangnea do mesmo indivduo entra em diviso mittica. Ao final da interfase que precede a meiose e a mitose, cada uma dessas clulas ter, respectivamente, a seguinte constituio gentica:

Questão 91
2006Biologia

(FUVEST - 2006 - 1 FASE )Um determinado tipo de protena, presente em praticamente todos os animais, ocorre em trs formas diferentes: a forma P, a forma PX, resultante de mutao no gene que codifica P, e a forma PY, resultante de mutao no gene que codifica PX. A ocorrncia dessas mutaes pde ser localizada nos pontos indicados pelos retngulos escuros na rvore filogentica, com base na forma da protena presente nos grupos de animais I, II, III, IV e V. Indique a alternativa que mostra as protenas encontradas nos grupos de animais I a V

Questão 92
2006Biologia

(FUVEST - 2006 - 1 FASE )O ciclo de vida de uma planta de feijo pode ser representado pelo esquema abaixo: Um conjunto haplide de genes encontrado em clulas do

Questão 93
2006Biologia

(FUVEST - 2006 - 1 FASE )As angiospermas se distinguem de todas as outras plantas pelo fato de apresentarem

Questão 94
2006Biologia

(FUVEST - 2006 - 1 FASE ) Qual das alternativas relaciona corretamente cada um dos animais designados pelas letras de A a D com as caractersticas indicadas pelos nmeros de I a IV? A. gua-Viva (celenterado) B. Lombriga (nematelminto) C. Mosquito (inseto) D. Sapo (anfbio) I. Presena de pseudoceloma II. Sistema circulatrio fechado III. Sistema respiratrio traqueal IV. Sistema digestrio incompleto

1-15 de 23chevron right center