Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - FUVEST 2007 | Gabarito e resoluções

1-15 de 24chevron right center
Questão 1
2007Biologia

(FUVEST - 2007 - 2 fase - Questo 1) Na dupla fecundao que ocorre em certas plantas, um dos ncleos espermticos do tubo polnico funde-se oosfera e origina o zigoto diplide. O outro ncleo espermtico funde-se aos dois ncleos polares do vulo e origina uma clula triplide que, por mitoses sucessivas, produz o endosperma. a) 1. A dupla fecundao caracterstica de que grupo de plantas? 2. Quais das estruturas mencionadas no texto correspondem aos gametas masculino e feminino, respectivamente? b) O gameta feminino de uma planta heterozigtica Aa, fecundado pelo gameta masculino de uma planta homozigtica aa, produz um zigoto heterozigtico. Qual o gentipo das clulas do endosperma?

Questão 2
2007Biologia

(FUVEST - 2007 - 2 fase - Questo 2) As figuras abaixo ilustram um experimento realizado por William Harvey, cientista ingls do sculo XVII, que desvendou aspectos importantes da circulao sangunea humana. Harvey colocou um torniquete no brao de uma pessoa, o que fez certos vasos sanguneos tornarem-se salientes e com pequenas protuberncias globosas (Fig. 1). Ele pressionou um vaso em um ponto prximo a uma protuberncia e deslizou o dedo em direo mo (de O para H na Fig. 2) de modo a espremer o sangue. O vaso permaneceu vazio de sangue entre O e H, enquanto a presso sobre esse ltimo ponto foi mantida. a) 1. Que vasos sanguneos esto mostrados nos desenhos do experimento de Harvey? 2. Por que eles se tornaram salientes com a colocao do torniquete? b) Por que o vaso permaneceu vazio, entre a protuberncia O e o ponto H, enquanto a presso sobre esse ltimo ponto foi mantida?

Questão 3
2007Biologia

(FUVEST - 2007 - 1a fase)As crescentes emisses de dixido de carbono (CO2), metano (CH4), xido nitroso (N2O), entre outros, tm causado srios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificao do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhes de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhes acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsveis pela absoro de 1,5 bilho de toneladas, enquanto quase 2 bilhes de toneladas so seqestradas pelas formaes vegetais. Assim, entre as aes que contribuem para a reduo do CO2 da atmosfera, esto a preservao de matas nativas, a implantao de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperao de reas de matas degradadas. O papel da vegetao, no seqestro de carbono da atmosfera,

Questão 3
2007Biologia

(FUVEST - 2007 - 2 fase - Questo 3) Suponha que na espermatognese de um homem ocorra no-disjuno dos cromossomos sexuais na primeira diviso da meiose, isto , que os cromossomos X e Y migrem juntos para um mesmo plo da clula. Admitindo que a meiose continue normalmente, a) qual ser a constituio cromossmica dos espermatozides formados nessa meiose, no que se refere aos cromossomos sexuais? b) quais sero as possveis constituies cromossmicas de crianas geradas pelos espermatozides produzidos nessa meiose, no caso de eles fecundarem vulos normais?

Questão 4
2007Biologia

(FUVEST - 2007 - 2 fase - Questo 4) A anemia falciforme uma doena hereditria que afeta pessoas homozigticas para o alelo HbS do gene que codifica uma das cadeias da hemoglobina. Sem cuidados mdicos adequados, essas pessoas morrem na infncia. J homens e mulheres heterozigticos, portadores do alelo normal HbA e do alelo HbS , no tm anemia. Ambos so resistentes forma mais grave de malria, que causa alta mortalidade entre as pessoas homozigticas HbA HbA . a) Que informaes dadas no texto acima permitem concluir que a anemia falciforme tem herana 1. autossmica ou ligada ao cromossomo X? 2. dominante ou recessiva? b) A freqncia de afetados pela anemia falciforme alta em regies da frica onde a malria endmica, em comparao com regies nas quais no ocorre malria. Como se explica a alta freqncia da anemia falciforme nas regies malricas?

Questão 5
2007Biologia

(FUVEST - 2007 - 2 fase - Questo 5) Pesquisadores encontraram caractersticas surpreendentemente avanadas no fssil de um peixe primitivo conhecido como Gogonassus, que viveu h cerca de 380 milhes de anos no oeste da Austrlia. Esse gnero faz parte de um grupo de peixes com barbatanas lobuladas que deu origem aos vertebrados terrestres e uma das amostras mais completas j encontradas de seres aquticos do perodo Devoniano (419 a 359 milhes de anos atrs). [...] Rev. Pesquisa FAPESP edio Online, 20/10/2006 a) correto afirmar que os primeiros vertebrados terrestres, descendentes dos peixes de barbatanas lobuladas, de que fala o texto, foram necessariamente consumidores primrios? Por qu? b) Considerando que no Devoniano surgiram os primeiros filos de plantas gimnospermas, quais dentre as seguintes estruturas dessas plantas poderiam ter servido de alimento a esses primitivos vertebrados terrestres: caule, folha, semente, flor e fruto? Justifique.

Questão 6
2007Biologia

(FUVEST - 2007 - 2 fase - Questo 6) De que maneira o gs oxignio e os nutrientes resultantes da digesto dos alimentos chegam s diversas clulas do corpo de a) uma planria? b) um inseto?

Questão 7
2007Biologia

(FUVEST - 2007 - 2 fase - Questo 7) Clulas de glndulas de animais apresentam nuclolo, retculo endoplasmtico rugoso e complexo golgiense (complexo de Golgi) bem desenvolvidos. a) Que relao existe entre o retculo endoplasmtico rugoso e o nuclolo? b) Qual o papel do complexo golgiense na funo dessas clulas?

Questão 7
2007Biologia

(FUVEST - 2007 - 1a fase)A arte de Leonardo da Vinci se beneficiou de seus estudos pioneiros de anatomia, que revelam como msculos, tendes e ossos constituem sistemas mecnicos de traes, alavancas e torques, como possvel ver em alguns dos seus desenhos. Para que Leonardo da Vinci pudesse representar aes de abraar-se ou abrirem-se os braos, foi importante saber que entre os principais msculos contrados em cada situao esto, respectivamente,

Questão 8
2007Biologia

(FUVEST - 2007 - 2 fase - Questo 8) Esquistossomose, tenase, cisticercose, gonorria, malria, filariose e amebase so doenas parasitrias humanas. a) Quais delas podem ser diagnosticadas por exame parasitolgico de fezes? b) Quais delas so causadas por protozorios?

Questão 9
2007Biologia

(FUVEST - 2007 - 2 fase - Questo 9) A ilustrao mostra a produtividade lquida de um ecossistema, isto , o total de energia expressa em quilocalorias por metro quadrado/ano, aps a respirao celular de seus componentes. a) Considerando que, na fotossntese, a energia no produzida, mas transformada, correto manter o nome de produtores para os organismos que esto na base da pirmide? Justifique. b) De que nvel(eis) da pirmide os decompositores obtm energia? Justifique.

Questão 10
2007Biologia

(FUVEST - 2007 - 2 fase - Questo 10) Um pesquisador cultivou quatro espcies de protozorios A, B, C e D, separadamente (grfico I) e depois reunidas duas a duas (grficos II, III e IV), fornecendo-lhes diariamente quantidades constantes de alimento. Os grficos mostram as curvas de crescimento populacional das espcies nas diferentes situaes. a) Que tipo de relao ecolgica existe entre as espcies: 1. A e B? 2. C e D? b) Que correlao existe entre os nichos ecolgicos das espcies: 1. A e B? 2. A e C?

Questão 82
2007Biologia

(FUVEST - 2007 - 1a fase) As bactrias diferem quanto fonte primria de energia para seus processos metablicos. Por exemplo: I. Chlorobium sp. utiliza energia luminosa. II. Beggiatoa sp. utiliza energia gerada pela oxidao de compostos inorgnicos. III. Mycobacterium sp. utiliza energia gerada pela degradao de compostos orgnicos componentes do organismo hospedeiro. Com base nessas informaes, indique a alternativa que relaciona corretamente essas bactrias com seu papel nas cadeias alimentares de que participam.

Questão 83
2007Biologia

(FUVEST - 2007 - 1a fase)Considerando os grandes grupos de organismos vivos no planeta bactrias, protistas, fungos, animais e plantas , em quantos deles existem seres clorofilados e fotossintetizantes?

Questão 84
2007Biologia

(FUVEST - 2007 - 1a fase) O pinho mostrado na foto, coletado de um pinheiro-doparan (Araucaria angustifolia),

1-15 de 24chevron right center