Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - FUVEST 2008 | Gabarito e resoluções

1-15 de 24chevron right center
Questão 1
2008BiologiaPortuguês

(FUVEST - 2008 - 1 FASE)Teste de DNA confirma paternidade de beb perdido no tsunami Um casal do Sri Lanka que alegava ser os pais de um beb encontrado aps o tsunami que atingiu a sia, em dezembro, obteve a confirmao do fato atravs de um exame de DNA. O menino, que ficou conhecido como Beb 81 por ser o 81 sobrevivente a dar entrada no hospital de Kalmunai, era reivindicado por nove casais diferentes. Folhaonline, 14/02/2005 (adaptado). Algumas regies do DNA so seqncias curtas de bases nitrogenadas que se repetem no genoma, e o nmero de repeties dessas regies varia entre as pessoas. Existem procedimentos que permitem visualizar essa variabilidade, revelando padres de fragmentos de DNA que so uma impresso digital molecular. No existem duas pessoas com o mesmo padro de fragmentos com exceo dos gmeos monozigticos. Metade dos herdada de sua me e metade, de seu pai. Com base nos padres de fragmentos de DNA representados abaixo, qual dos casais pode ser considerado como pais biolgicos do Beb 81?

Questão 2
2008Biologia

(FUVEST - 2008 - 2 FASE)Suponha trs espcies de organismos, 1, 2 e 3, que tm exatamente o mesmo nmero de cromossomos. A espcie 1 tem reproduo sexuada e na meiose ocorre permutao entre os cromossomos homlogos. A espcie 2 tem reproduo sexuada, porm, na meiose, no ocorre permutao entre os cromossomos homlogos. A espcie 3 se reproduz assexuadamente por meio de esporos. Com base na constituio gentica das clulas reprodutivas, explique se as afirmativas a e b esto corretas ou no. a) O nmero de tipos de clulas reprodutivas, produzido pelos indivduos das espcies 1 e 2, deve ser igual. b) O nmero de tipos de clulas reprodutivas, produzido pelos indivduos das espcies 2 e 3, deve ser diferente.

Questão 3
2008Biologia

(FUVEST - 2008 - 2 FASE)O grfico abaixo representa as porcentagens dos constituintes de uma folha de planta, coletada no interior de certa mata. a) A folha o principal local de produo de glicose em uma planta. Como se explica a baixa porcentagem de glicose na folha? b) No caso de uma folha obtida de uma planta do cerrado, espera-se encontrar maior ou menor porcentagem de gua e de tecidos vegetais? Justifique.

Questão 4
2008Biologia

(FUVEST - 2008 - 2 FASE)Organismos eucariticos, multicelulares, heterotrficos e com revestimento de quitina. a) Quais organismos podem ser includos nessa descrio? b) A quitina e a celulose tm estruturas qumicas semelhantes. Que funes essas substncias tm em comum nos organismos em que esto presentes?

Questão 5
2008BiologiaMatemática

(FUVEST - 2008 - 1 FASE) Por recomendao mdica, uma pessoa deve fazer, durante um curtoperodo, dieta alimentar que lhe garanta um mnimo dirio de 7 miligramas de vitamina A e 60microgramas de vitamina D, alimentando-se exclusivamente de um iogurte especial e de umamistura de cereais, acomodada em pacotes. Cada litro do iogurte fornece 1 miligrama devitamina A e 20 microgramas de vitamina D. Cada pacote de cereais fornece 3 miligramas devitamina A e 15 microgramas de vitamina D. Consumindo x litros de iogurte e y pacotes decereais diariamente, a pessoa ter certeza de estar cumprindo a dieta se

Questão 5
2008Biologia

(FUVEST - 2008 - 2 FASE)A tabela abaixo apresenta algumas caractersticas de dois tipos de fibras musculares do corpo humano. a) Em suas respectivas provas, um velocista corre 200 m, com velocidade aproximada de 36 km/h, e um maratonista corre 42 km, com velocidade aproximada de 18 km/h. Que tipo de fibra muscular se espera encontrar, em maior abundncia, nos msculos do corpo de cada um desses atletas? b) Em que tipo de fibra muscular deve ser observado o maior nmero de mitocndrias? Justifique.

Questão 6
2008Biologia

(FUVEST - 2008 - 2 FASE)Os protozorios de gua doce, em geral, possuem vacolos pulsteis, que constantemente se enchem de gua e se esvaziam, eliminando gua para o meio externo. J os protozorios de gua salgada raramente apresentam essas estruturas. Explique: a) a razo da diferena entre protozorios de gua doce e de gua salgada, quanto ocorrncia dos vacolos pulsteis. b) o que deve ocorrer com um protozorio de gua salgada, desprovido de vacolo pulstil, ao ser transferido para gua destilada.

Questão 6
2008BiologiaPortuguês

(FUVEST - 2008 - 1 FASE)Considere o dilogo abaixo, extrado do texto O sonho, de autoria do poeta e dramaturgo sueco August Strindberg (1849 -1912): Ins: - s capaz de me dizer por que que as flores crescem no estrume? O Vidraceiro: - Crescem melhor assim porque tm horror ao estrume. A idia delas afastarem-se, o mais depressa possvel, e aproximarem-se da luz, a fim de desabrocharem... e morrerem. O texto acima descreve, em linguagem figurada, o crescimento das flores. Segundo o conceito de nutrio vegetal, correto afirmar que o estrume

Questão 7
2008Biologia

(FUVEST - 2008 - 2 FASE)A revista PESQUISA FAPESP, de setembro de 2007, publicou matria com o ttulo Memrias Pstumas, que destaca a importncia do conhecimento sobre a ecologia e o desenvolvimento de diversas espcies de insetos, para se desvendarem mortes misteriosas. a) Como a ocorrncia de moscas e besouros, que se desenvolvem nos corpos em decomposio, pode ser til para estimar o tempo decorrido desde a morte? b) Os cientistas entrevistados para tal matria afirmam que os insetos podem revelar que, apesar de um corpo ter sido encontrado no Rio de Janeiro, a morte no ocorreu nessa cidade. Como isso possvel?

Questão 8
2008BiologiaQuímica

(FUVEST - 2008 - 1 FASE)Para indicar a acidez de uma soluo, usa-se o pH, que informa a concentrao de ons H+ que se encontram na soluo. A gua pura tem pH igual a 7, o que significa que existe 1 mol de H+ para cada 107 litros. Do mesmo modo, numa soluo de pH igual a 3 existe 1 mol de H+ para cada 103 litros. Se determinada soluo tem pH igual a 6, pode-se concluir que a concentrao de ons H+ nessa soluo

Questão 8
2008Biologia

(FUVEST - 2008 - 2 FASE)A figura abaixo mostra o esquema de um ovo de galinha, contendo um embrio, aps 13 dias de incubao. a) Explique a importncia da casca do ovo e da bolsa amnitica para o sucesso do desenvolvimento da ave. b) Na semente das angiospermas, existe um tecido cuja funo equivalente do contedo do saco vitelnico. Identifique esse tecido vegetal e explique sua funo.

Questão 9
2008Biologia

(FUVEST - 2008 - 2 FASE)Em artigo publicado na revista Nature (27/9/2007), os cientistas James Lovelock e Chris Rapley propem, como ao contra o aquecimento global, a instalao de tubos nos oceanos a fim de bombear, para a superfcie, a gua que est entre 100 e 200 metros de profundidade. A gua bombeada, rica em nutrientes, funcionaria como fertilizante na superfcie ocenica. a) De que maneira essa medida poderia colaborar para a reduo do aquecimento global? b) Espera-se tambm que a produtividade da pesca aumente nos locais em que a gua do fundo for bombeada para a superfcie. Como esse procedimento poderia provocar o aumento na quantidade de peixes?

Questão 10
2008Biologia

(FUVEST - 2008 - 2 DIA)O metano (CH4), o gs carbnico (CO2) e os clorofluorocarbonetos (CFC) esto relacionados, direta ou indiretamente, intensificao do efeito-estufa e destruio da camada de oznio. a) Qual(quais) desses gases pode(m) resultar de processos biolgicos? b) A camada de oznio filtra raios ultravioleta (UV) que atingem a atmosfera terrestre. A diminuio dessa camada aumenta a exposio dos seres vivos a esses raios, que podem induzir mutaes no DNA. Considere que os raios UV no penetram em nosso corpo alm da pele. 1. Como a exposio aos raios UV pode, a longo prazo, afetar nossa sade? Justifique. 2. Qual a conseqncia de nossa exposio aos raios UV para a gerao seguinte? Por qu?

Questão 81
2008BiologiaGeografia

(FUVEST - 2008 - 1 FASE) Os biomas do Brasil, cujas condies ambientais esto representadas no grfico pelas regies demarcadas I, II, III e IV, correspondem, respectivamente, a

Questão 82
2008Biologia

(FUVEST - 2008 - 1 FASE) As estruturas presentes em uma clula vegetal, porm ausentes em uma bactria, so:

1-15 de 24chevron right center