Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - FUVEST 2008 | Gabarito e resoluções

1-15 de 24chevron right center
Questão 1
2008Geografia

(FUVEST - 2008 - 2fase) O mapa acima representa a distribuio, pelo mundo, das principais barreiras entre pases. Identifique as barreiras 1 e 2 e analise criticamente os problemas fronteirios correspondentes, considerando os pases envolvidos.

Questão 2
2008Geografia

(FUVEST - 2008 - 2fase) A Unio Europia (UE), composta por 27 pases, apresenta um sistema poltico historicamente nico, que vem evoluindo h mais de 50 anos. Adaptado de Pascal Fontaine, 2007. a) Cite duas naes, membros da UE, que no aderiram moeda nica, o Euro. Explique o porqu dessa no-adeso. b) Outros pases europeus esto reivindicando sua entrada para a UE. Cite um desses pases e explique um motivo para tal reivindicao. c) Cite uma exigncia para um pas ser aceito no bloco da UE. Explique.

Questão 2
2008HistóriaGeografia

(FUVEST - 2008 - 1 FASE)Em 1872, foi realizado o primeiro recenseamento do Imprio. Baseado nos dados desse censo, o Mapa 1 apresenta a distribuio de escravos nas provncias brasileiras em relao populao total. O Mapa 2 mostra a porcentagem de ndios aldeados em relao ao total de escravos nessas mesmas provncias e nesse mesmo ano. Considere os mapas acima e seus conhecimentos para analisar as frases: I. As maiores populaes de escravos do Imprio, naquele perodo, estavam concentradas principalmente em provncias do atual Sudeste brasileiro, onde, na poca, se desenvolvia, de forma acelerada, a cultura do caf. II. A grande parte dos ndios aldeados do Imprio, relativamente populao de escravos, distribua-se por territrios que hoje correspondem s regies Norte e Centro-Oeste, onde trabalhavam na extrao da borracha e em atividades mineradoras. III. A baixa porcentagem de escravos, vivendo nas provncias da poro nordeste da atual regio Nordeste do pas, indicativa do pouco dinamismo econmico dessa sub-regio, naquele perodo. Est correto o que se afirma apenas em

Questão 3
2008Geografia

(FUVEST - 2008 - 2fase) Segundo estimativas, aps 11 de setembro de 2001, quando ocorreram os atentados s Torres Gmeas e ao Pentgono, os EUA aumentaram em cerca de 20% sua presena militar ao redor do mundo. Estima-se tambm que por volta de 300 mil soldados estejam em bases militares americanas em mais de 140 pases. Considerando o mapa acima, a) identifique os locais indicados pelos nmeros 1 e 2. b) cite e explique ao menos um motivo para a manuteno, pelos EUA, de bases militares em cada um dos locais citados no item a.

Questão 4
2008Geografia

(FUVEST - 2008 - 2fase) Uma das caractersticas do setor agropecurio, na atualidade, a alta especializao produtiva, que refora a necessidade de circulao de alimentos pelo planeta. Como, todavia, os custos de produo so muito distintos nas diferentes pores do globo, polticas de subsdios agrcolas e de barreiras protecionistas foram e continuam sendo adotadas por alguns Estados, no sentido de proteger seus produtores rurais. Sobre polticas de subsdios agrcolas e barreiras protecionistas, a) cite dois pases que as utilizam de forma sistemtica e, ao menos, um produto por pas citado. b) analise criticamente as aes recentes do Estado Brasileiro junto OMC e os resultados alcanados.

Questão 5
2008Geografia

(FUVEST - 2008 - 2fase) A distribuio espacial dos frigorficos de carne bovina no Brasil obedece a lgicas distintas. Por exemplo, algumas empresas distribuem seus frigorficos por diferentes estados, em funo de problemas sanitrios. No entanto, possvel observar a existncia de algumas importantes concentraes espaciais, a exemplo das destacadas no mapa com os nmeros 1 e 2. Nesse sentido, explique a concentrao de frigorficos a) na rea 1, citando, ao menos, duas caractersticas geogrficas dessa rea. b) na rea 2, considerando, ao menos, um aspecto fsico-natural e um histrico-geogrfico dessa rea.

Questão 6
2008Geografia

(FUVEST - 2008 - 2fase) Em setembro de 2007, aconteceram passeatas, em diversas cidades do Pas, como forma de protesto contra a privatizao da Vale (Companhia Vale do Rio Doce, antiga CVRD). a) Caracterize o contexto poltico-econmico mundial e nacional em que se deu a privatizao da Vale. b) Outros movimentos pr-reestatizao de empresas pblicas que foram privatizadas tm ocorrido na Amrica Latina. Identifique um pas em que isto aconteceu recentemente e explique o fato.

Questão 7
2008Geografia

(FUVEST - 2008 - 2fase) Com referncia biodiversidade, existem no mundo 17 pases classificados como megadiversos. Dentre eles, destacam-se: Tailndia, Indonsia, Gabo, Congo, Colmbia e Brasil. Considerando as relaes entre biodiversidade, economia e geopoltica, a) explique, utilizando-se de dois argumentos, por que a biodiversidade tornou-se um elemento importante, do ponto de vista econmico, no mundo atual. b) esclarea, utilizando-se de dois argumentos, a importncia geopoltica da Amaznia.

Questão 7
2008Geografia

(FUVEST - 2008 - 1 FASE) O vulcanismo um dos processos da dinmica terrestre que sempre encantou e amedrontou a humanidade, existindo diversos registros histricos referentes a esse processo. Sabe-se que as atividades vulcnicas trazem novos materiais para locais prximos superfcie terrestre. A esse respeito, pode-se afirmar corretamente que o vulcanismo

Questão 8
2008Geografia

(FUVEST - 2008 - 2fase) a) Identifique as obras 1 e 2, representadas no mapa, considerando o contexto do atual planejamento brasileiro de infra-estrutura. b) Cite e explique dois possveis impactos causados pela presena dessas obras, sendo um ambiental, em relao ao rio Madeira, e outro socioeconmico, referente ao ncleo urbano de Porto Velho. c) Cite um motivo pelo qual a Bolvia solicitou, do governo brasileiro, maiores informaes sobre tais obras.

Questão 9
2008Geografia

(FUVEST - 2008 - 1 FASE) A questo energtica contempornea, especialmente no que se refere ao uso de combustveis fsseis, pode ser olhada sob uma perspectiva mais ampla. A vida na Terra tem alguns bilhes de anos. Nossa espcie, que surgiu h cerca de 150 mil anos, produz ferramentas h cerca de 40 mil anos, usa carvo mineral h cerca de 300 anos e petrleo h cerca de 100 anos. Esses recursos energticos, devidos longa deposio de organismos, encontram-se em diversas regies, algumas delas hoje desrticas. O consumo combinado atual desses combustveis, sobretudo na indstria e nos transportes, equivale a uma queima da ordem de 100 milhes de barris de petrleo por dia, fato que preocupa pelo aumento, na atmosfera, de gases responsveis pelo efeito estufa. Da leitura desse texto, correto afirmar que

Questão 9
2008Geografia

(FUVEST - 2008 - 2fase) Um dos problemas enfrentados por muitos brasileiros so os escorregamentos de grandes volumes de solo e rocha, cujas conseqncias podem incluir, no raras vezes, perda de vidas humanas. a) Cite dois fatores fsico-naturais envolvidos em processos de escorregamento como o apresentado na foto ao lado. Explique-os. b) Analise, criticamente, dois tipos de ao humana, que, em geral, colaboram para a ocorrncia de episdios dessa natureza.

Questão 10
2008Geografia

(FUVEST - 2008 - 2fase - Questo 10) O mapa representa o traado completo previsto para o chamado Rodoanel, importante construo em andamento, na Regio Metropolitana de So Paulo. Considerando o mapa e seus conhecimentos, cite e explique a) um motivo para a construo do Rodoanel, no que se refere circulao de mercadorias pelo territrio nacional. b) um problema, de ordem ambiental, que pode ser relacionado a essa obra.

Questão 61
2008Geografia

(FUVEST - 2008 - 1 FASE) A charge apresentada, satirizando uma situao problemtica, comum s grandes cidades, sugere a I. importncia da circulao para a dinmica das atividades urbanas, exigindo da municipalidade a produo de solues. II. hegemonia do automvel particular frente ao transporte pblico coletivo, resultando em entraves fluidez do trfego virio. III. ausncia de instrumentos legais de planejamento urbano, impedindo o processo de metropolizao. Est correto o que se afirma em

Questão 62
2008Geografia

(FUVEST - 2008 - 1 FASE) Com oauxlio do grfico e considerando seus conhecimentos, possvel afirmar que, no perodo representado,

1-15 de 24chevron right center