Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - FUVEST 2009 | Gabarito e resoluções

1-15 de 22chevron right center
Questão 1
2009História

(FUVEST - 2009 - 2 fase - Questo 1) No ano passado, aconteceu em Pequim mais uma Olimpada. No mundo, peas teatrais esto sendo continuamente encenadas. Como se sabe, Olimpadas e teatro (ocidental) foram uma criao da Grcia antiga. Discorra sobre a) o significado dos jogos olmpicos para os antigos gregos; b) as caractersticas do teatro na Grcia antiga.

Questão 2
2009História

(FUVEST - 2009 - 2 fase - Questo 2) No feudalismo, a organizao da sociedade baseava-se em vnculos de dependncia pessoal como os de vassalagem e servido. Descreva o que eram e como funcionavam, na sociedade feudal, a) a vassalagem; b) a servido.

Questão 3
2009História

(FUVEST - 2009 - 2 fase - Questo 3) A Reforma religiosa do sculo XVI provocou na Europa mudanas histricas significativas em vrias esferas. Indique transformaes decorrentes da Reforma nos mbitos a) poltico e religioso; b) scio-econmico.

Questão 4
2009História

(FUVEST - 2009 - 2 fase - Questo 4) E [os ndios] so to cruis e bestiais que assim matam aos que nunca lhes fizeram mal, clrigos, frades, mulheres... Esses gentios a nenhuma coisa adoram, nem conhecem a Deus. Padre Manuel da Nbrega, em carta de 1556. (...) No vejo nada de brbaro ou selvagem no que dizem daqueles povos; e na verdade, cada qual considera brbaro o que no se pratica em sua terra. (...) Esses povos no me parecem, pois, merecer o qualitativo de selvagens somente por no terem sido se no muito pouco modificados pela ingerncia do esprito humano e no haverem quase nada perdido de sua simplicidade. Michel de Montaigne. Ensaios, 1588. a) Compare as concepes dos dois autores sobre as populaes nativas do Brasil. b) Indique a concepo que prevaleceu e quais as conseqncias para a populao indgena.

Questão 5
2009BiologiaHistória

(FUVEST- 2009 - 1 FASE) No incio do sculo XX, focos de varola e febre amarela fizeram milhares de vtimas na cidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo perodo, a atuao das Brigadas Mata-Mosquitos, a obrigatoriedade da vacina contra a varola e a remodelao da regio porturia e do centro da cidade geraram insatisfaes entre as camadas populares e entre alguns polticos. Rui Barbosa, escritor, jurista e poltico, assim opinou sobre a vacina contra a varola: ...no tem nome, na categoria dos crimes do poder, a temeridade, a violncia, a tirania a que ele se aventura (...) com a introduo, no meu sangue, de um vrus sobre cuja influncia existem os mais bem fundados receios de que seja condutor da molstia ou da morte. Considerando esse contexto histrico e as formas de transmisso e preveno dessas doenas, correto afirmar que

Questão 5
2009História

(FUVEST - 2009 - 2 fase - Questo 5) Imagem de ngelo Agostini sobre o impacto da Guerra do Paraguai na sociedade brasileira. Observando a ilustrao, explique a) o impacto social a que ela se refere; b) os desdobramentos polticos dessa guerra.

Questão 6
2009História

(FUVEST - 2009 - 2 fase - Questo 6) a) Os dados da tabela indicam que, apesar das oscilaes, houve expressivo crescimento industrial no perodo 1914-1920. Explique as razes desse crescimento. b) Estabelea relaes entre os dados da tabela sobre custo de vida e salrios com o movimento operrio do perodo.

Questão 7
2009História

(FUVEST - 2009 - 2 fase - Questo 7) A expresso poltica do caf com leite muito utilizada para caracterizar a Primeira Repblica no Brasil. Sobre essa poltica, descreva a) seu funcionamento; b) seu colapso na dcada de 1920.

Questão 8
2009História

(FUVEST - 2009 - 2 fase - Questo 8) Dentre as Revolues ocorridas na Amrica Latina, no sculo XX, duas sobressaem: a Mexicana de 1910 e a Cubana de 1959. Pode-se afirmar que o trao distintivo da primeira seu carter campons e o da segunda, seu carter socialista. Explique o significado desses traos distintivos em relao a) Revoluo Mexicana. b) Revoluo Cubana.

Questão 9
2009História

(FUVEST - 2009 - 2 fase - Questo 9) A construo de Braslia foi um marco no governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961). a) Relacione a construo de Braslia com as metas do governo JK. b) Indique algumas decorrncias da mudana da capital federal para o interior do pas.

Questão 9
2009BiologiaHistória

(FUVEST -2009 -1 FASE)As bombas atmicas, lanadas contra Hiroshima e Nagasaki em 1945, resultaram na morte de aproximadamente 300.000 pessoas, vtimas imediatas das exploses ou de doenas causadas pela exposio radiao. Esses eventos marcaram o incio de uma nova etapa histrica na corrida armamentista entre as naes, caracterizada pelo desenvolvimento de programas nucleares com finalidades blicas. Considerando essa etapa e os efeitos das bombas atmicas, analise as afirmaes a seguir. I. As bombas atmicas que atingiram Hiroshima e Nagasaki foram lanadas pelos Estados Unidos, nico pas que possua esse tipo de armamento ao fim da Segunda Guerra Mundial. II. As radiaes liberadas numa exploso atmica podem produzir mutaes no material gentico humano, que causam doenas como o cncer ou so transmitidas para a gerao seguinte, caso tenham ocorrido nas clulas germinativas. III. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, vrias naes desenvolveram armas atmicas e, atualmente, entre as que possuem esse tipo de armamento, tm-se China, Estados Unidos, Frana, ndia, Israel, Paquisto, Reino Unido e Rssia. Est correto o que se afirma em:

Questão 10
2009História

(FUVEST - 2009 - 2 fase - Questo 10) Criado em 1948, o Estado de Israel acaba de completar 60 anos. Discorra sobre a) o contexto histrico internacional que levou criao desse Estado; b) as razes histricas dos conflitos entre israelenses e palestinos, que persistem at hoje.

Questão 26
2009História

(FUVEST -2009 -1 FASE)Alexandre desembarca l onde foi fundada a atual cidade de Alexandria. Pareceu-lhe que o lugar era muito bonito para fundar uma cidade e que ela iria prosperar. A vontade de colocar mos obra fez com que ele prprio traasse o plano da cidade, o local da gora, dos santurios da deusa egpcia sis, dos deuses gregos e do muro externo. Flvio Arriano. Anabasis Alexandri (sc. I d.C.). Desse trecho de Arriano, sobre a fundao de Alexandria, possvel depreender:

Questão 27
2009História

(FUVEST - 2009 - 1 FASE) A Idade Mdia europia inseparvel da civilizao islmica j que consiste precisamente na convivncia, ao mesmo tempo positiva e negativa, do cristianismo e do islamismo, sobre uma rea comum impregnada pela cultura greco-romana. Jos Ortega y Gasset (1883-1955). O texto acima permite afirmar que, na Europa ocidental medieval

Questão 28
2009História

(FUVEST - 2009 - 1 FASE) Da armada dependem as colnias, das colnias depende o comrcio, do comrcio, a capacidade de um Estado manter exrcitos numerosos, aumentar a sua populao e tornar possveis as mais gloriosas e teis empresas. Essa afirmao do duque de Choiseul (1719-1785) expressa bem a natureza e o carter do

1-15 de 22chevron right center