Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - FUVEST 2010 | Gabarito e resoluções

1-15 de 20chevron right center
Questão 1
2010Geografia

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 1) Observe o grfico abaixo. a) Analise a matriz brasileira dos transportes, em 2005, considerando aspectos histricos e polticos. b) Explique a previso da matriz brasileira dos transportes, para o ano de 2025, considerando aspectos ambientais implcitos.

Questão 1
2010Geografia

(FUVEST - 2010 - 1 FASE )Pela primeira vez na histria da humanidade, mais de um bilho de pessoas, concretamente 1,02 bilho, sofrero de subnutrio em todo o mundo. O aumento da insegurana alimentar que aconteceu em 2009 mostra a urgncia de encarar as causas profundas da fome com rapidez e eficcia. Relatrio da Organizao das Naes Unidas para a Agricultura e Alimentao [FAO], primeiro semestre de 2009. Tendo em vista as questes levantadas pelo texto, correto afirmar que

Questão 2
2010Geografia

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 2) Grande parte da produo de petrleo, no Brasil, provm de bacias localizadas na plataforma continental (off shore). Todavia, a produo de petrleo, em rea terrestre (on shore), tem significativa importncia econmica. a) Identifique duas reas produtoras de petrleo on shore no Brasil e explique as causas da existncia de petrleo nessas reas. b) No Brasil, nos ltimos anos, a exportao de petrleo tem superado, em volume, a importao. Apesar disso, persiste um deficit comercial relativo a esse produto. Explique o porqu desse deficit.

Questão 3
2010Geografia

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 3) Com base no mapa acima e em seus conhecimentos, a) identifique o tipo de indstria predominante na regio Nordeste, considerando sua capacidade geradora de emprego. b) caracterize o parque industrial da regio Sudeste. Considere, na sua anlise, a presena da indstria de ponta de alta tecnologia nessa regio e sua capacidade geradora de emprego.

Questão 4
2010Geografia

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 4) O poder do cidado, o poder de cada um de ns, limita-se, na esfera poltica, a tirar um governo de que no gosta e a pr outro de que talvez venha a se gostar. Nada mais. Mas as grandes decises so tomadas em uma grande esfera e todos sabemos qual . As grandes organizaes financeirasinternacionais, os FMIs, a Organizao Mundial do Comrcio, os bancos mundiais, tudo isso. Nenhum desses organismos democrtico. E, portanto, como que podemos falar em democracia, se aqueles que efetivamente governam o mundo no so eleitos democraticamente pelo povo? Discurso de Jos Saramago, disponvel em www.revistaforum.com.br. Acessado em 11/09/2009. Na charge acima, o cidado sentado representa o presidente de um pas emergente. Considerando a referida charge, o texto e seus conhecimentos, a) caracterize a Nova Ordem Econmica Mundial. b) analise a relao entre regime poltico democrtico e neoliberalismo, no mundo atual.

Questão 5
2010Geografia

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 5) Com base no mapa e em seus conhecimentos, explique por que a) Frana (A) e ndia (B) ocupam a mesma classe estatstica na representao acima sobre as desigualdades na distribuio dos rendimentos. b) o Sistema Tributrio Nacional contribui para a expressiva desigualdade na distribuio dos rendimentos, no Brasil.

Questão 6
2010Geografia

(FUVEST -2010 - 1 FASE ) A personagem Mafalda, que est em Buenos Aires, olha o globo em que o Norte est para cima e afirma: a gente est de cabea pra baixo. Quem olha para o cu noturno dessa posio geogrfica no v a estrela Polar, referncia do polo astronmico Norte, e sim o Cruzeiro do Sul, referncia do polo astronmico Sul. Se os polos do globo de Mafalda estivessem posicionados de acordo com os polos astronmicos, ou seja, o polo geogrfico Sul apontando para o polo astronmico Sul, seria correto afirmar que

Questão 6
2010Geografia

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 6) Em maio de 2008, um terremoto, de 7,8 graus na escala Richter, atingiu severamente a Provncia de Sichuan (China), matando milhares de pessoas. Em janeiro de 2009, um tremor de terra, de 6,2 graus, atingiu a Costa Rica, causando prejuzos materiais, alm de ceifar vidas. Em setembro de 2009, tremores de terra, de 7,6 graus, atingiram a Indonsia, provocando mortes e danos materiais. Considerando o mapa, os fatos acima citados e seus conhecimentos, responda: a) Quais os principais fatores que geram atividades ssmicas no planeta? b) Por que, no Brasil, as atividades ssmicas so, predominantemente, de baixa intensidade?

Questão 11
2010HistóriaGeografia

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 11) Durante muito tempo, a populao da ento Vila de So Paulo foi pouco expressiva. Seu crescimento foi, contudo, extremamente rpido durante o sculo XX. Esse processo pode ser verificado na tabela a seguir. Considerando os dados apresentados e seus conhecimentos, a) cite e analise duas causas que contriburam para o crescimento da populao, no municpio de So Paulo, no perodo de 1940 a 1970. b) cite e explique uma das causas responsveis pela desacelerao do crescimento populacional, no municpio de So Paulo, a partir de 1980.

Questão 17
2010Geografia

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 17) Leia os textos jornalsticos abaixo. Texto 1: O respeito s unidades de conservao e s terras indgenas j demarcadas que juntas correspondem a cerca de 37% da Amaznia Legal garantiria a permanncia da floresta e impediria a transformao da mata em savana. O Estado de S. Paulo, 16/06/2009. Adaptado. Texto 2: O atual modo de desenvolvimento da Amaznia est muito longe do desejvel. preciso incentivar as populaes florestais a conduzirem atividades de desenvolvimento sustentvel, remunerando, por exemplo, os servios voltados ao ecossistema prestados pelos habitantes da floresta. Le Monde, 16/06/2009. Adaptado. a) Indique duas diferenas entre as estratgias propostas nesses textos para a soluo dos atuais problemas socioambientais da regio amaznica. b) Considerando que a Amaznia Legal abrange cerca de 60% do territrio brasileiro, calcule a porcentagem ocupada em nosso pas pelas unidades de conservao e terras indgenas j demarcadas. c) Por que a preservao da Amaznia Legal no suficiente para garantir a manuteno da biodiversidade no Brasil?

Questão 41
2010Geografia

(FUVEST -2010 - 1 FASE ) Leia a charge a seguir: A charge chama a ateno, principalmente, para a

Questão 42
2010Geografia

(FUVEST - 2010 - 1 FASE )Servios como o fotolog e o Orkut, tal qual outras ferramentas para mensagens instantneas na Internet (MSN e ICQ), no devem ser lidos como sintomas de um mundo que a velocidade da comunicao e as tecnologias digitais teriam tornado pequeno. Ligar-se em rede e estreitar o mundo uma escolha, algo como uma camada adicional de sociabilidade disponvel somente para alguns, e que tambm, somente para alguns, faz sentido acionar. Maria Isabel Mendes de Almeida e Fernanda Eugnio (Orgs). Culturas Jovens: novos mapas do afeto, 2006. Adaptado. Considere o texto acima e as trs afirmaes: I. As redes de comunicao propiciadas pela Internet tm a propriedade da conectividade e, ao mesmo tempo, so suscetveis de funcionar como instrumentos de integrao e excluso. II. A revoluo tecnolgica pode consolidar as desigualdades sociais e tambm aprofund-las, produzindo um distanciamento cognitivo entre os que j convivem com ela e os que esto sem acesso a ela. III. Nesse ambiente comunicacional, as fronteiras se relativizam e tem-se a possibilidade de adicionar, s noes de espao e tempo tradicionais, uma nova noo de espao: o ciberespao. Est correto o que se afirma em

Questão 43
2010Geografia

(FUVEST - 2010 - 1 FASE )Sobre os muulmanos que vivem na frica e sia correto afirmar:

Questão 44
2010Geografia

(FUVEST -2010 - 1 FASE )Sempre deixamos marcas no meio ambiente. Para medir essas marcas, William Rees props um(a) indicador/estimativa chamado(a) de Pegada Ecolgica. Segundo a Organizao WWF, esse ndice calcula a superfcie exigida para sustentar um gnero de vida especfico. Mostra at que ponto a nossa forma de viver est de acordo com a capacidade do planeta de oferecer e renovar seus recursos naturais e tambm de absorver os resduos que geramos. Assim, por exemplo, pases de alto consumo e grande produo de lixo, bem como pases mais industrializados e com alta emisso de CO2, apresentam maior Pegada Ecolgica. www.wwf.org.br. Acessado em 17/08/09. Adaptado. Assinale a anamorfose que melhor representa a atual Pegada Ecolgica dos diferentes pases.

Questão 45
2010Geografia

(FUVEST -2010 - 1 FASE )A Organizao dos Estados Americanos (OEA) revogou, por meio da Resoluo de 03/06/2009, a deciso, tomada em 1962, que exclua Cuba dessa organizao. Em relao a esse tema, correto afirmar que

1-15 de 20chevron right center