Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - FUVEST 2010 | Gabarito e resoluções

1-15 de 22chevron right center
Questão 1
2010Química

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 1) O slido pode decompor-se, reversivelmente, em cloreto de magnsio e amnia. A equao qumica que representa esse processo : Ao ser submetido a um aquecimento lento, e sob uma corrente de nitrognio gasoso, o slido perde massa, gradativamente, como representado no grfico: As linhas verticais, mostradas no grfico, delimitam as trs etapas em que o processo de decomposio pode ser dividido. a) Calcule a perda de massa, por mol de , em cada uma das trs etapas. b) Com base nos resultados do item anterior, escreva uma equao qumica para cada etapa de aquecimento. Cada uma dessas equaes dever representar a transformao que ocorre na etapa escolhida. c) No processo descrito, alm do aquecimento, que outro fator facilita a decomposio do ? Explique. Dados: massa molar (g/mol): ....... 197 ............................ 17,0

Questão 2
2010Química

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 2) Cloreto de nitrosila puro () foi aquecido a 240C em um recipiente fechado. No equilbrio, a presso total foi de 1,00atm e a presso parcial do foi de 0,640 atm. A equao abaixo representa o equilbrio do sistema: a) Calcule as presses parciais do e do no equilbrio. b) Calcule a constante do equilbrio.

Questão 3
2010Química

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 3) A hidroxicetona (I) pode ser oxidada dicetona (II), pela ao de cido ntrico concentrado, com formao do gs . Utilizando frmulas moleculares, a) escreva a equao qumica balanceada que representa a semirreao de oxidao da hidroxicetona (I). b) escreva a equao qumica balanceada que representa a semirreao de reduo do on nitrato. c) com base nas semirreaes dos itens a) e b), escreva a equao qumica global balanceada que representa a transformao de (I) em (II) e do on nitrato em.

Questão 4
2010Química

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 4) Na dupla hlice do DNA, as duas cadeias de nucleotdeos so mantidas unidas por ligaes de hidrognio entre as bases nitrogenadas de cada cadeia. Duas dessas bases so a citosina (C) e a guanina (G). a) Mostre a frmula estrutural do par C-G, indicando claramente as ligaes de hidrognio que nele existem. No nosso organismo, a sntese das protenas comandada pelo RNA mensageiro, em cuja estrutura esto presentes as bases uracila (U), citosina (C), adenina (A) e guanina (G). A ordem em que aminocidos se ligam para formar uma protena definida por trades de bases, presentes no RNA mensageiro, cada uma correspondendo a um determinado aminocido. Algumas dessas trades, com os aminocidos correspondentes, esto representadas na tabela da folha de respostas. Assim, por exemplo, a trade GUU corresponde ao aminocido valina. Letra da esquerda Letra do meio Letra da direita G U U b) Com base na tabela da folha de respostas e na estrutura dos aminocidos aqui apresentados, mostre a frmula estrutural do tripeptdeo, cuja sequncia de aminocidos foi definida pela ordem das trades no RNA mensageiro, que era GCA, GGA, GGU. O primeiro aminocido desse tripeptdeo mantm livre seu grupo amino.

Questão 5
2010BiologiaQuímica

(FUVEST - 2010 - 1 FASE ) O avano cientfico-tecnolgico permitiu identificar e dimensionar partculase sistemas microscpicos e submicroscpicos fundamentais para o entendimento defenmenos naturais macroscpicos. Desse modo, tornou-se possvel ordenar, em funo dasdimenses, entidades como cromossomo (C), gene (G), molcula de gua (M), ncleo dohidrognio (N) e partcula alfa (P). Assinale a alternativa que apresenta essas entidades em ordem crescente de tamanho.

Questão 5
2010Química

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 5) Uma substncia pode apresentar solubilidades diferentes em solventes diversos. Assim, por exemplo, o cido butanodioico mais solvel em gua do que em ter. Ao misturar cido butanodioico, ter e gua, agitar a mistura e deix-la em repouso por alguns minutos, separam-se duas fases, uma de ter e outra de gua. Ambas contm cido butanodioico, em concentraes diferentes e que no mais se alteram, pois o sistema atingiu o equilbrio. Para determinar a constante desse equilbrio, tambm chamada de coeficiente de partio, foram efetuados cinco experimentos. Em cada um, foi adicionado cido butanodioico a uma mistura de 25 mL de gua e 25 mL de ter. Aps a agitao e separao das fases, as concentraes de cido butanodioico, em cada fase, foram determinadas. a) No quadriculado da folha de respostas, construa um grfico da concentrao de cido butanodioico em ter versus a concentrao de cido butanodioico em gua. b) Calcule o valor do coeficiente de partio ter/gua do cido butanodioico. c) Qual a massa, em gramas, de cido butanodioico utilizada no experimento 5? Mostre os clculos. d) Em outro experimento, foram utilizadas duas diferentes amostras de cido butanodioico. Uma delas continha, em suas molculas, apenas o istopo oxignio-18, e a outra continha apenas oxignio-16. A primeira (com oxignio-18) foi adicionada gua, e a segunda (com oxignio-16) foi adicionada ao ter. Aps misturar as solues, agitar a mistura e separar as fases, onde foi detectado o oxignio-18? Explique. Dado: massa molar do cido butanodioico.........118 g/mol

Questão 5
2010BiologiaQuímica

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 5) O endosperma do gro de milho armazena amido, um polmero natural. A hidrlise enzimtica do amido produz glicose. a) Em que fase do desenvolvimento da planta, o amido do gro de milho transformado em glicose? b) Cite o processo celular em que a glicose utilizada. O amido de milho utilizado na produo industrial do polmero biodegradvel PLA, conforme esquematizado: O PLA um polister, no qual molculas de cido lctico se uniram por sucessivas reaes de esterificao. c) Escreva a equao qumica balanceada que representa a reao de esterificao entre duas molculas de cido lctico.

Questão 6
2010Química

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 6) O fluxograma ao lado representa um processo para a produo de magnsio metlico a partir dos ons dissolvidos na gua do mar. a) Preencha a tabela da pgina ao lado com as frmulas qumicas das substncias que foram representadas, no fluxograma, pelas letras A, B, C e D. b) Escreva as duas semirreaes que representam a eletrlise gnea do , identificando qual a de oxidao e qual a de reduo. c) Escreva a equao qumica que representa um mtodo, economicamente vivel, de produzir a substncia A.

Questão 6
2010Química

(FUVEST - 2010) Determinou-se o nmero de molculas de gua de hidratao (x) por molcula de cido oxlico hidratado (H2C2O4.xH2O), que um cido dicarboxlico. Para isso, foram preparados 250 mL de uma soluo aquosa, contendo 5,04 g de cido oxlico hidratado. Em seguida, 25,0 mL dessa soluo foram neutralizados com 16,0 mL de uma soluo de hidrxido de sdio, de concentrao 0,500 mol/L. a) Calcule a concentrao, em mol/L, da soluo aquosa de cido oxlico. b) Calcule o valor de x. Dados: massas molares (g/mol):H = 1 ; C = 12 ; O = 16 ; Na = 23

Questão 7
2010BiologiaQuímica

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 7) Pesquisadores da Universidade de So Paulo mostraram que as bromlias, que vivem no alto de rvores e acumulam gua entre suas folhas, obtm nitrognio da ureia presente nessa gua e que proveniente da urina dos anfbios que a habitam. Nessas plantas, a ureia sofre uma reao catalisada pela enzima urease, que origina amnia e gs carbnico. Em outra reao, catalisada pela enzima sintetase de glutamina, a amnia formada utilizada na produo do aminocido glutamina. Revista Pesquisa FAPESP, 157, maro de 2009. Adaptado. a) Escreva a equao qumica balanceada que representa a reao, citada no texto, em que so produzidos amnia e gs carbnico. b) Em que processos, associados ao crescimento das plantas, as bromlias podem utilizar o gs carbnico e a glutamina?

Questão 19
2010Química

(FUVEST - 2010 - 2 fase - Questo 19) A proporo do istopo radioativo do carbono (), com meia-vida de, aproximadamente, 5.700 anos, constante na atmosfera. Todos os organismos vivos absorvem tal istopo por meio de fotossntese e alimentao. Aps a morte desses organismos, a quantidade incorporada do comea a diminuir exponencialmente, por no haver mais absoro. a) Balanceie a equao qumica da fotossntese, reproduzida na folha de respostas, e destaque nela o composto em que o foi incorporado ao organismo. b) Por que um pedao de carvo que contenha 25% da quantidade original de no pode ser proveniente de uma rvore do incio da era crist? c) Por que no possvel fazer a datao de objetos de bronze a partir da avaliao da quantidade de ?

Questão 60
2010BiologiaQuímica

(FUVEST - 2010 - 1 FASE ) A cana-de-acar importante matria-prima para a produo de etanol. A energia contida na molcula de etanol e liberada na sua combusto foi

Questão 61
2010Química

(FUVEST - 2010 - 1 FASE) Os elementos qumicos se relacionam de diferentes maneiras com os organismos vivos. Alguns elementos so parte da estrutura das molculas que constituem os organismos vivos. Outros formam ons essenciais manuteno da vida. Outros, ainda, podem representar riscos para os seres vivos: alguns, por serem txicos; outros, por serem radioativos. Observe o esquema da Tabela Peridica, no qual esto destacados quatro elementos qumicos, identificados pelas letrasw, x, yez. Considerando suas posies na Tabela Peridica, assinale a alternativa que melhor associa esses quatro elementos qumicos com as propriedades discutidas acima

Questão 62
2010Química

(FUVEST - 2010 - 1 FASE ) Na produo de combustvel nuclear, o trixido de urnio transformado no hexafluoreto de urnio, como representado pelas equaes qumicas: I. UO3(s) + H2(g) UO2(s) + H2O(g) II. UO2(s) + 4 HF(g) UF4(s) + 2 H2O(g) III. UF4(s) + F2(g) UF6(g) Sobre tais transformaes, pode-se afirmar, corretamente, que ocorre oxirreduo apenas em

Questão 63
2010Química

(FUVEST - 2010 - 1 FASE ) As figuras a seguir representam, de maneira simplificada, as solues aquosas de trs cidos, HA, HB e HC, de mesmas concentraes. As molculas de gua no esto representadas. Considerando essas representaes, foram feitas as seguintes afirmaes sobre os cidos: I. HB um cido mais forte do que HA e HC. II. Uma soluo aquosa de HA deve apresentar maior condutibilidade eltrica do que uma soluo aquosa de mesma concentrao de HC. III. Uma soluo aquosa de HC deve apresentar pH maior do que uma soluo aquosa de mesma concentrao de HB. Est correto o que se afirma em

1-15 de 22chevron right center