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Questões de Biologia - FUVEST 2011 | Gabarito e resoluções

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Questão 1
2011Biologia

(FUVEST - 2011) Os nfrons so as unidades funcionais dos rins, responsveis pela filtrao do sangue e pela formao da urina. a) Complete a Tabela na folha de respostas, comparando as concentraes de aminocidos, glicose e ureia, no sangue que chega ao nfron, com as concentraes dessas substncias na urina e no sangue que deixa o nfron, em uma pessoa saudvel. Marque com X os espaos da Tabela correspondentes s alternativas corretas. b) Cerca de 30% da gua presente no sangue que chega ao nfron passa para a cpsula renal, onde se inicia a filtrao. Entretanto, a quantidade de gua no sangue que sai do nfron praticamente igual quantidade de gua do sangue que chega a ele. Explique como ocorre a recomposio da quantidade de gua no sangue.

Questão 2
2011Biologia

(FUVEST - 2011) H doenas hereditrias que so causadas por mutaes no DNA mitocondrial. a) O risco de ocorrerem meninas e meninos afetados por essas doenas igual na prole de mulheres afetadas e na prole de homens afetados? Justifique sua resposta. b) Uma mutao no DNA mitocondrial pode estar presente nos espermatozoides dos afetados? Justifique sua resposta.

Questão 4
2011Biologia

(FUVEST - 2011) Resultados de uma pesquisa publicada na revista Nature, em 29 de julho de 2010, mostram que a quantidade mdia de fitoplncton dos oceanos diminuiu cerca de 1% ao ano, nos ltimos 100 anos. Explique como a reduo do fitoplncton afeta a) os nveis de carbono na atmosfera. b) a biomassa de decompositores do ecossistema marinho.

Questão 5
2011Biologia

(FUVEST - 2011) No grfico abaixo, a curva mostra a porcentagem do gs oxignio (O2) na atmosfera terrestre, ao longo do tempo, em relao ao nvel atual. Nessa curva, os pontos I, II, III e IV representam o surgimento de grupos de seres vivos: I. Eucariontes unicelulares II. Organismos multicelulares III. Cordados IV. Angiospermas a) Que grupos de seres vivos, surgidos depois do ponto II e antes do ponto IV da curva, contriburam para o aumento do O2 atmosfrico? b) Depois de que ponto assinalado na curva surgiu o cloroplasto? c) Que tipos de respirao apresentam os animais que surgiram a partir do ponto III da curva?

Questão 6
2011Biologia

(FUVEST - 2011) Quanto termorregulao, os animais so classificados em endotrmicos, ou seja, dependentes da produo metablica de calor, e ectotrmicos, que utilizam fontes ambientais de calor para manter seu metabolismo. a) Um habitat com baixo suprimento de alimentos favorece o estabelecimento de animais endotrmicos ou ectotrmicos? Justifique sua resposta. b) Considerando as caractersticas do primeiro grupo de vertebrados a conquistar definitivamente o ambiente terrestre, seus representantes viviam em um clima mais prximo ao tropical ou ao temperado? Justifique sua resposta.

Questão 14
2011BiologiaInglês

(FUVEST 2011 2 Fase - 2 dia) Although the human brain has an impressive amount of storage space for memories, it does not keep each one indefinitely. We tend to forget memories that are similar to one another remembering instead more novel events or information. In fact, forgetting is important because it makes it easier to recall new memories. Although forgetting can be annoying, it sometimes helps us learn. In 2007 researchers at Columbia University showed that genetically modified mice that cannot generate new neurons in the hippocampus a brain area involved in storing memories do better on memory tasks than mice that create new neurons as usual. Learning new information does not require new neurons; it simply requires that existing neurons connect in new ways. Yet storing a memory does require the ability to sprout new neurons. Thus, the genetically modified mice could still learn new information, like the most recent location of food in the maze, but had no old memories of where food was hidden interfering with their most recent one. Forgetting, then, helps us remember. Scientific American, July 13, 2010. Adaptado. Baseando-se no texto, responda: a) Qual a importncia do esquecimento para o crebro humano? b) No experimento mencionado no texto, por que os ratos geneticamente modificados aprenderam novas informaes com mais facilidade que os outros ratos?

Questão 18
2011Biologia

(FUVEST- 2011- 2 Fase) Recifes de coral so rochas de origem orgnica, formadas principalmente pelo acmulo de exoesqueletos de carbonato de clcio secretados por alguns cnidrios que vivem em colnias. Em simbiose com os plipos dos corais, vivem algas zooxantelas. Encontrados somente em mares de guas quentes, cujas temperaturas, ao longo do ano, no so menores que 20 C, os recifes de coral so ricos reservatrios de biodiversidade. Como modelo simplificado para descrever a existncia dos recifes de coral nos mares, pode-se empregar o seguinte equilbrio qumico: a) Descreva o mecanismo que explica o crescimento mais rpido dos recifes de coral em mares cujas guas so transparentes. b) Tomando como base o parmetro solubilidade do CO2 em gua, justifique por que ocorre a formao de recifes de coral em mares de gua quente.

Questão 39
2011BiologiaQuímica

(FUVEST - 2011) Em 2009, o mundo enfrentou uma epidemia, causada pelo vrus A(H1N1), que ficou conhecida como gripe suna. A descoberta do mecanismo de ao desse vrus permitiu o desenvolvimento de dois medicamentos para combater a infeco, por ele causada, e que continuam necessrios, apesar de j existir e estar sendo aplicada a vacina contra esse vrus. As frmulas estruturais dos princpios ativos desses medicamentos so: Examinando-se as frmulas desses compostos, verificase que dois dos grupos funcionais que esto presentes no oseltamivir esto presentes tambm no zanamivir. Esses grupos so caractersticos de:

Questão 41
2011Biologia

(FUVEST - 2011) Os resultados de uma pesquisa realizada na USP revelam que a araucria, o pinheiro brasileiro, produz substncias antioxidantes e fotoprotetoras. Uma das autoras do estudo considera que, possivelmente, essa caracterstica esteja relacionada ao ambiente com intensa radiao UV em que a espcie surgiu h cerca de 200 milhes de anos. Com base na Teoria Sinttica da Evoluo, correto afirmar que:

Questão 42
2011Biologia

(FUVEST - 2011)Na evoluo dos vegetais, o gro de plen surgiu em plantas que correspondem, atualmente, ao grupo dos pinheiros. Isso significa que o gro de plen surgiu antes

Questão 43
2011Biologia

(FUVEST - 2011)Considere os filos de animais viventes e as seguintes caractersticas relacionadas conquista do ambiente terrestre: I. Transporte de gases feito exclusivamente pelo sistema respiratrio, independente do sistema circulatrio. II. Respirao cutnea e pulmonar no mesmo indivduo. III. Ovos com casca calcrea resistente e porosa. A sequncia que reproduz corretamente a ordem evolutiva de surgimento de tais caractersticas :

Questão 44
2011Biologia

(FUVEST - 2011) Em 1910, cerca de 50 indivduos de uma espcie de mamferos foram introduzidos numa determinada regio. O grfico abaixo mostra quantos indivduos dessa populao foram registrados a cada ano, desde 1910 at 1950. Esse grfico mostra que,

Questão 45
2011Biologia

(FUVEST - 2011) O quadro abaixo lista caractersticas que diferenciam os reinos dos fungos, das plantas e dos animais, quanto ao tipo e ao nmero de clulas e quanto forma de nutrio de seus integrantes. Com relao a essas caractersticas, os seres vivos que compem o reino dos fungos esto indicados em: A alternativa que corresponde corretamente a relao entre as colunas e os nmeros :

Questão 49
2011Biologia

(FUVEST- 2011) A figura abaixo representa, em corte longitudinal, o corao de um sapo. Comparando o corao de um sapo com o corao humano, pode-se afirmar que

Questão
2011BiologiaQuímica

(FUVEST 2011 - 2 fase) Duas enzimas, M e N, agem sobre o mesmo substrato e tm sua atividade influenciada pelo pH, conforme indica o grfico abaixo. Utilizando as Tabelas I e II impressas na folha de respostas, esquematize um experimento para verificar a influncia de diferentes temperaturas, entre 20 C e 60 C, na atividade dessas enzimas. a) Complete a Tabela I, indicando, para cada um dos seis tubosteste: i. valor do pH; ii. ausncia () ou presena de enzima (M e/ou N); iii. ausncia () ou presena (+) de substrato; iv. valor da temperatura. b) Para verificar se os resultados observados nos tubosteste so devidos ao enzimtica ou, exclusivamente, ao efeito da temperatura, indique como deve ser o controle do experimento, completando a Tabela II, de acordo com as instrues do item a.

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