Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - FUVEST 2012 | Gabarito e resoluções

1-15 de 22chevron right center
Questão 1
2012Geografia

(Fuvest - 2012) Observe as charges As charges, respectivamente, dos cartunistas Henfil (1982) e Dalcio (2011) esto separadaspor quase trinta anos de histria, mas unidas na crtica

Questão 1
2012Geografia

As imagens acima ilustram uma contradição característica de médios e grandes centros urbanos no Brasil, destacando-se o fato de que ambas dizem respeito a formas de segregação socioespacial. Considerando as imagens e seus conhecimentos, identifique e explique a) duas causas socioeconômicas geradoras do tipo de segregação retratado na Imagem 1; b) o tipo de segregação retratado na Imagem 2 e uma causa socioeconômica responsável por sua ocorrência.

Questão 2
2012Geografia

(FUVEST2012 - 2 FASE) Considere a tabela, que traz dados sobre o equilbrio federativo brasileiro. Com base na tabela e em seus conhecimentos, a) analise a representatividade poltico-espacial no Brasil; b) identifique uma consequncia da criao de um novo estado para o equilbrio federativo brasileiro. Explique.

Questão 2
2012Geografia

(FUVEST - 2012)Considere os mapas. Com base no mapa e em seus conhecimentos, écorreto afirmar que, tendo em vista as dinâmicasespaciais na cidade de São Paulo, os hotéis

Questão 3
2012Geografia

(FUVEST2012 - 2 FASE) Nos mapas, esto representados os Eixos de Integrao e Desenvolvimento previstos pela Iniciativa para a Integrao da Infraestrutura Regional Sul-Americana (IIRSA), da qual o Brasil um dos pases membros, desde o ano 2000. Com base nos mapas e em seus conhecimentos, a) identifique todos os Eixos de Integrao com impacto direto sobre o mercado externo brasileiro, analisando, particularmente, o Eixo de Integrao 9. Explique. b) identifique e analise dois possveis impactos ambientais do Eixo de Integrao 8.

Questão 3
2012Geografia

(Fuvest - 2012) Ainda no comeo do sculo 20, Euclides da Cunha, em pequeno estudo, discorria sobre os meios de sujeio dos trabalhadores nos seringais da Amaznia, no chamado regime de peonagem, a escravido por dvida. Algo prximo do que foi constatado em So Paulo nestes dias [agosto de 2011] envolvendo duas oficinas terceirizadas de produo de vesturio. Jos de Souza Martins, 2011. Adaptado. No texto acima, o autor faz meno presena de regime de trabalho anlogo escravido, na indstria de bens

Questão 4
2012HistóriaGeografia

(FUVEST - 2012)(2 FASE) Considerando os dois grficos acima, a) defina e explique o significado geral de uma balana comercial favorvel ou desfavorvel para um determinado pas; b) compare os papis poltico-econmicos da Frana e da Inglaterra na competio internacional do sculo XVIII, bem como a importncia desses pases para as regies coloniais americanas da poca.

Questão 4
2012Geografia

(FUVEST2012 - 2 FASE) H mais de 40 anos, a Lei n 4.771, de 15 de setembro de 1965, conhecida como Cdigo Florestal, estabeleceu no seu Artigo 1: As florestas existentes no territrio nacional e as demais formas de vegetao, reconhecidas de utilidade s terras que revestem, so bens de interesse comum a todos os habitantes do Pas, exercendo-se os direitos de propriedade, com as limitaes que a legislao em geral e especialmente esta Lei estabelecem. Em pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, em junho de 2011, para saber a opinio do cidado brasileiro sobre a proposta de mudanas no Cdigo Florestal, 85% dos entrevistados optaram por priorizar a proteo das florestas e dos rios, mesmo que, em alguns casos, isto prejudique a produo agropecuria; para 10%, deve-se priorizar a produo agropecuria mesmo que, em alguns casos, isto prejudique a proteo das florestas e dos rios; 5% no sabem. a) O Artigo 1 da Lei n 4.771 indica a existncia de um conflito, de natureza social, que justifica a necessidade da norma legal. Que conflito esse? Explique. b) Analise os resultados da pesquisa feita pelo Instituto Datafolha, acima expostos, relacionando-os com o Artigo 1 da Lei n 4.771.

Questão 4
2012Geografia

(FUVEST - 2012)Observe os seguintes mapas do Brasil. Os mapas representam, respectivamente, os temas

Questão 5
2012Geografia

(Fuvest - 2012) Observe os mapas do Brasil. Considere as afirmativas relacionadas aos mapas. I. Alta concentrao fundiria e pouca diversificao da atividade econmica so caractersticas de um bolso de pobreza existente no extremo sul do Brasil. II. A despeito de seus excelentes indicadores econmicos bem como de seu elevado grau de industrializao, a Regio Sudeste abriga bolses de pobreza. III. A biodiversidade da floresta assegura alta renda per capita aos habitantes da Amaznia, enquanto moradores da caatinga nordestina padecem em bolses de pobreza. IV. Embora Braslia detenha alguns dos melhores indicadores socioeconmicos do pas, o prprio Distrito Federal e arredores abrigam um bolso de pobreza. Est correto o que se afirma em

Questão 5
2012Geografia

(FUVEST2012 - 2 FASE) Com base nos grficos e em seus conhecimentos, a) caracterize o processo de transio demogrfica em curso no Brasil; b) cite e explique dois possveis impactos da transio demogrfica brasileira sobre polticas pblicas.

Questão 5
2012Geografia

(FUVEST - 2012)(2 FASE) H anos, a regio acima representada vem sendo atingida por srios conflitos polticos, sociais e tnicos, vrios deles com enfrentamento blico. Acerca das dinmicas socioespaciais em curso nessa regio, a) explique o significado de Primavera rabe, citando dois pases com ela envolvidos diretamente, nos ltimos anos; b) identifique uma mudana na configurao territorial da rea assinalada pelo crculo. Explique.

Questão 6
2012Geografia

(FUVEST - 2012) Logo aps a entrada de milhares de imigrantes norte-africanos na Itlia, em abril deste ano, o presidente da Frana, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro da Itlia, SilvioBerlusconi, fizeram as seguintes declaraes a respeito de um consenso entre pases da Unio Europeia (UE) e associados. Queremos mant-lo vivo, mas para isso preciso reform-lo. Nicolas Sarkozy. No queremos coloc-lo em causa, mas em situaes excepcionais acreditamos que preciso fazer alteraes, sobre as quais decidimos trabalhar em conjunto. Silvio Berlusconi. (http://pt.euronews.net. Acesso em julho/2011. Adaptado.) Sarkozy e Berlusconi encaminharam pedido UE, solicitando a reviso do

Questão 6
2012Geografia

(FUVEST2012 - 2 FASE) Anualmente, as principais bacias hidrogrficas do mundo fazem ingressar nos oceanos dezenas de bilhes de toneladas de partculas slidas removidas das reas continentais, resultantes do trabalho erosivo das guas correntes superficiais. Observe o mapa: A bacia hidrogrfica Ganges-Brahmaputra, se comparada do Amazonas, produz 3,4 vezes mais sedimentos por unidade de rea, tendo, aproximadamente, 1/4 da rea de drenagem e 18% da vazo mdia da bacia hidrogrfica amaznica. Comparando-se os dados acima apresentados, a posio geogrfica e o uso do solo nessas reas, identifique um fator responsvel pela a) quantidade relativamente baixa da produo anual de sedimentos, por unidade de rea, da bacia hidrogrfica amaznica. Explique; b) elevada produo anual de sedimentos, por unidade de rea, da bacia hidrogrfica GangesBrahmaputra. Explique.

Questão 6
2012HistóriaGeografia

(FUVEST - 2012)(2 FASE) Considerando-se a atual diviso administrativa do Brasil e sobrepondo-se a ela representaes esquemticas da gnese do territrio brasileiro, entre os sculos XVI e XIX, a) relacione os focos econmicos em ascenso (coluna I) com os novos centros econmicos e suas respectivas zonas de atrao (coluna II); b) analise os principais avanos territoriais (coluna III).

1-15 de 22chevron right center