Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - FUVEST 2015 | Gabarito e resoluções

1-15 de 23chevron right center
Questão 1
2015Geografia

(FUVEST 2015 - 2 FASE) Segundo o IBGE, aglomerado subnormal um conjunto constitudo de, no mnimo, 51 unidades habitacionais (barracos, casas, etc.) carentes, em sua maioria, de servios pblicos essenciais. O conceito de aglomerado subnormal foi utilizado pela primeira vez no Censo Demogrfico 1991. Possui certo grau de generalizao, de forma a abarcar a diversidade de assentamentos existentes no Pas, conhecidos como: favela, invaso, grota, baixada, comunidade, vila, ressaca, mocambo, palafita, entre outros. Aglomerados subnormais. IBGE, 2011. Adaptado. Com base no texto e no mapa, a) identifique duas caractersticas dos aglomerados subnormais, sendo uma relativa questo fundiria e outra ao padro de urbanizao; b) explique a concentrao espacial dos aglomerados subnormais na regio Sudeste e o processo que levou a essa concentrao

Questão 2
2015Geografia

(FUVEST 2015 - 2 FASE) A Conveno das Naes Unidas sobre Direito do Mar estabelece as linhas de base a partir das quais passam a ser contados o mar territorial, a zona contgua, a zona econmica exclusiva e o limite exterior da plataforma continental, bem como os critrios para o delineamento do limite exterior da plataforma. www.marinha.mil.br. Acesso em 30/10/2014. Adaptado. Com base nessa Conveno, da qual o Brasil signatrio, o governo brasileiro props s Naes Unidas a ampliao do limite exterior de sua plataforma continental para at 350 milhas nuticas (648 km), o que resultaria em uma rea total com cerca de 4,4 milhes de quilmetros quadrados, a qual vem sendo chamada pela Marinha do Brasil de Amaznia Azul. Considerando o mapa e seus conhecimentos, a) explique a importncia geoestratgica da delimitao de reas/zonas martimas para as naes litorneas; b) identifique e explique duas razes da importncia econmica da chamada Amaznia Azul para o Brasil.

Questão 3
2015Geografia

(FUVEST 2015 2 Fase - 2 dia) Observe o mapa. a) Explique uma razo do expansionismo japons nas dcadas de 1930 e 1940. b) Aponte um pas atual da regio da antiga Indochina Francesa, destacada no mapa, e caracterize sua posio no contexto industrial mundial do sculo XXI.

Questão 4
2015Geografia

(FUVEST 2015 - 2 FASE) Observe o mapa. Com base no mapa e em seus conhecimentos sobre os EUA, a) aponte duas razes da importncia geopoltica desse pas, na atualidade, considerando sua localizao e dimenso territorial; b) explique a importncia econmica, para esse pas, da regio circundada no mapa, considerando os recursos naturais e os aspectos humanos.

Questão 4
2015Geografia

(FUVEST 2015 2 Fase - 2 dia) A ocupao da atual Amaznia Legal Brasileira ocorreu em diferentes pocas, teve diferentes origens e envolveu distintas atividades. No perodo compreendido entre os sculos XVI e XVIII, destacou-se a ocupao portuguesa. A ocupao, na atualidade, marcada por diferentes atividades econmicas, algumas delas voltadas ao mercado externo. Com base em seus conhecimentos, complete a legenda no mapa da pgina de respostas. Para isso, nomeie as ocupaes ou atividades econmicas correspondentes a cada smbolo.

Questão 5
2015Geografia

(FUVEST 2015 2 Fase - 2 dia) O novo Plano Diretor Estratgico para o municpio de So Paulo, aprovado em 2014, estabelece que o extremo sul do municpio, destacado no mapa ao lado, deve ser considerado zona rural. No Brasil, reas rurais tm sido utilizadas tanto para a agricultura convencional quanto para a agricultura orgnica, as quais diferem nos aspectos apresentados no quadro abaixo. a) Considerando as caractersticas apresentadas no quadro, qual dos tipos de agricultura, a convencional ou a orgnica, mais adequado zona rural do extremo sul do municpio de So Paulo? Justifique. b) Os vegetais utilizam o elemento nitrognio, presente no adubo, na produo de alguns compostos importantes para sua sobrevivncia. Cite uma classe de macromolculas sintetizadas pelos vegetais e que contm nitrognio em sua estrutura.

Questão 6
2015Geografia

(FUVEST - 2015 - 2 FASE) Observe o mapa a seguir. a) Aponte, sobre a regio rtica, um interesse geoeconmico, indicando trs pases nele envolvidos. b) Explique a ocorrncia de um impacto ambiental relacionado a uma importante atividade econmica desenvolvida nessa regio.

Questão 11
2015Geografia

(FUVEST 2015) Observe a charge. Com base na charge e em seus conhecimentos, avalie as afirmaes: I.O rpido e intenso crescimento econmico chins se deu s custas da explorao de recursos florestais da Unio Europeia. II.A despeito da distinta condio econmica da Unio Europeia e da China na atualidade, essas economias permanecem interligadas. III.A dependncia econmica da China em relao Unio Europeia assenta-se no consumo do etanol europeu. IV.Enquanto parte da Unio Europeia vive uma crise econmica, a economia chinesa cresce. Est correto apenas o que se afirma em

Questão 12
2015Geografia

(FUVEST 2015) Considere que a motorização de um país constitui umimportante indicador para o planejamento dos transportes e da mobilidade urbana. Esse indicador pode ser obtido,por exemplo, com base na relação entre o número de habitantes e o de autoveículos, tal como expresso no gráfico abaixo. Destaque-se o fato de que, quanto menor essa relação, maior a motorização de um país. Com base no gráfico e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a motorização

Questão 13
2015Geografia

(FUVEST 2015) Um tema recorrente no debate contemporâneo é a migração global. A Organização das Nações Unidas estima que existam 232 milhões de migrantes em todo o mundo (ONU, 2013). Há, atualmente, mais mobilidade que em qualquer outra época da história mundial. Comparando a migração atual com a do século XIX, é correto afirmar:

Questão 13
2015Geografia

Leia o texto. A luz aumentou e espalhou-se na campina. S a principiou a viagem. Fabiano atentou na mulher e nos filhos, apanhou a espingarda e o saco dos mantimentos, ordenou a marcha com uma interjeio spera. Afastaram-se rpidos, como se algum os tangesse, e as alpercatas de Fabiano iam quase tocando os calcanhares dos meninos. A lembrana da cachorra Baleia picava-o, intolervel. No podia livrar-se dela. Os mandacarus e os alastrados vestiam a campina, espinho, s espinho. E Baleia aperreava-o. Precisava fugir daquela vegetao inimiga. Graciliano Ramos. Vidas secas. a) Alm da presena de espinhos, cite outras duas caractersticas da vegetao do bioma em que se passa a histria narrada na obra Vidas secas. b) Considerando a data de publicao da primeira edio do romance Vidas secas (1938) e a regio em que se passa seu enredo, caracterize os problemas sociais sugeridos pelo texto.

Questão 14
2015Geografia

(FUVEST 2015) O grupo Boko Haram, autor do sequestro, em abril de 2014, de mais de duzentas estudantes, que, posteriormente, segundo os líderes do grupo, seriam vendidas, nasceu de uma seita que atraiu seguidores com um discurso crítico em relação ao regime local. Pregando um islã radical e rigoroso, Mohammed Yusuf, um dos fundadores, acusava os valores ocidentais, instaurados pelos colonizadores britânicos, de serem a fonte de todos os males sofridos pelo país. Boko Haram significa a educação ocidental é pecaminosa em haussa, uma das línguas faladas no país. www.cartacapital.com.br. Acessado em 13/05/2014. Adaptado. O texto se refere

Questão 15
2015Geografia

(Fuvest 2015) O efeito estufa e o lixo são, talvez, as duas manifestações mais contraditórias da vontade de dominação da natureza posta em prática pela racionalidade instrumental e sua tecnociência. Com o objetivo de aumentar a produtividade, que na prática significa submeter os tempos de cada ente, seja ele mineral, vegetal ou animal, a um tempo da concorrência e da acumulação de capital, esqueceu-se de que todo trabalho dissipa energia sob forma de calor (efeito estufa) e que a desagregação da matéria, ao longo do tempo, torna-a irreversível (lixo). Carlos W. Porto-Gonçalves. A Globalização da Natureza e a Natureza da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006. Adaptado. Conforme o excerto acima, é correto afirmar:

Questão 16
2015Geografia

(FUVEST 2015 - 2 fase) Foi o Capito com alguns de ns um pedao por este arvoredo at um ribeiro grande, e de muita gua, que ao nosso parecer o mesmo que vem ter praia, em que ns tomamos gua. Ali descansamos um pedao, bebendo e folgando, ao longo dele, entre esse arvoredo que tanto e tamanho e to basto e de tanta qualidade de folhagem que no se pode calcular. H l muitas palmeiras, de que colhemos muitos e bons palmitos. A carta de Pero Vaz de Caminha. http://dominiopublico.gov.br. Acesso em 30/11/2014. O texto descreve caractersticas da paisagem encontrada pela esquadra do portugus Pedro lvares Cabral, em 1500, ao chegar ao que hoje o Brasil. a) Paisagens semelhantes a essa j eram conhecidas de navegadores portugueses, em outros trajetos, antes de 1500? Justifique. b) Dentre as reas demarcadas no mapa abaixo, indique, com as respectivas letras, .

Questão 16
2015Geografia

(FUVEST 2015) Observe a figura, com destaque para a Dorsal Atlântica. Avalie as seguintes afirmações: I.Segundo a teoria da tectônica de placas, os continentesafricano e americano continuam se afastando um dooutro. II. A presença de rochas mais jovens próximas à DorsalAtlântica comparada à de rochas mais antigas, em locaismais distantes, é um indicativo da existência de limitesentre placas tectônicas divergentes no assoalhooceânico. III. Semelhanças entre rochas e fósseis encontrados noscontinentes que, hoje, estão separados pelo OceanoAtlântico são consideradas evidências de que um dia esses continentes estiveram unidos. IV.A formação da cadeia montanhosa Dorsal Atlântica resultou de um choque entre as placas tectônicas norte-americana e africana. Está correto o que se afirma em

1-15 de 23chevron right center