Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - FUVEST 2017 | Gabarito e resoluções

1-15 de 20chevron right center
Questão 1
2017Biologia

(FUVEST - 2017) Um homem recebeu, quando recm-nascido, o diagnstico de sndrome da imunodeficincia combinada grave, com herana recessiva ligada ao cromossomo X. Aos dois meses de idade, foi submetido a transplante de clulastronco obtidas de medula ssea e no apresenta mais os sintomas da doena. a) Existe possibilidade de esse homem transmitir o alelo mutante, que causa a doena, para as crianas que vier a ter? Justifique sua resposta. b) Como o transplante de clulas-tronco de medula ssea pde levar cura da doena? c) A identidade quanto aos antgenos do sistema HLA (Human Leukocyte Antigen) avaliada para que se determine a compatibilidade entre um doador e um receptor de medula ssea. Esses antgenos so determinados por um conjunto de genes ligados (hapltipo) localizados no cromossomo 6. So representados, a seguir, o gentipo de um candidato a transplante de medula ssea e os gentipos de seus genitores, quanto a esse hapltipo. Esse candidato ao transplante pode ter maior identidade de hapltipos com um irmo do que com seus genitores? Justifique sua resposta.

Questão 2
2017Biologia

(FUVEST- 2017) O sulfato de vincristina uma substncia usada para o tratamento de tumores. Esse quimioterpico penetra nas clulas e ligase tubulina, impedindo a formao de microtbulos. a) Que processo celular, importante para o tratamento, bloqueado, quando no se formam microtbulos? Como os microtbulos participam desse processo? b) Para o tratamento, o quimioterpico pode ser colocado dentro de lipossomos, vesculas limitadas por bicamada de constituio lipoproteica. Que estrutura celular tem composio semelhante do lipossomo, o que permite que ambos interajam, facilitando a ao do quimioterpico na clula?

Questão 3
2017Biologia

(FUVEST- 2017) A produo de insulina humana para o tratamento do diabetes pode ser feita, inserindose, em bactrias, a sequncia de nucleotdeos correspondente cadeia polipeptdica desse hormnio. a) Por que possvel sintetizar uma protena humana, a partir de sequncia de nucleotdeos especfica humana, utilizando a maquinaria da bactria? b) Para a produo de insulina, a sequncia de nucleotdeos inserida na bactria pode ser idntica do gene humano, contendo ntrons e xons? Justifique sua resposta.

Questão 4
2017Biologia

(FUVEST- 2017) Considere aneldeos, artrpodes e cordados quanto embriognese e metameria (diviso do corpo em uma srie de segmentos que se repetem - os metmeros). a) No desenvolvimento do tubo digestrio, a abertura originada pelo blastporo caraterstica que permite classificar aneldeos, artrpodes e cordados em um mesmo grupo? Justifique sua resposta. b) Nos aneldeos, os metmeros podem mudar de forma ao longo do corpo. Isso ocorre tambm nos artrpodes adultos? Justifique sua resposta.

Questão 5
2017BiologiaMatemática

(FUVEST - 2017 - 2 FASE) A aorta da baleia de dimetro maior do que o cano principal do sistema hidrulico da Torre de Londres, e a gua que passa por ali tem menos mpeto e velocidade do que o sangue que jorra do seu corao. Herman Melville, Moby Dick. a) Calcule a vazo (volume/unidade de tempo) em cada um dos sistemas esquematizados a seguir. b) A figura representa a presso do sangue em seu percurso ao longo do sistema circulatrio da baleia. As letras A, B, C, D e E correspondem a diferentes vasos sanguneos. Quais so as letras que correspondem, respectivamente, aorta e s grandes veias?

Questão 5
2017Biologia

(FUVEST- 2017) O esquema representa um ciclo de vida, com alternncia de geraes, tpico de plantas. a) Complete a tabela da pgina de respostas, escrevendo o nome dos processos biolgicos que correspondem a I, II, III, IV e V. b) Comparando-se os ciclos de vida, desde brifitas at angiospermas, quanto dominncia das geraes gametoftica e esporoftica, que tendncia aparece na evoluo das plantas terrestres?

Questão 6
2017Biologia

(FUVEST- 2017- 2 FASE) Uma determinada malformao ssea de mos e ps tem herana autossmica dominante. Entretanto, o alelo mutante que causa essa alterao ssea no se manifesta em 30% das pessoas heterozigticas, que, portanto, no apresentam os defeitos de mos e ps. Considere um casal em que a mulher heterozigtica e apresenta essa alterao ssea, e o homem homozigtico quanto ao alelo normal. a) Que gentipos podem ter as crianas clinicamente normais desse casal? Justifique sua resposta. b) Qual a probabilidade de que uma criana que esse casal venha a ter no apresente as alteraes de mos e ps? Justifique sua resposta

Questão 6
2017Biologia

(FUVEST- 2017) Em 1903, o botnico alemo Christen Raunkiaer props um sistema que reconhece cinco formas de vida para as plantas terrestres. Essas formas so classificadas de acordo com (i) a posio das gemas caulinares em relao ao solo e sua exposio a fatores ambientais e (ii) a permanncia ou no dessas gemas nas diferentes estaes do ano. Os esquemas I, II, III e IV representam as propores relativas das formas de vida das plantas presentes em quatro biomas terrestres (tundra, floresta temperada, floresta tropical e deserto). Complete a tabela da pgina de respostas, escrevendo o nome do bioma terrestre que corresponde a cada um dos esquemas, I, II, III e IV.

Questão 7
2017BiologiaGeografia

(FUVEST- 2017- 2 FASE) O grfico ilustra estimativas das reas continentais ocupadas por ecossistemas terrestres naturais (floresta primria e campos naturais), por ecossistemas de uso humano (floresta secundria e silvicultura, reas de pastagem e lavouras), pela gua em estado lquido, pelo gelo, alm de outras reas terrestres, desde o sculo XIV at o final do sculo XX. Observase que, a partir da Revoluo Industrial, iniciada em meados do sculo XVIII, a extenso das reas ocupadas por esses ecossistemas sofreu alteraes. a) A reduo de reas de florestas primrias, a partir da Revoluo Industrial, deveuse majoritariamente expanso das reas de lavoura no mundo. Os dados representados no grfico apoiam essa afirmao? Justifique sua resposta. b) Mantidas as condies ambientais deste incio do sculo XXI, o que se pode prever, quanto rea ocupada pelo gelo, no final do sculo.

Questão
2017BiologiaQuímica

(FUVEST - 2017)A hemoglobina (Hb) a protena responsvel pelo transporte de oxignio. Nesse processo, a hemoglobina se transforma em oxihemoglobina (Hb(O2)n). Nos fetos, h um tipo de hemoglobina diferente da do adulto, chamada de hemoglobina fetal. O transporte de oxignio pode ser representado pelo seguinte equilbrio: em que Hb representa tanto a hemoglobina do adulto quanto a hemoglobina fetal. A figura mostra a porcentagem de saturao de Hb por O2 em funo da presso parcial de oxignio no sangue humano, em determinado pH e em determinada temperatura. A porcentagem de saturao pode ser entendida como: Com base nessas informaes, um estudante fez as seguintes afirmaes: Para uma presso parcial de O2 de 30 mmHg, a hemoglobina fetal transporta mais oxignio do que a hemoglobina do adulto. Considerando o equilbrio de transporte de oxignio, no caso de um adulto viajar do litoral para um local de grande altitude, a concentrao de Hb em seu sangue dever aumentar, aps certo tempo, para que a concentrao de Hb(O2)n seja mantida. Nos adultos, a concentrao de hemoglobina associada a oxignio menor no pulmo do que nos tecidos. correto apenas o que o estudante afirmou em

Questão
2017Biologia

(FUVEST 2017) Procurando bem Todo mundo tem pereba Marca de bexiga ou vacina E tem piriri, tem lombriga, tem ameba S a bailarina que no tem Edu Lobo e Chico Buarque, Ciranda da bailarina. (FUVEST 2017)A bailarina dos versos no contrai as doenas causadas por dois parasitas de importncia para a sade pblica: a lombriga (Ascaris lumbricoides) e a ameba (Entamoeba histolytica). Todo mundo, porm, pode-se prevenir contra essas parasitoses, quando

Questão
2017Biologia

(FUVEST 2017) Nos heredogramas apresentados nas alternativas, ocorrem pessoas que tm alteraes na formao do esmalte dos dentes ( e ). Os heredogramas em que as alteraes do esmalte dos dentes tm herana ligada ao cromossomo X, dominante e recessiva, esto representados, respectivamente, em

Questão
2017Biologia

(FUVEST 2017)A figura representa a estrutura de três populações de plantas arbóreas, A, B e C, por meio de pirâmides etárias. O comprimento das barras horizontais corresponde ao número de indivíduos da população em cada estágio, desde planta recém-germinada (plântula) até planta senescente. A população que apresenta maior risco de extinção, a população que está em equilíbrio quanto à perda de indivíduos e a população que está começando a se expandir são, respectivamente,

Questão
2017Biologia

(FUVEST 2017)Assinale a alternativa que ordena corretamente três novidades evolutivas, de acordo com o seu surgimento no processo de evolução das plantas terrestres.

Questão
2017Biologia

(FUVEST 2017)As moléculas de glicídios produzidas a partir da fotossíntese são utilizadas no local da produção ou transportadas, pelo floema, para utilização em outras partes da planta; são, ainda, convertidas em substância de reserva, que é armazenada. Aponte a alternativa que, corretamente, descreve o processo de transporte e o local de armazenamento dessas substâncias na planta.

1-15 de 20chevron right center