Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - FUVEST 2019 | Gabarito e resoluções

1-15 de 17chevron right center
Questão 1
2019Biologia

(FUVEST - 2019 - 2 fase - Questo 1) Os esquemas mostram cortes longitudinais de flores de duas espcies diferentes (A e B). Baseado nos elementos listados na figura, responda ao que se pede. a) O que ocorre com o ovrio aps a fecundao da flor? b) Considerando-se que a autofecundao seja possvel nas duas espcies, em qual delas este mecanismo de fecundao favorecido? Justifique. c) Dada a morfologia da flor da espcie A, cite um animal nectarvoro (que se alimenta de nctar) que poderia poliniz-la. Justifique sua resposta levando em conta uma adaptao desse animal relacionada capacidade de polinizao dessa flor.

Questão 2
2019Biologia

(FUVEST - 2019 - 2 fase - Questo 2) Os grficos mostram informaes sobre fatores abiticos de quatro locais (L1 a L4), todos eles cobertos por vegetao nativa. A durao do dia mostrada como o tempo decorrido entre o nascer e o pr do sol. a) Considerando L1 e L4, em qual deles se espera encontrar maior variedade de adaptaes dos animais a climas frios? b) Considerando L2 e L3, em qual deles ser maior a produtividade primria bruta em um campo nativo, ao longo de um ano? Justifique. c) Se houver florestas pluviais em L3 e L4, em qual delas haveria maior diversidade de seres vivos em geral? Com base em seus conhecimentos, em qual destes locais as cadeias trficas seriam mais complexas? Justifique.

Questão 3
2019Biologia

(FUVEST - 2019 - 2 fase - Questo 3) Um trecho da sequncia normal de aminocidos de uma enzima ativa codificado pelo RNAm ...UGG-AGU-CCA-UCA-CUU-AAU-GCA... Uma mutao, por perda de uma base, provocou o aparecimento de uma enzima inativa que apresentava, nesse trecho, a sequncia de aminocidos triptofano serina histidina histidina leucina metionina. Usando as informaes da tabela de cdons, a) justifique a afirmao: O cdigo gentico degenerado; b) determine a sequncia de aminocidos desse trecho da enzima ativa e a sequncia de bases do RNAm responsvel pela enzima inativa; c) escreva o trecho da molcula de DNA que codifica o segmento da enzima ativa e assinale, nessa molcula, o local em que ocorreu a mutao e qual a base perdida.

Questão 4
2019Biologia

(FUVEST - 2019 - 2 fase - Questo 4) A figura abaixo apresenta esquemas dos sistemas nervosos de diferentes animais. a) Qual o padro de simetria da hidra? b) Considere que a hidra passa a maior parte do tempo fixa ao seu substrato em lagoas rasas e margens de rios mansos. Descreva como um estmulo ambiental captado em um ponto do corpo transmitido para todo o corpo da hidra. c) Em qual regio do eixo corporal do grilo, da planria e da salamandra h a maior concentrao de rgos dos sentidos? Qual a relao dessa concentrao com o fato de locomoverem-se ativamente no ambiente?

Questão 5
2019Biologia

(FUVEST - 2019 - 2 fase - Questo 5) H buracos do fundo do mar, conhecidos como pockmarks, que so formados pela expulso de gs, principalmente o metano (CH4). A maior parte desse metano utilizada por bactrias e outros organismos no prprio oceano, antes de chegar atmosfera. O metano dissolvido oxidado pela ao de microrganismos da coluna dgua, formando CO2, e isso constitui uma frao do CO2que chega atmosfera. Os pockmarks possuem comunidades de microrganismos, moluscos e outros invertebrados que tm mais espcies e biomassa que as das regies vizinhas. O metano que finalmente chega atmosfera dura bem menos que o CO2, mas sua capacidade de reter calor mais de 20 vezes maior. Carlos Fioravanti, Fontes de metano, Revista Pesquisa FAPESP, Edio 271, setembro/2018. Adaptado. Com base no texto, responda ao que se pede. a) Alm do metano oxidado, cite alguma outra fonte de CO2nos oceanos. b) Sabendo-se que o gs metano produzido tambm na decomposio da matria orgnica, cite duas outras fontes, no marinhas, relacionadas a processos biolgicos em que h grande produo de metano. c) Qual o processo biolgico envolvido na origem da energia que sustenta a alta diversidade das comunidades em regies de pockmarks? Qual o nvel trfico dos seres vivos que o realizam?

Questão 6
2019Biologia

(FUVEST - 2019 - 2 fase - Questo 6) Em uma variedade de petnia, as flores podem ser brancas, rseas ou roxas. Suponha que essas cores de flores resultem de pigmentos cuja sntese determinada por genes com segregao independente que participam de umamesma viametablica, conforme esquematizado abaixo: Apenas a presena de alelos dominantes em cada um dos dois loci determina enzimas ativas capazes de mediar as respectivas etapas de produo dos pigmentos. a) Quais so os possveis gentipos de uma planta que apresenta flores rseas? b) Quais so as propores genotpica e fenotpica esperadas entre os descendentes do cruzamento de plantas com gentipos AaBb aabb? c) Qual a proporo fenotpica esperada no cruzamento de indivduos heterozigticos para os dois loci?

Questão 25
2019Biologia

(Fuvest2019 - 1fase) Nas margens de um rio, verificava‐se a seguinte cadeia trfica: o capim ali presente servia de alimento para gafanhotos, que, por sua vez, eram predados por passarinhos, cuja espcie s ocorria naquele ambiente e tinha exclusivamente os gafanhotos como alimento; tais passarinhos eram predados por gavies da regio. A lama txica que vazou de uma empresa mineradora matou quase totalmente o capim ali existente. correto afirmar que,em seguida, o consumidor secundrio

Questão 26
2019Biologia

(FUVEST 2019 - 1fase) A tabela lista caractersticas biticas e abiticas associadas a alguns biomas brasileiros. Escolha a alternativa que lista os biomas corretos, na ordem em que aparecem nas linhas da tabela (I a IV).

Questão 27
2019Biologia

( Fuvest 2019 - 1fase) O aquecimento global resulta do seguinte fenômeno: parte da energia solar incidente sobre a Terra é irradiada de volta ao espaço, sendo bloqueada, em grande parte, por gases de efeito estufa, o que aumenta a temperatura do planeta. As alternativas apresentam: I‐o motivo pelo qual os raios solares conseguem penetrar a atmosfera terrestre, mas, ao serem refletidos,são barrados, em grande parte, pelos gases de efeito estufa; II‐uma das causas diretas do aumento da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Os itens I e II estão corretamente indicados em:

Questão 28
2019Biologia

( Fuvest 2019 - 1fase) Um organismo multicelular, fotossintetizante, que possui sistema vascular e não possui frutos ou sementes é uma

Questão 29
2019Biologia

( Fuvest 2019 - 1fase) A esquistossomose é uma doença que tem forte impacto na saúde pública brasileira. Os grupos do parasita (I) e do seu hospedeiro intermediário (II) e a forma de infestação (III) são:

Questão 30
2019Biologia

( Fuvest 2019 - 1fase) O gráfico representa a concentração de alguns hormônios observados durante a gravidez de uma mulher. Identifique os hormônios H1 e H2, respectivamente, e o motivo da queda abrupta de suas concentrações no sangue ao final do período de gestação.

Questão 31
2019Biologia

( Fuvest 2019 - 1fase) O processo de acidificação dos oceanos, decorrente das mudanças climáticas globais, afeta diretamente as colônias de corais, influenciando na formação de recifes. Assinale a alternativa que completa corretamente a explicação para esse fenômeno. O dióxido de carbono dissolvido no oceano

Questão 32
2019Biologia

( Fuvest 2019 - 1fase) O esquema representa, de maneira bastante simplificada, uma das possíveis hipóteses de relação de parentesco entre grupos animais, assinalados pelo nome comum de alguns de seus representantes. Na base do esquema, a característica que une todos em um mesmo grupo é a deuterostomia. Identifique quais seriam as características I, II, III, IV, V que justificariam os respectivos grupos.

Questão 33
2019Biologia

( Fuvest 2019 - 1fase) Uma alteração genética é determinada por um gene com herança autossômica recessiva. O heredograma mostra famílias em que essa condição está presente. O casal III2 e III3 está esperando um menino. Considerando que, nessa população, uma em cada 50 pessoas é heterozigótica para essa alteração, a probabilidade de que esse menino seja afetado é

1-15 de 17chevron right center