Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - FUVEST 2019 | Gabarito e resoluções

1-15 de 18chevron right center
Questão 1
2019História

(FUVEST - 2019 - 2 fase - Questo 1) O perodo do governo Juscelino Kubitschek (1956-1960) uma referncia positiva no imaginrio poltico brasileiro. No por acaso ele denominado de Anos Dourados. As transformaes implementadas nesse perodo suscitaram desafios e impasses. A partir destas consideraes, a) caracterize a poltica econmica adotada no referido perodo; b) explique qual foi o papel do Estado e cite uma diretriz implementada por aquele governo; c) indique de que maneira as transformaes implementadas por esse governo repercutiram nas migraes populacionais internas.

Questão 2
2019HistóriaGeografia

(FUVEST - 2019) O capitalismo neoliberal, aps os anos 1980, caracteriza-se

Questão 2
2019História

(FUVEST - 2019) Leia o seguinte texto: O padre Antnio Vieira foi considerado um dos mais ilustres lusobrasileiros do sculo XVII. Acerca desse sermo, escrito em 1640, ao final da chamada Unio Ibrica, responda ao que se pede. a) Caracterizeo do ponto de vista de seu estilo literrio. b) Identifique o contexto da Histria de Portugal no qual o sermo foi composto. c) Explique a situao da Amrica portuguesa, tal como mencionada no texto.

Questão 3
2019História

(FUVEST - 2019 - 2 fase - Questo 3) Observe atentamente as imagens e depois responda s questes. a) Explique o protesto relacionado ao chamado massacre de Tlatelolco, ocorrido no Mxico, em 1968 (foto 1). b) Explique o protesto relacionado chamada Primavera de Praga, ocorrida na Tchecoslovquia, em 1968 (foto 2). c) Relacione esses dois protestos ao contexto mundial desse perodo.

Questão 4
2019História

(FUVEST - 2019 - 2 fase - Questo 4) Observe a gravura. A gravura ilustra o interior de uma catedral catlica na Anturpia e representa um importante desdobramento sociocultural da Reforma Protestante. A partir da imagem e de seus conhecimentos, a) identifique o tema da imagem; b) aponte a abrangncia social da Reforma; c) cite dois princpios da Reforma que permitem compreender os fatos representados na imagem.

Questão 5
2019História

(FUVEST - 2019 - 2 fase - Questo 5) As letras das canes abaixo fazem meno ao rei Haile Selassie (1892-1975), que governou a Etipia entre 1916 e 1930, como regente, e entre 1930 e 1974, como imperador. Com base nas canes e em seus conhecimentos, responda ao que se pede. a) Explique a relao entre a descendncia do rei Salomo atribuda a Selassie e a construo religiosa do culto sua personalidade. b) Selassie foi cultuado por afrodescendentes estabelecidos fora do continente africano, em um processo conhecido como dispora negra. Explique esse processo. c) No sculo XIX, a situao da Etipia contrastava com a imensa maioria do continente africano. Explique tal situao.

Questão 6
2019História

(FUVEST - 2019 - 2a FASE) Observe com ateno as duas imagens, que remetem propaganda poltica durante a Era Vargas (1930-1945), e responda ao que se pede. a) Aponte um elemento formal de mobilizao comum aos dois cartazes. b) Identifique os dois movimentos polticos representados nas propagandas a que se referem as duas imagens. c) Mencione um trao convergente e outro divergente entre as plataformas destes projetos polticos.

Questão 80
2019História

(FUVEST - 2019) () o arco do triunfo um fragmento de muro que, embora isolado da muralha, tem a forma de uma porta da cidade. (...) Os primeiros exemplos documentados so estruturas do sculo II a.C., mas os principais arcos de triunfo so os do Imprio, como os arcos de Tito, de Stimo Severo ou de Constantino, todos no foro romano, e todos de grande beleza pela elegncia de suas propores. PEREIRA, J. R. A., Introduo arquitetura. Das origens ao sculo XXI. Porto Alegre: Salvaterra, 2010, p. 81. Dentre os vrios aspectos da arquitetura romana, destaca‐se a monumentalidade de suas construes. A relao entre o arco do triunfo e a Histria de Roma est baseada

Questão 81
2019História

(FUVEST - 2019 1 fase) Os comentadores do texto sagrado () reconhecem a submisso da mulher ao homem como um dos momentos da diviso hierrquica que regula as relaes entre Deus, Cristo e a humanidade, encontrando ainda a origem e o fundamento divino daquela submisso na cena primria da criao de Ado e Eva e no seu destino antes e depois da queda. CASAGRANDE, C., A mulher sob custdia, in: Histria das Mulheres, Lisboa: Afrontamento, 1993, v. 2, p. 122‐123. O excerto refere‐se apreenso de determinadas passagens bblicas pela cristandade medieval, especificamente em relao condio das mulheres na sociedade feudal. A esse respeito, correto afirmar:

Questão 82
2019História

(FUVEST - 2019) Esta imagem a reproduo de

Questão 83
2019História

(FUVEST- 2019) Sobre a revolução cultural ocorrida na China, a partir de 1966, é correto afirmar que se tratou de

Questão 84
2019História

(FUVEST - 2019) Examine a tabela. (FISHLOW, A., Uma histria de dois presidentes: a economia poltica da gesto da crise. STEPHAN, A. (org), Democratizando o Brasil. Rio de Janeiro: Paz e Terra: 1988, p. 144) Os dados da tabela referem‐se a anos transcorridos durante a Ditadura Militar no Brasil. O desempenho econmico nesse perodo entrelaou‐se ao panorama poltico do pas. Nesse sentido, correto afirmar:

Questão 85
2019História

(FUVEST- 2019) Sob qualquer aspecto, este [a Revoluo Industrial] foi provavelmente o mais importante acontecimento na histria do mundo, pelo menos desde a inveno da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Gr‐Bretanha. evidente que isto no foi acidental. Eric Hobsbawm, A Era das Revolues. So Paulo: Paz e Terra, 2005. 19 edio, p. 52. A Revoluo Industrial, ocorrida na Inglaterra nos decnios finais do sculo XVIII,

Questão 86
2019História

(FUVEST - 2019) (Dcio Villares, A Repblica (Museu Republicano, RJ, ca 1900) Produzida no contexto da implantao da ordem republicana no Brasil, esta imagem

Questão 87
2019História

(FUVEST -2019) difcil acreditar que a Revoluo Francesa teria sido muito diferente, mesmo que a Revoluo Americana nunca tivesse acontecido. fcil mostrar que os americanos no tentaram uma semelhante ruptura substancial com o passado, como fizeram os franceses. No entanto, (...) as duas revolues foram muito parecidas. Robert R. Palmer, The Age of The Democratic Revolution: The Challenge, Princeton, Princeton University Presse, vol I, 1959, p.267. Com base no texto e em seus conhecimentos acerca da Revoluo Francesa e do revolucionrio processo de independncia dos Estados Unidos, assinale a afirmao correta.

1-15 de 18chevron right center