Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - FUVEST 2020 | Gabarito e resoluções

1-15 de 22chevron right center
Questão 1
2020Geografia

(FUVEST 2020 - 2 fase) A minissrie de TV com cartaz ao lado uma fico que remete histria de um dos piores desastres nucleares que ocorreram no sculo XX: a exploso na usina nuclear de Chernobyl, na Ucrnia sob domnio sovitico, em 26 de abril de 1986. Em razo de problemas operacionais e de projeto, um dos reatores da usina lanou uma nuvem na atmosfera, atingindo outras partes da ento Unio Sovitica e regies da Europa Ocidental. Apesar de relevante, Chernobyl corria o risco de desaparecer na nvoa do passado da Guerra Fria, ao mesmo tempo em que novas geraes cresciam com seus prprios traumas. Para os ucranianos, conflito sempre presente com a Rssia. Disponvel em https://exame.abril.com.br/mundo/. a) Aponte a causa dos impactos na sade humana sugerida no cartaz. b) Cite e explique um aspecto positivo do uso da energia nuclear. c)Qual a relao entre o desenvolvimento da tecnologia nuclear e o contexto da Guerra Fria?

Questão 2
2020Geografia

(FUVEST 2020 - 2 fase) Introduzido nos anos 1990, o fator previdencirio vinculou o acesso aposentadoria ao envelhecimento da populao, visando sustentabilidade financeira da previdncia. Assim, cada aumento da expectativa de vida implica em aumento do tempo necessrio de contribuio para manuteno do mesmo valor do benefcio. (...) Ao desconsiderar as diferenas raciais em relao expectativa de vida, o fator previdencirio um fator de discriminao racial no Brasil. Tal evidncia no pode ser ignorada pelas polticas pblicas, sob o risco de ficar cada vez mais distante a meta de alcanar um pas mais justo. Disponvel em http://dssbr.org/site/2012/01/fator‐previdenciario‐fator‐de‐discriminacao‐racial/. a) Numa pirmide etria, que aspecto visual (em relao sua forma) permite estimar a proporo da populao idosa em relao ao total da populao? b) Cite e explique dois fatores de natureza socioeconmica que contribuem para a diferenciao entre as pirmides etrias. c) Usando dados da comparao entre as pirmides etrias, explique por que o texto afirma que o fator previdencirio um fator de discriminao racial no Brasil.

Questão 3
2020Geografia

(FUVEST 2020 - 2 fase) Consiste em uma rea mida, definida como ecossistema costeiro, de transio entre os ambientes terrestre e marinho, caracterstico de regies tropicais e subtropicais, sujeito ao regime das mars. (SCHAEFFER‐NOVELLI, 1995). a) Qual o ecossistema representado em destaque no mapa e descrito no excerto? b) Aponte as razes da ocorrncia desse ecossistema na faixa destacada do mapa e explique uma de suas funes ambientais. c) Cite e explique dois fatores antrpicos que ameaam esse ecossistema no Brasil.

Questão 4
2020Geografia

(FUVEST - 2020 - 2 fase) A RENCA (Reserva Nacional do Cobre e Associados) uma rea de criada em 1984 que comporta diversos tipos de jazidas minerais, ond e a CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais) detm exclusividade na conduo de trabalhos de pesquisa geolgica, determinando a viabilidade quanto s atividades de extrao. H sculos, essa rea ocupada por povos originrios que tiveram em suas terras a prospeco mineral. A demarcao das terras indgenas nessa rea teve incio somente a partir da dcada de 1990. Disponvel em https://www.socioambiental.org/. Adaptado. a) Cite uma aplicao econmica de um dos minrios que podem ser encontrados na regio. b) Utilizando a legenda do mapa, destaque dois conflitos sociais passveis de ocorrncia na regio. c) Cite e explique dois tipos de impactos ambientais decorrentes da explorao minerria.

Questão 5
2020Geografia

(FUVEST 2020 - 2 fase) Analise os dados de precipitao mdia anual para as localidades. A velha identificao desse setor costeiro de exceo‐o cabo frio‐possibilitou interpretar a combinao de fatores que responde pela presena de aludido reduto de caatingas na referida regio. (ABSBER, 2003). Com base na anlise dos dados de precipitao mdia anual, na localizao das estaes meteorolgicas e em seus conhecimentos sobre a dinmica climtica e oceanogrfica da regio, responda: a) Que fenmeno oceanogrfico ocorre nas guas ocenicas da regio de Cabo Frio‐RJ? b) Qual a atividade de extrao mineral conhecidamente associada regio de Cabo Frio‐RJ? Explique como um fenmeno natural que ocorre na regio corrobora para a existncia dessa atividade. c) Qual a explicao fsica para a reduo das precipitaes em Cabo Frio‐RJ e qual sua manifestao na paisagem continental?

Questão 6
2020Geografia

(FUVEST 2020 - 2 fase) China contra‐ataca tarifas americanas com uma das armas que mais irritam Trump O Banco Central da China, no dia 5 de agosto de 2019, permitiu que o yuan, moeda oficial do pas, ultrapassasse pela primeira vez uma barreira de onze anos na relao com o dlar americano. A cotao do yuan ficou acima de 7 para 1, num claro contra‐ataque de Pequim s novas tarifas anunciadas pelo presidente Trump sobre US$ 300 bilhes em produtos chineses. O mercado teme que a medida provoque ainda mais a ira do presidente Trump, que acusa Pequim de desvalorizar artificialmente sua moeda para impulsionar as exportaes. Devido ao unilateralismo, ao _______(I)_________ comercial e s tarifas impostas China, o yuan se depreciou em relao ao dlar americano, quebrando a barreira dos 7 para 1, diz nota do Banco Central chins. Disponvel em https://www.gazetadopovo.com.br/ Considerando o excerto e o grfico, responda: a) A palavra omitida no texto um conceito que caracteriza a posio dos EUA ao tarifar os produtos chineses. Qual esse conceito? Responda na folha de respostas. b) Utilizando elementos do grfico, caracterize a relao comercial entre os EUA e a China. c) Explique como a desvalorizao cambial do Yuan influencia a balana comercial entre esses pases.

Questão 48
2020BiologiaGeografia

(FUVEST - 2020 - 1 FASE) bitos por cepas de bactrias resistentes a antibiticos vm crescendo. Um estudo do governo britnico estima que, em escala global, os bitos por cepas resistentes j cheguem a 700 mil por ano. E as coisas tm piorado. Alm das bactrias, j esto surgindo fungos resistentes, como a Candida auris. Qualquer soluo passa por um esforo multinacional de aes coordenadas. O crescente nmero de governos isolacionistas e at anti-darwinistas no d razes para otimismo. H urgncia. O estudo britnico calcula que, se nada for feito, em 2050, as mortes por infeces resistentes chegaro a 10 milhes ao ano. Hlio Schwartsman, Mortes anunciadas. Folha de So Paulo, Abril/2019. Adaptado. O autor expressa preocupao com o fato de que as solues para o problema apontado passam por um esforo multinacional, em face ao crescente nmero de governos isolacionistas, porque

Questão 50
2020BiologiaGeografia

(FUVEST - 2020 - 1 FASE)Boa parte da floresta amaznica brasileira cresce sobre solos pobres. Sua exuberncia, portanto, deve‐se ao fato de que uma grande proporo dos nutrientes advindos da prpria floresta retorna vegetao. Quando se derruba a floresta de uma rea de dezenas de quilmetros quadrados e, em seguida, ateia‐se fogo no local como preparo para o plantio, esse ciclo interrompido, o que causa uma srie de efeitos. Identifique corretamente a relao dos efeitos mencionados em I, II e III com a derrubada e a queima da floresta.

Questão 60
2020HistóriaGeografia

(FUVEST - 2020) A imagem a seguir refere‐se s principais rotas de comrcio da frica do Norte e Ocidental, no sculo XV. Eric Wolf, A Europa e os Povos sem Histria (trad.). So Paulo: Edusp, 2005. Em relao s rotas comerciais representadas no mapa, correto afirmar que elas

Questão 62
2020HistóriaGeografia

(FUVEST - 2020) A representao cartogrfica a seguir refere‐se viagem de circunavegao, iniciada em Sanlcar de Barrameda, na Andaluzia, em 20 de setembro de 1519, e comandada pelo portugus Ferno de Magalhes, a servio da monarquia da Espanha. A despeito da repercusso da viagem para o desenvolvimento dos conhecimentos nuticos e para a explorao do Oceano Pacfico, Battista Agnese foi um dos poucos cartgrafos a registrar a empreitada de Magalhes. Battista Agnese, Atlas Portulano, 1545. Biblioteca Digital Mundial. Disponvel em https://www.wdl.org/pt/. A representao cartogrfica de Battista Agnese

Questão 68
2020HistóriaGeografia

(FUVEST - 2020) De acordo com o historiador Martyn Lyons, nos temores contemporneos em relao ao acesso ilimitado a sites perigosos da Internet, e s dificuldades enfrentadas por governos de diversos pases no policiamento da distribuio da informao, ouve‐se o eco do pnico causado pela inveno da imprensa. (Martyn Lyons, A histria da leitura de Gutenberg a Bill Gates, RJ: Casa da Palavra, 1999.) Escolha a alternativa que demonstre corretamente os elementos de continuidade e de descontinuidade entre a revoluo do impresso e a revoluo eletrnica apontados pelo autor.

Questão 80
2020Geografia

(FUVEST - 2020) Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram registradas temperaturas reduzidas no ms de junho de 2016, tal como na madrugada do dia 13, em que se alcanou a mnima de 3,5C na estao meteorolgica da Serra da Cantareira, na cidade de So Paulo. Alm disso, de acordo com o Instituto, tambm ocorreram precipitaes acima da mdia, com mais de 200 mm no total daquele ms. Associando a representao esquemtica aos eventos descritos, analise as seguintes afirmaes: I. O ar mais frio e denso eleva o ar mais quente, podendo originar nuvens com potencial para tempestades e precipitaes. II. Instabilidades atmosfricas podem ser geradas em razo de o ar quente ser elevado rapidamente pelo sistema frontal. III.O encontro de massas de ar estabiliza as condies atmosfricas com o avano e dissipao da massa de ar tropical. correto apenas o que se afirma em

Questão 81
2020Geografia

(FUVEST - 2020) Um vídeo do astrônomo Carl Sagan em seu programa dos anos 1980, Cosmos, conta a história de Eratóstenes, demonstrando como os gregos antigos já haviam descoberto que a Terra é uma esfera (geoide). Para fazer isso, Eratóstenes observou a sombra de duas colunas no solstício de verão; uma coluna foi colocada em Alexandria e outra em Siena (atualmente Assuan), ambas no Egito. Ele notou que em Siena, ao meio dia, o Sol ficava em seu ponto mais alto e a coluna lá instalada projetava uma sombra com ângulo diferente daquela projetada em Alexandria. Sagan explica então que, se a Terra fosse plana, ambas as estruturas produziriam sombras iguais, mas como o planeta é esférico, o sombreamento varia. Disponível em https://revistagalileu.globo.com/. Adaptado. 2019. Disponível em https://www.youtube.com/. Adaptado. A esfericidade do Planeta Terra demonstrada por Eratóstenes e relembrada por Carl Sagan explica, em conjunto com outros fatores,

Questão 82
2020Geografia

(FUVEST - 2020) Em reportagem publicada em 2018, a revista FAPESP apresenta uma pesquisa da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) que usou informações de data e local de mortes de macacos por um determinado vírus. A partir do estudo, construiu-se um modelo epidemiológico que descreve o sentido de deslocamento e os corredores ecológicos funcionais (corredores prováveis) do vírus. Disponível em http://revistapesquisa.fapesp.br/. Com base nas informações e no mapa, o corredor ecológico funcional desse vírus, que atingiu a maior abrangência territorial no Estado de São Paulo durante o ano de 2017, avançou principalmente por quais regiões e causou qual enfermidade?

Questão 83
2020Geografia

(FUVEST - 2020) O processo de desertificação é definido como a degradação ambiental e socioambiental, particularmente nas zonas áridas, semiáridas e subúmidas, resultantes de vários fatores e vetores, incluindo as variações e alterações climáticas e as atividades humanas. BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Disponível em http://www.mma.gov.br/ Dentre as medidas mais adequadas para mitigação dos efeitos da desertificação encontra(m)-se

1-15 de 22chevron right center