Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Geografia - FUVEST 2021 | Gabarito e resoluções

1-15 de 17chevron right center
Questão 1
2021Geografia

(FUVEST - 2021 - 2 FASE) Considerado um dos programas de infraestrutura mais ambiciosos j concebidos, a Nova Rota da Seda chinesa foi anunciada pelo presidente Xi Jinping, em 2013. O programa inclui diversos projetos de desenvolvimento e investimento e envolve regies da sia, Europa, frica e Amrica Latina. Lauren Johnston, pesquisadora da Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, acredita que a maioria dos acordos de investimento da Nova Rota da Seda tem beneficiado as partes envolvidas. Para os governos que precisam de acesso ao financiamento, seja para novas infraestruturas ou para o desenvolvimento social, os benefcios continuam superando os custos potenciais. BBC News Brasil: https://www.bbc.com/. Adaptado. Custo dos projetos que integram a Nova Rota da Seda chinesa *em bilhes de dlares (US$D) / ND = No Divulgado Disponvel em https://super.abril.com.br/. Adaptado. A partir dos elementos apresentados, responda: a) O que foi, originalmente, a chamada Rota da Seda? b) Cite e explique um objetivo econmico da China com a implementao desse projeto. c) Explique um impacto econmico negativo e um impacto social positivo em apenas um dos seguintes projetos: 2- Ferrovia Laos; 7- Corredor de Infraestrutura- Paquisto; 8- Ferrovia Etipia - Djibuti.

Questão 2
2021Geografia

(FUVEST - 2021 - 2 FASE) Observao: Cada setor censitrio possui de 250 a 350 domiclios. Censo IBGE 2010 e Google Earth 2020. Adaptado. A imagem e os mapas mostram diferenas na ocupao do espao urbano em uma rea da cidade de So Paulo, cujos limites esto destacados em laranja. a) Baseado nos pontos cardeais, onde ocorre a maior concentrao de domiclios na rea destacada? b) Explique por que no mapa prismtico h uma grande rea rebaixada (em vermelho), enquanto uma pequena rea ao sul caracteriza-se como uma forma elevada (em azul). c) Cite dois problemas de infraestrutura urbana presentes nas reas representadas em vermelho.

Questão 3
2021Geografia

(FUVEST - 2021 - 2 FASE) Para diversos cientistas da atualidade, as modificaes provocadas no planeta pelas atividades humanas nos ltimos sculos so irreversveis e justificariam a criao de um novo tempo geolgico, denominado Antropoceno. Neste, haveria mudanas significativas na superfcie, na atmosfera, na quantidade e na distribuio dos seres vivos no globo. No entanto, ao longo da histria geolgica da Terra, em especial no Fanerozoico, j ocorreram grandes redues do nmero de espcies em episdios chamados de extines em massa. Um desses episdios, por exemplo, ocorreu no final da Era Mesozoica, h 65 milhes de anos, e fez desaparecer os dinossauros. As maiores extines da Histria da Terra Luiz Eduardo Anelli. O Guia Completo dos Dinossauros do Brasil. 2010. Adaptado a) Na figura da Folha de Respostas, indique por meio de um crculo o pico de extino dos dinossauros. b) Cite duas condies naturais adversas vida que poderiam levar a extines em massa no planeta conforme demonstrado no grfico. c) Explique uma evidncia na superfcie terrestre e uma na atmosfera que colabora para a proposio do Antropoceno como um novo tempo geolgico.

Questão 4
2021Geografia

(FUVEST - 2021 - 2 FASE) Agosto de 2020 mostrou-se favorvel gerao de energia elica no Brasil. Em uma mesma semana, o Operador Nacional do Sistema Eltrico registrou trs recordes de gerao mdia de energia e, no dia 6 de agosto, os sistemas chegaram a produzir 9.049 MWmed. Este montante suficiente para abastecer 94,4% da demanda eltrica de todos os estados da regio Nordeste. Disponvel em http://www.ons.org.br/Paginas/Noticias/. Adaptado. Sobre a produo de energia elica, responda: a) Cite qual o elemento do clima que d origem energia elica. b) Explique um aspecto ambiental positivo e um negativo associado produo de energia elica. c) Explique um impacto social positivo e um negativo associado produo de energia elica.

Questão 5
2021Geografia

(FUVEST - 2021 - 2 FASE) O crescimento populacional a partir da dcada de 1950, no entender da teoria _____________, determinaria a existncia de uma populao excedente s possibilidades do desenvolvimento econmico nos pases do 3 Mundo e, assim, explicaria seu subdesenvolvimento. Ficavam evidentes o receio de comprometer os recursos naturais mundiais e a presso e ameaa poltica representadas por essa populao excedente. Nessa teoria estava presente o pavor da prolificidade de raas inferiores. Amlia Damiani. Populao e Geografia, 1991. Adaptado. A partir do excerto, a) preencha, na Folha de Respostas, qual palavra denomina a teoria. b) explique dois argumentos que contrariam a teoria citada. c) cite e explique uma poltica social influenciada por essa teoria

Questão 5
2021Geografia

(FUVEST - 2021 - 2 FASE) Leia o texto e observe o mapa. Nos estados de Rondnia, Mato Grosso, Tocantins, Par e Maranho, algumas reas classificadas como Cerrado so, na verdade, partes da Floresta Amaznica. Em outras, ocorre o inverso. H, ainda, blocos de mata que so uma combinao dos dois tipos de vegetao. Utilizando imagens de satlite atuais, pesquisadores examinaram uma rea de 613 mil km2 e reconheceram que a diversidade de formas de vegetao na regio dificulta diferenciar Amaznia de Cerrado. Mostraram tambm que o limite mais sinuoso e complexo do que os definidos anteriormente entre 1970 e 1985. Como resultado, identificaram-se 151 reas de Cerrado em reas anteriormente classificadas como Amaznia e 152.182 km2 de reas de transio, principalmente no Cerrado. Essas reas de transio, com os dois tipos de vegetao, podem se estender por at 250 quilmetros de um lado ou de outro da linha atual. Disponvel em https://revistapesquisa.fapesp.br/. Adaptado. Acerca do texto e do mapa, responda: a) Qual o conceito biogeogrfico que caracteriza as reas de transio entre dois biomas? b) Explique como essa transio complexa pode ter impactado as reas a serem preservadas na floresta Amaznica. D um exemplo. c) Os limites entre os biomas brasileiros, vistos a partir dos mapas produzidos entre 1970 e 1985, apresentam diferenas quando comparados com a cartografia dos limites atuais. Descreva a tecnologia utilizada em cada um dos momentos para a produo cartogrfica.

Questão 14
2021Geografia

(FUVEST - 2021 - 1 FASE) Sobre as projees cartogrficas apresentadas, suas formas e dimenses, correto afirmar:

Questão 15
2021Geografia

(FUVEST - 2021 - 1 FASE) A criao do Banco da Amaznia e da Superintendncia do Desenvolvimento da Amaznia (SUDAM) preconizou uma poltica de concesso de incentivos fiscais aos empresrios, especialmente das regies mais ricas do pas, para que deixassem de pagar 50% do imposto de renda, desde que o dinheiro fosse depositado naquele banco para financiar projetos de desenvolvimento no estado do Amazonas. Os investimentos orientaram-se de preferncia para a agropecuria, de modo que um grande nmero de empresrios e de empresas, especialmente do Sudeste do Brasil, sem tradio no ramo, tornaram-se proprietrios de terras e empresrios rurais. E princpio a aquisio de terras pelos grandes capitalistas do Sudeste animou o mercado imobilirio. Jos de Sousa Martins. O Poder do Atraso. Adaptado. Assinale a alternativa que apresenta a combinao correta entre o perodo a que se refere o texto e as implicaes, territoriais e sociais, observadas nas reas onde a poltica de incentivos fiscais entrou em operao.

Questão 16
2021Geografia

(FUVEST - 2021 - 1 FASE) Observe o mapa com dados de 2020: Os pases destacados em amarelo no mapa referem-se:

Questão 17
2021Geografia

(FUVEST - 2021 - 1 FASE) Disponvel em https://www.instagram.com/CEhFFU/. Adaptado. O terremoto indicado na figura ocorreu no estado da Bahia no dia 30/08/2020, com magnitude 4,6 na escala Richter, atingindo cidades do Vale do Jiquiri e do Recncavo Baiano. Sobre terremotos em geral, e sobre este especificamente, correto afirmar:

Questão 18
2021Geografia

(FUVEST - 2021 - 1 FASE) A linha de fronteira hoje possui uma definio essencialmente econmica - como a fronteira da lucratividade - mas adquire uma expresso geogrfica bastante acentuada em diferentes escalas espaciais. Isto , basicamente, o que a fronteira do sculo XIX e a assim chamada fronteira urbana tm em comum. Na realidade, ambas esto associadas acumulao e expanso do capital. Mas enquanto a fronteira do sculo XIX representou a realizao de uma expanso geogrfica absoluta na escala do territrio como a principal expresso espacial da acumulao de capital, a renovao urbana representa o exemplo mais desenvolvido da rediferenciao do espao geogrfico ao mesmo resultado. Neil Smith. Gentrificao, a fronteira e a reestruturao do espao urbano, 1986. Adaptado. O excerto relaciona a dinmica geogrfica dos Estados Unidos no sculo XIX do final do sculo XX. As imagens correspondentes a cada um dos momentos apresentados pelo excerto so identificadas em:

Questão 19
2021Geografia

(FUVEST - 2021 - 1 FASE) O esquema apresenta a linha de urbanizao da sociedade, que vai do 0 ao 100%. Considerando os referenciais trazidos no esquema, fazem parte do contexto identificado na chamada zona crtica:

Questão 20
2021Geografia

(FUVEST - 2021 - 1 FASE) O acordo entre o Mercosul e a Unio Europeia est sendo discutido h cerca de 20 anos e prev, entre outros elementos, a reduo progressiva das tarifas de exportao entre os blocos. O Brasil, que um grande exportador de produtos de origem agrcola para o mercado europeu, teria reduo tarifria para a exportao de produtos como carnes, aucar e tanol, dentre outros. Para a ratificao do acordo, o parlamento europeu aprovou uma resoluo que manifesta a importncia do compromisso dos pases do Mercosul com a implementao do Acordo de Paris. A relutncia em ratificar o acordo entre Mercosul e Unio Europeia, por parte de alguns pases da UE em 2020, deveu-se, entre outros fatores,

Questão 21
2021Geografia

(FUVEST - 2021 - 1 Fase) O sistema Aqufero Guarani abrange parte dos territrios sa Argentina, do Brasil, do Paraguai e do Uruguai. Possui um volume acumulado de 37.000e rea estimada de 1.087.000. Na parte brasileira estende-se por oito Estados: Gois, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paran, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e So Paulo. Disponvel em https://www.mma.gov.br/. Sobre os aquferos e seus usos para atividades humanas, correto afirmar:

Questão 22
2021Geografia

(FUVEST - 2021 - 1 Fase) O monte Everest o pico mais elevado do planeta, localizado na cordilheira do Himalaia, na fronteira da China e Nepal, com 8.848 metros de altitude. Possui cinco estaes meteorolgicas em diferentes altitudes funcionando desde 2019, entre elas a estao mais elevada do planeta (8.430 m), que registra dados valiosos para a climatologia. Esse projeto foi liderado pelo Dr. Paul Andrew Mayewski, gegrafo e climatologista, cuja equipe projetou e treinou por meses para instalar a estao meteorolgica em tal condio adversa em menos de 90 minutos. Disponvel em https://www.climadeensinar.com.br/. Adaptado A dificuldade de instalao da estao na altitude citada deve-se

1-15 de 17chevron right center