Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de História - FUVEST 2021 | Gabarito e resoluções

1-15 de 17chevron right center
Questão 1
2021História

(FUVEST - 2021 - 2 FASE) De acordo com o historiador Nicolau Sevcenko, possvel identificar um confronto entre o impulso libertador, presente nos anseios de mudana social, e o carter autoritrio, elitista do planejamento reformador em muitas obras produzidas por escritores identificados com o pensamento Iluminista. Apresentao. Restif de La Bretonne. Noites revolucionrias. So Paulo: Estao Liberdade, 1989. a) Cite um pensador identificado com o Iluminismo. b) Identifique dois elementos do Iluminismo que contriburam para a crtica do Antigo Regime. c) Indique uma medida marcada pelo impulso libertador e outra pelo planejamento reformador adotada durante a Conveno Nacional ou sob o Diretrio.

Questão 2
2021História

(FUVEST - 2021 - 2 FASE) No dia 18 de setembro de 1850, o Parlamento brasileiro aprovou a lei n 601 que ficou conhecida como a Lei de Terras a) Indique uma alterao no regime da propriedade fundiria no Brasil prevista pela lei. b) Quais os beneficirios desse dispositivo jurdico no sculo XIX? c) Mencione dois efeitos dessa legislao sobre as formas de organizao do trabalho na economia cafeeira.

Questão 3
2021História

(FUVEST - 2021 - 2 FASE) Em 1945, 1954 e 1964, datas de movimentos vitoriosos contra o presidente do pas, a presso civil no sentido de interveno militar no processo poltico cresceu e foi comunicada aos militares atravs de contatos pessoais, manifestos pblicos e editoriais da imprensa. [...] Normalmente, os pedidos de interveno afirmavam que o presidente estava agindo de maneira ilegal e que, em face destas condies, a clusula de obedincia dentro dos limites da lei os dispensava do dever de obedecer ao chefe do executivo. Stepan, A. Os militares na poltica. Rio de Janeiro: 1975, p. 73. a) Identifique um partido poltico que atuou na oposio aos presidentes nos trs momentos citados no texto. b) Indique duas diferenas entre as crises polticas enfrentadas pelo presidente Vargas em 1945 e 1954. c) Caracterize uma medida econmico-social que teria contribudo para as crises de 1954 e 1964.

Questão 4
2021História

(FUVEST - 2021 - 2 FASE) Assim se realizam, no correr do sculo IV, a transformao do cristianismo de religio perseguida em religio do estado e a transformao de um deus rejeitado em um Deus oficial. Os homens e as mulheres que vivem na Europa ocidental passam, em poucos decnios, do culto de uma multiplicidade de deuses a um Deus nico. LE GOFF, J. O Deus da Idade Mdia. Conversas com Jean-Luc Pouthier. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 2007, p. 19-20. a) Indique uma motivao que levou o Imprio Romano a adotar o cristianismo como religio oficial em seus domnios. b) Aponte dois exemplos da incorporao de elementos do paganismo s prticas devocionais crists na passagem da Antiguidade para a Idade Mdia. c) Indique duas caractersticas do cesaropapismo que se desenvolveu na cristandade oriental.

Questão 5
2021História

(FUVEST - 2021 - 2 FASE) No dia 12 de outubro de 1492, trs navios a servio da coroa de Castela, comandados pelo navegador genovs Cristvo Colombo, chegaram s atuais Bahamas. Relacione tal acontecimento com a a) concepo medieval-crist de que a Terra era uma criao de Deus; b) competio mercantil interestatal europeia de fins do sculo XV; c) memria construda em torno dele em dois momentos dos sculos XX ou XXI.

Questão 6
2021História

(FUVEST - 2021 - 2 FASE) Comrcio exterior do Brasil entre 1536 e 1822 R. Simonsen, Histria econmica do Brasil. 7 ed. So Paulo: Companhia Ed. Nacional, 1977. A partir da anlise do grfico, no qual a ordenada corresponde a valores totais de exportao (em milhes de libras esterlinas) e a abcissa a intervalos de tempo (em dcadas), justifique a) o declnio nos valores do acar entre, aproximadamente, 1650 e 1710; b) a diferena entre os valores totais e a somatria dos valores de acar e ouro por volta de 1760; c) a diferena entre os valores de acar e ouro por volta de 1810.

Questão 34
2021História

(FUVEST 2021 - 1 fase ) Conto V Estncia 81 E foi que de doena crua e feia, A mais que eu nunca vi, desampararam Muitos a vida, e em terra estranha e alheia Os ossos para sempre sepultaram. Quem haver que, sem o ver, o creia? Que to disformemente ali lhe incharam As gengivas na boca, que crescia A carne, e juntamente apodrecia. Lus Vaz de Cames, Os Lusadas correto afirmar que Cames, neste trecho, descreveu sintomas de

Questão 35
2021História

(FUVEST 2021 - 1 fase) A explorao da prata amerciana pelos espanhis no sculo XVI teve grande importncia na histria mundial porque

Questão 36
2021História

(FUVEST - 2021 - 1 fase) A base fsica do Brasil, ao principiar o sculo XVIII, era profundamente diversa daquela que, mesmo numa interpretao liberal do Tratado de Tordesilhas, fora assentada no diploma de 1494. A expanso ao longo do litoral levara ao Oiapoc, no norte, e ao Prata, no sul. O rush do ouro estava determinando a ampliao da rea oeste do mesmo modo por que a droga do serto explicava a faanha da incorporao do mundo amaznico. Toda uma geografia nova, poltica, social e econmica se estava escrevendo na Amrica Portuguesa [...]. Arthur F Reis. Os tratados de limites. Histria Geral da civilizao brasileira, t.l,v.1, p.396. A partir da leitura do trecho e de seus conhecimentos, correto afirmar:

Questão 37
2021História

(FUVEST 2021 - 1a fase) A economia do imprio do brasil foi caracterizada por:

Questão 38
2021História

(FUVEST 2021 - 1 fase ) A Cabanagem foi uma revolta social ocorrida no norte do Brasil entre 1835 e 1840 e se insere em um contexto frequentemente chamado de Perodo Regencial. Trata-se de uma revolta que, junto a outras do mesmo perodo, tipifica

Questão 39
2021História

(FUVEST 2021 - 1 fase) Uma das folhas de ontem estampou (...) o programa da recepo presidencial em que, diante do corpo diplomtico, da mais fina sociedade do Rio de Janeiro, aqueles que deviam dar ao pas o exemplo das maneiras mais distintas e dos costumes mais reservados elevaram o Corta-jaca altura de uma instituio social. Mas o Corta-jaca de que eu ouvira falar h muito tempo, que vem a ser ele, Sr. Presidente? A mais baixa, a mais chula, a mais grosseira de todas as danas selvagens, a irm gmea do butuque, do cateret e do samba. Mas nas recepes presidenciais o Corta-jaca executado com todas as honras da msica de Wagner, e no se quer que a conscincia deste pas se revolte, que as nossas faces se enrubesam e que a mocidade seria! Discurso do senador Rui Barbosa, Dirio do Congresso Nacional, 8/11/1914, p. 2789 A partir do texto, identifique a alternativa correta:

Questão 40
2021História

(FUVEST -2021 - 1 fase) A ascenso de regimes autoritrios na Europa nas primeiras dcadas do sculo XX teve o amparo de milcias que arregimentaram uma legio de indivduos de origem social heterognea. Dentre estes grupos, destaca(m)-se:

Questão 41
2021História

(FUVEST 2021 - 1 fase) A imagem considerada uma das referncias do movimento artstico e cultural denominado Renascimento. Analise-a atentamente. Essa imagem pode ser considerada renascentista porque

Questão 42
2021História

(FUVEST 2021 - 1 fase) Leia com ateno os dados do quadro e da tabela, relativos epidemia de gripe espanhola na cidade de So paulo, em 1928. Considerando as informaes apresentadas, correto afirmar:

1-15 de 17chevron right center