Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Biologia - FUVEST 2022 | Gabarito e resoluções

1-15 de 23chevron right center
Questão 1
2022Biologia

(FUVEST - 2022 - 1 fase) A deficincia na enzima G6PD uma condio recessiva ligada ao cromossomo X, que pode ser diagnosticada no teste do pezinho expandido. Pessoas com deficincia nesta enzima so suscetveis anemia hemoltica ao serem expostas cloroquina ou primaquina, drogas amplamente prescritas por mdicos no tratamento da malria. No Brasil, a prevalncia de deficincia em G6PD na populao geral varia de acordo com as reas mostradas no mapa: Indique a afirmao correta sobre a segurana da prescrio de cloroquina nesse contexto.

Questão 1
2022Biologia

(FUVEST - 2022 - 2 fase) A extino de espcies animais causada principalmente pela destruio dos seus habitats, e uma das principais formas de evitar essa ameaa o estabelecimento de reas protegidas. A tabela fornece, para cada bioma terrestre brasileiro, as porcentagens de cobertura, em relao sua rea original, de ambientes utilizados pelo ser humano e de reas protegidas, a porcentagem da fauna que se encontra ameaada de extino e a populao humana. Considerando somente os dados fornecidos na tabela, responda: a) Utilizando os eixos fornecidos na folha de resposta, construa um grfico relacionando as porcentagens de ambientes utilizados pelo ser humano e de fauna ameaada de extino em todos os biomas brasileiros. Adicione ao grfico uma reta que sintetize a tendncia indicada pelos pontos. b) Apresente duas razes que justifiquem por que a porcentagem de fauna ameaada de extino na Mata Atlntica cerca de quatro vezes maior que na Amaznia. c) correto afirmar que a porcentagem de animais ameaados de extino tende a diminuir medida que aumenta a porcentagem de reas protegidas nos biomas brasileiros? Justifique a sua resposta utilizando duas evidncias baseadas na proporo de ambientes utilizados pelo ser humano e/ou na populao humana do bioma.

Questão 2
2022Biologia

(FUVEST - 2022 - 2 fase) A figura mostra um cladograma simplificado das hipteses filogenticas j propostas para a evoluo da vida na Terra. Ele inclui dois grupos de bactrias, seis de protistas, dois de animais, dois de fungos e dois de plantas, e seus pontos A a P indicam o surgimento de caractersticas especficas durante a evoluo. Burki et al. 2020, TREE 35(1): 43-55. Adaptado. Com base no cladograma apresentado, responda: a) Cite uma caracterstica que aparece no ponto E da hiptese filogentica. b) Na folha de resposta, classifique os grupos bactrias, protistas, animais, fungos e plantas como monofilticos ou no monofilticos. c) Indique dois pontos (de A a P) da hiptese filogentica em que h o aparecimento da condio multicelular. Cite uma caracterstica de qualquer grupo que s foi possvel devido evoluo da multicelularidade. Note e adote: Grupos monofilticos, algumas vezes referidos como grupos naturais, so aqueles em que todas as suas linhagens tm uma nica origem evolutiva exclusiva, isto , essa origem no compartilhada com linhagens de outros grupos. Folha de respostas: b)

Questão 3
2022Biologia

(FUVEST - 2022 - 2 fase) A figura ilustra o ciclo de vida da girdia: a) Cite uma medida para evitar a giardase. b) Qual a relao ecolgica entre a girdia e o mamfero? Justifique sua resposta. c) Sabendo que h perda das microvilosidades intestinais devido giardase, explique o que acontece com a absoro de substncias pelo organismo do mamfero? Indique um exemplo de substncia absorvida pelo intestino delgado e uma pelo intestino grosso.

Questão 3
2022Biologia

(FUVEST - 2022 - 1 fase)Nas histrias em quadrinhos, o Pantera Negra ganha habilidades fsicas e mentais sobre-humanas ao ingerir ou aplicar sobre seu corpo uma soluo da erva em formato de corao, cujos efeitos perduram durante a vida do heri, mas no so transmitidos aos descendentes. Essa planta cresce em Wakanda, regio da frica equatorial oriental, onde um meteorito contendo um metal chamado Vibranium caiu h 10 mil anos e provocou mutaes na planta. Uma explicao coerente com o conhecimento cientfico para o que ocorreu nessa situao ficcional que a erva

Questão 4
2022Biologia

(FUVEST - 2022 - 2 fase) A figura ilustra as etapas do ciclo de vida do ipamarelo: a) Qual o modo de disperso das sementes do ip-amarelo? b) Cite uma etapa do ciclo representado que possua clulas com nmero haploide de cromossomos. Cite outra etapa que possua clulas com nmero diploide. c) Cite uma etapa presente no ciclo de vida do ipamarelo que no aparece no ciclo de samambaias e justifique seu significado evolutivo.

Questão 5
2022Biologia

(FUVEST - 2022 - 2 fase) Os grandes centros urbanos sofrem efeitos de vrios tipos de poluio, provenientes de diferentes fontes de poluentes. a) Cite um poluente resultante da lavagem de louas nas residncias. b) Cite um impacto direto sade humana causado pela poluio do ar caracterstica dos grandes centros urbanos. Justifique sua resposta. c) Proponha uma medida de controle de poluio que teria grande impacto na reduo da emisso de CO2 em reas centrais de grandes cidades. Justifique sua resposta.

Questão 6
2022Biologia

(FUVEST - 2022 - 2 fase) A figura apresenta dois tipos diferentes de sistema circulatrio: o aberto, de moluscos, e o fechado, de peixes. As setas mostram o sentido da circulao nos sistemas, e as cores vermelha e azul em peixes significam sangue oxigenado e no oxigenado, respectivamente. a) Cite um grupo, alm dos peixes, que possui sistema circulatrio fechado. b) Indique as estruturas correspondentes s letras A, C, E, G e I na tabela da folha de respostas. c) Embora moluscos (exceto cefalpodes) e insetos tenham sistema circulatrio aberto, a resposta aos estmulos em insetos muito mais rpida que em moluscos. Considerando-se as trocas gasosas, por que ocorre essa diferena?

Questão 6
2022Biologia

(FUVEST - 2022 - 1 fase) Os mapas mostram uma parte do municpio de So Paulo. O mapa I refere-se populao vacinada contra Sars-Cov-2; o mapa II refere-se taxa de mortalidade por COVID-19; e o mapa III refere-se ao ndice de Desenvolvimento Humano. Tons mais claros indicam valores menores e tons mais escuros, valores maiores. A partir desses dados, correto afirmar que:

Questão 7
2022Biologia

(FUVEST - 2022 - 1 fase) Um aumento no consumo de gua e produtos agrcolas por parte da populao brasileira geralmente vem atrelado a um aumento na presso exercida sobre o meio ambiente. Selecione a alternativa que apresenta duas solues sustentveis, de amplo alcance nacional e economicamente viveis, para diminuir a expanso dos cultivos sobre a vegetao nativa e para garantir recursos hdricos de qualidade para as geraes futuras.

Questão 8
2022Biologia

(FUVEST - 2022 - 1 fase) Os grficos mostram trs trajetrias distintas com relao ao nmero de espcies animais e vegetais, aps desmatamento de reas da floresta Amaznica: Aps os desmatamentos, os grficos I, II e III correspondem, respectivamente, a uma rea que foi

Questão 9
2022Biologia

(FUVEST - 2022 - 1 fase) O grfico representa o volume celular de um protozorio ciliado em um gradiente de salinidade: A partir desses dados, correto afirmar que o protozorio ciliado

Questão 10
2022Biologia

(FUVEST - 2022 - 1 fase) O grfico mostra linhas de tendncia de cinco parmetros da gua (eixo y), medidos por pesquisadores, durante os estgios iniciais do processo de eutrofizao de uma lagoa, a partir do momento em que comeou a haver aporte de esgoto no tratado e antes de haver a estabilizao do sistema. Entretanto, os tcnicos da companhia de saneamento notaram que nem todas as tendncias mostradas no grfico esto corretas. So corretas apenas as linhas de tendncia representadas em

Questão 11
2022Biologia

(FUVEST - 2022 - 1 fase) O grfico representa a proporo de clulas em diferentes fases do ciclo celular de dois tecidos humanos (1 e 2), bem como o efeito do tratamento do tecido 2 com uma substncia que afeta a diviso celular: Os tecidos 1 e 2 e uma aplicao mdica do efeito do tratamento so, respectivamente:

Questão 12
2022Biologia

(FUVEST - 2022 - 1 fase) Analise o esquema e as estruturas (X, Y e Z) da planta para completar a frase a seguir. s 14h de um dia ensolarado, em condies hdricas timas, a estrutura identificada por _I_ encontra-se _II_, possibilitando a absoro de gua do solo e entrada de CO2, que utilizado pela estrutura representada por _III_ para realizao da fotossntese. As lacunas I, II e III podem ser preenchidas corretamente por:

1-15 de 23chevron right center