Questões e gabarito - ITA 1983

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-10 de 10
Questão
1983Matemática

(ITA - 83) Consideremos uma pirâmide regular cuja base quadrada tem área que mede 64 cm2. Numa seção paralela à base que dista 30 mm desta, inscreve-se um círculo. Se a área deste círculo mede 4 cm2, então a altura desta pirâmide mede:

Questão
1983Química

(Ita 83) Em julho deste ano os jornais noticiaram que 50 moradores de um bairro de Campinas, SP, ficaram intoxicados por um gás que emanava de uma fábrica, onde ácido muriático havia sido bombeado indevidamente para um tanque contendo hipoclorito de sódio. Qual das afirmações seguintes é CERTA?

Questão
1983Química

(Ita 83) Dispondo-se de soluções aquosas 0,1 M dos reagentes citados abaixo e de AgCℓ sólido, são realizadas as seguintes experiências: I - junta-se Ca(CH3COO)2 com HCℓ. II - junta-se H2O2 com NaI. III - junta-se NH4Cℓ com KOH. IV - junta-se Ba(NO3)2 com Na2SO4. V - junta-se NH4OH com AgCℓ. VI - junta-se Fe(NO3)3 com KSCN. VII - junta-se NaCℓ com AgCℓ. Como consequência de reações químicas é CORRETO esperar que:

Questão
1983Química

(ITA 1983) Temos três soluções de açúcar em água (1, 2 e 3). As soluções 1 e 3 são postas em copos distintos. Com a solução 2 enchemos dois saquinhos de celofane em forma de envoltório de salsicha. Os saquinhos são suspensos por um fio, nos dois copos, conforme esquema abaixo. Os saquinhos não “vazam”, todavia seu conteúdo muda de volume conforme assinalado no desenho. Em face das observações acima foram feitas as seguintes afirmações: I – A pressão de vapor da água nas soluções acima cresce na seqüência 1, 2 e 3. II – A temperatura de início de solidificação no resfriamento decresce na seqüência 1, 2 e 3. III – A temperatura de início de ebulição no aquecimento cresce na seqüência 1, 2 e 3. São CERTAS as afirmações:

Questão
1983Química

(Ita 83) Hidreto de enxofre é subproduto de refinarias de petróleo, quando nestas se faz a dessulfuração dos combustíveis. Esse composto pode ser convertido em ácido sulfúrico através das seguintes etapas: oxidação a enxofre, realizada na refinaria de petróleo; oxidação do enxofre a dióxido de enxofre e deste, sob catálise, a trióxido de enxofre e deste, na fábrica de ácido sulfúrico. Esse procedimento se justifica, entre outros, pelos seguintes fatos: I - Compostos sulfurados, quando presentes nos combustíveis, produzem, por queima, gás sulfídrico que é tóxico. II - A reação de oxidação do hidreto de enxofre a enxofre ocorre nos seguintes dois estágios: 2 H2S + 3 O2 → 2 H2O + 2 SO2 2 H2S + SO2 → 2 H2O + 3 S III - Na queima do enxofre com oxigênio verifica-se elevada velocidade de formação de dióxido de enxofre e baixíssima velocidade de formação de trióxido de enxofre. São CERTAS as afirmações:

Questão
1983Física

(ITA 1983) Na figura temos um cilindro de massa desprezível de raio r que pode girar sem atrito em torno do eixo que passa pelo centro O. Nos pontos P1 e P2 estão fixadas dois fios de massa também desprezível. Para que haja equilíbrio nas condições do esquema a relação entre as massas m1 e m2 é:

Questão
1983Matemática

(ITA 1983) Sejam três funçõs f, u, v: RR tais quepara todo x não nulo epara todo x real. Sabendo-se que xoé um número real tal que e , o valor deé:

Questão
1983Matemática

(ITA 1983) Sejam três funçõs f, u, v: R→R tais que  para todo x não nulo e  para todo x real. Sabendo-se que xo é  um número real tal que   e  , o valor de  é:  

Questão
1983Química

(Ita 83) Qual das reações abaixo constitui um método simples e barato para obter, rapidamente, pequenas quantidades de H2 (g) no laboratório?

Questão
1983Química

(Ita 83) Abaixo é esboçado um aparelho de Kipp. Ele foi projetado para:

NOVIDADES
Kuadro