Questões e gabarito - ITA 1993

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-8 de 8
Questão
1993Química

(ITA-93) Considere as duas famílias seguintes daclassificação periódica: I. Li; M: K; Rb; Cs II. F; Cl; X; I; At Assinale a opção que contém a afirmaçãoERRADA a respeito de propriedades dos elementos M eX ou de seus compostos:

Questão
1993Química

(ITA-93) Qual (quais) das afirmações abaixo está (estão) ERRADA(S)? I. O trans-dicloroeteno tem momento de dipolo nulo. II. A hidrólise de proteínas fornece aminoácidos. III. Ácidos monocarboxílicos são, em geral, fracos. IV. A hidrólise de amido fornece sacarose. V. Dodecil benzeno sulfonatos de sódio são surfactantes. VI. Nylon é um polímero com grupos funcionais amida. VII. Derivados simultaneamente clorados e fluorados de hidrocarbonetos alifáticos leves (divulgados como CFC) são muito pouco reativos na troposfera.

Questão
1993Física

(ITA 1993) Um corpo de peso P desliza sobre uma superfície de comprimento , inclinada com relação a horizontal de um ângulo . O coeficiente de atrito cinético entre o corpo e a superfície é  e a velocidade inicial do corpo é igual a zero. Quanto tempo demora o corpo para alcançar o final da superfície inclinada?? Dado: g (aceleração da gravidade)

Questão
1993Física

(ITA - 1993) Um recipiente, cujas secções retas dos êmbolos valem S1 e S2, está cheio de um líquido de densidade , como mostra a figura. Os êmbolos estão unidos entre si por um arame fino de comprimento ℓ. Os extremos do recipiente estão abertos. Despreze o peso dos êmbolos, do arame e quaisquer atritos. Quanto vale a tensão T no arame?

Questão
1993Química

(Ita 93) A observação experimental de que 1,20 g de carbono podem se combinar tanto com 1,60 g de oxigênio como com 3,20 g de oxigênio corresponde a uma confirmação da:

Questão
1993Química

(Ita 93) Em relação à substância HCℓ (g) são feitas as seguintes afirmações, todas relativas às condições ambientes: I. É um gás incolor. II. É um líquido amarelo esverdeado. III. É muito solúvel em água onde sua dissociação em íons é quase completa. IV. É praticamente solúvel em benzeno. V. É bastante solúvel em benzeno, onde sua dissociação em íons é desprezível. VI. Pode ser obtido industrialmente por queima em maçaricos alimentados por H2 (g) e Cℓ2 (g). Dentre estas afirmações estão CERTAS apenas:

Questão
1993Física

(ITA 1993) Uma ventania extremamente forte está soprando com uma velocidade v na direção da seta mostrada na figura. Dois aviões saem simultaneamente do ponto A e ambos voarão com uma velocidade constante c em relação ao ar. O primeiro avião voa contra o vento até o ponto B e retorna logo em seguida ao ponto A, demorando para efetuar o percurso total um tempo t1. O outro voa perpendicularmente ao vento até o ponto D e retorna ao ponto A, num tempo total t2. As distâncias AB e AD são iguais a L. Qual é a razão entre os tempos de vôo dos dois aviões?

Questão
1993Física

(ITA 1993) Um corpo de peso P desliza sobre uma superfície de comprimento , inclinada com relação a horizontal de um ângulo . O coeficiente de atrito cinético entre o corpo e a superfície é  e a velocidade inicial do corpo é igual a zero. Quanto tempo demora o corpo para alcançar o final da superfície inclinada? Dado: g (aceleração da gravidade)

NOVIDADES
Kuadro