Questões e gabarito - ITA 1995

ITA
IME
ENEM
FUVEST
UNICAMP
UNESP
ESPCEX
AFA
1-15 de 82
Questão
1995Física

(Ita 1995) Um projétil de massa m = 5,00 g atinge perpendicularmente uma parede com velocidade V = 400 m/s e penetra 10,0 cm na direção do movimento. (Considere constante a desaceleração do projétil na parede).

Questão
1995Química

(Ita 95) Quando soluções aquosas de sulfeto de sódio e de nitrato de prata são misturadas observa-se uma lenta turvação da mistura, que com passar do tempo é sedimentada na forma de um precipitado preto. Qual das equações químicas abaixo é mais indicada para descrever a transformação química que ocorre?

Questão
1995Química

(Ita 1995) A concentração de O2 na atmosfera ao nível do mar é 20,9% em volume. Assinale a opção que contém a afirmação FALSA.

Questão
1995Física

(Ita 1995) A faixa de emissão de rádio em frequência modulada, no Brasil, vai de, aproximadamente, 88 MHz a 108 MHz. A razão entre o maior e o menor comprimento de onda desta faixa é:

Questão
1995Química

(Ita 1995) Assinale a alternativa que contém a afirmação FALSA em relação a comparação das propriedades do 1-propanol com o 1-butanol.

Questão
1995Física

(Ita 1995) Um pêndulo simples no interior de um avião tem a extremidade superior do fio fixa no teto. Quando o avião está parado o pêndulo fica na posição vertical. Durante a corrida para a decolagem a aceleração a do avião foi constante e o pêndulo fez um ângulo  com a vertical. Sendo g a aceleração da gravidade, a relação entre a,  e g é:

Questão
1995Inglês

(Ita 1995) "'Manic, crazy and angry', murmurs Stone Gossard, running his hands through his closely cropped hair. He's talking about early Pearl Jam gigs, and how they first tour felt. We're sitting in the back of the band's tour bus on a cool desert night in Phoenix, where the band has just finished another musically and emotionally compelling show. 'It's "weird" he muses, 'we're getting more comfortable playing live, and we're playing more consistently every night. '"Yet" sometimes it's more difficult to get in that state of mind where you can just lose yourself to the music.'It's clear that Gossard and the rest of Pearl Jam no longer want to "rely"... anger and craziness to drive the band, 'On the first tour we might have lost ourselves that way, and it could have sounded like a wall of shit to some people. Now we're finding a new way to groove, through getting more confident as a band. 'We're locking for a new balance between losing ourselves and locking in, while still being conscious of the song."  A palavra "yet", relacionada no texto, poderia ser substituída por:

Questão
1995Química

(ITA - 1995) Uma poro de certo lquido, contido numa garrafa trmica sem tampa, aquecida por uma resistncia eltrica submersa no lquido e ligada a uma fonte de potnciaconstante. O que se nota mostrado no grfico a seguir. Considerando o local onde a experincia realizada, este lquido poderia ser:

Questão
1995Química

(Ita 1995) Sob 1 atm e 25C, qual das reações a seguir equacionadas deve ser a mais exotérmica?

Questão
1995Matemática

(Ita 1995) A divisão de um polinômio P(x) por x2 - x resulta no quociente 6x2 + 5x + 3 e resto -7x. O resto da divisão de P(x) por 2x + 1 é igual a:

Questão
1995Física

(Ita 1995) Num recipiente temos dois líquidos não miscíveis com massas específicas 1 2. Um objeto de volume V e massa específica sendo 1 2 fica em equilíbrio com umaparte em contato com o líquido 1 e outra com o líquido 2 como mostra a figura adiante. Osvolumes V1 e V2 das partes do objeto que ficam imersos em 1 e 2 são, respectivamente:

Questão
1995Matemática

(Ita 1995) Seja z um número complexo satisfazendo Re(z) > 0 e , onde z' é o conjugado de z. Se n é o menor natural para o qual zn é um imaginário puro, então n é igual a:

Questão
1995Matemática

(Ita 1995) Para cada n IN temos que:é igual a:

Questão
1995Matemática

(Ita 1995) O comprimento da diagonal de um pentágono regular de lado medindo 1 unidade é igual à raiz positiva de:

Questão
1995Química

(Ita 1995) Um cilindro provido de um pistão contém água até a metade do seu volume. O espaço acima da água é ocupado por ar atmosférico. Para aumentar a quantidade de CO2 dissolvido na água, alunos propuseram os seguintes procedimentos: I. Manter a temperatura constante e aumentar a pressão total introduzindo nitrogênio. II. Manter a temperatura constante e aumentar a pressão introduzindo CO2. III. Manter a temperatura e a pressão constantes e substituir parte do ar por CO2. IV. Manter a temperatura constante e diminuir a pressão total retirando oxigênio. V. Aumentar a temperatura e manter a pressão total constante, aumentando o volume do sistema. Quais destes procedimentos servem para atingir o objetivo desejado?

NOVIDADES
Kuadro