Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
Kuadro - O MELHOR CURSO PRÉ-VESTIBULAR
MEDICINAITA - IMEENEMENTRAR
Logo do Facebook   Logo do Instagram   Logo do Youtube

Conquiste sua aprovação na metade do tempo!

No Kuadro, você aprende a estudar com eficiência e conquista sua aprovação muito mais rápido. Aqui você aprende pelo menos 2x mais rápido e conquista sua aprovação na metade do tempo que você demoraria estudando de forma convencional.

Questões de Química - ITA 1996 | Gabarito e resoluções

1-15 de 27chevron right center
Questão
1996Química

(ITA - 1996) Em relao a estrutura eletrnica do tetrafluoreto de carbono, assinale a opoque contm a afirmativa ERRADA:

Questão
1996Química

(Ita 1996) Considere um recipiente de paredes reforçadas (volume fixo) provido de torneira, manômetro e de um dispositivo para a produção de faíscas análogo à "vela de ignição" em motores de automóveis. No fundo do recipiente também é colocado um dissecante granulado (p. ex. sílica gel). Neste recipiente, previamente evacuado, se introduz uma mistura de hidrogênio e nitrogênio gasosos até que a pressão dentro dele atinja o valor de 0,70 atm, a temperatura sendo mantida em 20°C. O problema é descobrir a proporção de H2 e N2 nesta mistura inicial. Para isso se junta excesso de O2 à mistura, já no recipiente, até que a pressão passe ao valor de 1,00 atm. Em seguida se faz saltar uma faísca através da mistura. Assim, a temperatura e a pressão sobem transitoriamente. Deixando a mistura voltar à temperatura de 20°C, notando que o manômetro acusa uma pressão de 0,85 atm. (Lembrar que a água formada é absorvida pelo dissecante, não exercendo pressão parcial significativa). Das informações anteriores podemos concluir que a fração molar do hidrogênio na mistura inicial de H2 e N2 era igual a:

Questão
1996Química

(Ita 1996) Três recipientes iguais de 4 litros de capacidade, chamados de 1, 2 e 3, mantidos na mesma temperatura, contêm 180 ml de água. A cada um destes recipientes se junta, respectivamente, 0,10 mol de cada uma das seguintes substâncias: óxido de cálcio, cálcio metálico e hidreto de cálcio. Após a introdução do respectivo sólido, cada frasco é bem fechado. Atingindo o equilíbrio e descartada a hipótese de ocorrência de explosão, a pressão final dentro de cada recipiente pode ser colocada na seguinte ordem:

Questão
1996Química

(Ita 1996) Considere as duas amostras seguintes, ambas puras e a 25°C e 1atm: P 1 litro de propano (g) B  1 litro de butano (g) Em relação a estas duas amostras são feitas as afirmações seguintes: I. P é menos densa que B. II. A massa de carbono B é maior que em P. III. O volume de oxigênio consumido na queima completa de B é maior que aquele consumido na queima completa de P. IV. O calor liberado na queima completa de B é maior que aquele liberado na queima completa de P. V. B contém um número total de átomos maior que P. VI. B e P são mais densas que o ar na mesma pressão e temperatura. Das afirmações anteriores são CORRETAS:

Questão
1996Química

(Ita 1996) No processo de aquecimento, na presença de ar representado pela equação Ca(HCO3)2 (c) CaO (c) + 2 CO2 (g) + H2O (g) Qual é a perda de massa para cada grama do respectivo reagente no estudo sólido? Massas atômicas: Ca = 40,08; H = 1,01; O = 16,00; C = 12,01

Questão
1996Química

(Ita 1996) Uma garrafa de refrigerante, com capacidade de 2,0 litros, contém 1,0 litro deuma solução aquosa 0,30 molar de HCl e é mantida na temperatura de 25C. Introduzindo umpedaço de zinco metálico nesta garrafa e fechando a tampa, a pressão no interior da garrafa iráaumentar gradualmente. A questão é calcular a massa (em gramas) de zinco a ser introduzidapara que a pressão aumente de 1,0 para 2,0 atm, a temperatura sendo mantida em 25C.Para os cálculos, despreze tanto a pressão do vapor da solução quanto a solubilidade do gásformado. Massas atômicas: Zn = 65,37; H = 1,01; Cl = 35,45

Questão
1996Química

(Ita 1996) Neste ano, 1995, comemora-se o centenário do falecimento de L. Pasteur. Sua contribuição mais importante para o desenvolvimento da química foi.

Questão
1996Química

(Ita 1996) Acrescentando um volume V2 (em ml) de uma solução aquosa 1,0 molar de nitrato de chumbo a um volume V1(em ml) 1,0 molar em sulfato de potássio e supondo que a reação representada pela equação: Pb2+(aq) + SO4 2- (aq) → PbSO4(c) seja completa, em qual das alternativas a seguir seria formada a maior quantidade de PbSO4(c)?

Questão
1996Química

(ITA - 1996) Considere uma soluo aquosa com 10,0%(m/m) de cido sulfrico, cuja massaespecfica a 20C, 1,07 g/cm3. Existem muitas maneiras de exprimir a concentrao de cidosulfrico nesta soluo. Em relao a essas diferentes maneiras de expressar a concentraodo cido, qual das alternativas a seguir est ERRADA?

Questão
1996Química

(ITA - 1996) Qual das opes a seguir contm a sequncia CORRETA de ordenao dapresso de vapor saturante das substncias seguintes, na temperatura de 25C: CO2; Br2; Hg

Questão
1996Química

(Ita 1996) A aparelhagem esquematizada na figura (1) é mantida a 25C. Inicialmente, olado direito contém uma solução aquosa um molar em cloreto de cálcio, enquanto que o ladoesquerdo contém uma solução aquosa um décimo molar do mesmo sal. Observe que a partesuperior do lado direito é fechada depois da introdução da solução e é provida de ummanômetro. No início de uma experiência as alturas dos níveis dos líquidos nos dois ramos sãoiguais, conforme indicados na figura, e a pressão inicial no lado direito é igual a uma atmosfera. Mantendo a temperatura constante, à medida que passa o tempo, a pressão do ar confinadono lado direito irá se comportar de acordo com qual das curvas representadas na figura (2)?

Questão
1996Química

(ITA - 1996) Qual das opes a seguir contm a associao CORRETA dos procedimentos de laboratrio, listados na 1a coluna, com suas respectivas denominaes, listadas na 2a coluna? 1. Adio de 20ml de gua a uma soluo aquosa saturada em cloreto de sdio e contendo um grande excesso de sal sedimentado, tal que ainda permanea precipitado aps a adio de mais solvente. 2. Adio de 20ml de gua a uma soluo aquosa no saturada em cloreto de sdio. 3. Retirada de fenol, solvel em gua e em ter etlico, de uma soluo aquosa, por agitao com uma poro de ter etlico seguida por separao da fase orgnica da fase aquosa. 4. Dissolver glicose em gua e a esta soluo juntar etanol para que surjam novamente cristais de glicose. 5. Adio de 20ml gua a nitrato de potssio cristalino. a.Dissoluo. b. Extrao. c. Diluio. d. Recristalizao.

Questão
1996Química

(Ita 1996)  Em relação à sacarose são feitas as seguintes afirmações:   I.  É uma substância apolar. II. É muito solúvel em benzeno. III. Por hidrólise, um mol de sacarose fornece dois mols de dextrose. IV. Suas soluções aquosas 'não' apresentam condutividade elétrica apreciável. V. Suas soluções aquosas podem girar o plano de polarização da luz.   Das afirmações anteriores estão CORRETAS:

Questão
1996Química

(ITA - 1996) A(s) ligao(es) carbono-hidrognio existente(s) na molcula de metano (CH4) pode(m) ser interpretada(s) como sendo formada(s) pela interpenetrao frontal dos orbitais atmicos s do tomo de hidrognio, com os seguintes orbitais atmicos do tomo de carbono: Dados: nmeros atmicos (Z): H = 1 ; C = 6.

Questão
1996Química

(ITA -1996) Assinale a opo que contm a afirmao ERRADA a respeito das seguintes espcies qumicas, todas no estado gasoso: H2 ; HCℓ; HF; PCℓ3 ; PCℓ5

1-15 de 27chevron right center